Canto do Aprendiz

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

Comidas de Santo / Ebós

Posted by Carol Walent em setembro 6, 2008

” Certo que os Orixás Comem o que os homens comem, porém, recebem a seus pés, nos terreiros onde os modos de preparar, ao lado dos saberes: Palavras de encantamento (fó), rezas (ádùrà), evocações (oriki) e cantigas (orin); ligadas a estórias sagradas (itans), são elementos essenciais e vitais para a transmissão do axé.” 1

São alimentos votivos preparados ritualmente e oferecidos aos orixás, aos quais necessitam de suas vibrações para a manutenção da própria força dinâmica. Algumas comidas são preparadas com a carne dos animais sacrificados ritualmente, outras como o peixe, camarão, verduras, legumes, farinhas, etc., muitas são bem temperadas, levando sal (menos de Oxalá), louro e etc., e algumas ainda levam mel.

A grande maioria das comidas salgadas é feita no azeite de dendê, ou frita nele.  As comidas votivas provém na maioria, da culinária africana, algumas conservando-se exatamente iguais, outras sofrendo algumas modificações. Na umbanda, e mesmo em alguns cultos tradicionais os orixás comem frutas, as comidas variam muito de culto para culto. De modo geral porém, as principais, nos candomblés (algumas adotadas pela umbanda).

As comidas não são oferecidas todas de uma vez, sendo feitas algumas em certas festas, outras depois. Todas as semanas as comidas, bebidas, etc., são renovadas em dias certos, cada orixá te o seu , no candomblé após o término de xiré são distribuídas aos assistentes.

Nos templos de umbanda diferentemente do candomblé, as comidas são dadas aos guias incorporados, e eles mesmos consomem.

Portanto são comidas feitas com condimentos que os médiuns estão acostumados a comer. Geralmente é dada em dias de festas ou acontecimento especial de cada templo.

- OBS.: “As comidas votivas não contém pimenta.”

Dividir o alimento com os deuses é ter a insigne hora de comer com eles, garantindo, dessa forma, a presença dos Orixás em nossas vidas e da refeição em nossa mesa.

Ao preparar as comidas de santo, deve-se observar os tabus de cada um deles. Por exemplo, o azeite de dendê nunca deve ser oferecido a Oxalá, o mel é proibido a Oxossi, o carneiro não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Iansã etc. Os filhos de santo devem observar todas as quizilas dos seus Orixás e, sendo parte do Orixá, também não podem consumi-las.

A ijoyé encarregada de preparar as comidas dos Orixás é a Ìyá Basé, um cargo outorgado apenas a mulheres de grande sabedoria e respeito junto à comunidade. Ela é a mãe que conhece todos os segredos da cozinha e que sabe que o principal ingrediente para uma boa comida de santo, capaz de alcançar as mais altas dádivas, é o amor.

O que é um Ebó?
São rituais que visam corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.) A composição de cada Ebó depende da sua finalidade, e os seus componentes vão desde bebidas a frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos, mel, óleo de palma, louças, artefactos de barro ou ágata., etc..

O que é uma Oferenda?
Chamamos oferendas aos rituais compostos de frutas, alimentos, carnes, bebidas, flores, louças e adereços que servem para oferecer aos Orixás, como uma súplica para se alcançar uma graça, bem como para homenagear e cultuar um Orixá, de forma a fortalecer o nosso vínculo com o mesmo.

Cada Orixá tem os seus respectivos alimentos, as suas flores, as suas cores, as suas bebidas e a sua forma particular de culto, orações e invocações.

Conselhos: Ao fazer um Trabalho/Ebó, além da fé você deve:
1. Só utilizar material novo.
2. Nunca substituir um material por outro.
3. Usar somente o que a receita pede.
4. Ao fazer o trabalho, mantenha o pensamento firme no que você realmente deseja.

Atenção: Nunca faça um Trabalho/Ebó para desejar o mal de alguém, pois um pensamento negativo atrai para si essa má vibração. E, sempre que tiver o seu desejo realizado, lembre-se de agradecer, dessa forma, um universo de boas energias passará a “conspirar” por si.

O primeiro Orixá cultuado também é o primeiro a comer, Exu ele come tudo que a nossa boca come, as oferendas dadas ele mais comumente são os padês a base de farinha de mandioca branca (paki), combinada com azeite de dendê ou  mel de abelha, água, bebida alcoólica e acaçá vermelho feito com farinha de milho amarelo e enrolado em folha de bananeira. em algumas ocasiões também são utilizados pimenta, cebola, bife e moedas nas oferendas a este Orixá.

Nas oferendas a Ogum são dados inhame (isu) assado com azeite de dendê e feijoada.

Oxossi come axoxó feito com milho vermelho (àgbado) cozido decorado com fatias de coco. Ele também aprecia frutas e feijão fradinho torrado. As comidas devem ser colocadas sob o telhado ou aos pés de uma árvore.

A oferenda dada a  Obaluaiê é a pipoca. Utilizando areia da praia para estourá-las e enfeitando com fatias de coco.

Oxumare prefere que sejam dados em oferenda a ele, bata doce amassada e modelada em forma de cobra  e também farofa de farinha de milho com ovos, camarões e dendê.

Ossaim prefere acaçá, feijão (ewa), milho vermelho (àgbado), farofa e fumo de corda.

O acarajé de forma arredondada com dendê é a oferenda consagrada a  Iansã, mas também é do agrado de Obá.

Obá também tem preferência por um bolinho de nome abará que consiste em uma massa de feijão fradinho temperado  com dendê enrolado em folha de bananeira e cozido em banho-maria.

O omolocum, feijão fradinho cozido com cebola, camarões e azeite de oliva e decorado com ovos cozidos e descascados é de Oxum.

Iemanjá prefere peixe de água salgada, regados ao azeite e assados, milho branco cozido e temperado com camarões, cebola e azeite doce, manjar com leite de coco e acaçá.

A Nanã é oferecido efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco e pirão com batata roxa.

O amalá pertence a Xangô. O amalá (pirão de inhame) deve untar o fundo da gamela e sobre ele é colocado o caruru decorado com pedaços de carne, camarões, acarajé e quiabo (ilá), doze unidades de cada e enfeitado com um orobô. É válido lembrar que a oferenda deve ser servida quente.

Oxalufã só aceita comidas brancas e tem preferência por milho branco cozido e sem tempero.

O inhame pilado é oferenda de  Oxaguiã.

As comidas oferecidas a Orixás Funfun (brancos), devem ser sempre colocadas sempre louças brancas.2

ORIXÁS

PRATOS

OXALÁ Tudo branco, Ebô de milho branco sem sal, (canjica branca), clara de ovos, Acaçá branco, rodelas de inhame cozido com mel, ebo e Eko
OGUM Inhame, feijoada (em algumas nações), fígado, coração de boi, feijão fradinho, feijão preto, bagre com molho de camarão, Eko, e Asoso.
XANGÔ Amalá, acarajé longos, rabada com camarão seco, cebola ralada, quiabos e azeite de dendê, caruru e Eko.
OBALUAIE Aberem, pipocas, feijão preto, feijão fradinho, bisteca de porco, ewa dudu, buruku e Eko.
OMULÚ Aberem, pipocas, feijão preto, feijão fradinho, bisteca de porco, ewa dudu, buruku e Eko.
OXOSSI Axoxó (milho de canjica vermelha cozida com mel enfeitado com fatias de coco), frutas, espiga de milho cozido, pamonha, olelé-ewa-akará e Eko.
YEMANJÁ Ebô de milho branco com azeite doce ou mel, peixe cozido com pirão de farinha de mandioca, arroz cozido doce enfeitado com fatias de maça, manjar de maizena, canjica cozida branca e refogada com camarões e cebola com azeite de oliva, peixe de água salgada, ebo pupá, Eko e acaçá.
OXUM Omolocum, xinxim de galinha, ipeté, ovos cozidos, milho com coco e Eko.
IANSA Acarajé redondo frito no dendê, rodelas de inhame cozido refogado com dendê e cebola, amalá, feijão fradinho e Eko.
NANÃ Acaçá, arroz, inhame, feijão fradinho, omolocum de feijão branco enfeitado com ovos cozidos cortados ao meio; efó, mungunzá, sarapatel, feijão com coco, Eko e pirão com batata roxa.
OXUMARE Aberem, feijão com milho, feijão fradinho com ovos, inhame, Eko, gaari pupa ni eyin adie, etc.
OSSAIM Feijão preto, farofa, mel, acaçá, Eko, ewa Osain e fumo.
OBÁ Acarajé, amalá, abará, ovos e Eko.
LOGUM EDÉ Axoxo, omolucum, inhame, Eko, etc.
EXU Pipocas, farofa de farinha de dendê, farinha com pinga, farinha com mel, bife no azeite de dendê, bofe, fígado, coração de boi, acaçá amarelo, carne assada, vinho, mel, Eko e Gaari Pupa.

1 (Vilson Caetano de Souza Junior)

2 (L.Candomblé A Panela do Segredo-Comida de Santo-298)

About these ads

120 Respostas to “Comidas de Santo / Ebós”

  1. Juliana said

    Por Favor Voces Poderiam Me Informar Qual a Comida De Minha Mãe YEMANJÁ OGUNTÉ ???

    • carolwalent said

      Olá Juliana,
      Fala-se, que Ogunté gosta que seus animais sejam castrados na hora do sacrifício. Come carneiro e todos os bichos machos, castrados na hora do sacrifício. Gosta de comer galo na companhia de Ogum. Não gosta do pato e sim do carneiro. Porém é necessário que se conheça alguns fundamentos religiosos para preparar seu prato.
      Procure ajuda com seu zelador ou com seus mais velhos. É mais seguro, afinal você deve se manter dentro da tradição da sua casa.
      Saravá, Carol

  2. Jefferson said

    Bom dia desde ja agradecendo a ajuda gostaria de saber come faço uma oferenda para Ogum obrigado

    • carolwalent said

      Seja Bem vindo Jefferson,
      Nesse link você encontrará algumas informações

      http://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/08/11/ogum-2/

      Saravá, Carol

    • carolwalent said

      Querido Jefferson,
      Bem, se você frequenta alguma casa/terreiro aconselho você perguntar o dirigente da casa (PS ou MS), pois as oferendas difere entre as casas, de acordo com a filosofia de cada casa, oferenda é uma restituição de energias, o que equilibra o indivíduo e lhe ativa várias funções, e se não for feito de maneira correta pode ocorrer de não ter resultados “adequados”, por isso não costumo ensinar aqui no blog como fazer oferendas, pois é bom pra aquelas pessoas que nunca fizeram oferendas ter alguém com mais “experiência” por perto.
      Saravá, Carol

  3. aldo said

    ola gostei muito aprendi mu uita coisa de orixas que nao sabia parabens

  4. boa noite , gostaria de fazer uma pergunta aos irmão a respeito de oferendas aos pais de cabeça. eu nao sou desenvolvido mais ja confirmei meu buzíos, mais gostaria de sabe si eu posso começar a tratar do meu pai e mãe de cabeça mesmo nao sendo medíum de nenhum terreiro. por favor intereçados em me ajudar deixarei meu email aqui >>>>>>>> Devanderson16@yahoo.com.br <<<<<<<<<<<

    okay thank you muito obrigada….

    • Anônimo said

      eu aconselho vc a procurar um ze lador ou zeladora de santo, para poder fazer isso, fazer direito,afinal
      vc não se dessenvolveu ainda.

  5. Adriana said

    Ola, gostaria de saber qual a oferenda ou comida devo oferecer para iansa(bagan),onde e como devo fazer essa oferenda, dizem q ela é uma iansa do comercio, quero dizer traz sorte para quem tem um, como abri um comercio e dizem q sou filha desta qualidade de iansa gostaria de saber mais como pedir, agradar, e fazer oferendas a ela.
    Fico grata se puder me ajudar !

    • fabio said

      adriana primeiramente voce deve confirmar se voce e mesmo desta qualidade de iansan,para nao se prejudicar no futuro.procure um bom zelador e se aprofunde bem antes de mexer com o desconhecido.

  6. heloisa jensen said

    Boa tarde. Sou devota de Iemanja, e gostaria de ofertar alguma coisa so para agradar, e fazer alguns pedidos, como devo fazer?
    Agradeco e aguardo resposta.

    • Jesus said

      Se converta enquanto há tempo, aceitea jesus como seu salvador..

      • tenho certeza que jesus tambem te ensinou a said

        tenho certeza que jesus te ensinou a respeitar o livre arbitrio…

      • Pai Francisco de Osala said

        Va pra sua igreja orar e deixe a vida dos outros em paz.

      • Chico Juremeiro said

        Assuma que vc tb gosta de uma macumbinha,por isso fica com recalque , sem coragem de fazer o que tem vontade,ai fica recriminando os outros.
        Cuidado que intolerancia religiosa e descriminacao da processo ,entao se respeite e respeite a fe de cada um.
        Se eu for falar mais vai lhe da o gosto que estou me incomodando,nao estou nem ai pra o que vc pensa ou deixa de pensar, agora se nao gosta da Religiao nao fique se importando com quem a cultua.

      • carolwalent said

        Querido Irmão,
        O Canto do Aprendiz foi criado com a intenção de concentrar num mesmo espaço todos aqueles que têm interesses espirituais.
        Sabemos que em qualquer lugar existem pessoas com idéias diferentes e que devem ser respeitadas.
        Aqueles que não tem interesse espiritual ou não se identificam com o qual, aconselho que procurem criar sua própria rede e/ou aproximem-se daqueles que pensam igual à você.
        Os comentários nesse blog é livre, mas não admitimos insultos ou ofensa, a exclusão dos comentários será imediato para aqueles que não respeitarem esse espaço.
        Um fraterno abraço
        Carol

      • Vanessa Carvalho said

        Jesus veio a esse mundo como Mestre do Amor incondicional. Por isso tenho certeza que amava todos os Orixas, representantes da nossa Mae Natureza. Amor incondicional por Deus nosso Pai, pelos Santos, pelos Orixas, pelos Anjos, pelos Mestres Espirituais, pelos nossos irmaos em Espirito. Nao importa. Onde ha amor, fe e respeito Deus esta conosco. Que o Pai vos abencoe sempre, amados.

  7. andrea rosa said

    queria saber se este ano vou namorar com algum queria saber que santo eu sou como vou amarra pessoa amada nome dele alessandro da silva queria fica com ele estou desesperada.

    • diego said

      rs, primeiramente te acalma coração! Andrea, nao acho certo amarrar as pessoas, porem se o teu desespero é forte, va a alguma casa de CONFIANÇA e converse com o pai de santo, se tiveres a sorte que eu tive. ele vai te ajudar, levantar e educar. axé

      Diego.

  8. Carlos Alberto Monteiro said

    Ola amigos(as)
    Sou um Babakekere, atualemnte estou sem casa, pois não concordo o que os Pai de Santos e Mae de Santo fazem com seus filhos e com consulentes. Acho que deve existir respeito, amor, dedicação, fora egoismo e principalmente deva existir a caridade. Quando um Dirigente diz que de caridade ja esta de saco cheio, é sinal que este chão não é bom e é uma casa sem axé….mas não estou aqui para lamurias, e sim para dizer que este site é muito rico em informações e com certeza podemos aprender e fazer o que é correto para um Ebó ou uma Oferenda.
    Desejo sorte, abraços e muito axé

    • carolwalent said

      Querido Carlos,
      Sinto muito pela experiência que você teve que passar na sua ultima casa; Porém não desanime! As vezes as coisas acontece na nossa vida e não entendemos os motivos, mas lá na frente agente compreende que foi o melhor pra o nosso crescimento. Te desejo boa sorte!!!
      Saravá, Carol

    • Anônimo said

      meu lindo vai procurar saber primeiro oq vem a ser babaquequere de uma casa de ase depois vc fala como vc quer ser babaquequere sem nem casa vc tem pois esta palavra significa nada mais e nada menos q pai pequeno de algum ase ve se toma juizo nessa cabeca menino primeiro apreenda depois fala…meu essa nossa religiao e coisa seria e i e por causa de esclarecimento e co0nhecimento de muitos que estamos assim um abraço baba ribamar de ode.

    • m.oli sil said

      senhor Carlos infelizmente penso igual a vc atualmente estou em uma casa q (nao estou pra julgar )q a zeladora e eked nao vem o mal q esta fazendo a um filho espero q as coisas melhorem pois nao somos escravos do ser humano mas somos filhos abençoados por olorum por isso estamos aqui espero do fundo do coraçao pra quem esta passando o qui eu estou passando me ensinar algo pra ter paz e nao ser prejudicada como estou sendo

  9. marcelo de oliveira silva said

    EU GOSTARI DE SABER APOS O EBOS EU POSSO COMER CUSCUZ

  10. wesley mendes bernardo said

    gostaria de saber qual os banhos que eu poço tomar . Sou filho de obaluaye e yansã.

    Atenciosamente,
    Wesley Mendes.

    • Sergio D´airá said

      Não quer errar um banho, para qualquer orixá.

      Amasse(quine) manjericão( usado em todas as casas de santo com o mesmo fundamento) numa bacia com água e vai fazendo seus pedidos, depois que voce tomar o seu banho de higiene, peça a Oxalá Paz, Saúde e Prosperidade e despeje sobre sua cabeça.

      Procure não sair de casa,bebidas e sexo neste dia está proibido,deixe este dia para voce e seus orixas, Não se preocupe neste momento quem é eles, apenas tenha certeza que eles estão com você.

      Kolofé

      Sérgio D´airá

  11. ana said

    oi gostaria de saber o que a Ewa come,e a onire obrigada

  12. ADRIANA said

    Óla gostaria de saber quem é Iansa Bagan? oq devo fazer para ela como agrado?
    aguardo ansiosamente por sua resposta !

  13. Anônimo said

    gostaria de saber se posso ofertar a Iemanjá uvas vermelhas maçans da mesma cor, e mamão papia?pode ser em barco de isopor? qual a quantidade? 1 k de uva ou mais, 3 maçãns ou mais?

  14. Anônimo said

    esse de oxossi e quisila e?

  15. Silvio said

    Ola Quero saber como se faz um Acaçá Branco Pra OXALÁ, desde a Preparação até a finalização….Enrola em alguma Folha ? ou entrega ele puro sem enrolar em nada ?
    aguardo resposta.
    Agradeço desde de ja a atenção
    Abraço =)

    • lu de iansan said

      compre farainha de acaça, fazer um mingau, deixar esfriar, cortar e enrolar em folha de bananeira
      a farinha de acaça compra na casa de ervas, cortar quadradinho o mingau.

  16. Silvio said

    OXALA OXAGUIAN NÃO SE ESQUEÇAM……OXAGUIAN !

  17. eu said

    Ola, pode-me dizer o k é um ebo eku, para que serve e o preço? obrigada!

  18. Sol Alves said

    Olá!
    Fui em uma mãe de Santo pra ela fazer uma amarração. Ele falo que ia ter que dá um CORAÇÃO DE BOI E UM PEIXE. ISSO É MESMO UMA AMARÇÃO?

    • Carlos Alberto Monteiro said

      Minha linda irmã, gostaria de informar que sou contra estas coisas, não acho correto fazer amarrações para segurar alguem. Gostaria de vc pense um pouco e veja, se um dia vc não quiser mais esta pessoa, e por motivos de um trabalho vc ficara presa a esta pessoa, vc acha certo? então porque não usar os meios de encantos e belezas das pessoas para conquistar. Veja minha amiga, tudo que fizer, um dia vc tera o retorno, isto se chama causa e efeito.
      desejo boa sorte e muito axé

      • carolwalent said

        Querido Pai Carlos,
        Muito obrigada pela sua participação nesse cantinho!
        Querida Solange – Pai Carlos disse tudo! Minha opinião é a mesma.
        Que Oxalá ilumine seus pensamentos e te abençoe.
        Saravá, Carol

  19. Solange Marinho said

    Olá!

    Gostaria de saber para que serve um casal de Bonecos, 1M de fita branca, Mel e um prato?

    • Carlos Alberto Monteiro said

      Ola minha linda amiga!
      Estes são trabalhos de união, pois a fita branca representa paz (Oxalá) e o mel e doce, para unir.

  20. Di said

    Parabéns Mãe Tina pela transparência e pelo discernimento do cantinho. Axé!

  21. Pai Ribamar said

    Bacana esse tópico sobre as comidas de orixás ( unjé orisá )temos que ter sempre a orientação de nossos mais velhos ,Pais ou mãe de Santo pois no pPOST acima cita comida de Xangô ,muito bem estou citando como exemplo ok : Ayrá nunca foi xangô mas é no brasil tido como um Xangô mas ele come em gamelas redondas e não ovais ele não pode por uma ewe ( proibição comer nada com Azeite de dendê mas ai existe outros ministros de Xango que comem amalá uns com carnes gosrdas outros em cima do pilão outros não é assim vai como todoso os orisás Obaluwaiyê tem varios cardápios vamos assim chamar pois suas qualidades não comem só Deburú ( Pipocas ) e por ai vai então esse mundo é muito vasto de informações sempre colocadas em SITES as principais mas tudo isso temos que ver e vivenciar dentroda casa de tradição de matrizes africanas chamadas terreiros ,Roças ,Barracões e por ai vai ok abraços qualquer dúvidas estou a disposição tanto do SITE CANTO DO APRENDIZ como tambem dos aki frequentadores ok abraços BÀBÁLÒRISÁ RIBAMAR T´AYRÁ !!!!

    • carolwalent said

      Olá Baba Ribamar, sua benção
      É um prazer ter você nesse cantinho.
      Sinta-se à vontade de dividir seus conhecimentos conosco, será de grande valia.
      Abraços fraterno e muito Axé na sua semana
      Carol

  22. Anônimo said

    ola carol estava em seu blog, e senti muita energia vindo de vc,nao sou de nenhum terreiro mas como sensitiva e vidente digo que vc esta no caminho certo,,,que os amigos orixas te protejam e a todos que te precisam com carinho yandra kalli.optcha!!!

    • carolwalent said

      Muito obrigada pelas palavras e carinho!
      Seja sempre vinda ao nosso cantinho.
      Abraços fraterno com muito carinho,
      Carol

  23. Menina de Ogum said

    Sou filha de Ogum e gostaria de saber qual a erva que devo tomar banho p/defesa.antes do trabalho.

    E quando termino um trabalho de transporte ou descarrego qual a erva pra minha limpeza.?

    Agradeço pela atenção.

  24. tarcisio santos said

    Minha sobrinha ta com um tumor no seio ha algum ebo especifico para sanar esse problema sem necessitar de cirurgia, grato tarcisio

    • m.oli sil said

      sim peça um zelador(a) para fazer um ebo a omulu e outro a eimanja ogunte(a yaba um agrado) pois os seios pertence a ela mas isso nao vem de nos mesmo dependendo do tumor os propios orixas recomendam os medicos pois a aparte espiritual e a parte terretre por isso estamos aqui e tudo dentro da fe no possivel resolvera

  25. lu said

    gostaria de saber que comida poso fazer para um filho de oxaguian que esta sempre de mau humor e de coração fechado ´gostaria q ficasse mais doce mais carinhoso pois ele não era como esta ultimamente
    obrigada

  26. caroline said

    muito obrigada vcs me salvarao no trabalho de historia

  27. Anônimo said

    oi gostaria de saber se ebo e tudo igual para abrir todos os caminhos em todos os setores de nossa vida e se tira cargas pesadas que a mae passa na gravidez para o filho .

  28. Erci.Filho said

    Gostaria de saber o siguinificado desta oferenda:

    Pipoca com mel
    Pipoca com mel e coco ralado
    Somente pipoca

    Outra oferenda:
    Canjica com Mel coberta com algodão
    Canjica com açucar cristal tb coberta com algodão
    Somente canjica coberta ou não com algodão

    • amigo oxaguian said

      Isso que vc descreveu , se chama ebô diferente de ebó?
      o Ebô é pra trazer união amor, paz, para uma relação por esse motivo vai esses ingrediente ai citado. O ebo é oferecido a oxalá. Espero ter esclarecido. axé

  29. luiz a.b.s said

    Erci vc ja e ao menos iniciada, nao sei qual a sua cidade mais procure uam cs de candomble para ter maior informacao,totas essas comidas tem fundamento ase

    • Erci.Filho said

      Sou Umbandista a quase dois anos, minha idade 45 anos.
      Quanto a procurar uma casa, ou obter uma resposta é sempre a mesma coisa, ( ainda é cedo, a entidade sabe…etc) vc pode me ajudar a saber o significado destas oferendas?

      • lu de iansan said

        erci, são canjicas para oxala, e como ja foi falado, cada um com um fundamento.
        o da pipoca pode ser , pode ser…., para pai omolu, cada casa trabalha com un fundamento, pergunte ao seu zelador ou zeladora, suas duvidas, ele ou ela, tem obrigação de te esclarecer,
        pois a pior coisa, é estar numa casa com duvidas, agora cuidado porque hoje em dia tem curiosos
        querendo ser zeladores, umbanda e candomble, é coisa séria, naõ se deve deixar du´vidas num filho de santo.

        que tudo fique odara para vc. e que mimha mãe yansa te abençoe

  30. Mario said

    Alô a todos com muito AXÉ,pode-me dizer qual é o Exú que o campo de trabalho é as silvas.Desde já o meu muito obrigado e que PÁI OXALÁ VOS ABENÇOE

  31. DILIANA said

    OI! ME CHAMO DILIANA, SOU FILHA D OXUM, EKEDE D ODÉ, E TENHO CARGO D YABA D OXALA.
    SOU CONFIRMADA A 2 ANOS E 9 MESES.
    FUI CASADA COM UM OGAN D OUTRA CASA, E O PAI DELE QUERIA Q EU SAICE DA MINHA CASA P A DELE, COMO EU NAO FUI, FEZ EBO E SEPAROU NOS DOIS, TENHO UMA FILHA COM ELE E CADA DIA Q PASSA ELE ME ODEIA E EU O AMO MAS AINDA. POR FAVOR MIM AJUDE.

  32. aline said

    oi queria saber como faço em casa para dar oferenda de iemanja ze pilintra e pomba gira,gosto demais deles ,estou começando a me envolver e quero me aprofundar mais acendo vela para anjo de guarda ponho agua acendo isensos,mas quero dar mas e saber como pedir agradecer oq falar,minha m,ae é da igreja mas nao to nem ai me ajude a desenvolver minha religiao,meu avó disse que eu era media de berço ele tinha um centro mas minha familia destruiu,eu era nova hoje tenho 28 anos e quero desenvolver aos poucos começando de casa me ajudem por favor amei ter achado este site obrigado,e não esqueça amo a iemanja a pomba gira e ze pilintra,amo um homem quero ele e quero pedir pra eles mas nao sei oq dar para pedir e agradecer.

  33. Mara said

    Qual é o santo que come sarrabulho?

  34. autodidata said

    quero saber se o orixa oxossi come mel,ou seu assentamento pode levar mel,ou azeite.pois conheco pais de santo que dao mel e outros dao azeite a este nobre orixa.muito bom este sit.kolofe.

  35. fatima carolino said

    Olá gosto de estar sempre procurando nos sites como aprender mais sobre Angola, pois sou feita no santo e nao sei praticamente nada estou estudando juntamente com os mentores da mesa branca tudo sobre espiritismo.Sou filha de Xango com Oxum Mare, depois de fazer os meus pais sou outra pessoa mais calma ponderada e ate obidiente pois respeito todos. Mas se puder me dá mais orientaçoes fico bem agradecida.

  36. Solange adao said

    Parabens pelas respostas que acabei de ler neste site,as pessopas antes de optar por uma religiao tem que conhecer,o candomble alem de conhecer tem que estudar e muito e as respostas que li achei muito boas;principalmente a sugestão pedida por uma moça para segurar um nanorado…que horror esse pedido,sua resposta não poderia ser diferente.Parabens e adorei ler o que li ;retirando as intolerancias religioas o resto é dez.PARABENSSSSSSS

  37. Mara Scotti said

    Sou escritora e terminarei uma historia com o nome FESTA DOS ORIXAS EM ARUANDA

  38. dirce said

    boa tarde venho por meio perguntar se é normal eu estar na corrente estou iniciando mas vejo tudo não saiu de mim sei que algo aprocima d e mim mas eu sei quem eu sou tenho medo d eestar me enganando quero muito receber mas sinto que não consigo sair d emim e deixar eles chegarem sinto uma paz me respondam opor favor

  39. Me said

    Qual exu acompanha Maria padilha da Kalunga !!
    Especifiquem-me por favor.

    GRATA.

  40. Me said

    Que comida daria a Iemanjá Ogunté em agradecimento !!??

    • m.ol.sil said

      primeiramente faça uma oferenda a exu para q ya ogunte receba seu agradescimento,aí apos pegue uma louça coloque canjica branca de um lado e feijao preto do outro e tempere e reze peça alguem do santo pois a oferenda nao e so fazer e montar tem todo um ritual

  41. Rachel said

    Axoxo com mel???

  42. Cristiane said

    Oi gostaria de saber qual a comida que devo dar para meus pais omulu e oxum, qual o swu dia e que eu posso e o que eu nao posso fazer abrigado.

    • m.ol.sil said

      mas preciza-se saber qual e o motivo cada oferenda tem sua destinaçao estamos mexendo com as forças da natureza nao podemos fazer sem saber o pq

  43. denise pedro dos santos said

    gostei muito da pesquisa que realizei.Mutumbá axé. Ekedy Denise – RJ

  44. João Carlos Salerno said

    Seus ensinamentos são de suma importância para melhor desenvolvimento de nossa religião. Parabéns.

  45. Anônimo said

    tenho 29 anos de santo e não tenho certeza do que é mais importante para mim.Se é cuidar somente das pessoas que mim procuram ou cuidar mais de minha vida pessoal.Gostaria de um conselho; pios as vezes mim sinto perdidcom tantas responsabilidades

    • m.ol.sil said

      querido quando fazemos nossas escolhas nao sabemos q esta la na frente,mas o conselho qui t darei a principio e tentar tirar um tempo a vc pois nos dentro do santo inkisi orixas temos um caminho q nao e de pouco trabalho temos isso ja desde da escravidao os nossos antepassados q como principes negros fomos escravisados pelos brancos e fomos de apenas taxados decendentes de escravos,mas em fim q quero t dizer qui a estrada pra nos do santo e bem difente de tudo e bata seu joelho no chao e peça ao seu santo como conviver com tudo isso nao e so os outros q precizam de velas reza nos tb e pelo santo nao faça nada esperando nada em troca pois isso tb peza a exu e ogun senhor dos caminhos para ter um camihos confortavel
      com fe e amor
      m.ol

  46. Anônimo said

    Gostaria de saber pra que serve colocar canjica com açucar cristal com o nome da pessoa e o meu por cima.

  47. Marcus de Olufan said

    Venho humildemente comentar o trecho: “…o carneiro não pode sequer entrar em uma casa consagrada a Iansã etc.”.

    Primeiramente venho parabenizar os artigos e matérias aqui expostos, nossa religião precisa de informação e união. Se os dirigentes de culto fossem mais humildes para compartilhar informações entre si, certamente, já teríamos evoluído muito mais no que diz respeito a ritualística. Enquanto um evangélico pratica o jejum, nós reclamamos de estar em preceito, não poder beber, sair a noite, entre outras coisas. O resultado disso é que nós não estamos recebendo as dádivas divinas, porque nosso pensamento é impuro, porque vemos tudo como sacrifício, e não como demonstração de fé. Os zeladores de santo mais antigos estão desgastados devido a tantas decepções que seus discípulos já os fizeram passar. Se as igrejas são fortes hoje é porque acreditam que a união faz a força. Quem aqui contribui com 10% do salário em suas casas de santo? São poucos e a consequência disso é que nossos terreiros com o passar do tempo vão ficando velhos, passando impressão de casa abandonada. Se nós procuramos conservar a casa onde moramos, devemos fazer o mesmo com a casa dos orixás.

    A respeito do meu comentário, gostaria de levantar uma reflexão sobre esse trecho. Sou discípulo de Babá Torode Fasaio e em nossos estudos já refletimos muito sobre esse tema, inclusive com outros zeladores.
    Quando eu faço um almoço na minha casa e coloco a mesa, procuro sempre me preocupar com uma visita que não gosta de carne, por isso, sirvo frango para ela. Em uma casa consagrada a Iansã, não oferecemos carneiro a essa divindade, mais isso não impede que outras energias recebam essa oferenda, esse é um tabú que não faz sentido. De acordo com o ritual, oferecemos o que é de agrado à dona da casa, e logicamente o que agrada seus demais visitantes, neste caso, o carneiro. Não é ofensa alguma.

    • Jaqueline freire said

      Motumbá .

      Sinto-me cada vez mais feliz quando leio um comentário desses e acredito cada vez mais na minha missão como ajoie de minha mãe IEMONJÀ . Asé .

  48. Anônimo said

    Pergunta? O que o senhor pode me dizer de 1 qualidade de SANGO no GÊGÊ chamado ARREVIOSSU

    • Anônimo said

      Em contrubição não é uma qualidade…
      Heviossô, Hebiosso[1], Kheviossô, Xêvioso ou Xêbioso – É o Vodun do céu (está entre os Ji-vodun) que se manifesta em forma do trovão e raio. Ele é o segundo filho do Mawu e é considerado um Vodun de justiça que castiga ladrões, mentirosos, criminosos e malfeitores (incluindo feiticeiros e pessoas que praticaram alguma injustiça). Os seus símbolos são o raio, o carneiro e o fogo, e seus emblemas são a cor vermelha, o sô-kpé (“pedra de raio”) e o sossiovi (machado de uma lâmina com forma de cabeça de carneiro). Heviossô tem vários filhos, entre os quais Sogbo, Aklonbé e Avlékété.

      O culto de Heviossô é originário do território Hwedá, ou seja, da mesma área de onde veio o culto de Dangbê, mais particularmente, da cidade de Hevié, a qual originou seu nome Hevié-Sô (o trovão ou fogo, de Hevié), depois ele foi incorporando outras divindades do trovão locais, como Gbamé-Sô, do território Mahi, que mais tarde se tornou Gbadé, além de Djakata, de origem iorubá e outras, que foram identificados como “filhos de Heviossô”. Os iniciados de Heviossô trazem na fronte uma marca feita durante a iniciação com escarificações e tatuagem feita com cinzas de certas substãncias e pelo uso de uma gargantilha feita de algodão torcido (hunkan). Em algumas regiões, seus iniciados ainda usam um colar de contas vermelhas de doze fios (hunjevé).

      Na cultura fon tradicional, quando uma pessoa morre punida por Heviossô (queimada em incêndio ou fulminada por um raio), seu cadáver não é enterrado imediatamente. O corpo é exposto em um cavalete diante do hunkpame de Heviossô com dinheiro e presentes, e um sacerdote sai e “come” ritualmente o cadáver, tocando-o repetidamente com a mão direita e levando-a à boca. Depois recolhe o dinheiro e os presentes e asperge o cadáver com substâncias simbolicamente “calmantes”. Só então a família pode levar o cadáver para o funeral. O processo pode demorar vários dias, ao longo dos quais a família pode acrescentar mais presentes para o templo.

      Benoi hi, Babà Rwuntò Pejigan Robson t’Odè.

  49. QUERO SEMPRE APRENDER TODO AGRADO E OFERENDA AOS ORIXÀS,QUE MERECEM TODO NOSSO RESPEITO E AGRADECIMENTO,POR VOSSAS BENÇÃOS! AXÉ!

  50. Anônimo said

    obrigado seu saite me ajudou muito zambe naquatesa sou filha de talamdere de oxossi filha de imbamda muito axe para voce um
    beijaoooooooooooooooo

  51. Andre Luiz said

    Nao entendi uma coisa acima vcs colocam que devemos cuidar certas comidas dai deu ex.que mel é proibido a Oxossi depois aparece as comidas de oxossi Axoxó (milho de canjica vermelha cozida com mel enfeitado com fatias de coco), ….. dai aparece cozida com MEL nao entendi, poderia me explicar melhor. obrigado.
    Andre Luiz

  52. RAICA said

    Gostaria que alguem me ajuda.se a fare uma oferenda de ximxim di bofe, para padilha, ja fiz uma vez so que esqueci.

  53. Edilene Alcantara said

    eu estou me iniciando agora no candomblé e gostaria muito de saber de tudo sobre comidas,pois sou uma yabassê

  54. geralda lopes said

    obrigada ,hoje aprendi muito. estou iniciando na unbanda e muito terei que aprender

  55. Gamutinho said

    Ola Baba gostaria de fazer uma comida para Osumare e um banho de abejabo. teria como me dar essas dicas?

  56. Anônimo said

    fico indignada com pessoas que querem se beneficiar da religião para ganhar dinheiro acho que vão enriquecer sendo que o amor e fé estão de lado, eu por exemplo me preocupo com o bem estar dos outros. pense nisso? no conforto dos que precisam.

  57. Anônimo said

    Olá , Tive um sonho em que era dito para eu fazer a comida da entidade que não sei qual é .porém a comida era algo parecido com uma panqueca, omelete ou coisa assim recheada com peixe.Qual poderia ser essa entidade? Abraços
    Ana

    • marcio2 said

      meu caro amigo este sonho e da lina dos navegantes vc deve acresentar batida de coco 7 velas azuis efazer o pedido p a mesma . um axe e q oxala te proteja.

  58. igor said

    eu sou filhio de oxosse e iemanja dia 8/12/12 nois fois para a praia e eu resebi meu cosme mais pq ele no veio no sentro obrigadda pq mi forma.

    • Anônimo said

      querido vc sabe q a nossa religao mexe com as forças da natureza entao ja tem sua resposta mas um pouco de doutrina
      e sempre bem vindo

  59. grazielle da silva nunes said

    grazi,oxosse Adorei em saber que tem gente que possa ajuda a gente que quazer nao entender,gosataria de saber para que serve o acaça para esfria ou esquenta muito obrigado muita axeeeeee.

  60. Regina said

    Gostaria de saber se posso acender vela para o preto velho no meu quarto e lhe ofertar café.Quanto tempo pode ficar essa oferta e depois onde despachá-la.Obrigada!

  61. MARY said

    Muito lindo , é sempre bom ver pessoas se preocupando em ajudar, uns aos outros . adorei o site , e estou aprendendo muito.
    muito axé !
    mary santanna

  62. Camila said

    Oii, Vs pode me dizer qual a diferença entre Ebó, Obi e Buri?

    • Anônimo said

      oi camila ebo na limguagem urbana e uma limpesa quando se fala em passar em vc arriar um ebo e um fundamento(feitco(arriar uma oferenda de missericordia ou proteçao contra inimgos e etc.. obi e uma semente de fundamento e buri e da comida a sua cabeça e ao seu destino

      • Camila said

        Obrigado. Eu sei que faz tempo que eu perguntei né.. Agora eu só não sei ainda o que é Obi. Se alguem puder me explicar novamente ficarei muito grata. =)

      • Sergio D´airá said

        Obí um fruto usado como fundamento de obrigações no Candomble, entre ele do Borí que é tratar de sua cabeça( resumindo, pedir a Iemanja e Oxalá que te abençoe e dê caminhos a voce com Paz, saúde e prosperidade.

  63. Anônimo said

    so passei pra dizer que estou adorando o trabalho que vc que eu nao conheco esta fazendo ..;

  64. Nana said

    oi, fiz um ebó e no final me senti mal, quase desmaiei, o pai de santo disse que viu uma coisa muito ruim, mas disse que não ia me dizer o que era. mas pra eu não ficar pensando nisso. e disse que ele estava me limpando porque me “queimaram”. não entendo dessas coisas mas fiz. O que pode ter sido? Alguém pode me dizer?

  65. lidia gonçalves catapera said

    minha mãe gostaria de saber qual é o santo dela,pois ja diseran que é yemanja mais ela as vezes fica na duvidas

    • Anônimo said

      nao nao ,e assim sem jogar pra confirmar existem varias eimanjas tem q jogar para reconfirmar se ela duvida pq nao e pois o santo e um pedaço da gente e nos sabemos quem e ele

    • Camila said

      Para voce ter total certeza, no mínimo, voce deve jogar 3 vezes com pais de santos diferentes. Ou voce joga buzios com um pai de santo de sua confiança. Pode acontecer, o que é bem comum, de voce jogar a primeira vez e constar que seja filha de Yansã, e na segunda ser filha de Iemanjá.. É aconselhavel que voce jogue pelo menos uma vez por ano. Pode acontecer muitas coisas que a gente não vê. Tanto como Guerra de Santo..

  66. Anônimo said

    Ola fi um ebo e comi salsicha tenho que fazer outro? Obrigada

    • Anônimo said

      querido ,se vc nao compriu o preceito correto nao havera resultado absoluto so o jogo de buzios ou de ifa podera lhe dizer se e possivel nesse momento

  67. lidiomar dornerio said

    um pai de santo apos me fazer o jogo de buzio, me orientou entre outras coisas a, oferecer as quintas feiras, canjica e acender uma vela. para meu santo. mas fiquei muito impressionado com o jogo, e me esqueci qual o santo em questão. por favor aguardo resposta. pois gostaria de fazer a oferenda.

    • Camila said

      Eu não tenho 100% de certeza, mas normalmente quem come canjica é Oxalá e Obaluaiê. Só que Quinta-feira é dia de Obaluaiê. Então provavelmente vs é filho dele. Espero der dado uma ajudinha :3

  68. marta said

    gostaria de saber a diferença entre acaça e ajabó á cabeça com moeda correntes no pé de Oxalá. obrigada.

  69. Sergio D´airá said

    Colofé,

    O ájábó : ritual para harmonizar(?) o individuo (apos as devidas limpezas) ,segundo pesquisas, podem ser feitas de varias formas como; canjica, fradinho, pipoca, fruta, quiábo e pelo visto outros cereais de confecção das comidas dos àwòm Òrìsá. Pergunto: o quiábo ( ìlá ), é comida de Sàngó ou só o àmàlá ,àjàbó (com) quiábo, todas as cabeças podem ou não, é tabú de algum Òrìsá.?????????????

    Àse O Leo !

    Em meu humilde conhecimento, Ajabò ou Obè Ajabò – comida preparada a base de quiabo cortado em rodelas finas, cozido em o mínimo de água possível e que deve servi-la completamente fria. Trata-se de uma oferenda à toda a família de Òrìsà-Nla e que em determinadas ocasiões é oferecida “juntamente” com as oferendas à Sàngó que à compartilha com Òrìsà-Nla e todos os Obàtálá.

    Quando do quiabo cortado em rodelas finas e acrescido de outros ingredientes, estes são usados tanto para atrair o positivo quanto neutralizar o negativo. São inúmeros os tipos de preparos e posso de alguma forma citar alguns. A base é sempre a mesma o quiabo cortado em rodelas finas, inclusive a “cabeça”, o que muda de um para o outro é o complemento, dependendo de qual a finalidade:

    Açúcar cristal
    Mel-de-abelha
    Melado de cana ou rapadura diluída em água
    Água do cozimento ou fermentação do milho branco
    Água do cozimento ou fermentação do milho de galinha
    Água do cozimento ou fermentação do arroz branco
    Sumo da raiz de gengibre
    Claras de ovos
    Ovas de peixes
    Água de várias fontes inclusive de alto mar
    Sumo de diversas folhas
    Pó de diversas substâncias denominados de iye
    Efun, osùn, wàji e/ou iyerosùn
    Èko – Àgidí ou omitoro (acaçá dissolvido em água com açúcar)

    Quando estes preparados, passado no corpo do individuo são denominados de ebo e quando do preparo destinado somente para serem depositados em lugares específicos são chamados de Adimu.

    O quiabo é èwò (tabu, aquilo que é proibido, um ato proibido) de determinados Odù em sua maioria o Òrìsà Ògún esta relacionado em seus ìtan, sendo que desta forma ocorre o equívoco em dizer que pessoas iniciadas à esta divindade não devem passar quiabo em seu corpo, o que na minha opinião muito particular não condiz com a realidade…

    De suma importância ressaltar que o quiabo é tabu de determinados Odù e não das divindades que nela se apresentam. Da mesma forma, ocorre no caso do Odù que nos revelam de como o quiabo tornou-se tabu de Oba Baru Abowe (membro da família de Sàngó). Neste o tabu é apenas desta divindade e não do Odù em questão. Este ìtan diz que Oba Baru Abowe tinha um imenso prazer em comer quiabo, mas que após alimentar-se deste, caia em sono profundo… seus inimigos ao terem conhecimento deste fato invadiram seu reino e roubaram seu reinado… após realizar determinadas oferendas… após expulsar seus inimigos este recupera seu reino… mas lhe foi proibido de comer qualquer comida a base de quiabo… o ìtan nos revela que o quiabo foi substituído por um tipo de vegetal viscoso usado para fazer sopa, conhecida popularmente em nosso País, como caruru-da-bahia (Corchorus olitorius, L. Tiliaceae) em Yorùbá denominado de oóyó – oóyó àjé – abojàja – jàgá – ajegbèhìn.

    Dentro da culinária ritualística o quiabo é usado para o preparo de vários pratos, não somente à Sàngó e também usado em determinados rituais litúrgicos. Certo que dentro desta família o numero de oferenda das quais a base seja o quiabo é bem maior, chegam em numero de doze tipos diferentes de comida, ao contrário das oferendas para Nana e Òbá, que tem apenas uma que a base seja o quiabo e o mesmo ocorre para Ibeji – o preparo para o nosso famoso caruru.

    Sérgio D´airá

    Este é meu conhecimento e minha opinião.

    Material retirada do http://www.okitalande.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=78

    Baba Guido

  70. Anônimo said

    sou de oxossi minha ex é de yemaja gostaria muito que vcs mem ajudacem a tela de volta somos lesbicas

  71. valeria b costa said

    gostaria de saber seu wnde

  72. angela said

    olá,gostaria de saber como preparar um prato para inhansã,omulu e xangô, pois quero agradecer por tudo,antes que acabe o ano,já que o penultimo trabalho será na cachoeira!!desde já obrigada.

  73. Karen said

    Olá gostaria de saber quanto tempo de preceito e o que é proibido após ser feito um ebo. Obrigada

    • Anônimo said

      Algumas casas 7 dias outras 15 pergunte a quem tirou seu Ebó .. Dicas evite hospitais , bares , boates , cemiterios, igrejas tomar sereno entre outras vista branco e evite bebidas alcolicas e ‘namorar’ kkkk

  74. Ariane said

    Sou de yemanja ogunte e meu pai deu pata pra yemanja isso pode prejudicar alguma coisa na minha vida???

  75. andré do ogunjá said

    Motumbá, estou desesperado pelo que me aconteceu, numa oro pra exu, no meio da agitação foi cortado um frango macho para a Maria Padilha, e agora o que devo fazer ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 804 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: