Canto do Aprendiz

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

Pontos de Cosme e Damião

Posted by Carol Walent em setembro 23, 2008

 

PONTOS DE COSME E DAMIÃO (Linha das Crianças)

Cosme e Damião,

Damião cadê Doun ?

Doun foi passear lá no cavalo de Ogum

Cosme e Damião,

Damião cadê Doun ?

Doun foi passear lá no cavalo de Ogum

Dois dois sereias do mar

Dois dois mamãe Iemanjá

Dois dois sereias do mar

Dois dois mamãe Iemanjá

======================

Cosme e Damião

O que é que eu vou comer ?

- Peixe da maré

- Com azeite de dendê !

=====================

Fui no jardim colher as rosas

A vovózinha deu-me a rosa mais formosa

Fui no jardim colher as rosas

A vovózinha deu-me a rosa mais formosa

Cosme e Damião, ÔOOOh Doun

Crispim , Crispiniano

São os filhos de Ogum

Cosme e Damião, ÔOOOh Doun

Crispim , Crispiniano

São os filhos de Ogum

=====================================

Mariazinha da beira da praia

Como é que sacode a saia ?

É assim, assim, assim

Assim que sacode a saia

É assim, assim, assim

Assim que sacode a saia

Juquinha da beira da praia

Como é se que abana o boné ?

É assim, assim, assim

Assim que se abana o boné

É assim, assim, assim

Assim que se abana o boné

================================

Bahia é terra de dois

Terra de 2 irmãos

Governador da Bahia

É Cosme e São Damião

Bahia é terra de dois

Terra de 2 irmãos

Governador da Bahia

É Cosme e São Damião

============================

Vovô me mande um balão,

Cheio de anjinhos lá do Céu!

Vovô me mande um balão,

Cheio de anjinhos lá do Céu!

Tem doce mamãe, tem doce mamãe,

Tem doce lá no jardim!

Tem doce mamãe, tem doce mamãe,

Tem doce lá no jardim!

68 Respostas to “Pontos de Cosme e Damião”

  1. Anônimo said

    Eu estava na bahia
    quando foram me chamar
    ouvi o toque de tambor
    lá de cima do congar
    bahia a terra de dois irmãos
    governador da bahia é são cosme e são damião

  2. mariazinha MORA NA BEIRA DO RIO ,NA BEIRA DO RIO LÁ DO JUREMÁ.AONDE O SOL CLAREIA AS CAMPINAS,CLAREIA AS MATAS PRA IBEJADA BRINCAR

  3. millena said

    papai mandou as criancinhas colherem as flores no jardim (2x)

    lá tem rosas pra Cosme e Dmião …

    pra Crispim , Crispiniano tem jasmim ….

  4. IRENE said

    ESSE É UM PONTINHO DE CHAMADA DOS ERES
    OS ANJINHOS BRINCANM NO JARDIM DO CEÚ
    EU TAMBÉM QUERO BRINCAR
    EU TO CHAMANDO PEDRINHO PRA BRINCAR COMIGO(3X)
    E ASSIM SEGUE CHAMANDO TODOS OS ERES DA CASA!!
    AXÉ A TODOS!!!

  5. eliane rodrigues said

    joãozinho da beira da praia,
    como é que você trabalhar?
    é assim, é assim, é assim.
    é assim que você trabalha.(bis)
    //////////////////////////////////////

    ponto da mariazinha:
    lá no ceú tem três estrelas, todas três em carrerinha.
    uma é cosme damião a outra é mariazinha.(bis)
    /////////////////////////////////////

    se a estrela e a lua são duas irmãs,(bis)
    cosme damião também são irmão.
    e o pai oxalá de todos é pai,
    os filhos de umbanda balança e não cai.
    estrela, estrela

  6. ADENILZA said

    ANTES DO SOL NASCER, DA LUA SE ESCONDER DA MADRUGADA CHEGAR MADRUGADA CHEGAR..
    A LUA CLAREIA MAIS ELA E PRATIADA!!!
    CLAREIA MAIS Q O JUREMA…
    EU VI AS CRIANÇAS BRINCAR COM YEMANJA LA NA AREIA …
    ERE ERE ERA!!!!

  7. yago said

    oh meu irmão !
    oh irmão meu ! ( bis )
    cadê o meu irmão
    qui não vem brincar mais eu !
    ——————————-
    vem brincar mais eu meu irmão !
    vem brincar mais eu !
    cade o meu irmão qui não vem brincar mais eu !

    • Anônimo said

      cai cai sereno
      ooo deus menino
      me leva pra brinca na aldeia com os menino.(bis)

      eu vou pedi a zambi e ao sagrado coraçao
      vamos todos bate palmas pra sao cosme e damiao.

  8. anderson said

    nessa casa de guerreiro
    ogum
    vim de longe pra resar
    ogum
    rogo a deus pelos duentes
    ogum
    na fé di obatala
    ogum
    ———————————
    i deus salve a casa santa
    ogum
    os presentes e os ausentes
    ogum
    salve nossas esperanças
    ogum
    salve velhos e crianças
    ogum
    preto velho ensinou
    ogum
    na catilha de aruanda
    ogum
    e ogum não se esqueceu
    ogum
    como vencer a demanda
    ogum
    i a tristeza foi embora
    ogum
    na espada di um guerreiro
    ogum
    antes du romper da aurora
    ogum
    vai brilhar nosso terreiro
    ogum

    presto homenagem ao meu grande mentor , que infelizmente faleceu !
    muito obrigado sr. valdir mattos

  9. rafael said

    peguei minha canoa e fui pro auto mar no meio do caminho o senhor mandou chamar pedro pedro pedro pedro pescador chegou a sua hora vomos juntos navegar subi sete montanhas desi sete colinas temdo como guia minha mãe virvem maria

  10. Anônimo said

    eu vi doun na beira D`agua 2x
    comendo arroz e bebendo agua
    pois eu vi as crianças na beira d`agua 2x
    comendo arroz e bebendo agua

  11. Shirlene said

    Cosme e Damião
    Damião cadê Doum
    Doum foi passear
    no cavalo de Ogum
    dois dois sereia do mar
    dois dois mamãe Iemanjá
    dois dois sereia do mar
    dois dois mamãe Iemanjá

    Cosme e Damião
    Sua santa já chegou
    ela veio do fundo do mar
    Iemanjá foi que mandou
    dois dois sereia do mar
    dois dois mamãe Iemanjá
    dois dois sereia do mar
    dois dois mamãe Iemanjá

    Cosme e damião
    Sua casa cheira
    cheira cravo e cheira rosa
    a botão de larajeira
    dois dois sereia do mar
    dois dois mamãe Iemanjá
    dois dois sereia do mar
    dois dois mamãe Iemanjá

  12. Anônimo said

    papai mande um balão com todas crianças que tem lá no céu (2x)

    tem doce papai,tem doce papai tem doce aqui no jardim (2x)

  13. Anonimataa said

    Obrigada pelo os pontos ai vai mais 1:
    Cosme Damião,Iansã já li chamou
    Cosme Damião,vem saudar os seus irmãos
    (2x)

  14. anonimo said

    Bom,gostei dos pontos,mais podia renová-los!
    Grata

  15. camila said

    De longe eu venho com
    Receio chegar
    Peço licença pra
    entrar nesse gonga
    Os pequeninos
    Os pequeninos
    Vieram todos da
    Igrejinha do divino ho oi
    Mas como cheira
    Mas como cheira
    Botões de rosas e
    Botões de laranjeiras.

  16. erikinha said

    vai mais um aí!

    quem vem, quem vem lá te tão longe, são as crianças que vem trabalhar, ó dai-me forças pelo amor de Deus, meu Deus, ó dai-me forças pelos os filhos seus….
    ponto de Marcelinho da praia.

  17. André said

    Ponto de Subida das Crianças:
    Andorinha que voa, voa
    leva criança pro céu andorinha, leva criança pro céu, leva criança pro céu…

  18. João José said

    Ponto para crianças da mata:

    Bota fogo no mato
    Que ele vem!
    Bota fogo no mato
    Que ele vem!

    Bota fogo no mato
    Que ele vem!
    Bota fogo no mato
    Que ele vem!

  19. maicon rodrigues said

    muito bonito os pontos fiquem na paz de nosso pai oxála

  20. Rosy reis said

    Pirulito que bate bate, pirulito que ja bateu, cade Mariazinha que nao vem brinca mais eu…
    SALVE SAO COSME E DAMIAO!!!

  21. PATRICIA said

    COSME E DAMIÃO

    vai, vai doum
    vai, vai, são cosme e damião
    vai, crispim, crispiniano no jardim
    colher as rosas pra mãe yemanjá
    vai que a onda vai
    vai que onda vem
    vai que a onda vai
    e alua vai tmbem.

  22. Anonimo said

    Lá do ceu vem caindo rosas espalhadas pelo chão (2x)
    Olha lá quem vem chegando é São Cosme e damião.

    ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Cosme e Damião, oi Damião cade Doun?
    Tá colhendo rosas na roseira da Oxum

    /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

    Oi bate palmas mamãe mariazinha chegou (2x)
    Se eu pedir você me dá (2x)
    Um brinquedinho mamãe pra eu brincar….

  23. Anônimo said

    Tem bala de coco e peteca
    Deixa Ibejada brincar
    Hoje é dia de festa
    Ibejada vem saravá

  24. VINICIUS said

    1, 2, 3
    4, 5, 6
    EU QUERO VER CRIANÇA NA CABEÇA DE VOCÊS

  25. Anônimo said

    ere q vem d aruanda, padrinho ta chamando
    sem ere ñ se faz nda, padrinho ta chamando
    ere correndo na estrada, padrinho ta chamando
    para saudar filhos d umbanda, padrinho ta chamando

    (barra vento)

    • Anônimo said

      Pai Anderson de Xangô – Campo Grande MS – Terreiro de Umbanda Cacique Pirauê

      “QUando a lua brilha no ceu clareia a umbanda (bis) Clareia a Ibeijada que vem lá de aruanda!(Bis)”

      “Criancinha de Angola como brinca, vem brincar (bis) Ele brinca de bola e ela brinca de roda, vem brincar (Bis)”

      “Salves os caboclinhos da mata, quem vem vindo é Manoelzinho (bis) Manoelzinho ele vem brincando, ele vem girando, ele vem das matas (Bis)”

      “Ele é pequenininho, mora no fundo do mar, sua madrinha é serei e seu padrinho é beira-mar. (bis) No fundo do mar tem areia, no fundo do mar tem areia, seu padrinho é beira-mar e sua madrinha é sereia (bis)”

  26. Yago said

    (angola)
    mas que lindo cavalo branco
    que aquele menino vem montado
    ele vem descendo a serra dizendo
    que é filho de um soldado (bis)
    é damiao ,é damiao , é damiao
    que vem no cavalo de ogum (bis)

    //////////////////////////////////////////////////////////////////
    (congo)
    eu vi cosme sentado
    la no banco do jardim
    esperando damiao
    crispiniano e crispim (bis)
    ta chegando gente
    de todo lugar
    ta chegando gente
    só pra ver voces brincar (bis)
    gente de congo
    de angola da cambinda e da guine
    mamãe de soluba
    vem trazendo seu axé (bis)

  27. Yago said

    (congo)
    erê teimoso
    que nao vem pra trabalhar (bis)
    cadê erê de ogum
    aqui pra trabalhar (bis)

    ////////////////////////////////////////////////////

    (congo)
    e babá
    cade erê
    e babá
    nao vem me ver

    /////////////////////////////////////////////////////

    (congo)
    dois dois viajeiros
    viajam no mar (bis)
    olha o barco virou
    dois dois quer nadar(bis)

    ////////////////////////////////////////////////////////

    (congo)
    adeus nobreza
    as criancinhas
    ja vao embora
    adeus nobreza
    elas vao com deus
    e nossa senhora
    é hora é hora

  28. Yago said

    por favor se alguem souber a letra inteira deste ponto posta ai por favor agradecido

    pai filho espirito santo
    na hora de deus amem
    ele vem pra consagrar
    sua casa e seu baba
    e trouxe seus ogans
    pra firmar com os orixas
    vamos firmar meu pai
    vamos firmar
    vamos firmar minha mae
    vamos firmar
    sr ogan que toca e canta
    pra baba pra caboclo
    e preto velho pra criança
    e os orixas ….

    por favor se alguem souber como é a continuação deste ponto por favor posta ai pra mim desde ja agradecido.

  29. adenilson said

    Que lindo nunca vi tanto conto,nao me arrependo de ter entrado nessa aba veleu apena… sauve sao cosme damiao,sauve doum,sauve todos os eres.

  30. llipe.meteoro@gmail.com said

    Quem foi que jogou pedra
    Na janela de Ogum
    Foi Doum, foi Doum

    Quem foi que disse,
    Quem foi que falou,
    Foi titio Oxossi e o velho Xango
    ——————————————————————–
    Doum, Doum,
    Vem brincar no seu parquinho
    Doum Doum,
    Toma benção ao titio

  31. wesley said

    o meu anel de pedra verde que perdi no rio azul
    quem achou foi doum

  32. rtytughg said

    a mariazinha

  33. rtytughg said

    a mariazinha de morrou a jegar o mariazlna vc demorrou achegar

    • bia said

      isso e ponto d caboclo .o da mariazinha e assim:o mariazinha da beira da praia como e q balança a saia(2bis)e assim e assim q balanca a saia ,e assim e assim q balança a saia

  34. EU AMO MACUUUUUUUUUNBAAAA;…..

  35. fernando dos santos said

    cosme damiaõ o cade dooum, cosme damião o cade seus orixa, cosme damião ele vem por alta no toque da coneta quandoo os dois passava.

  36. Eliane said

    Salve os eres!!!! Que Cosme e Damião proteja nossas crianças. Amém.

  37. Paula said

    A minha é Mariazinha…ponto dela é:
    No fundo do mar
    tem areia
    no fundo do mar
    tem areia
    Meu padrinho é Beira Mar
    Minha madrinha é Sereia…

  38. Renato Mendes said

    Freqüento um terreiro de umbanda só que não perco consciência sinto que a entidade fica no meu lado. Só que quando vai embora não lembro de nada as pessoas que conseguiram muitas com as entidade que recebo. Pq não lembro quando eles vão embora, será que eu tenho entidade mesmo? Ou estou enganandoa mim mesmo. Já pensei em desistir de tudo pq não enganar e nem ser enganado. Todo mundo que recebe santo diz não ver e nem ouvir pq só eu escuto e vejo mas não lembro do que falei? Queria sua ajuda pois se não tenho desisto hoje mesmo. Ficou com medo das pessoas do terreiro acharem que estou fingindo. Me ajuda se possível.

    • Anônimo said

      vc recebe mensageiro,existe varios tipos d incorporacao.nao dexiste vc nao e diferente d ninguem.

      • Anônimo said

        Olá caro amigo espero que ainda leia essa resposta, todos nós mediuns somos totalmente conscientes, afinal de contas vivemos em uma época em que a fé, ao contrario do que muitos pensam se é mais firme, acreditamos mais no sobrenatural que nos rodeia, no ser onipresente que habita em nós, por isso Deus em sua infinita sabedoria, permite que nossos irmãos iluminados nos ajudem em nossa caminhada, Por isso somos conscientes pra que todos os conselhos, direcionamento e ensinamento de nossos mentores sirvem para nosso melhoramento e aprendizado ajudando-nos na nossa evolução espiritual. E Valdirlei, também tive essas duvidas como vc, estou na umbanda a 17 anos, hoje estou me preparando para minha coroação como pai de santo, como vc já passei por altos e baixos na minha fé, até mesmo pelo fato de ser conciente sem compreender esse dom maravilhoso que Deus nos deu que é a mediunidade por psicofonia – que é nossos mentores falando através de nós, derramando em nossas mentes conscientes seus ensinamentos e lições, para a nossa dupla evolução. Muito axé, paz amor e luz e um grande abraço meu irmão.

      • zilmara.padrao@gmail.com said

        exatamente! como refere o Irmao acima ! nao exite inconciente nao! voce interaje com a entidade, deixa que ela trabalhe, confie nas suas entidades e nao tenha medo, porque é assim mesmo com o passar do tempo sua evoluçao vai aumentando cada ves e sua confiança tambem, nao tenhas medo, e deixe as entidades trabalhar sempre voces juntos,pesquise sobre mediunidade e incorporaçao! vai te ajudar muito! muita luz em sua vida

    • J.S said

      Amigo, parabéns por sua coroação desejo a voce muita luz, paz, e muito axe…

      Eu tenho uma pequena duvida, pois conheci a espiritualidade pelo kardecismo sempre gostei de ir ver as palestras. Então um belo dia fui visitar um amigo ao chegar na residencia ele estava de saída por terreiro de umbanda onde trabalha fazendo caridade. Foi então que perguntei se eu poderia ir com ele disse que sim.Chegando la ao começar a gira de caboclo tive uma incorporação foi então que descobri que sou médium de incorporação. Fui aconselhado pelo a entidade chefe do terrei a fazer caridade pios eu estava com as 7 linhas pronta pra trabalhar. Minha pergunta é como venho do Kardecismo acredito que meus guias seja do lado Kardecismo sendo assim será se eu posso desenvolver meus guias na umbanda?

      Ficarei feliz se o Amigo me responder. Um Abraço !!!

    • Anônimo said

      Discordo dos irmaos acima. Existe inconsciencia SIM. Alem de mim, tem minha mae de santo e mais um filho que somos inconscientes. è que muitos terreiros perderam seu antigos pais e maes de santo que obtinham esta sabendoria de distinguir a consciencai e inconsciencia e que existe obrigação para preparar máteria “cavalo” para tal. Mas como hoje tudo ta misturado e inventado, como candomble e umbanda tudo misturado q não se acha mais o alface colhido do campo “orgânico” confundindo com o alface feito em laboratorio.
      Nos tempos de hoje, estão confundindo nossa linda umbanda como faculdade… e a sabedoria não vem dos livros (ajuda – mas não é fonte revigoradora). As próprias entidades quando existem mediuns bem preparados, havendo uma incorporação total (inconsciencia) obtem-se as respostas para as angustias.
      Quando não obtidas tais respostas, o google hoje tem (risos) e por isso temos terreiros sem saber o que é comeeira, sem saber como fazer uma coroação, sem saber confirmar um ponto riscado, no qual mostra a linha da entidade, o grau de atuação.
      Umbanda é de pés no chão, chão batido, com ascentamento na porteira e no pé do gongá (congá) para quando se pisa se sente, mesmo aquele que nunca foi a um terreiro de umbanda, vivencias a energia.

      Amigo,
      Não se angustie, confia em sua entidade…. vc está num estagio de irradiação e não de incorporação. O tempo, tua dedicação incondicional e seu pai ou mãe de santo vai te orientar. Seja sempre transparente com ele ou ela.

      SALVE A UMBANDA.

      Pai Anderson de Xangô –
      Campo Grande – MS –
      TERREIRO CACIQUE PIRAUÊ

  39. CARLINHOS DE ELI....PEDRA AZUL said

    SAO COSME MANDOU FAZER MINHA ROUPA DE SEDA AZUL (BIS)
    PRA NO DIA DA FESTA DELE MEU POVO COMER CARURU,

    MAS CADE COSME E CADE DAMIAO(BIS).

  40. robson said

    São cosme mando fazer
    A sua camisa azul
    No dia da festa dele
    São Cosme que caruru
    São cosme mando fazer
    A sua camisa azul
    No dia da festa dele
    São Cosme que caruru
    Eu já comi seu caruru
    Eu ja comi seu vatapá
    Agora eu quero um ere
    E que é só pra nós trabalhar

    • robson said

      27 de setembro
      vai ter festa no abaça
      saravamos as crianças mensageiros de OXALÁ
      Sarava mariazinha
      Sarava joãozinho da praia
      sarava todas falanges
      dos jardins e das makaias

  41. Anônimo said

    eu era criança,e tinha esperança de ser um dia feliz,mamae me batia e doce pedia,que eu lhe fizesse um favor,pedir ao anjinho e pro meu papaizinho que desse a ela seu grande amor,cosme e damiao doun,crispim,crispiniano,caboclinho da mata,festas e mais festas eu fiz,relembrando esse dia feliz,cosme e damiao doun,27 de setembro…

  42. Anônimo said

    cosme e damiao e menino vadio,cosme e damiao,ele quer vadiar,pra ajudar seus filhos na umbanda,tem tesouro no fundo mar…

  43. Mariah said

    Cósme e Damião Doun,
    na terreira vem brincar,
    caboclinhos da mata,
    vamos todos saravá,
    saravá ,saravá vamos todos saravá.

  44. Maria rosinha said

    Adorei sou devota aos Orixas crianças

  45. Anônimo said

    Lindos os Pontos!!! Axè!!

  46. Anônimo said

    no ceu tem tres estrelinhas
    todas tres em carreirinha
    uma e Cosme e Damiao e aoutra e mariazinha

  47. Ricardo said

    Aeee Cosme e Damião chegou,
    Aeee Cosme e Damião chegou,
    Cosme bate caixa, Damião bate tambor
    Cosme da a raiz, Damião é curador
    Aeee Cosme e Damião chegou (bis)

  48. ANONIMO said

    27 DE SETEMBRO VAI TER FESTA NO ABASSA SARAVATODAS CRIANCA

  49. ANONIMO said

    QUEM VEM QUEM LA DI TAO LONGE SAO NOSSOS GUIAS QUI VEM TRABALHAR

  50. r said

    se a canoa virou se tornou a virar brincavam na areia coom peixes dourados ea yemanjá salvai mariazinha do fundo do mar
    se a canoa virou se tornou a virar brincavam na areia coom peixes dourados ea yemanjá salvai mariazinha do fundo do mar

  51. Fabiano said

    Estava dormindo nas ondas
    Quando a Soberana me chamou
    Estava dormindo nas ondas
    Quando a Soberana me chamou
    Acorda que é hora
    Vamos cantar para Dois Dois
    Acorda que é hora
    Vamos cantar para Dois Dois!

  52. Fabiano said

    Cosme Damião e Doum
    Crispim Crispiniano
    Caboclinho das matas
    Doces pra vcs eu dei
    E a promessa que eu fiz já paguei
    Festas e mais festas eu fiz
    Dessa data feliz eu me lembro
    Cosme Damião e Doum, Doum
    27 de setembro!!!!!!!!!!!!!!!!

  53. amigos por favor preciso encontra um ponto que eu acho que era assim..
    Hoje eu quero doce, hoje eu quero bala para esfregar na sua cara…
    Será que alguém sabe este ponto pode me enviar por e-mail attuale_secretaria@terra.com.br

    • Anônimo said

      eu quero querobala quero bolo quero tudo eu também quero um maninho pra brinca brinca na areia na areia e nas estrelas eu também quero brinca

  54. vovó me trago um balão,para todas crianças que vem la do céu(2X) tem doce mamãe, tem doce mamãe doce la no jardim (2x)

  55. Meu nome é carmen iara quero agradescer pelos pontos de crianças pois eu tinha muito poucos agora só preciso da melodia muito axé a todos e viva as crianças e nosso lado infantil

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 805 outros seguidores

