Canto do Aprendiz

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

Oxum

Posted by Carol Walent em agosto 21, 2008

Oxum – Dona das águas dos rios e cachoeiras

Dona das águas. Na áfrica, mora no rio oxum. Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe, mantém suas características de adolescente. Cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer. Coquete e vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia da mulher-menina.

É sensual, exibicionista, consciente de sua rara beleza. Se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos.

Osun é chamada de Yalodê, título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade, além disso, ela é a rainha de todos os rios e exerce seu poder sobre as águas doces, sem a qual a vida na terra seria impossível. Dança de preferência sob o ritmo de sua terra: Igexá. Sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora.

Dona das águas. Na áfrica, mora no rio oxum. Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, lavando-os com suas águas e folhas refrescantes. Jovem e bela mãe, mantém suas características de adolescente. Cheia de paixão, busca ardorosamente o prazer. Coquete e vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia da
mulher-menina. É sensual, exibicionista, consciente de sua rara beleza. Se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos.

Osun é chamada de Yalodê, título conferido à pessoa que ocupa o lugar mais importante entre todas as mulheres da cidade, além disso, ela é a rainha de todos os rios e exerce seu poder sobre as águas doces, sem a qual a vida na terra seria impossível. Dança de preferência sob o ritmo de sua terra: Igexá. Sua dança lembra o comportamento de uma mulher vaidosa e sedutora.

Sincretismo N.S. da Conceição

Características: Bonita, elegante, doce, feiticeira, chantagista, falsa, posessiva. Mãe da riqueza, da magia e do amor. Confere proteção no parto e ao bebê.

Cor: amarelo-ouro.
Locais: rios ou nascentes.
Saudação: Ai iê ieu Mamãe Oxum
Simbolismo: Leque (Abebé) com Estrela, Espelho; um coração do qual nasce um rio.
Dia da semana: sábado.

Qualidades de Oxum

Abalu
(a mais velha de todas)

ABALÔ
(carrega ogum é uma iansã)

Jumu ou Ijimu
( a mãe de todas, estreita ligação com as Ìyámi)

Aboto ou Oxogbo
(feminina e coquete, ajuda as mulheres terem filhos)

Apara
( a mais jovem e guerreira)

Ajagura
(guerreira)

Yeye Oga
(velha e enquizilada)

Yeye Petu Yeye Kare
(guerreira)

Yeye Oke
(guerreira)

Yeye Onira
(guerreira)

Yeye Oloko
(vive nas florestas)

Yeye ponda
(esposa de Oxóssi Ibualama, guerreira e porta um leque)

Yeye Merin ou Iberin
(feminina e coquete)

Yeye Àyálá ou Ìyánlá
(a avó, que foi mulher de Ogum )

Yeye Lokun ou Pòpòlókun
(que não desce sobre a cabeça de suas filhas)

Yeye Odo
(dos perdões)

A MULHER DE OXUM

Para conquistá-la é preciso estar atento aos sinais que ela emite.

A primeira coisa que a mulher de Oxum faz, quando está a fim de conquistar alguém, é passar as mãos nos cabelos. Só isso!!! (Acreditem). Não espere jamais que ela demonstre seu interesse diretamente.

Vai sempre chegar na pessoa desejada por intermédio de outra. Tudo isso acontece porque a filha de Oxum gosta de proteger-se das pessoas em qualquer lugar que esteja. É aquele tipo de mulher que não anda sozinha e está sempre acompanhada de uma amiguinha.

Apesar disso, tem uma aparência chamativa: destaca-se pelos penteados, pela pele macia e bem tratada, pelo corpo harmonioso.

Seu ponto fraco é a vaidade. Basta, então, para conquistá-la, elogiar sua beleza.

AFINIDADES: A mulher de Oxum combina bem com os filhos de Ibeji, Oxalá, Exu, Xangô, Oxumaré, Oiá e Oxóssi.

O HOMEM DE OXUM


Bonito, charmoso, de ar malicioso, arranca suspiros de todas.

Aliás, isso é o que esse homem mais gosta de fazer. Só que é preciso entender como ele joga o jogo da conquista.

Em primeiro lugar, não demonstra seu interesse e não se compromete demais. Arma todo o esquema para que a mulher tome a iniciativa de chegar a ele. Sexualmente impetuoso, usa toda a sua inteligência e o seu requinte para dar um toque especial aos contatos amorosos. Fará, portanto, com que a mulher se sinta uma rainha.

O problema é que gosta de fazer isso com todas as mulheres.

Mas há como segurar o filho de Oxum.

Trabalhe a sua vaidade, elogie-o muito, mas trate de fazê-lo notar que há outras pessoas interessadas na mulher que está ao lado dele.

AFINIDADES : O homem de Oxum combina com mulheres de Exu, Oxumaré, Ibeji, Oiá, Oxalá, Ogum e Oxóssi.

About these ads

145 Respostas to “Oxum”

  1. giselia said

    gostaria de receber informaçoes sobre origem de oxum kidã meu pai de santo disse q sou de oxum dessa origem mas tenho procurado essa origem e nao acho voce poderia me dzer algo a respeito? Se tiver e se for possivel enviar para esse email vou ficar muito agradecida

  2. dayanna said

    gostaria de saber mais sobre oxum ijimum dessa senhora pouco falada….

  3. Carol said

    Oi Dayanna,
    Aqui mais algumas informações sobre Oxum Ijimum:

    Oxum Ijimu, Ygemum, Ajímu, ou Jimu: É outro tipo de Oxum velha. É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Possui ligação com Yamin Eleye. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante a Abalu, mas talvez mais meiga; come com Oxalá e Omolu.

  4. meu nome e olinda sou de oxum so nao sei a qualidade

  5. JML said

    Olá…
    Sou feita de òsun ijimu… tenho assentado o omulu, só não sabia que tinha ligação com oxalá… pois minha yá não fez… tem algum problema???

  6. carolwalent said

    Oi JML,
    A melhor forma de exclarecer sua dúvida e perguntando a(o) responsável pela casa (Ilê), pois vária muito de casa para casa.
    Saravá,
    Carol

  7. Carol said

    Boa tarde, gostaria de saber alguma coisa em específico da Oxum Kare, por favor, se puderem me ajudar, agradeço!

    • Anônimo said

      manina de fogos de sabado rosa duveao

      • oi minha mãe meu desejo e de receber minha mãe oxum apara .. mais meu pai de santo disse que tudo é um encanto.. mais como encanto ela na minha cabeça isso eu não sei faze

    • Lucas de Kare said

      Oxum karê é uma oxum caçadora,costuma-se dizer que é “oxossi de saia”. Representa a lenda que reza que Oxum se desfarçou de caçadora para seduzir oxóssi,que não se encantara com ela normalmente. então,oxum se desfarçou e conseguiu conquistar oxóssi.
      Seus filhos são doces,amáveis,carinhosos,batalhadores,feiticeiros,às vezes falsos. que Oxum lhe abençoe

  8. welligton said

    oi tudo bom meu nome é wellington um pai de santo uma ves me disse q eu era filho de oxum? eu qria sabera a qualidade dessa minha oxum?me diseram que tem qualidade eu fiquei enteresado.por favor espero resposta.

  9. carolwalent said

    OI wellington,
    A melhor forma de exclarecer sua dúvida e perguntando a(o) responsável pela casa (Ilê)ou terreiro que te falou que você era filho de Oxum, pois não podemos identificar qualidades de Orixas atavés da net. Desculpa não poder ajudá-lo.
    Saravá,
    Carol

  10. carolwalent said

    Oi Carol,
    Yeye Kare representa o culto à beleza e à vaidade feminina, é descrita como “O Espírito que se reflete no espelho”, motivo pelo qual Oxun está permanentemente se admirando na superfície de um espelho, do qual não se separa nunca.
    -Veste azul e dourado cor do ouro usa um abebé e um ofá dourados, anda com Oxóssi e com Logum Odé.
    Saravá,
    Carol

  11. wellington said

    oi tudo bom voutei nnovamente pra você possa exclarecer minhas duvidas por que oxum ijimu vira bruxa e quem sao as yamins.que ela tem e disque ela é a mae de todas?????

  12. carolwalent said

    Oi Wellington,
    Que bom que vocé esta de volta :)
    Bem, aqui uma pequena explicação:
    Iyami-Ajé – (Iyá Mi Ajé = Minha Mãe Feiticeira) também conhecida por Iyami Oxorongá – é a sacralização da figura materna, por isso seu culto é envolvido por tantos tabus. Seu grande poder se deve ao fato de guardar o segredo da criação.
    Iyami Ajé na forma de pássaro (coruja rasgadeira) pousa nas árvores favoritas durante a noite.
    Contam os antigos africanos que quando a coruja rasgadeira sobrevoa fazendo seu ruído característico ou aproxima-se de uma casa é porque vai morrer alguém.
    Portanto as Iyamis, são as mães ancestrais respeitadas e temidas, que não incorporam e que têm o poder de se transformar em pássaro.
    Oxum Ijimu tem o grande poder de feitiço, pois, ela é detentora do poder dos òrìsà, das Ìyámi Eléye – tornado-se por isso perigosa.

    Saravá,
    Carol

  13. camila said

    oi tudo bom eu queria saber ispecificamente quem sao os filhos de yemanja quais os orixás.é qual é a qualiade de oxum que é mãe de logum-ede?

    • giovanna said

      ola camilá respondendo a sua pergunta: FILHOS DE IEMANJÁ

      Iemanjá, a Senhora do Mar. A grande força, com indiscutível domínio no gênio e personalidade de seu filho.

      O fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade,
      confiança, grande conselheira.

      É mãe. Sempre tem os braços abertos para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre
      está aberta para todos, e gosta de tutelar pessoas. Tipo a grande mãe.

      Aquela mulher amorosa que sempre junta os filhos dos outros com os seus. O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo
      temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor.

      Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com
      ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho.

      É franco e não admite a mentira. Normalmente fica zangado quando ofendido e o que tem como ajuntó (o segundo santo
      masculino) o orixá Ogum, torna-se muito agressivo e radical. Diferente é quando o ajuntó é Oxóssi. Aí sim, é pessoa calma,
      tranqüila, e sempre reage com muita tolerância.

      O maior defeito do filho de Iemanjá é o ciúme. É extremamente ciumento com tudo que é seu, principalmente das coisas que
      estão sob sua guarda.

      e mãe de logum edé é oxum yeye pondá…

      me adc no msn giovannacarvalho.six@hotmail.com

      • carolwalent said

        Olá Giovanna,
        Gostaria de agradecer pela colaboração, Seja bem vinda ao nosso canto!
        saravá, Carol

  14. ANDREA@ANDRA.COM.BR said

    JA OUVI FALAR DE 2 TIPOS DE APARA: OMINIBU E RUJEMBÉ .

  15. ANDREA@ANDRA.COM.BR said

    QUAL O SEGUIMENTO DE CADA QUALIDADE QUAIS SANTOS COMEM JUNTOS PARA ESSAS QUALIDADES, SOU DE OSUM/OGUM E YANSA

  16. Daniele said

    Boa Tarde!
    Preciso saber um pouco sobre Yamim com muita urgencia!
    Se alguém puder min ajudar
    Agradeço

  17. Daniele said

    Carol,primeira vez que estou entrando em seu site;
    moro em Brumado e dia (26/11/08 a 28/11/08) irá ter um feira de ciências em minha escola.

    Cujo o tema será Cultura Afro-Brasileira, então a minha professora mandou eu falar sobre a religião…
    Pesquisei muito em sites como esse,mas não obtive ajuda,
    eu irei vestir de (Yamim),so que eu não obtive ajuda para conseguir a minha fala(Sobre a Yamim) , preciso muito até o dia 23/11/08 para Decorar.

    Nelson ficarei muito grata se você puder min ajudar,
    sou apenas uma aprendiz,tenho 13 anos e estou conheçendo melhor sobre a cultura Afro-Brasileira,
    Desde já Agredeço !

  18. carolwalent said

    Oi Daniele,
    Muito obrigada pela sua visita, sempre lembrando que esse espaço é pra todos aprendizes e “mestres”, puxe a cadeira e coloborem com as perguntas se for do seu interesse :)
    Aqui esté um pouco mais sobre as Yamins:

    YAMIM

    Estas senhoras conhecidas por Yamins, ou seja, minha mãe, são seres muito antigos da mitologia africana. Segundo as lendas, foi graças a uma oferenda feita pela mãe de Odé, a elas, que ele conseguiu matar com sua única flecha, o pavoroso pássaro que assombrava determinado reino.

    Sua forma mais antiga e mais temida é Oxorongá, antiga feiticeira, que da mesma forma que suas irmãs, Abotô, e Alá, possuem cabeça, pés e asas de pássaro, e corpo de mulher. Moram no mais profundo recanto das matas em cima de árvores. Jamais se socializam, não suportam que as chamemos em vão, a não ser se desejamos guerrear contra alguém.

    São mães de egum, e as Oxuns mais antigas que existem. O certo é que não devemos pronunciar seus nomes sem um motivo justo ou mesmo proferirmos seu Oriki, palavras litúrgicas, sagradas, que tem o poder de as invocar independente do local que estejamos. Também não devemos pronunciar seus nomes, próximos de alguns elementos da natureza, como a terra vermelha, por exemplo.

    Um outro fator importante, é que antes de solicitarmos algum favor delas, devemos estar muito ciente do que pedimos, pois que não poderemos mais tarde nos arrepender e voltarmos atrás. Alguns dos zeladores mais antigos ensinavam que não se deviam cultuar esses seres em residências onde houvesse crianças. Muitos deles, aliás, tinham verdadeiro pavor até mesmo em proferir seus nomes. Isso era tabu. Seu culto sempre foi um dos mais secretos no Candomblé e sua cerimônia de padê, somente é presenciado pelos iniciados na casa e assim mesmo, que tenham certo tempo de feitos. Um abiã, (iniciando), um cliente, jamais presenciam esta cerimônia.

    Em sua cerimônia de padê, geralmente as mulheres é que participam, assim mesmo, dependendo da Qualidade de seu santo. Uma pessoa de Oxalá, por exemplo, participa da cerimônia, mas tão somente como observador e não como parte ativa.

    Suas oferendas são entregues em primeiro lugar, para depois então agradarmos as demais entidades, antes de iniciarmos os festejos de um terreiro de Candomblé. Ao que se sabe, elas não possuem filhos, ou seja: não se raspa uma pessoa para Yamim, se por ventura existe alguém que seja seu filho, é necessário que o sacerdote recorra a Ifá, e se aconselhe sobre qual santo deve ser encantado, dado que não é qualquer outro santo que pode ser feito em seu lugar. Somente algumas qualidades poderiam substituir as mesmas.

    Segundo antigos zeladores, elas seriam as Bruxas do Candomblé, e como tais, com muito conhecimento tanto para o bem como para o mal. Dado a isso, esses antigos sacerdotes sempre buscavam alternativas diversas antes de invocarem seus nomes e sua presença. Também nos ensinavam que: “uma pessoa, sem o devido preparo e conhecimento necessário, jamais deve se atrever a invocar essas poderosas feiticeiras”.

    Saravá,
    Carol

  19. Daniele said

    Carol, fiquei muito Feliz com a sua sensibilidade, pode ter certeza que o seu conteudo sobre as yammin min ajudou bastante, Muito Obrigada i seja muito Feliz :)

  20. wellington said

    oi tudo bom voltei novamente pra te faser uma pergunta uma pessoa que seja supostamente filha de oxum como pode faser para agradala pois com eu ja dise uma ves me diseram que eu era d’oxum

  21. carolwalent said

    Oi Wellington,
    É sempre bom te vê por aqui ;)
    Acabei de acrescentar no post acima “Mulher/Homem de Oxum”, sempre gosto de lembrar que isso pode variar muito de pessoa pra pessoa e do tipo de qualidades do Orixa Oxum exerce na pessoa, portanto, isso é apenas uma breve descrição sem aprofundamentos individual.
    Saravá,
    Carol
    P.S – Querido Wellington, estamos fazendo um novo website onde existirá um Forum, onde ajudará a termos um espaço de tirarmos as dúvidas e não só os aprendizes, como eu, responder, mas os grandes mestres poderem nos ajudar nessa nossa evolução espiritual. Me manda depois seu e-mail pra eu te avisar quando tiver pronto. Nosso e-mail é: cantodoaprendiz@gmail.com

  22. wellington said

    oi tudo bom carol esta ai meu e-mail pra vc me avisar quando o websaite estiver pronto estou louco pra tirar varias duvidas.xau ate mas!

  23. wellington said

    meu e-mail e kinho100comparacao@hotmail.com

  24. gostaria de saber mais sobre oxum ya ominibu sou yao e ya ominibu e meu orixa!

    • carolwalent said

      Olá Nathalia,
      Tenho pouca informação sobre Oxum Ominibu:

      Ominibu ou Minibu: Epíteto da Osun. Tem ligação com Oyá. Carrega os apetebis.

      Vamos vê se alguém tem mais informação para postar aqui :)
      Saravá, Carol

  25. Marcela said

    Olá Carol….sei muito pouco sobre a qualidade
    da minha Osun Kare…isso sobre ela andar
    com Oxossi e Logun eu ja sb…séra q vc pode
    falar mais sobre ela por favor…Bjs Marcela

    • carolwalent said

      Olá Marcela,
      Seja bem vinda! Aqui algumas informações sobre a Òsún Kare:

      Òsún Kare ou Acarê: Muito Guerreira, mas sua arma é um ofá (arco e flecha). Muito bonita, jovem, autoritária e agressiva. Veste saia branca com forro amarelo-claro. Tem fundamentos com Oxossi. Acompanha Yemanjá e Oxalá. Come na lagoa e no encontro das águas salgadas com as doces. É manca da perna esquerda e só come bichos-fêmeas. Kare é um de seus títulos, na verdade Kare tem seu próprio nome que poucos conhecem. Tem ligação com Oyá.

      – Òsún Kare seria a passagem de Òsún quando descobre o mél das abelhas depois de ter sentido o amargo do fél das folhas de ossanhê, então ela descobre o mél e dele se lambuza, pois acha que irá encontrar no mél a vitalidade e a beleza eterna então ela sai de Òsógbô e vai até o rio Níger onde se cultivava as colméias de Òsún em pequenas rochas e por esta razão Òsún usa a cor do mel. E nesta essência ela se torna ainda mais bela, mas é apenas um sentimento da própria Òsún

      Saravá, Carol

  26. oi tudo que falou eu sabia por favor me manda mais informasões.

  27. teresa ines said

    ola gostaria de saber mais sobre oxum ijimum,ela come com xango ou com oxala? como posso agrada-la.se puder me conte mais osbre essa qualidades.obrigado

    • carolwalent said

      Olá Teresa,
      Aqui mais algumas informações sobre Oxum Ijimum:
      Oxum Ijimu, Ygemum, Ajímu, ou Jimu: É outro tipo de Oxum velha. É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Possui ligação com Yamin Eleye. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. Representa um tipo semelhante a Abalu, mas talvez mais meiga; come com Oxalá e Omolu.
      Saravá, Carol

  28. abenca pra quem e de abenca. sou filha da oxum so nao sei de que gualidade sou e como fazer pra aprender o jogo de buzio pois nao tenho uma casa serta ainda tenho uma em vista mas estao me errolando gostaria de saber onde poderia eu confiar .

    • carolwalent said

      Querida Ana,
      Seja bem vinda!
      Se você ainda não tem uma casa certa, aconselho você ter um pouco de paciência no que se ferere a saber a qualidade de seu Oxum, procure primeiro encontar um casa honesta onde você se sinta segura e confie no(a) Pai (Mãe) de Santo e as suas dúvidas seram respondidas no momento certo.
      Desculpa não puder te ajudar diretamente, mas tenho certeza que nosso pai Oxalá te mostrará o melhor caminho. Boa sorte!
      Saravá, Carol

  29. REGINA said

    olá, por favor gostaria de saber sobre a minha querida maezinha oxum abalú, obrigado Regina.
    desde já agradeço sua atenção.

  30. Daene said

    Oi Carol,
    Eu estou encucada com umas coisas,e gostaria qeu vc me ajudasse se possivel, são elas:
    Primeiro, sempre tive medo de excesso de água, pois penso que vou ver alguma coisa e tenho muito medo, desde pequena…
    Segundo, há pouco tempo, sonhei com uma sereia em cima de uma pedra na praia do Rio Vermelho, como contas no rosto, e movimentando sua calda, tipo que me chamando pra entrar na água, e claro e lógico que não entrei por conta do meu medo…
    Terceiro, sonhei logo em seguida, em um outro dia, que estva atravessando um rio sozinha, que tinha uma ilha muito pequena, mais parecia um banco de areia alto, no qual eu subia e vi uma pentiadeira com uma foto, que acho ter sido uma mulher, com saia de pallhas, não me lembro se seu rosto era coberto, mais tinha uns presentes em cima da pentiadeira, com uns numeros, como se fossem códigos, esses presentes eram esmaltes de varias cores, em especial amerelo e rosa…
    Quarto, fui no Candomblé, porém não conheço muito, fui por curiosiadade, e qd eu cehguei lá o boiadeiro me disse umas coisas, e depois me disse que Yemnjá está no meu caminho…
    Antes disso, um pai de santo me disse que toda vez que chego perto do mar, as ondas se elevam….Pq? E o pior é que comecei a observar isto, e é verdade!!!Ou então estou ficando maluca!!!
    Será que vc poderia me explicar melhor esses acontecimentos???
    Será q meu medo, tem alguma relação com Yemanjá???
    Sera q sou filha dela???
    Por favor ficaria muito grata se pudesse tirar minha duvidas!!!
    Obrigada
    Daene
    meu email: dida_nascimento@hotmail.com

    • carolwalent said

      Querida Daene,
      Obrigada pela sua participação no nosso canto!
      – Bem, o seu medo de água pode vim de várias causas, como por exemplo algo relacionado a sua vida passada, mas você deve procurar um professional pra te ajudar nisso.
      – Infelizmente não tenho muito talento em interpretação de sonhos, mas pelo que percebo, talvés exista sim uma relação com Yemanjá, isso não quer dizer que você seja filha dela ou não, talvés Yemanjá esteja mais próxima de você nesse momento, porque acredito que certos Orixás, ficam mais “ativos” na nossa vida em alguns momentos, dependendo da fase que estamos passando (quero deixar claro que isso é uma opinião particular minha).
      Sei que quando agente tem “sede” de aprender e entender o que realmente tá acontecendo conosco várias coisas passam na nossa cabeça…então você Não está louca, isso é natural acontecer.
      Aconselho você procurar uma casa séria e tirar essa suas dúvidas com um dirigente ou com uma entidade.
      Boa Sorte! Saravá, Carol

  31. Daene said

    Muito obrigada Carol, vou procurar o mais rápido possivel!!!!
    Beijos

  32. mario said

    saudaçoes a quem poder me ajudar tenho muita afinidade com o camdoble des de peqeno, em minha nao ha adepto mas ja ouvi comentarios que minha bisavo era adepta,tenho vontade ser iniciado mas enfrento um grrrrande problema! ja jogei com 3 pais de santo e cada um me falou uma coiza que me deixa confuso um falou que sou de igemum outro fala que qem respode era uma yamin outro ja me falou que eu teria que ser oje, gostaria se possivel receber ajuda seja ela qual for! ficarei muito grato!

  33. janaina loureiro said

    olá,sou filha de oxum Aboto,gostaria q vc me dissece tudooo q sabe sobre ela,ferramentas,q orixas ela tem fundeameto,lendas e tudo q souber
    des de já grata

    • carolwalent said

      Olá Janaina,
      Seja bem vinda! Aqui algumas informações:
      ÒSUN ABOTO , OXOGBÔ ou YABOTO. Seu culto é realizado nas nascentes dos rios. É a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Òsun que ajuda as mulheres terem filhos.
      Saravá, Carol

  34. wellington said

    me diseram que uma oxum com um oxossi forman um casal muito bonito como pais de cabeça por q?como uma ves eu te disse me disera,m q sou filho de oxum mas me diseram que tambem tenho oxossi

  35. wellington said

    queria te faser uma pergunta me diseram que aa oxum mas velha tem so 12 anos e verdade?e a mas nova tem so 5 anos foi uma bomba gira que me dise!?sao afirmaçoes verdadeiras?!!

    • carolwalent said

      Querido Wellington,
      Não posso dizer se é verdade ou não, porém nunca tinha ouvido falar sobre a idade (literalmente falando) dos Orixás; aconselho você comunicar essa informação ao seu zelador e talvés ele possa ter uma explicaçõa sobre isso.
      Saravá, Carol

  36. LiLi said

    Sou filha de ijimu!!! e quando visto o meu santo ela gerelmente carrega uma criança no colo, e se não tiver uma criança serve uma boneca pra representá-la. Qual é a relação da criança com a òsum ijimu? Gostaria muito mesmo de saber isso!!! Obrigada!!!

  37. silvia said

    Gostaria de saber se vcs sabem alguma coisa sobre Oxum Acuralonã ?

  38. silvia said

    Adorei a pagina de vcs estão de para bens.

  39. cris said

    gostaria e preciso com urgencia de informaçoes sobre a qualidade de oxum apara,por favor.bjs adorei tudo aqui é de grande aprendizagem….

  40. Barbara D'Osun said

    Boa Noite..
    Sou doida p obter informações sobre Yá Ominibú +ñ acho muita coisa.. Será q tem como alguém me informar se essa qualidade foi quem brigou com Obá pelo amor de Xango? Que fez a armadilha p Obá cortar a orelha e etc?? Aguardo resposta OK?
    Bjs

  41. wellington said

    oi tudo bom por que que nao se pode xamar o nome das yamins perto de algums lelmentos da natureza por exemplo a terra vermelha.e por q nao se pode faser esse santo?afinal orixa nesse caso e do bem ou do mal ou seja a yamin?quais as corwes dela e seu dominio?

  42. helena said

    sou feita de oxum ijimu, gostaria de ter mais informações sobre ela,qual comida,que roupas que rezas etc. obrigada

    • Patricia da Oxum said

      Oxum Ygimun está ligada à Xangô.
      É ela quem guarda as pedras (16 + 1) 17 Okutás, que
      serão doados por ela para os assentamentos de todas
      as outras Oxuns, que serão preparadas no Axé.

      E o mais importante é que no caso de falecimento,
      esta Santa não pode ser despachada, pois o mito continua,
      e é daquele assentamento que continuará saindo os Otás para
      as outras feituras.

      Se não houver ninguém para dar continuidade ao mito,
      ninguém para herdar ou tomar conta, cabe ao sacerdote
      que estiver fazendo as obrigações do Axexê, devolver
      aqueles Otás as águas da cachoeira.

      Para isto deve-se ter um Xangô virado, para que ele com
      suas próprias mãos, devolva as águas os Otás que
      sobraram.

      Pathy, muito mais detalhes de Ygimun, você
      terá no ebook: Oxum – Segredos Revelados.

      PS: Não só de Ygimun, mas de todas as Qualidades de Oxum!

      Com Segredos Revelados você vai saber a “verdade”
      da Iyaba Oxum no Candomblé Ketu. Nada ficará pra depois!

      Mtb, espero ter ajudado um pouquinho! entre neste site do Sr. Robsonde Xango e ele lhe mandará todos os dias emails interessantes!!! até lá!!!

  43. Monica said

    Já me disseram que sou de Oxum Ipondá, com Iemanjá Cecu e Oxalá Guiã. Gostaria muito de saber se é correto fazer este tipo de afirmação, e conhecer um pouco mais sobre meu tipo de Oxum.
    Obrigada.

  44. Dofona de oxum said

    Ola Boa Noite. Adorei o site, vcs estão de parabens!
    Sou de oxum Abotô, q tem ligação com as yamins. Participo de seu culto. Realmente não se deve dizer seu nome em vão, devemos ter o maior respeito as eleye, como tb a todos os orixás. Elas possuiem uma energia indescritivel. E seus seguedos jamais podem ser revelados, senão irmãos… é babado rs*. Já passei por tantas experiencias por causas dessas senhoras… Acho q muitas duvidas q eu tinha, muitas pessoas tem hj, por isso conversem com seus respectivos zeladores, a minha me emprestou uma apostila maravilhosa, q tirou “quase” todas as minhas duvidas. O resto eu vi e aprendi na prática.
    Esper ter ajudado um pouco meus querdos irmão.
    Muito axé a todos!!!

  45. elaine said

    gostaria de obter maiores inforamacoes sobre oxum ijimum

  46. Anônimo said

    olá sou d Oxum,mais gostaria d saber que qualidade d oxum eh essa?
    A oxum Ijimu?
    Qual santa se dah com ela?
    Abradeço me chamo Iran
    meu e-mail iranilsonjunio@bol.com.br

    • carolwalent said

      Querido Iranilson,
      Leia os posts de numero 3 e 12 acima que tem uma explicação sobre a Oxum Ijimu.
      Não entendi muito bem sua pergunta sobre a Santa…. Se você tá falando do sincretismo, que é adotado mais na umbanda, a representação que é dada a ela através dos santo Católicos é a Nossoa Senhora da Conceição.
      Saravá, Carol

  47. Anônimo said

    Gostaria q algém com um conhecimento um pouco profundo podesse me ajudar,Sou de Oxum com Oxalufã e meu terceiro santo é Iansã.
    Que qualidade se dah com esses santos? Poderia ser um ominibú?
    Agradeço a atenão de todos!!!
    Um forte abraço….

    Iran

  48. Jooyce said

    gostaria de sabr mais sobre oxum opara ? grata

  49. sheila de oxaguiã said

    Olá, sou iniciante e gostaria de saber um pouco mais sobre Oxum Opará…
    Um forte abraço!

  50. gostaria de saber algo sobre oxum ominibu pos gostaria saber sobre esta linda senhora.

  51. Patricia de onira said

    mutumba gostaria de saber peofudamente a qualidades de oxum minibu
    e o posto de ya moro ,espero resposta bjj

  52. Anônimo said

    Gostaria de obter toques em mp3 de Oxum, é mt difícil de encontrar!!! agradeceria muito se conseguisse por aki!!! mtb a todos grata
    Patricia D’Oxum

  53. Patricia da Oxum said

    Esqueci de por o nome!! o email acima, é meu!! por favor quem souber me avisem!!! abs,

  54. Dayane said

    Boa noite.
    Gostei muito do site e gostaria de saber se vcs poderiam me dizer um pouco mais sobre Oxum Oga?
    Já procurei infomações em outros sites e não consegui econtrar.
    Obrigada desde já.
    Abs.

  55. Jeffer said

    Ola, entrei pra religiao faz pouco tempo… Sou apenas um abiã mas gostaria muito de saber se algum de vcs poderiam me mandar letras das cantigas???… pois ainda estou muito perdido na hora de cantar… o barraçao que frequento é da naçao Efon.. falaram que as musicas sao parecidas com a da naçao ketu! Bem espero um resposta por email ou por aki… quem poder me add no msn jeferson_furtado@hotmail.com . Obrigado pela atençao !!

  56. wellington said

    oi feliz ano novo.eu queria saber se poderem me enformar como sera o ano de 2010 para as pessoas que sao filhos de ooxum.sei que todo ano temos que enfrentar dificuldades que sao aprendizados para nos,mas para min que sou de oxum e muitas outras pessoas como sera esse anode 2010 muis amores paixões sedução ou nao só isso tb mas muitas batalhas para conseguirmos o que queremos tb pois a vida nao é so um mas de maravilhas eu sei.se poderem me ajudar em relação a isso fico muito grato.axé para todos e que oxalá derrame sua paz em nossos corações e o que verdadeiramente precisamos.

  57. Anônimo said

    Sou Yalodê Marcia de Oxum
    gostei muito desse site, são informações que realmente deve ser divulgadas e apreciada por todos. Nossa cultura é tão mal interpretada por muitos, vamos fazer o que tem de melhor na nossa religião mostrando o lado belo e humanitário que é nossa religião, que traz a paz, união das familias, a compreeñsão e a seriedade.
    Parabéns a todos que participa desse site e aos coordenadores que o nosso pai òrúnmìlá cubra a todos vocês. Um grande abraço.

  58. paulo said

    Olá, o site é bastante interessante e por isso deixo uma pergunta esperando que possa que esclarecer a mesma. O que se leva num assentamento( ibá) de Oxum Ijimum ? Desde já agradeço.

  59. Simone said

    Fui feita recentemente exatamente a 5 meses de oxum Ijimum, vi nas perguntas acima que a mesma come junto com Omolu e Oxalá, só que só acentei Xango Inxolápois a mãe de santo me disse que tinha um enorme fundamento. A pergunta é quando dou comida pra minha oxum tenho que dar somente para Xango ou tenho que dar também a oxalá e omolu?

  60. Anônimo said

    TUDO QUE SE REFERE A OSUN ME ENCANTA
    NOSSA MÃE É LINDA DEMAIS É POR ISSO QUE Á AMO PORQUE SEM ELA NÃO SE FAZ NADA EU SOU PREVILEGIADA DE TER UMA LINDA SUAS QUALIDADES ME SURPREENDE ATÉ PORQUE EU VIVO, RESPIRO, SINTO NA PELE SUAS VIRTUDES E TRANSFORMAÇÕES!!!!!!!! BEIJOS E OSUN TEMI COLOFÉ

  61. taty said

    queria saber mas sobre oxum boto..pois sou dela quais os fudamentos dela?abraços a todos e muito axé

  62. Anônimo said

    queria receber fundamentos de oxum Yabotô no meu E-mail
    wenderson_lokinhoporvoce@hotmail.com

  63. Anônimo said

    Olá meu nome é lilyanne sou rodante faz 3anos mas não compreendo porque eu vejo,esculto e sinto quando estou encorporada com qualquer entidade ,gostaria de saber se isso é normal ou não.Isto as vezes me encomoda muito coloco na minha cabeça que acho que não recebo a entidade que é coisa de minha cabeça.Alguém que compreenda isto me explique por favor.Para que possa me conformar com isto ou compreender melhor.meu e-mail é lilyoliveira1@hotmail.com

    Ficarei muito agradecida.

  64. lilyanne sarmento said

    Adorei este site e muuito interessante e pelo que vi aprendi algumas coisas que queria saber.

  65. adriana said

    Sou filha de oxum ijimu e gostaria de saber depois da feitura qual a media de tempo para começar a receber ere, qual e o tempo dentro da normalidade para isso acontecer e quais os eres que podem vir nas filhas deste orixa?

  66. Thiely said

    olá gostaria saber se existe oxum merin (yeye merim) quais suas caracteristicas, ela é uma oxum nova ou velha ?
    por favor preciso de uma resposta logo.
    Desde já sgadeço!

  67. luciana oliveira said

    gostaria de saber quais sao as qualidades de oxum que comem com iemanja

  68. luciana oliveira said

    gostaria de saber sobre a qualidade de oxum ajagura muito obrigada e axe a todos

  69. beatriz said

    ola gostaria de saber se oxum ijimun pode ser assentada com xango .

  70. Filipe mota said

    Olá gostaria de saber, se homem
    pode ser raspado de Oxum Ijimum??

    • Lúcio said

      pelo que eu sei ….
      pode sim …….
      pois o zelador do meu santo é de oxum ijimum…
      e outras pessoas que conheço que são homens tb são….
      isso é normal …….
      pois ela é um oxum como qualquer outra……..
      mas com fundamentos diferente….
      mas pode sim ser raspada num homem…..

      • Anônimo said

        Pelo que eu aprendi essa Oxum só pega cabeça de mulher!Pois ela so ronda onde existe Utero!!Sou feita de Ijimum

  71. Marco antonio said

    olá sou filho de xango agodo e oxum minibu… queria saber um pouco mais sobre essa qualidade de oxum ?
    obrigado desde já

  72. Lúcio said

    Olá eu sou um yawo de oxum aboto……..
    e queria que vc me repondesse se realmente a oxum oboto tem fundamento com as yamis e qual ??
    obrigado…

    • Sacerdote de Umbanda Adriano D'Ogum said

      Axé Lucio,
      No que conheço, a Oxum Aboto é a Oxum das nascentes e dos encontros das águas doces e salgadas. Ela deu origem ao nome da cidade de Osogbo. Oxum que ajuda as mulheres terem filhos e não tem fundamento ou relação com as Iyamis, isso acontece com a Oxum YEYE OLOKO ou LOKE, que apresenta-se como caçadora, também é muito guerreira. Vive no interior das matas ou florestas e é associada as Iyami. Veste amarelo-ouro e usa ofá, traz ainda uma espada e o abebê e Come com Oxossi e Ewá somente a caça. Mas como estas condições podem ter particularidades diferentes em seu Barracão, consulte e confirme com seu Zelador de Santo ele pode lhe ajudar com certeza. Espero ter ajudado.
      Axé.

  73. luciano said

    oi eu sou de boa lama tenho 22 anos de feitura mais a badonei aplatica hoja sofro muito com a minha saude estou voltando a cuidar dos meus orixas sei que vo ficar bom deixa para lar um conselho quem for do santo não desista o preço e caro estou pagando caro dezejo feliz ano novo a todos que ler esta mensagem

  74. ana de oxum said

    ola, boa noite, gostaria de saber, qual e a qualidade da oxum que veste azul e branco. ou branco com banté azul? sou iaó mis a oxum não veio em terra. serar que ela não poderia ser feita? o segundo santo pode ser feito. e mandar na minha cabeça? agradeco por tudo pela sua atenção. anade oxum.

    • Sacerdote de Umbanda Adriano D'Ogum said

      Axé Ana,
      O fato da Oxum ainda não ter se manisfestado é um processo normal que acontecerá com as feituras correspondentes completas, é dificil o segundo Orixá tomar a frente de maneira espontânea. Com relação a qualidade acredito ser uma Oxum Odó: É a Mãe das Ancestres. É muito parecida com Yemanjá. Veste branco e azul. Come com Oxalá e Yemanjá. Senhora dos perdões. Nas nascentes dos rios reside Yèyé Odó.
      Oriento também, a sempre consultar seu Zelador de Santo, pois a caso pode ter alguma particularidade que diferencie estas condiçõês. Espero ter ajudado.
      Axé.

  75. ana de oxum said

    adriano fique muito feliz pois minha maae pequena e´ de ogum mas eu ja sou feita de oxum e meu zelador nao fala a qualidade e se for ijimu o que vc mim diz
    axe´ muito axe´

  76. ana de oxum said

    mim fale um pouco sobre essa qualidade aboto por favor como posso agrada-la amigo

  77. Sacerdote de Umbanda Adriano D'Ogum said

    Obrigado Ana,
    A qualidade de Ijimu é dada devido a uma região onde o culto a Oxum é intenso, mas também é conhecida como um tipo de Oxum velha. Veste-se de azul claro ou cor de rosa. Leva abèbé e seus colares são feitos de contas de cristal amarelo escuro. É a senhora da fecundidade e do feitiço, é a velha e vira bruxa na beira do rio. Come com Oxalá e Omolu. Não come bicho-fêmea, exceto pata. Aspecto idoso e dado às feitiçarias tem estreita ligação com as IYAMI-AJÉ. Essa estreita ligação é que faz com que as OXUNS alcancem a vitória em suas brigas ou vinganças. Sacerdotiza da Sociedade Gueledé, Senhora do Útero e das águas escuras… Ijimu é tão ligada ao útero que os mais antigos dizem que ela não roda onde não há útero fértil. Para agradá-la pode-se preparar uma de suas comidas especiais Exemplo:
    1 Travessa de Barro
    3 Inhames Carás
    Azeite de Dendè
    Mel
    Azeite Doce
    7 Ovos cozidos (6 descascado e 1 inteiro)
    Descasque corte em rodelas cozinhe, escorra e pile os Inhames… Divida em tres partes iguais.. Uma PArte misture mel, outra Dende e outra Azeite doce.. Arrume na Travessa de Barro e coloque os 6 Ovos em volta. Pegue o Ovo que ficou inteiro banhe com dende e coloque no meio e Ofereça a Ijimu.
    5 Folhas de Osibatá
    1 Bacia de ágata
    5 batatas doces Cozidas
    Mel e Azeite
    5 Búzios
    Modo de Fazer.. Descasque, Cozinhe, escorra e Pile as Batatas doces e separe em duas metades.. Em uma adicione Mel e na Outra Azeite…. Pegue a Bacia de ágata, forre com as 5 folhas de Osibatá e faça um coração com essas duas massas unindo-as… Enfeite com os Búzios… Fica muito bonito e Osun aprecia muito
    Oxum Abòtó é representada por N. Sra. da Conceição (8 de Dezembro), santa da pureza e protetora das crianças. Dia consagrado: sábado, ideal para encantamentos.
    Comida:Omú lodo àgbàdo (lelé) – mingau de milho com coco ralado e leite de coco, polvilhado com açúcar e canela.
    Cores:Amarelo-ouro e branco que simbolizam luxo e requinte, e atraem espontaneidade e sensualidade.

    Oxum Abòtò é disciplinada e laboriosa. É ligada à Yemanjá e as Àjés’s. Usa o adé (coroa com franjas) e o abèbè (leque). Seu número é o 5 (Odù òsé: triunfos). Sua saudação é “Òré yeye ofyderìman!” (Salve, mãezinha doce!). Mas Ana, estas são informações a respeito de Oxum, ainda recomento insistir junto ao seu Zelador, pois você já e feita e a Oxum deve ser assentada corretamente e com a qualidade definida para que você possa cuidá-la.
    Espero ter ajudado,
    Axé.

  78. Anônimo said

    vc mim ajudou muito querido adorei tudo que escreveu mais mim esclareca o vc acha disso tudo ? Se vc acha que a minha e´ aboto ou ijimu as cores q sair na hora do rum foram branco e azul ? estou mas calma depos que mim disse essa coisa mas tambem estou sofrendo querendo que oxum encorpore logo em mim para tudo isso acabar!!!!!!.

  79. Anônimo said

    foi eu ana dofonitinha de oxum q escrevir a cima mas ficou antonio obrigado Adriano muito axe´ muita luz !.

  80. adoro respostas c/ lógica como estas. sou feito de abôto e tenho uma segundo oxum assentada ye ye ponda, dizem q por ser uma iyami(aboto) não pode ser feito em uma pessoa do sexo masculino . isso é verdade? e se puder me fale um pouco mais sobre esta qualidade. tenho problemas c/ xangô queé meu pai de cabeça e inlé, por que?

  81. Elzinha said

    Olá!
    Gostaria de saber que qualidade de oxum se aproxima com Nanã, pois tenho Oxum e Nanã de frente. Existe uma qualidade de Oxum mais próxima de Nanã?

  82. ednaldo nascimento said

    oi gostaria de sabem quais sao o ere da oxum

  83. Gilson Almeida said

    Dizem que sou filho de Xangô com Oxum, Oxum com Xangô, não se sabe, mais gostaria d sber se é possivel esta cabeça: Ayrá com Oxum Karê e vice-versa como dizem que são estas as qualidades de meus santos. Grato pela resposta, luz à todos

  84. Anônimo said

    olá !
    Sou uma ekedy confirmada de oxum ijimu , tenho omolu o oxala assentados e desculpe , mais descordo na questao de pessoas de oxum serem falsas , pois sou mt honesta e realista … axe p.todos

  85. Anônimo said

    existe filhas de yámi oxoronga ? pq elas não encorporam ? se a resposta for não , pode existir filhas de santo c o ajuntó de yami oxorongá ?

  86. Anônimo said

    esse comentário de cima é meu , eu chamo-me Amanda , Obrigada e axé !

  87. dofonetinha ty oxum said

    Motumbá

    gostaria de saber mais sobre a qualidade de Oxum Ijimu!
    pois me falaram sobre essa Oxum e fiquei bem interessada, pois na maioria dos textos não se fala muito sobre essa qualidade.
    e como já me disseram que uma de minhas irmãs de sangue pode ser dessa qualidade, gostaria de saber para poder explicar para ela.
    e tambem queria saber se essa Oxum usa afange, ou algo do genero, ou se só usa abebe…
    muito obrigada
    Dofonetinha ty Oxum

  88. uanessa said

    boa tarde!gostaria de saber historia de yamim xoronga?qual sao as oferenda?

  89. É MUITO, BOM SABER QUE EXISTI SITE COM A DETERMINAÇAO E A ABNEGAÇÃO DE ENSINAR, E DE TIRAR DUVIDAS.
    GOSTARIA TAMBÉM DE SABER TUDO A RESPEITO DAS YIAMINS. E TUDO A RESPEITO DO MEU PAI OGUN

  90. Dani said

    gostaria de saber se o juntó de oxum care é somente ode care e se ode care sempre terá oxum care no junto, ou seja, quem é de oxum care tem ode care e vice versa… tem como por exemplo, oxum care ter omulu no juntó? espero que tenha entendido minha pergunta e aguardo resposta ansiosamente… desde ja agradeço.
    beijos!

  91. Jessica said

    Ola. Axé a todas as noções…

    Sou filha de oxum ominibu e oxossi bualama, sou feita na angola sou africana nasci na cidade de angochi.
    Gostaria de saber se podem me ajudar. Sou abecum,por tanto me rasparam quase fui ao lo durante a minha feitura. Apartir daí nao consigo freqüentar mais a casa da minha zeladora.
    Isso já permanece há onze anos. Fui feita por duas babalorixa. Uma de iemanjá com ogum e a outra de iansa com ogum.

    Agradeço muito se vocês poderem e ajudar.

    Axé

  92. Jessica said

    Ola boa tarde me chamo Ana.

    Sou filha de oxum ominibu e oxossi bualama. Sou feita a 11 anos.

    Eu sou abecum nasci na áfrica.
    Mesmo sabendo resolveram me raspar. Quase fui ao lo. Durante a minha feitura.
    Depois do acontecido nao consigo mais freqüentar a casa da minha zeladora.

    Por favor tem como vc me ajudar.

    Se possível adicionar a minha filha no msn: jesica_gata10@hotmail.com ou no orkut:jessikamontovaneli@gmail.com

    obrigada e um enorme beijo para todos

  93. ola sou filho de oxum com xango e no entanto eu não conseguir ainda dar passagem a minha mae oxum como faço me ajudem…

  94. Sara said

    Meu esposo é de Ode Otin é um orixa raro e pelo que soube ele tem enredo com oxum e yemonja gostaria de saber mais

  95. gracielle said

    sou filha da oxum ijimu me chamo graci axe

  96. karolaine said

    Amo minha mãe oxum, ela é minha deusa eu amo muito ela
    a razão da minha vidnha (LLLLLL

  97. Jaqueline de Oxum said

    Yeye Ijimu assim como Iyá Abotô, Yeye Yan’la e Yeye Mowó não pegam homens pois possuem grande ligação com Iyami Eleyé, ao contrario do que a maioria pensa Yeye Okê não tem ligação nenhuma com a dona do passaro, ela está muito ligada a Oxossi e vive com ele no alto das montanhas, nas florestas, ela é a caçadora das águas doces

  98. joao said

    alguem poderia me falar sobre oxum kissimbe porque ninguem fala sobre minha mae gente me ajuda

  99. joao said

    gente sou de oxum com omolu kissimbe e a mesma coisa que yjimu

  100. sonia`"oxumare said

    gostaria de saber quais as origens de oxumare nao e comentado como os outros

  101. é a primeira vez que vejo este site e achei muito enteresante e de muito valor religioso.

    aproveitando o ensejo gostaria de saber um pouco mais sobre xango aganju´e oia unira obrigada.

  102. roni said

    boa noite a todos… sou iniciado no ritual do candomblé, de uma santa maravilhosa chamada Osun… e gostaria de saber um pouco a respeito da qualidade de Osun chamada Millá… alguém poderia me passar alguma coisa?… sou de efon… asé para todos.

    • camila said

      Oiiiii tbm busco informaçoes para mesma qualidade …. se voce poder me add no face camilaavelino@hot….ou mande e-mail sobre oq ja pesquisou trocaremos informaçoes, pois esta dificil nao encomtro nem uma respoata sobre essa qualidade (Milla). axe

  103. joao said

    queria saber sobre essa oxum kissimbe ninguem fala dela desde ja agradeço

  104. robson de souza said

    eu vi mamãe oxum na cachoeira
    sentada na beira do rio
    colhendo lirio lirio e
    colhendo lirio lirio a
    colhendo lirio pra enfeitar oseu gonga

  105. Luciane said

    Boa tarde , sou de Oxum com Xango e trago Oxossi no enredo.Não sou feita, mas tenho eles assentados.Porem, meu Pai de santo não comentou qual a qualidade da minha Oxum.Gostaria que me ajudassem…Obrigada

  106. Gleice de Souza said

    Olá amigos de axé. Sou de Oxum Karê. E gostei bastante de ler sobre a história da minha mãe. Já conhecia a história, porém achei interessante a divulgação. Agradecida. E axé pra todos.

  107. Anônimo said

    muito bom pena que não tenha muita coisa de oxum ominibu…………

    • Flávia said

      Olá..
      Pelo que pude consultar sobre Ominibu ou Minibu ela não é uma qualidade e sim um epiteto, ou seja, um apelido de qualquer uma Oxúm….
      É, também fiquei indignada, afinal de contas fui informada que sou desta suposta qualidade…enfim são várias definições em relação a esta suposta qualidade, então se achar algo, avise-me também.

  108. Anônimo said

    luakiara
    sou de oxum com xango e obalue em terceiro dizem que é ominibu a qualidade da oxum pode me confirmar por favor
    axe

  109. Anônimo said

    Ola bom dia! sou filho de Oxum.. ja rodeei tuudo. pra achar informaçoes sobre essa qualidade maais eu não acho.. será que algueem me da uma luuz? oxum diangora…. acho que é isso… uma oxum rarissima… em cabeça de homem… me ajudeem des de ja obrigado!

  110. camila said

    goataria de saber sobre a rará qualidade q tenho oxum myla

  111. MSO said

    sou de Oxum, recém- iniciada (04/04), tenho sentido em meu corpo, fortes energias de prazer, sensualidade aguçada, parece que a feminilidade que estava adormecida veio à tona…( tenho 54 anos, 2 filhos adultos, separada e sem vida sexual à 12) estou me estranhando….com estes ápices de aparente fertilidade e desejos da sexualidade… PARECE que retroagi aos 21…. ISTO TEM ALGO A VER com as características de Oxum?

  112. camila said

    genteee. busco sempre a qualidade de oxum myllá, e não acho nada me derão essa qualidade em efon se alguem souber ou ja ouvio falar por favor entre em contato com o e-mail camilaalmeidanovo@gmail.com agradeço desde já…

  113. wélington said

    olá gostaria de saber como é o assentamento da qualidade de osun ijimu. se é de barro pintado ou de louça

  114. Carlla Beatriz said

    Sou filha d oxum kare,mas à oito anos atras me rasparam d oyà,sendo q agora oxum tà virando n minha cabeça,e oya naõ…Mas ainda naõ,dei,m/obrigaçaõ de 3,5,7,vou da agora,pois oxum kare q tà querendo..E qual o seu verdadeiro nome,ja q tem ligaçaõ com oya.

  115. SamBittencourt said

    Ola
    Gostaria de saber se quando faz o santo de osum tem q raspar ou se tem algum tipo de osum q nao raspa!!!
    Asè

  116. mazola edy said

    Ola gostaria de saber se osun kare o iyawo carrega dois keles e isso???

  117. JUCELINO said

    OLA

    BOM DIA A TODOS, SOU FILHO DE OXUM.
    ADOREI ESTE CANTINHO, PARABENS A TODOS.

    ILE AXE OPO AFONJA -BA

  118. karina roberta said

    Boa noite tenho uma amiga que diz ser filha de Oxum Apará com OXOSSI, mas fomos em uma casa e a mãe de santo diz ser impossivel ela ser filha de Oxum Apará e Oxossi pois eles não combinam verdade isso? desde já agradeço

  119. rosangela said

    Bom dia fico feliz pelas tuas explicações se você pudesse me dizer alguma coisa soube osun ijimu sou iniciada orixá minha mãe osun ijimu caminhos com nana e pai omulun o que vc pode me dizer deles .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 803 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: