Canto do Aprendiz

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

Conhecendo seu Guia na Umbanda

Posted by Carol Walent em abril 17, 2009

É muito comum no inicio das incorporações, quando a gente está ansioso, com medo , curioso e inseguro para saber quem são nossas entidades, como trabalharam, nomes, etc… Todos nós médiuns já passamos por isso…..Quando há as incorporações o médium fica mais que atento a qualquer palavra que saia de sua boca “se eu falando ou a entidades, o que vai acontecer agora, o que ele tá fazendo” ….. tudo isso faz parte do ínicio, pois ser consciente é perfeitamente normal e não é sinal de “falta de firmeza, ou imaturidade nas incorporações, ou fraqueza do médium.medium

E é nessa fase onde o médium atua muito junto com a entidade, por sua participação , ‘interatividade” que é peculiar nesse ínicio, ocorre maior incidência de uma interferência do médium , sobrepondo a da entidade.

Porém, com o passar do tempo, o médium vai ganhando confiança, vai aprendendo a ficar mais alheio das manifestações da entidades, pois para ele não terá mais mistérios e se reservará da total abstenção de qualquer tipo de interferência, inclusive de sua própria opinião do que a entidade deveria agir, falar ou conduzir numa consulta.

Muitas pessoas desistem no inicio, por não aceitar sua consciência e não conseguir trabalhar psicologicamente essa questão e achar que é ele ali e não a entidade. De não insistir e entender que as incorporações vão se firmando com o tempo. Pois nossa forma de trabalhar mediúnicamente é muitíssimo diferente de Candomblé e Espíritismo. E para a Umbanda a afinidade e sintônia nas incorporações é de fato, mais demorada. E nesse processo de ajustes, equalizações e estabelecer uma sintonia satisfatória , o médium deve entender que haverá sim erros, o seu sobrepor a propria entidade, o animismo, porque faz parte desses ajustes. Por isso o médium não deve ser pemitido ao estarem sob influência das entidades; beber, fumar e principalmente, dar consultas e atender o público, quando essa sintonia não se estabelecer de fato, avaliado pelo dirigente e guias chefes da casa.

Nao é que não podem ….. é normal as entidades não darem nomes de suas falanges no ínicio, pois o médium ainda não está preparado mediúnicamente falando … demora-se um tempo para estabelecer uma sincrônia entre a faixa vibratória da entidade com a do medium e somente quando houver harmonia, e com menos risco de animismos por parte do médium, é que elas trazem sua falange.

Antes de tudo cada guia que incorpora é único, cada um é um espírito em particular, com seu jeito de agir e pensar. O nome de que se utilizam é apenas um indicativo da forma que trabalham de sua linha e irradiação. Por isso podemos ter vários espíritos trabalhando com o mesmo nome, sem que sejam por isso um só espírito.caboclo
É como ser um médico, engenheiro, etc… Todos possuem um conhecimento comum, além do conhecimento individual. E isso faz com que trabalhem de forma diferente, mas seguindo a mesma linha geral. A mesma coisa acontece com nossos guias, então é comum escutar:
– Como é o Caboclo X?
– Me conte a estória do Preto Velho Y
– Como é o ponto riscado do Exú Z?

Isso pode ocasionar vários promelhas no início do desenvolvimento, o médium lê uma descrição de que o Caboclo Y fuma. E ele fica com “isso” na cabeça, assim que chega no momento de trabalhar com o seu guia o Caboclo Y (também) ele pede um charuto, e aparti daí fica mais difícil de romper essa barreira anímica criada pelo médium.

Ou então o médium lê que o Exu Z quando incorpora ajoelha no chão, aí pensa, “nossa o que eu incorporo não ajoelha!!!” e começa a se sentir inseguro quanto a manifestação do seu guia, podendo com isso atrapalhar o seu desenvolvimento.

Pra resumir, a melhor forma de conhecer seu guia e através do tempo, do desenvolvimento e do trabalho com ele, assim pouco a pouco você vai se interando de como ele é, como gosta de trabalhar, etc.

About these ads

430 Respostas to “Conhecendo seu Guia na Umbanda”

  1. marlon said

    adorei as explicacoes

    • Anônimo said

      perfeito, é exatamente isso que acontece

    • Ciddah said

      Preciso saber mais sobre meus guias quem puder me ajudar, : msn Ciddah.carvalho@hotmail.com

    • nanideoxum said

      gostei da sua orientação pq qnd nos estamos iniciando achamos que estamos ficando louco eu mesma estava pensando em desistir pq meu boiadeiro deu o nome errado uma duas vezes aii é muito complicado.estou ja na umbanda a 3 anos e sendo que tem gente que esta iniciando a 1 ano e quase todos guias ja deram seus nomes .

    • ely said

      estou pensando em estudar o que seja o espiritismo, porem estou com medo, ancisosa e pensando não estar preparada porque, tenho certeza que tenho algo a conhecer e sim tenho este dom, porem, busquei a umbanda para me ajudar com problemas na minha separação e ainda estou nesse problema, sera ue agora seja a hora certa?

      • 201621055 said

        tanbem to com um pouco de medo to tendo muitos recados em sonhos mas acho que é bom…

      • Alessandro said

        Olá Ely, todos nos temos receio do que o corpo físico não conhece mas não se esqueça que nos somos espíritos também somos e nascemos como um radio fora de estação e só precisa ajuste na antena e na frequência para estabelecer a sintonia.
        Não se esqueça que a UMBANDA não gera o mal para ninguém só cria o bem e faz a CARIDADE pois o que ela poderá ajudar na sua separação é tentar fazer você compreender o porque, pois tudo que nos acontece na VIDA carnal foi escolhido por nos mesmos todas as dificuldades que passamos foi escolhida no dia da nossa reencarnação, pois só assim evoluímos nossas VICISSITUDES.
        Boa Sorte em sua empreitada espiritual.

        Já a muito tempo ouço falar que so procuramos a UMBANDA ou por AMOS ou pela dor e infelizmente 70% das pessoas é pela dor e eu fui um desses 70%.

        Que OXALÁ e sua Paz e sabedoria te ABENÇOE.

    • Anônimo said

      gostei muito das explicações e entendi muita coisa

  2. marlon said

    gostaria de copiar uma parte de seu texto e colar em meu blog,logico com o nome de seu site

    • carolwalent said

      Olá Marlon,
      Obrigada pelo apoio :)
      Pode copiar sim!
      Saravá, Carol

      • Fer said

        Nossa… é incrível… Estava buscando na Internet alguns esclarecimentos sobre o q está acontecendo comigo… A ansiedade nos domina, queremos saber tudo, queremos estar prontos de uma hora pra outra e não é assim q acontece… Obrigada pela ajuda q encontrei no “seu canto”… Espero conseguir aprender tudo q preciso…

  3. alexandra said

    não tem noção de como me ajudou com essas explicações. obrigada.
    muita luz e axé pra vc.

    • Anônimo said

      por ne falando mas meu pai é o unico medium com mas epirito .
      cara ele ten uns 10 siganos uns 10 caboclos.
      mas ele nao quer faze a obrigasão .
      sidade de cajazeiras pb

  4. Vilma Rezes said

    ola adorei tirei tantas duvidas que eu tinha e eu tinha receio de pergunta ao meu pai de santo muito obrigado ainda bem que este sait esiste

    • carolwalent said

      Querida Vilma,
      Seja bem vinda ao nosso Canto :)
      Ficamos felizes em saber que estamos colaborando com as informações colocadas no blog, também aconselho a não ter receio em perguntar NADA ao seu pai de santo, ele é uma das pessoas que você tem que confiar e tirar todas as suas dúvidas.
      Boa sorte pra ti.
      Saravá, Carol

  5. jean said

    oi td bem ? espero que sim estou comesando agora no umbandismo mais participo de muitos trabalhos meu pai de santo e muito meu amigo em particula….o site de vcs e muito bom esclareci algumas duvidas que eu tinha e tanbem gosto muito das minhas entidades ….fiquem com deus … salve a todos umbndistas….

    • carolwalent said

      Olá Jean,
      Muita sorte pra você nessa sua nova etapa! Seja sempre bem vindo ao nosso canto.
      Saravá, Carol

      • Achei estranho meu Irão Jean afirmar que entrou no Umbandismo. Não se entra ou passa a ser Umbandista porque pratica e segue a Linha da Umbanda ou se entra em nada.Por outro lado Pai de Santo? Se le se considera Pai de Santo, já por aí existe erro, porque a humildade está sendo desprezada. Santo se é santo, o Pai é Zambi, Oxalá, Deus, Jesus. Dizer que é filho de Santo, ainda se aceita, mas a Umbanda, por vir sendo passado de Pais para filhos e estes não procuram pesquisar, estudar e encontrar o porquê, apresenta muitas falhas que não podemos concordar e aceitar. Desculpe-me, por ser uma aprendiz há mais de 45 anos na Umbanda e ainda não conhecê-la , mas o que já consegui encontrar tenho obrigação de repassar aos meus Irmãos. Muita Luz,Paz e Amor Incondicional. Antonio Carlos Evangelista.

      • Eu costume dizer que devemos nos apegarmos menos a certas coisas ,pois algumas palavra que falamos é por força do ábito e a propria cultura e não mudará de uma hora para outra , e digo mais existe aqueles que demonstram humildade e não as tem e outros que são o contrário ,devemos nos apegar sim a parte que mais interessa o trabalho de cura,de apoio psicologico a caridade em geral isto sim demonstrará que realmente somo, vejam que já andei muito por ai conheço muitas casa já vi muitas “casas de caridade” , não quero deizer com isto que sou um conhecedor profundo do assunto , apenas já observei muito, paz a todos , e me perdoe qualquer mau colocação.

  6. Mariane said

    - Nossa me ajuudou muito mesmo com as explicações !
    sou iniciante na umbanda e estou desenvolvendo as entidades
    com as quais trabalho !
    obrigada e saravá irmã (:

  7. roberta queiroz said

    concordo voces dizerem que o seu guia tem que ser estudado antes de ser descrito quem ele e.
    estou com uma duvida grande sob esse ponto sou media , tenho o poder da cura passa uma energia em minhas maos mas ainda nao sei quem e mas concluo que deve ser algum espirito bem evoluido alem disso tenho um sexto sentido muito forte que me avisa as coisas ate me assusto quando isso acontece fico as veses perdida sem saber o que fazer . as veses quero ajudar as pessoas mas nao sei como so sei que so quero na caridade.

    • carolwalent said

      Querida Roberta, Seja bem Vinda!
      Você frequenta alguma casa/terreiro? Fica muito dificil ajudar através da internet, mas pelo pouco que você descreveu, era bom que você estivesse frequentando uma casa/terreiro séria pra que esse você possa desenvolver e doutrinar a sua mediunidade. Querer ajudar as pessoas não é apenas o necéssario, temos que saber como ajudá-las e de forma que também estaremos protegidas.
      Boa sorte! Saravá, Carol

  8. mario herique said

    Gostei muito da explicação.

  9. maura lima said

    gostei da explicaçao,sou media muito tempo,tenho muito aprender ainda.obrigado

    • carolwalent said

      Querida Maura,
      Gostei de ler sua mensagem! Se alguns médiuns tivessem a humildade que você tem, nossa querida Umbanda estaria sendo tratada com mais seriedade e respeito.
      Seja sempre vinda ao nosso canto! Saravá
      – Tenho muito que aprender! Carol

  10. Mauro said

    Exatamente o que estou passando, muito esclarecedor.

  11. CLAUDIA said

    GOSTARIA SE ALGUEM PUDESSE ME AJUDAR, SOU MEDIUM DE UMBANDA, E TENHO UM CABOCLO QUE SE IDENTIFICOU COMO SENDO CABOCLO DA MATA DOURADA, JA PROCUREI EM DIVERSOS LUGARES E NUNCA ACHEI UMA INFORMAÇÃO A RESPEITO, POIS NÃO ENCONTREI NENHUM QUE TENHA ESSE NOME, ALGUEM ME AJUDE, ABRAÇOS A TODOS

    • Antonio Monteiro said

      Olá. Prezada Claudia, companheira de caminhada terrena. Para se identificar uma entidade vários fatores são importantes: nome, ponto riscado, forma de se expressar, artigos usados durante o desenvolvimento ou trabalho e principalmente a comunicação do médium com o guia. Pela base da nomenclatura CABOCLO MATA DOURADA é de Iansã. Trabalha na irradiação de Oxossi e vibração de Oxum. Atenciosamente Antonio Monteiro.
      Mais informações:antoniotaro@hotmail.com

      • CLAUDIA said

        ANTONIO VOCE NÃO IMAGINA O BEM QUE ME FEZ, MUITA LUZ E PAZ PARA VOCE

      • Magda said

        Boa tarde,

        Primeiramente gostaria de dizer o quanto esse site é especial, principalmente, para as pessoas tirarem suas dúvidas e se interagirem.
        Bom, estou começando a trabalhar na Umbanda e meu guia já se identificou e é um preto velho mas um ponto riscado dele é um pentagrama.
        Como trabalhamos eu e minha irmã e não temos muita experiência gostaria de pedir uma melhor explicação do que seja isso, se for possível.
        Obrigada,
        Magda.

    • Itála Gláucia said

      Boa tarde Claudia,parabéns você foi escolheda por uma entidade que é só sua não se espante, cuide dela e o evolua essa entidade.OK

  12. tenho 54 anos estou muito comfusa na minha vida espiritual preciso de ajuda ,sou do dia 14-08-1954,mouro xxxxxxxxxxxxx cidade tiradendes sao paulo

  13. Anônimo said

    ola, salve sou filho de Umbanda, e foi batizado por Ogum Sete Couraça, só que nunca o vi em nenhum terreiro, gostaria de saber se meu padrinho ainda chega em alguma terreira e seu ponto.

    um abraço. meu email (jl_du7arte@yahoo.com.br

  14. Ola salve: Preciso muita da sua ajuda. Estou com 60 anos e desde pequeno sempre fui muito influenciado com o espiritismo mais até aos trinta anos nunca havia trabalhodo. logo depois fui a um centro espirita e derrepente encorporei um preto velho, gostei muito, a chefe do terreiro me convenceu que eu tinha grandes mediunidades e que eu precisava muito seguir dentro destas linhas. Não entendia nada mais rapidamente não sei eu, mas os medios eram muito solicitados para consultas. perguntei a chefe se eu estava preparado para tal, ela me respondia que meu cavalo ja estava preparado pessoalmente e espiritualmente para servir ao bem. Fiquei algum tempo neste terreiro, logo depois esta senhora chefe do terreiro faleceu, eu abandonei por total esta missão. Mais as vezes eu recebo uma entidade. POR FAVOR ME AJUDE. A primeira vez eu recebi uma entidade que ficou conhecida “VOVÔ CONGO DE ANGOLA”, ele canta esse ponto SALVE VOVÔ CONGO DE ANGOLA- OI SALVE A FORÇA QUE SEU PAI LHE DEU-SALVE AS COCHEIRAS-ELE FAZ REMÉDIOS PARA OS FILHOS SEUS-ELE VÉM, ELE VAI- E TRAZ REMÉDIO PARA OS FILHOS SEUS. A minha cidade é bem fria, esse preto velho não se importa sempre chega de camisa mais quando se incorpora tira a camisa e regassa as pernas da calça, fica bem curvado ao chão usando uma das mãos para se equilibrar e treme muito, sempre faz um risco em forma de cruz, usa um copo com agua, com arruda e uma vela branca acessa dentro do copo onde faz suas consultas. Com ele eu manifesto outros guias no qual alguns consegui identificalos mais ou menos. MALANDRINHO, PEDRINHO DE GUINÉ, SEU SETE ENCRUZILHADAS, e outros não, parece ser um índio e não sei mais. Agora depois de 30 anos, esse preto velho mandou eu voltar aos trabalhos, mais infelismente eu não sei quem sou. Sera que este velho ´rei congo é pai joaquim de angola. Não frequento nenhum terreiro mais aqui durante todo esse tempo, infelismente não conheço aqui nenhum que possa me dar essas informações espirituais corretamente e conciêntemente. No dia 08 de maio fiz um trabalho para esse ‘OU ESSES PRETOs VELHOS” sozinho e ele tornou a me cobrar que volte. O QUE FAZER… SARAVÁ….

    • carolwalent said

      Querido Walter,
      O que fazer….??? Trabalhar! como seus guias estão solicitando, se é isso o seu desejo também!
      Não gosto de influênciar a ninguém a trabalhar em casa (na sua própria casa) – Quero deixa bem claro que isso é uma opinial pessoal minha!
      Te aconselho a procurar um terreiro onde você possa ter um ambiente propício para trabalhar com seu guias.
      Qual é a sua cidade? Farei melhor, entrarei em contato com você via e-mail.
      Saravá, Carol

    • ITALA GLAUCIA SOZA RAMOS said

      Itala disse Walter gostei muito da sua Historia , gostaria de saber como você esta agora?saravá.

  15. JOAQUIM said

    HOJE DIA 22 DEMAIO EU FIQUEI MUITO EMOCIONADO POR TER ENCONTRADO ESTE SITE EU MORO EM NAVEGANTES
    SC SOU MEDIUN MAIS TINHA DUVIDA QUANTO ESTA CONCIENTE FICAVA SEMPRE COM MEDO DE ERRAR E
    PREJUDICAR OS OUTRO AGORA ESTOU ALIVIADO OBRIGADO PELA ORIENTAÇAO SARAVA CAO

    • carolwalent said

      Querido Joaquim,
      Seja bem vindo ao nosso canto :) Muito obrigada pelo apóio!
      Ficamos felizes em saber que este canto ta te ajudando de alguma forma, foi com esse intuito que comecei com esse blog, pois sei que é normal que todos passem por certas inseguranças no início e diversas perguntas. Boa sorte pra ti!
      Saravá, Carol

  16. Geovanne said

    Fico Muito Feliz De Ter Achado Esse Site é Muito importante, Essa Religião Afro Bralileira, Infelizmente Está Sendo Totalmente Esquecida OS Catolicos, Evagelicos e etc… Cada Dia Só Cresce Enquanto a Religião Afro Brasileira Cada Vez Ta Sendo Mais Esquecida E Mais Criticada Entre Os Catolicos E Os Evangelicos. axé!

  17. carolwalent said

    Olá Jorge,
    Desculpe minha ignorância mas eu não conheço esse caboclo.
    Saravá e boa sorte, Carol

  18. Posso lhe chamar de mãe espiritual CAROL…
    e exatamente isso que esta acontecendo. Eu quero muito trabalhar com meus guias, mas primeiro quero saber quem são eles, pois como enviei a vc sobre um preto velho, e depois que comecei a ler seus comentarios estou completamente em duvidas poe ver que vovô congo de angola não existe, mais podem talvez ser vovô rei do congo ou pai joaquim de angola sei la! Minha cidade é teresópolis rj. Quero muito aprender com essa mãe saravá.

    • carolwalent said

      Querido Walter,
      Agradeço as palavras carinhosas, mas sou apenas uma Aprendiz! Por favor me trate apenas como Carol :)
      Bem, tô entrando em contato com algumas pessoas que conheço, para vê se posso te indicar um terreiro sério perto da sua aréa. Te deixarei informado (via e-mail) assim que eu conseguir falar com eles.
      Seja sempre vindo a esse canto!
      Abraços fraternos. Saravá, Carol

      • ozeni lima said

        oi carol gostei muito das revelaçoes. sou do candomble e como todos tenho muitas curiosidades. sou muito sensitiva e uma coisa q mem deixa muito bolada é q tenho uma ligaçao muito forte com a india e com o méxico adoro nssa senhora de guardalupe e as deusas hindu.

  19. IRENE said

    nossa carol que lindo !!! talves vc não tenha noção do tamanho do bem que vc esta fazendo !!! tudo quando esta no começo desperta muitas duvidas principalmente o nosso lado espiritual !!!como é bom ver que tem alguém preocupado com os outros !!! que nosso pai oxalá lhe conseda muita saúde para que viva muitos e muitos anos para continuar nos ajudando !! a vida e´um eterno aprendizado!!!! aprendi muito aqui hoje !!! axe´ formoso!!!

    • carolwalent said

      Querida Irene,
      Muito obrigada pelas palavras carinhosas e de apoio! Fico bastante feliz que este pequeno “canto” esteja contribuindo de alguma forma.
      Seja sempre bem vinda ;)
      Saravá, carol

      • IRENE said

        obrigada!!! querida ja´me sinto em casa!!! salve a umbanda!!!

      • IRENE said

        Gostaria de saber se vc me autoriza a colocar algumas materias do seu blogno meu blog ? com certeza deixarei seu nomecomo autora !!! e vou colocarseu endereço tambe´m para que outras pessoas possam esta visitando esse blog!!! axé´!!!!

  20. pedrovidote@hotmail.com said

    olha eu queria saber com quantos anos poderia começar a trabalhar com o espiritismo??,eu tenho só 12 anos mais eu sou cambone de um centro-espirita e eu gosto muito e tenho muita curiosidade em saber vc pode tirar essa duvida pra mim??

    ha mais aquela respostas ajudou muito

    • carolwalent said

      Querido Pedro,
      É tão bom quando escuto pessoas da sua idade ter o amor pela nossa querida Umbanda!
      Primeiro, se você ainda não sabe, você já está trabalhando na umbanda, ajudando de alguma forma o terreiro que você frequenta.
      Segundo, para trabalhar com a mediunidade psicofônica (incorporação) só o tempo dirá se você vai ter aptidão para isso.
      No terreiro que frequento não é permitido pessoas com idade abaixo de 18 anos, mas isso varia entre terreiros. Conselho á você a não ter pressa, seu próprio corpo fisico ainda está em desenvolvimento, tudo tem sua hora e os nosso guias sabem bem disso.
      Aproveite cada dia de aprendizado no terreiro, novas descobertas, pois é um tempo maravilhoso, que não volta nunca mais. E o levando de maneira proveitosa, sem pressas, ansiedades e se despojando de medos, seremos médiuns melhores, mais seguros, confiantes e maduros para tão importante tarefa, de ser um canal entre dois planos.
      Boa sorte pra ti!
      Saravá, Carol

      • Anônimo said

        guia espiritual existe apartir de sua ixistencia na terra acredito na rencarnação
        de vidas passadas.

  21. Marlene Faria said

    Carol, onde frequento temos curso de 9 meses para depois passarmos por um teste mediunico, para então entrarmos na casa como médiuns, é sério mesmo, mas são tantos irmãos, graças a Oxalá que algumas encucações acabo deixando para que com o tempo sejam esclarecidas ou por conclusão compreendidas. Li seu texto acima e fiquei muito feliz com a maneira com que vc explica o que ocorre neste período tão conturbado dos inicantes, muito obrigada e com sua permissão passarei a sua explicação para alguns irmãos e amigos que tbm sintam-se inseguros. Parabéns por estar usando este meio como fonte de elucidação a tantos que não recebem as orientações necessárias. Um grande abraço

  22. fabio said

    OLA CAROL, ESTOU DESENVOLVENDO AGORA E AINDA NAO SEI DIFERENCIAR AS VIBRAÇOES DA LINHA DAS AGUAS, QUANDO É VIBRAÇAO DE IEMANJA,QUANDO É DA MAE OXUM E QUANDO E DE NANÃ, POIS TODAS SAO MUITO PARECIDAS. VOCE PODERIA ME JUDAR A DISTINGIR AS VIBRAÇOES, OU PELO MENOS ME APONTAR ALGUMAS DIFERENÇAS?OBRIGADO.

  23. Pedro said

    oiii carol vc pode me passar seu msn ??

    para nois conversa se vc poder me passar não precisa publicar passa pelo meu e-mail
    ta bom passa lá pra mim

  24. silvio said

    Carol boa noite.
    Eu estou na Umbanda uns 8 meses, a minha duvida é que o meu preto velho me disse o nome quando eu estava acendo uma vela para ele,eu não sabia o seu nome ,referia-me a ele como preto velho,o nome veio mais ou menos assim:
    após acender a vela agradeci pelas vezes que ele incorporou chamando de preto velho,alguem me passou pelo pensamento que o nome é Pai Jacó,depois de um tempo ele riscou um ponto no terreiro,na semana passada ele riscou o mesmo ponto para ser apresentado ao meu Pai de Santo,no decorrer dos dias eu tentei encontrar um ponto parecido e a explicação para tal ponto,o que eu tive foi uma interpretação do significado através da analise do ponto,agora a pergunta é?
    Foi eu que deduzi ou foi Pai Jaco que me explicou o que significa?
    Pois eu ficava imaginando o que o guia falaria ao Pai de Santo quando ele pergunta-se o que significava o ponto, era como se o guia estive-se falando ou respondendo a pergunta.Agora é o meu guardião que quer riscar o ponto,ele passou o seu nome mentalmente é o Seu Tranca Ruas das Encruzilhadas,foi ele que prefere que eu o chame de guardião em vez de Exu,mesmo sem ter riscado o ponto eu ja sei como ele é, sera que não é da minha cabeça isto?
    Primeiro foi o Preto Velho,depois o Seu Tranca,agora tenho também o nome do meu Boiadeiro,Jé cadeado, porque o meu caboclo ainda não deu o seu nome, já que sou de Oxossi, peço que me desculpe se estou te perguntando demais, agradeço se me responder.Se possivel somente para o meu e-mail grato.

    • carolwalent said

      Querido Silvio,
      Seja bem vindo ao nosso canto :)
      É normal isso acontecer, nossos guias se comunicarem pela intuição ou pelos sonhos. Não se preocupe, se não for o Pai Jacó o nome do seu guia com o desenvolvimento ele vai se explicar. É de extrema importância para os médiuns iniciantes não terem pressa para saber o nome da falange de seus guias. Não procurar saber de arquétipos, ou referencias de falanges. Não ter pressa ou ansiedade para saber como são, como trabalham, o que usam, cores, instrumentos, etc. No início estamos muito sob influencia da mente e de reflexões e registros do subconsciente. E até a entidade vir mais “refinada” leva tempo.
      É importante eu entender o objetivo do porquê estou desenvolvendo minha mediunidade ? E consequentemente do porquê estou dentro de uma corrente umbandista?
      Tente conversar com seu PS ou MS e tire todas as dúvida com ele(a), pois ele(a) é a pessoa mais indicada para ti ajudar, pois tá acompanhando seu desenvolvimento..
      Boa sorte….Saravá, Carol

  25. rosangela said

    gostei muito trabalho numa casa kardecista la eu dou passe e as vezes sinto vibraçao mas eu tambem vou num terreiro de unbanda que eu adoro la eu canbono um caboclo e estou me desenvovendo gostaria de saber se eu posso trabalhar nos dois lugares isso pode me prejudicar de alguma forma na casa kardecista que eu trabalho tem gente que nao aceita mas o meu coraçao esta na unbanda la eu me sinto muito feliz gostria de saber de voce se estou no caminho certo gostei das expricaçoes que voce deu das pessoas que estao iniciando na unbanda me manda uma resposta pelo meu Email um abraço

    • carolwalent said

      Querida Rosangela,
      Seja bem vinda ao nosso canto!
      Bem, toda religião é uma porta de uma estrada a percorrer que pode nos levar a Deus, não existe a mais perfeita, a mais correta, a mais voltada para o bem, a melhor aos olhos de Deus. O que fazemos com os ensinamentos que cada um prega, só depende de nós mesmos.
      Ter duas religiões distintas como “norte” para o sagrado, como crença, fé e direcionamento tanto nas práticas, como nos rituais, não aconselho. Como ter como crença e afetivamente , levar essas crenças a sua vida, se há conflitos entre ambas (Umbanda e Kardecista). Podem haver semelhanças, mas também, muitas diferenças….
      Frenquentar, assistir os eventos liturgicos, ler livros sobre, conhecer, estudar sobre, é uma coisa….. e acho bastante proveitoso até, uma pessoa conhecer de tudo um pouco.
      Agora por exemplo, trabalhar como médium na umbanda e trabalhar como médium numa casa espírita por exemplo…. não aconselho muito (opinião pessoal). O que não impede de uma pessoa ler, estudar e conhecer ambos os segmentos, sem se tornar adepto.
      Procure escutar seu coração, talvés esse seja seu caminho, mas talvés daqui há alguns anos você tenha que escolher em qual das duas você vai trabalhar como médium.
      Dê uma olhada nesse post, fala um pouco sobre como nossos guias trabalham em diferentes religiões: http://cantodoaprendiz.wordpress.com/2009/04/17/as-entidades-sao-da-religiao-x-ou-y/
      Boa sorte pra ti.
      Saravá, Carol

      • edna said

        Querida carol estou muito confusa ..fasso desenvolvimento a um tempo ja mais..mais ainda nao falei para meu namorado sempre q vou tenho q inventar uma desculpa. me ajuda muitoo axe para vc q que nosso pai oxalá te proteja..beijos

  26. rosangela said

    obrigado,carol pelo conselho vou seguir meu coraçao saravà rosangela

  27. Felix said

    Frequento a Umbanda a muitos anos, e com o dia a dia, aprendi que as entidades ou guias que trabalham no nosso aparelho(corpo), sao mentores(espiritos de luz), por isso nao devemos usar o falar de muitos de que sao (meu guia, minha entidade, meu etc.), eles usam nosso aparelho para seu crescimento, como para o nosso tambem, nesta caminhada. O certo eh a entidade que usa meu aparelho, meu corpo.
    Devemos ter a humildade em saber, de que eles(espiritualidade) nos escolheu para fazer parte e contribuir para o crescimento da Umbanda.
    Abraco a todos.
    Que a forca de Oxala, ilumine a todos.

  28. Jussara Wehbeh said

    Bem…Eu estou em desenvolvimento a 1 ano e quatro meses,não sei o nome de nenhuma das minhas entidades,no início pensava muito nisso,na forma em que eles se aproximavam e por que eu via tudo?Depois,fui,adquirindo confiança e as coisas foram melhorando,mas ainda não sei os nomes,fico pensando,por mais que não queira,quando isso vai acontecer?Adorei o texto,esclarecedor,forte abraço,Jussara.

  29. Anônimo said

    eu i meu primo adoramos esse texo porque tiro muintas duvidas nossas obrigado

  30. Saul said

    Boa tarde Carol,
    Ao contrário de muitos aqui, minha educação é evangélica. Mas muito do que é dito aqui tem significado p/ mim.
    Quando completei 30 anos, fui dominado por uma apatia nunca vivenciada, aos 32 anos resolvi entrar em mim mesmo para entender o que ocorria. Mudei minha dieta, erradiquei meus vícios e comecei a praticar minha concentração. Conclusão: Tive um surto messiânico que me levou a desafiar os três poderes deste país. Hoje consegui dominar-me retornando ao fumo e a carne.
    Algumas coisas que aconteceram quando fui a um terreiro:
    1 vez – Veio uma senhora muito frágil e até sentia uma bengala na minha mão direita. Após eu expulsa-la veio um outro ser que me dominou e não pude expulsa-lo, este me agredia muito, chamava a minha mente de maldita e mandava eu me calar, pois ele era sagrado. Ninguém conseguia ficar na minha frente, eles tremiam muito e ficaram com medo.

    2 vez – Acordei chorando e tremendo, a minha boca falava sozinha e dizia que o sagrado estava ali. Pequei um lápis e papel e comecei a escrever calma e confiança. Após ler o que estava escrito comecei a dizer, nada é meu tudo é seu, com gestos de limpeza, ganhei símbolo (O que vcs chamam de ponto riscado) e número.

    3 vez – Novamente senti um velho de bengala só que percebi outra presença e deixei-o, ele me chantageou falando que quem estava vindo era a igreja e segui-la traria tristeza. Não dei ouvido, depois vi uma luz azul se aproximar, meu rosto começou a arder e as lágrimas começaram a jorrar, meu corpo inteiro foi dominado por um sentimento de ternura.

    4 vez – Senti uma aproximação e percebi que era de dominação, símbolos e números apareciam na minha mente e travei uma luta pois não queria ser dominado. No final, comecei a vomitar e reassumi o controle.

    5 vez – Vieram muitas aproximações avisando para não perguntar o que já sabia e p/ não me justificar. De repente meu corpo assumiu uma posição de reverencia e minha mente fechou, meu corpo foi dominado por uma profunda paz e minhas costas pareciam que estavam carregando um enorme peso.

    6 vez – Novamente vieram muitas aproximações e me mostraram algumas coisas, meu símbolo brilhava e ardia na minha testa. Ouvia muitos choros e orações e muitos diziam que não eram meus inimigos, que respeitavam o meu ponto.

    7 vez – Vi uma bola azul enorme descendo no centro, uma vermelha ia para a esquerda e outra branca ia para a direita. Olhei para cima e vi no céu se abrir um aro amarelo e outro branco, no meio uma bola negra, parecia um olho gigante! Esqueci as luzes e fixei no olho em seguida senti uma aproximação e meu lado esquerdo começou a queimar, tremer e alguém dizia: Você não pode ir ai, vc não sabe o que está fazendo! Olhei para baixo e vi a luz vermelha do meu lado um descontrole enorme me tomou.
    Obs: As visões são de olho fechado.

    Pergunta: É possível dominar esse poder ou é esse poder que domina?

    Obrigado!

    • carolwalent said

      Olá Saul,
      Seja bem vindo ao nosso canto!
      Pelo que você relatou, você paresse está, como muitos dizem, com a mediunidade a flôr da pele.
      Pergunta: É possível dominar esse poder ou é esse poder que domina?
      Concerteza é possivel dominar sim com o desenvolvimento! Quando falamos em desenvolvimento não quer dizer que você estará se desenvolvendo pra se torna um médium de passe ou de trabalho, uma das questões do desenvolvimento aplica-se justamente á aprender administrar essas energias que estão ao seu redor e você não sabe como domina-las, no decorrer do desenvolvimento você, como todos nós, temos o nosso Livre-arbítrio para escolher a continuar ou não nesse seára.

      Algumas explicações básicas de alguns sintomas:
      Enjôo - pode ser resultado da movimentação do chakra gástrico para doação de energias, ou alguma entidade que atue e vibre nesse campo de força.
      Tremores e movimentos involutários – indica movimentação do duplo etérico, ação das entidades sobre nosso campo magnético, agindo sobre os chackras, tanto pode ser com o objetivo de troca energética, como para incorporar, ou preparar os centros de força para incorporações futuras, ou seja, quando estão nos preparando para posteriores incorporações.
      Arrepios - talvez seja o efeito mais comum, resultado da sensibilidade da troca energética entre que processa… e descargas elétricas de nosso duplo etérico.
      Bocejos – são frutos da emancipação/soltura do corpo astral que está sendo preparado para o afastamento que virá com a incorporação. Os bocejos se dá por entrarmos num estado de relaxamento (parecido ao que antecede o sono) , onde também há o desdobramento perispiritual. É um processo normal que todos sentem, uns mais que outros.

      Aconselho você procurar conversar com o Pai ou Mãe de santo desse terreiro que você está frequentando, e explicar o que está acontecendo, se ele(a) forem pessoas sérias, saberão o que dizer á você.
      Boa sorte e não tenha medo, a mediunidade é uma benção de Deus!
      Saravá, Carol

  31. thiago said

    Ola Carol
    Muitu bom seu trabalho que Pai Oxala te abençoe por estar ajudando a mutas pessoas um grande abraço

  32. Ana Paula said

    Carol, estou em desenvolvimento na umbanda e incorporo uma cabocla que deu o nome de Jayara já procurei na net e não acho nada sobre esta cabocla tive um sonho em que estava na praia incorporada com ela e um passaro estava picando minha mão vc poderia me ajudar será que ela quis dizer que trabalha na mata e é da linha da iara ou iemanjá vc sabe algo sobre esta cabocla

  33. Mariza A. de Oliveira said

    Boa Noite.

    É meu primeiro acesso ao site. Estou adorando. Sou medium de psicofonia e videncia, sempre trabalhei no Kardecismo, fiquei afastada por mais de 10 anos e agora que voltei a trabalhar em novo centro estou recebendo entidades de Umbanda as quais considero e respeito muito. Alias estou adorando trabalhar com eles. O primeiro que manifestou e se deixou identificar foi meu querido Caboclo Sete Flechas, agora estou começando a receber a preta velha Mãe Maria, também muito querida pois me passa enorme bondade e generosidade. Mas tenho uma dúvida:

    Há anos vejo comigo uma entidade que se identifica como pomba gira rainha e cigana mas não se identifica plenamente.
    Vejo uma linda moça de longos cabelos louros, brincos de ouro de argolas, blusa típica cigana de cor vermelha e saia dourada, muito bondosa e muito sensual também. Diz que quer me proteger por isso está sempre próxima a mim. Gostaria se possível de saber qual o nome desta entidade e porque há tantos anos a vejo e ela não se identifica por completo.

    Obrigada e parabéns pelo site.

  34. Marilei Cassemiro said

    Olá,Carol! tudo o que você explicou em seu texto é exatamente o que sinto e as dúvidas sáo as mesmas. Obrigada por esclarecê-las, faz um ano que freguento a Umbanda, apesar de já ter desenvolvido na mesa cardecista, resolvi ir trabalhar na Umbanda. É muito diferente do modo em que eu estava acostumada, tenho medo de estar sendo alvo de espíritos obsessores, bem como de não ser o espírito que está falando, e também de trabalhar com a linha dos Exus e Pomba-Gira, apesar que já recebo todos, mas tenho meus receios, penso que estou traindo DEUS, a quem amo demais. Mas seus esclarecimentos foram claros e firmes, obrigada. Um abraço.

  35. pedro said

    o carol não sei se vc me responde essa pergunta mais eu vo perguntar ontem meu vo tava com o diabete hi (mais de 600)e entrou uma pomba de rua e depois entrou um beija-flor entrou duas aves ontem aqui em casa vc pode me diser o que significa isso?

  36. Anônimo said

    OLA CAROL, ESTOU DESENVOLVENDO AGORA E AINDA NAO SEI DIFERENCIAR AS VIBRAÇOES DA LINHA DAS AGUAS, QUANDO É VIBRAÇAO DE IEMANJA,QUANDO É DA MAE OXUM E QUANDO E DE NANÃ, POIS TODAS SAO MUITO PARECIDAS. VOCE PODERIA ME JUDAR A DISTINGIR AS VIBRAÇOES, OU PELO MENOS ME APONTAR ALGUMAS DIFERENÇAS?OBRIGADO

  37. Juliana said

    Gostei muito do texto! Esclareceu bem algumas dúvidas minhas…
    Estou iniciando na Umbanda e possuo muitas dúvidas sobre a incorporação e a consciência.
    Excelente abordagem!

    Abraços, Juliana :)

  38. Boa tarde…
    ja fui em varios casas de umbandas,e sempre ao consultar com um medium,a resposta era sempre que eu tinha uma coroa linda por que não uzala.
    eu sempre quiz trabalhar,mas o medo não me deixa-va.
    ao me consulta com uma entidade,ela acabou puchando uma outra entidade que estava comigo.
    eu acabei incorporando um exu.gostaria de saber como eu sou um simples iniciante do umbanda,como eu devo me proceder daqui pra frente.
    e normal uma pessoal receber logo de cara um exu,tem uma regra para isso,ou e assim mesmo.
    por favor me esclarece esta duvida.
    este fato aconteceu em casa com meu irmao e minha mae.
    obrigado.

  39. Larissa said

    Beem eu começei agoora eu queriia saber o noome dos meus erês a minha mae de santo falo que se eu pedir pra eles falarem no sonho fica mais faciil. foi oque eu fiz.
    eu sei que no ouutro dia eu acoordeei com os nomes ” juka ” ” aninha ”e ” mariia ” na cabeça . voocê acha que pode ser alguma coisa da minha cabeça?

    outra pergunta ( eu sou curiosa )
    ‘ eu quandoo incorporo ou irradio. eu nao consigo deixar meu guias falar é normal?

    Obriigadoo ! beijos .
    ( otiima materia )

  40. SIMONE said

    OLA,GOSTARIA MUITO DE AGRADECER AO CANTO DO APREDIZ A ME AJUDAR EXTERMINAR A DUVIDA QUE TANTO TINHA NA MINHA INCORPORAÇAO,CHEGUEI AO PONTO DE AFASTAR DO MEU TERREIRO E ACHAR QUE O QUE SENTIA ERA FRUTO DA MINHA IMAGINAÇAO.POIS VEJO ESCUTO,SO NAO CONSIGO INTERFERIR NAS ATITUDES DOS GUIAS.
    GOSTARIA DE SABER E NORMAL FIRMAR PRIMEIRO EXU ,PRA DEPOIS CABOCLO E PRETO VELHO?

    OBGDA

    • carolwalent said

      Querida Simone,
      Fico feliz em sabe que esse cantinho esteja contribuindo de forma positiva.
      É muito normal, muitos médiuns, quando está no começo do desenvolvimento, sentem a incorporação ou aproximação das entidades da esquerda mais presente, pois se tratar de entidades com vibração mais densas, mais proxima a nossa vibração(encarnados).
      Boa sorte pra ti.
      Sravá, Carol

  41. joao pedro said

    muito bom obrigado por me ajudar

  42. Iglair said

    Oi, adorei a explicação sobre incorporação,ontem incorporei pela 1ª vez na linha de pomba gira, fiquei muito assustada e com muita duvidas então queria poder ter mais conhecimento sobre esse assunto.POr favor me ajude.Oxála que te ilumine.Salve.

  43. cesar said

    gostei muito da explicação, so nao teve o que eu queria saber. mais valeu gostei muito

  44. Rosangela said

    Olá a todos, sou muito feliz por ser umbandista e saber ter pessoas como vcs que nos ajuda com textos tão esclarecedores.Muito obrigada á todos.
    Abraços,salve

  45. Celso Lopes said

    Olá, que nosso Pai Oxalá Ilumine a todos da cabeça a ponta dos dedos dos pés…, trazendo sentimentos bons de União, paz e felicidades…

    Oxalá e todos os guias protejam a nós todos!!!!!!!!!!!!!!

    Salveos anjos de Guarda de Todos e suas respectivas Coroas..

    Abraço Fraternal,
    Celso Lopes

  46. Desmistificar,..esclarecer,… fornecer conhecimento!
    Este éum papel de suma importância dos dirigentes e chefes de terreiros e Tendas de Umbanda Sagrada.
    Praticar a religiosidade com confiança e a prática da caridade cristã, é o papel da nossa religião.

    um abraço fraterno
    Jabonã Anna.

  47. Muito bom!
    Vamos instruir e desmistificar a nossa religião…
    http://www.tendadeumbanda.com.br

    abraços fraternos à todos queridos irmãos
    Jabonã Anna.

  48. Anônimo said

    que deus abencoe a tds gostaria de saber se existe um meio para que eu possa ver os meus guias ja incorporei varias vezes mas devido a duvidas abandonei a umbanda a pessoa que me girou queria que eu fizesse coisas que nao concordo se alguem puder me ajudar agradeco

  49. Roger said

    eu gostei do que estava escrigo ai,eu começei a incorpora a pouco tempo atraz e tinha essas duvida,sera que quem esrevu esse texto pode me adiciona no msn? roger_ab_cdmb@hotmail.com brigado pela atenção luz e axé para vcs irmaos e irmas :]

  50. Felipe said

    Boom carol meu nome é felipe e tenho quinze anos voo fazer 16 em março. é assimeu iia na umbanda desde pequenoo poiis minha mãe era umbandista até qui um diia ela saiu e virou evangélica, e desde entaum continuo indo ao terreiro de umbanda, e quando vo começo a me tremer nem consigoo para.. e as vezes vejo uma linda mulher de cabelo pretoo logo com um vestido vermelho e uma taça de vinho na mão.. teve um dia qui eu estava no terreiroo e vii essa mulher dançandoo quando me levanteii estava zonzoo e tremendoo muiitoo.. Morro de vontade de trabalhar no terreiroo.. queria muiitoo saber pq tremo tanto ii vejo essa mulher.. Quando escuto qualuqer pontoo começoo a me treme.. por favor me ajude!! Bjs ii adoreii o site é muiitoo boom

  51. Anônimo said

    ola muito obrigada .. ja participo das resunioes de umbanda faz 4 anos ,onde me disseram q sou medium mas tinha medo de desenvolver . dai procurei entender melhor sobre tdo a respeito de espiritismo e me senti segura entendi q ser medium e uma dadiva de deus .. resumindo estou iniciando o desenvolvimento mediunico … esta sendo uma experiençia incrivel p mim estou amando … mas tinha muitas duvidas sobre o momento da incorporaçao entendi ? as vezes no momento eu sinto diferente mas n concigo falar ouço os pontos . ouco as vezes algo a minha volta mas tb n consigo dizer nada … dai lendo seu texto explicando o q aconteçe e q e normal , me senti bem melhor por isso te agradeço por essa caridade q deus te ilumine abundantemente .. bjss OFELIA MARIA SOARES

  52. rick said

    muito bm otima explicaçao parabens

  53. rita said

    adorei essa esplicação pois isso vem me deichando com vontade de desistir ,quando tem agira no terreiro e vejo as coisas fico muito confusa gostaria muito que isso não acontesese pois fico a todo momento procurando a total inconsiência, como faço prar alcxançar isso ?

  54. henry said

    A interpretaçao sobre a mediunidade me deixa um puco confuso, porque com tantos anos de umbanda. me vejo um mediun consciente. sera que o que eu vejo, ouço, e falo, sao verdadeiros, em mim, sera que o meu intercessor, esta ao meu lado para me orientar nestes momentos de consultas?,
    Gostaria ainda de saber, se é correto se usar guias, sem que os proprios espiritos a solicitem,? Pode se ter no mesmo terreiro dois mediuns que tenham o mesmo guia? e que um ao desencorporar do mediun, incorpora no outro?:
    Sei que existem varias qualidades de guias espirituais ( orixas, etc), mas a duvida é esta. Quanto aos pontos que sao riscados pelos guias, até hoje nao tive conhecimento de nenhum guia que tenho trabalhado faze-lo ,.Pergunto ainda, sera que minha confusao é porque nao tenho mediunidade inconsciente?
    Estou na umbanda a 40 anos,

    • carolwalent said

      Querido Henry,
      Ser médium consciente é mais comum do que se imagina, tem um post no blog que fala um pouco sobre isso, aqui esta o link – http://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/11/23/mediuns-inconscientes/

      P=Gostaria ainda de saber, se é correto se usar guias, sem que os proprios espiritos a solicitem,?
      – Depende dos fundamentos do seu terreiro, na minha casa só se usa guias para os trabalhos.

      P=Pode se ter no mesmo terreiro dois mediuns que tenham o mesmo guia? e que um ao desencorporar do mediun, incorpora no outro?
      – Não é comum, mas pode existir sim.

      P=Quanto aos pontos que sao riscados pelos guias, até hoje nao tive conhecimento de nenhum guia que tenho trabalhado faze-lo ,.Pergunto ainda, sera que minha confusao é porque nao tenho mediunidade inconsciente?
      – Não, Cada entidade possui sua assinatura espiritual, ponto riscado proprio, particular e unico, que a (o) identifica como parte de uma falange, sua identidade, suas vibrações, campos de atualização, que forças manipula com aquele médium, portanto, você não encontrará um ponto riscado “identico” ao dos seu guia.
      Temos alguns posts no blog que falam um pouco sobre pontos riscados.

      Saravá meu irmão,
      Carol

      • henry said

        Obrigado pela sua informaçao, foi muito util, é que realmente fico confuso, porque, vejo, ouço e ensino o que tem de se fazer. e por diversas vezes. os consulentes me agradecem pelo feito do preto velho, ou do exu malandro, ou mesmo da bombogira Maria mulambo da estrada.
        O que me confundia realmente é 0 fato de eu ter consciencia de tudo. Mas como voce mesma diz, que isto é uma normalidade, entao serei mais crente, no que se diz respeito aos trabalhos por eles indicados.
        Nao ha problema algum vc trabalhar na linha de exu com 3 exus diferentes?
        Porque na gira grande. primeiro vem seu TRANCA RUA DAS ALMAS. DEPOIS O MALANDRO DA ESTRADA E POR FIM A RAINHA MARIA MULAMBO, PORQUE TEM TENHO MUITO RESPEITO.
        agradeceria se me tirasse esta duvida.
        Meu preto velho com quem tambem trabalho, chama se PAI JOAO DE ANGOLA.
        mas nao consigo ver nenhuma imaguem deste bondoso guia espiritual.
        obrigado AXE

  55. Neusa said

    Carol, adorei seu espaço, parabéns.
    Estou na umbanda a 1 ano e meio e estou em desenvolvimento a 8 meses. Tenho sentido o meu coração acelerar e muito nas últimas giras…o que seria?
    Saravá

    • carolwalent said

      Olá Querida Neusa,
      Seja bem vinda ao nosso canto! Obrigada pelas palavras de incentivo.
      Quando nós estamos dispondo em ambiente mediunico de trabalho, estamos em intensa movimentação energética, tendo consciencia, sabendo ou não disso.
      Todos os sintomas comuns que sentimos, bocejos, choques, arrepios, lacrimejamento, calor das orelhas e face, tonteiras, enjoos, dormencia, rigidez muscular, taqui cardia, tremores, movimentos involuntários, perda do controle de membros ou corpo inteiro, pressão ou formigamento na testa ou nuca, sonolências ou entorpecimento, zumbido ou ruidos dentro da cabeça, pulsação de mãos, pés , cabeça ou corpo todo, pressão no peito, estomago, etc… são sintomas de que está havendo movimentação energética em nosso duplo etérico, chackras e o corpo sente e traduz essa movimentação energética em forma de sensações e sintomas.

      Doamos e recebemos energias, somos também manipulados energéticamente e invisivelmente pelos mentores da corrente astral do agrupamento de trabalho, e tudo isso, gera sensaçoes, sintomas, e efeitos mais ou menos perceptiveis, conforme a SENSIBILIDADE de cada um. Não quer dizer que quem não sente nada, ou sente pouco, não está em movimentação energética.
      Tenha paciencia em seu desenvolvimento e nessa fase de “sintonia e ajustes energéticos” junto a seu campo vibracional e de seus entidades/orixás/mentores/guias…..
      Tudo com o tempo e em seu devido tempo, entra nos eixos, se encaixe, se equaliza e se equilibra. E damos uma ajuda tremenda qdo nos colocamos confiantes na força maior e deixamos o tempo conduzir tudo com sua sabedoria infinita; tranquilos, serenos e seguros de que estamos amparados e cercados por uma luz que é divina.
      Boa sorte!
      Saravá, Carol

      • Neusa said

        Querida Carol, muito obrigada pelas palavras. Estou muito feliz no meu desenvolvimento, pois já estou recebendo minhas entidades.É verdade, pois a cada gira tenho sentido coisas diferentes.
        A umbanda é uma religião muito séria e bonita…infelismente por causa de pessoas que levam para o lado não legal a imagem da nossa umbanda ainda é vista com maus olhos. Precisamos de pessoas como vc para mostrar a nossa verdadeira umbanda…a umbanda da fé, amor e humildade.
        saravá
        Neusa

  56. lucas said

    OLA CAROL

    EU SINTO A PRESENÇA DE ESPIRITO PERTO DE MIM PRINCIPALMENTE DO MEU LADO ESQUERDO O QUE FAÇO
    POIS QUERO QUE ISSO SEJA TIRADO DE MIM , NAO QUERO DESENVOLVER EM CENTRO POIS NAO QUERO SER MEDIUN DE INCORPORAÇAO O QUE FAÇO ME AJUDE ME RESPONDA O QUE FAÇO

    ABRAÇOS LUCAS

    • carolwalent said

      Olá querido Lucas,
      Os espiritos estão por toda parte em todos os lugares, se você sente a presença deles perto de você, não tem porque ter receio em desenvolver essa mediunidade, pois não é dessa forma que funciona e além do mais, nós temos nosso livre arbítrio.
      Mas, aconselho você procurar uma casa de Umbanda ou Kardecista pra tomar orientações com relação a isso, pois esse tipo de assunto não se resolve através da net.
      Saravá, Carol

  57. Anônimo said

    oi gostaria de saber se vcs tem desenhos de orixas de naçao pois gostaria de imprimir e enquadrar para colocar no terreiro que trabalho,sou medium ,e queria deixar o terreiro um pouco mais bonito com essas lindas imagens que vejo aqui na net se puderem me agraciar com esse favor desde ja agradeço,um abraço a todos .sarava ogunhe.

  58. Anônimo said

    DANILLO SANTOS

    Ola como alguns, tb sou novo na umbanda, muitas das duvidas q tinha qto a minha incorporação e e ficar consciente eram meus maiores receios de ficar pensando se aquilo q fazia seria fluidos das minhas entidades e acaba ate pensando q seria falso perante os olhos das outras pessoas minhas atitudes, mas q bom q vc esclareceu e deixo claro q no começo é assim mesmo e q estou interagindo com meus guias!!! Pois no momento da gira em concentro e sigo o q meus instintos e meus pensamentos mandam fazer!!! Espero assim dessa forma estar contribuindo p evolução da minha mediunidade junto meus guias…e q eles estejam orgulhosos é claro!!! Afinal nunca me imaginei hj ter optado seguir em uma religião q ainda existem preconceitos…mas o importante é q abracei ela com amor!!!

  59. Rogério said

    Peço hoje…
    Peço saúde a Omulu.
    Peço liberdade aos ventos de Iansã.
    Peço justiça ao machado de Xangô.
    Peço força à espada do meu pai Ogum.
    Peço proteção ao arco e as flechas de Oxóssi.
    Peço sabedoria a querida mãe Nanã.
    Peço a benção das águas de Oxum.
    Peço a grandeza de espírito dos mares de Iemanjá.
    Peço a alegria do gargalhar dos Exús e Pomba Giras.
    Peço humildade e paciência aos sábios Pretos Velhos.
    Peço a lealdade dos amigos Caboclos.
    Peço a fé das rezas do Sr. Boiadeiro.
    Peço o colorido do mundo Cigano.
    Peço a doçura e a inocência dos Erês.
    Peço vida, paz, amor e felicidade a Oxalá e ao Criador, à todos os irmãos de fé.

    Sabe o que recebi ???
    Todas as bênçãos do mundo e inclusive você, amigo(a) e irmão(ã), que agora lê essa linda homenagem aos nossos protetores.

  60. Cristiane said

    Oi td bm com vc estou com algumas duvidas queria saber se vc pode me ajudar ! Freguento a Umbanda tem 3 meses estou gostando só fico triste q é uma vez por mês.
    Eu estou com o contregum desde do mês passsado, cumpri direitinho os preceitos, nos só iremos tirar ele no mês que vem qdo acabar a quaresma mais hj qdo vui tomar banho q tirei a roupa o meu saiu do braço e voltei a coloca-lo tem algum problema ?
    Ontem qdo estava no terreiro q começou o canto do Caboclo, do Baiano e da Pomba Gira eu dancei com eles, ainda não recebo por completo, é sinal q cada canto que é feito e eu dancar é pq eu tenho as entidades deles ?
    Demora qdo tempo para mim ter elas por completo ?
    Mês q vem tem Festa de Ogum o q eu posso levar q vai agradar a ele ?
    Se quiserem chamar as entidades q tenho para fazer algum trabalho ou até mesmo eu chamar posso fazer isso, sabendo q elas ainda não vêem por completo ?
    Qdo precisar fazer um pedido para Pomba Gira como tenho q fazer para pedir a ela ?
    Obrigado por enquanto meu msn é cris13ribeiro@hotmail.com se quiser entrar em contato comigo estou em online no horario das 20:00 as 04:00 da manhã bjsssssssss

  61. João said

    gostei bastante da explicação, eu era, e sinceramente ainda sou bastante indesciso com isto, mas agora comecei a descobrir o nome das minhas entidades mas elas nao dao passes ainda, mas vamos ver no qe da neh ! hehehe

    abraço

  62. Anônimo said

    OLÁ CAROL EU TENHO MEUS GUIAS PELA MINHA MÃE DE SANTO CONHEÇO ALGUNS,MAS SO COMECEI A RECEBE-LOS AGORA E ME SENTIA MEIO SEM SABER PORQUE QUANDO ESTAMOS COM OS OLHOS FECHADOS SENTIMOS O GUIA MAIS DO QUE QUANDO ABRIMOS OS OLHOS EU PENSAVA QUE ERA EU E PENSAVA Q NAO TINHA GUIA NENHUM SO PERCEBIA QUE ERA GUIA QUANDO FALAVA E TIREI UM POUCO DE MINHAS DUVIDAS OBRIGADA SE PUDER ME MANDAR UM E-MAIL ME EXPLICANDO MAIS AGRADEÇO E MUITO AXÉ PRA VC MEU E-MAIL É fankeiramy@hotmail.com xau bjs

  63. André - Rio de Janeiro said

    Minha mãe faleceu na última quinta feira, apesar de ser Umbandista a dor é demasiadamente enorme, porém meu Malandro havia dito a minha esposa que teríamos uma perda muito grande de uma pessoa muito próxima, muito ligada. Quando questionado ele mudou de assunto e saiu de perto. Até que ponto é bom sabermos de certas notícias, e porque alguns pensamentos são retirados de nossas mentes, pois fiquei mais ou menos inconsciente após o comentário. Abraços e Parabéns ao site.

  64. maria said

    Nossa! queria tanto que houvesse mais pessoas como vc na umbanda, vc exatamente explicou o que realmente acontesse com que esta entrando na umbanda, se eu tivesse lido seu texto a uns 4 anos atras, nao teria dado tanta cabeçada. Larguei a umbanda por falta de ajuda e explicação. ” Os mais velhos com a mania de dizer que incorporado ñ vêem nada… ñ sabem de nada” confunde muito quem esta entrando, por que eles ñ simplificam. Tem medo de falar que eles vêem,com medo da gente achar que são eles proprios que estao ali dando a consulta e passando um remedio. Ora bolas claro que são eles mas servem de telefone estão com uma energia que não é so a deles. Adorei que Deus possa continuar iluminando seu caminho. Abraços.

  65. Anônimo said

    a umbanda é tudo pra mim

  66. vilma said

    Seus comentáriosme foram muito esclarecedores…. frequentos “trabalhos” de umbando há algum tempo…e nesse momento começo a sentir vibrações, e forças energizantes mais intensas… algumas entidades me incentivam a trabalhar, tenho me sentido mais leve e mais próxima à isto tudo…só que as dúvidas são muitas…
    Obrigada.

  67. Anônimo said

    BOA TARDE PRECISO MUITO SABER TUDO A RESPEITO DO ERÉ RITINHA.COMO QUE ELA É ? MORENINHA BRANCA O QUE GOSTA COMO LACINHOS ETC… ENFIM TUDO. EU SOU FILHA DE IANSÃ E XANGO , QUAL SERIA MINHA CRIANÇA? TEM ALGO A VER COM MEUS PAIS? OBRIGADA, POIS ESTOU MUITO CONFUSA.

  68. Anônimo said

    Oi meu nome e mayara!
    eu cresci em uma familia catolica e ja frequentei igreja evangelica, mas numca me indentifiquei com nenhuma das duas tenho duas tias espiritas uma e unbanda a outra nao sei, nao sei explicar mas sinto uma enorme vontade de ser espirita, tenho varios sonhos com pessoas me pedindo ajuda e ate sinto algumas presensas ou intuiçao, e as veses ate vejo de olhos fechados imagens exatas de pessoas e suas expreçoes, e consigo ver ate seu senblate e suas intençoes, ou ouço coisas. Olha nao sei explicar mas tenho muita fé no espiritismo eu acredito mas nao sei como eu faço pra eu me decidir se sigo ou continuo escondendo essa vontade. Mas a minha vontade e maior q eu, tenho um pouco de medo e receio, por favor me ajude a desenvolver essa etapa de minha vida,gostaria muito de saber como faço pra eu me desenvolver e saber quem sao meus guias. Te agradeço pois o espiritismo me faz sentir mais leve e em paz. Obrigada mesmo …… Deus te abençoe.

  69. jo said

    Amigo, não duvidando do que ja me foi dito, sempre levo a serio algo dito por um entidade, ou pai/ mãe de santo.
    A 3 meses me tornei filho de Umbanda, ja trabalhei com Preto velho, Caboclo, baiano, Marinheiro, Cosme…
    Sempre lembro de tudo e escuto, mas nem um deles falou o nome, falei com meu pai de santo q gostaria de saber os nomes deles para não criar nada a partir do que vejo os outros fazendo. Ele falou que vai convidar outro pai de santo para nos visitar, para o Baiano dele jogar os busios e falar o nome de todos da direita.
    como sou iniciante, isso so me ajudaria ?
    E outra coisa,(este foi o motivo de eu entra para a Umbanda)como trabalho com muitas pessoas comecei a notar que emu temperamento mudava de minuto a minuto, conforme pessoas ia passando a minha frente, e comecei a me tocar que aquelo que sentia éra o que estava com as pessoas, so que alem de sentir parte daquilo ficava para mim, e isso se agrava muito quando é da familia, tipow com meus irmão se um esta com dor de cabeça e chega perto de mim, em minutos eu estou com dor de cabeça e logo eles estão bem.Mas isso é com tudo desde estado emocional a outras coisas, gostaria de saber se isso é parte da mediunidade, e se tem algo a ver com o fato de eu ser setimo filho duas veses,(Por parte de Pai – Sou o 7º filho contando do mais vellho para o mais novo) (Por parte de mãe sou o 7º filho contando do mais novo para o mais velho) Muitos ja me falaram q estou no centro da familia e todos estão ligados a mim pois sou eu que ligos os 14 mesmo não sendo todos irmão de sangue puro(mesma mãe e mesmo pai)…
    Fico grato se puder me dar algum explicação referente as minhhas duvidas !!!
    Adorei todas as resposta que jah lia aqui no site :D

    Saravá !!!

  70. ana claudia said

    Nossa,fikei até arrepiada com suas explicações tão detalhadas,achei muito boa.
    Eu sou umbandista a 5 anos e até hoje a única entidade que risca ponto é o meu preto velho,gostaria de saber se é normal essa demora para as outras entidades responderem.
    muito obrigada por sua atenção e parabéns pelo cantinho tão especial que vc criou.

  71. oswaldo alves said

    obrogado po essas dicas me ajudo muito ta meio perdodo axe para vc

  72. Anônimo said

    MEUS IRMÃO INICIANTES,REALMENTE É DESSE JEITO MESMO! NO INÍCIO EU ME ASSUSTEI LOGO(02/11/02004)EXATAMENTE NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO DE APENAS 23 ANOS,HOJE(2010)MEUS GUIAS FALAM,FUMA,BEBÊ E ÁLEM DE DAR CONSULTA TIRAM SEUS PRÓPRIOS PONTOS SOU MÉDIA DE BERÇO E AGRADEÇO MUITO PRIMEIRAMENTE A O PAI MAIOR OXALÁ E MEU ORIXÁS POR TER ME ESCOLHIDO PRA REPRESENTA-LOS AQUI NO NOSSO MUNDO.AXÉ

  73. AAAAH … valeew msmo .. era isso mesmo o que eu precisava saber ..
    Obrigadão aee ..
    Queria dizer que tenho só 12 anos,mas me interesso muito pela minha religião ..
    Que mãe Oxum abençoe todos ;;
    Beijos e muito axé

  74. Eduardo Mendes said

    Adorei esse texto, está perfeito.
    Gostaria de saber mais sobre o caboclo vira mundo e o caboclo pena verde.
    Agradeço desde já. Axé !

  75. Airton said

    Parabéns o site esta de alto padrão, bem explicado sobre medium de umbanda….

  76. Jorge said

    Poxa…Estou em desenvolvimento e ficava confuso, sou muito tímido e não danço. Incorporo o seu Zé pilintra e fico abismado pois me vejo sambando muito.Recentenmente incorporei criança e lá estava tentando subir em arvores e jogando bolo nas pessoas.
    Quando terminava ficava super sem graça pois achava que eu tinha forçado barra e nunca comentei com ninguém.
    Confesso que estou com muito medo. Será que vou conseguir lidar com a incorporação consciente?
    Meus guias ainda não tem a fala, vou fazer o amassi no próximo sábado.
    Muito obrigado pelo texto.

  77. Anônimo said

    Jorge,

    não precisa ter medo e sim deixar q os guias trabalhem.

    Não se preocupe com ‘o q pode ser q pensem d vc’…
    o processo de incorporação consciente é assim mesmo, xausa certa ansiedade e certa dúvida, mas oq eu posso lhe dizer como médium consciente é:
    relaxa e deixe eles trabalharem.

    paz e luz

    motumbá

    Fomo D’Airá

  78. lilyanne sarmento said

    Obrigada isto me ajudou um pouco,mas isto acontece comigo faz 2anos mesmo assim é normal? Ou minha mãe de santo não tem interesse de desenvolver minhas entidades.Pois, desde que entrei dentro do espiritismo minha vida viorou de cabeça para baixo e olhelá já tirei vários ebós,já deram estouro de pólvora em mim,mas nada adiantou agora é que estou pior do que estava desempregada mais de 1ano.O que vcs acham devo conversar com minha mãe de santo ou ir á outro terreiro?

    • Anônimo said

      OI LILYANNE ACHO QUE DEVES DE PROCURAR UMA PESSOA, QUE SEJA REALMENTE MÃE DE SANTO DE CORAÇÃO QUE TRABALHE BEM, E QUE N SE ENTERESSE PELO DINHEIRO, COMO A MUITOS INFELIZMENTE. E TB AJUDA PENSAR QUE NÃO TUDO NA VIDA E MACUMBA, QUE TEM COISAS QUE ACONTECEM COM TODO O MUNDO E SÃO COISAS DA VIDA, NÃO VIVER SUGESTIONADA, E ATRAINDO COISAS RUIMS PARA VC, ISSO NÃO AJUDA EM NADA. TEMS QUE LEVANTAR TUA AUTOESTIMA E SEGUIR EM FRENTE, E SE TES AJUDA DE ALGUEM QUE REALMENTE SEJA BOM, MELHOR AINDA, SE NÃO LEVANTE-SE SOZINHA E SIGA EM FRENTE, PQUE VC TAMBEM TEM SEUS GUIAS (COMO TODAS AS PESSOAS TEMOS) QUE VAM AJUDA-LA COM CERTEZA. E SE VC SENTE QUE SUA MÃE DE SANTO N E A CERTA, TROQUE DE MÃO, ONDE VC SE SINTA COMODA, E ESPIRITUALMETE EM PAZ COM VC MESMA. MUITA SORTE.

  79. celso venancio said

    adorei as explicacoes e isso que eu tava precisando ler valeu abracos

  80. Daniela said

    Olhaa.. a vó do meu namorado tem um terreiro.e tipo eu tenho 16 anos. eu sou catolica, por nome. nao vou na igreja. mais estou começando a iir no centro. a primeira vez que eu fui, teve descarrego, eu nao consegui ficar la dentro. e a segunda vez, tavam dando passe, eu até ia tomar, mais fiquei um pouco com medo. será que eu acostumo?… por favor me respondam. obrigado

    • angelasantos said

      Olá Daniela…espíritualismo,ou você gosta,ou não gosta.O medo é paralelo a sua fé.Mas se não acredita,se não tem fé,deve conversar com seu namorado e a avó dele,e contar o que sente.e caso você não saiba nada a respeito de umbanda,leia sobre sincretismo religioso e entidades da umbanda,com certeza vc vai perder um pouco do medo que sente do desconhecido.a umbanda não faz mal a ninguém,e os passes que são dados é somente para conforto espiritual.

  81. Anônimo said

    oi carol é a primeira vez que entro nesse site e me senti muito bem acolhida,e percebi que vc gosta muito de esclarecer as dúvidas mais frequentes das pessoas que se sentem confusas com essa dádiva que é a mediunidade achei muito esclarecedor os textos PARABÉNS!
    eu tenho uma pergunta para te fazer se vc puder meresponder te agradeço.
    Eu frequento um terreiro de umbanda na assistência há um ano e sempre tive as manifestações dos meus guias porém de um mês para cá eu venho sentindo uns enjôos muito fortes um pouco antes de começar os trabalhos e ele aumenta com o decorrer da gíria
    vc pode me dizer se tem a ver com a minha mediunidade desde já agradeço
    que vc continue com esse trabalho maravilhoso de esclarecer as pessoas
    e que as pessoas cada vez mais procurem esclarecer as suas duvidas e estudar isso que Deus nos proporcionou
    AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO
    SARAVÁ
    LAURA

    • Anônimo said

      Sim tem a ver, a dor de cabeca em estomago, arrepios, calafrios. Essas sao todas as coisas que podem acontecer, sao os pontos que as entidades te pegam, depois de vc incorporalas ate sabes qual e que se encosta por sua forma de encostar, todas sao diferentes. Mais isso depende da tua entidade, nao todos os rompe matos facem sentir no medium o mesmo, varia muito. Aclarando tb que nao todos os rompe matos (caboclo) sao a mesma pessoa. Se vc tem um rompe mato, e eu tb. Nao vai ser o mesmo espiritu por isso nao vai nos fazer sentir exactamente as mesmas sensacoes. sarava irma.

  82. Fernando said

    Boa Tarde a todos deste site!Bom sou umbandista assumido desde meus 18 anos. Mas sempre fui a terreiros acompanhando minha mãe que já era mas sempre só lembrava de caboclos e dai conheci as pomba giras. Ate ai nada demais.risos. Só que em um belo dia assistindo Maria Padillha em um de seus trabalhos dançando, bebendo e fumando comecei a perder a visão e perder a consciência.Ela sabiamente pediu pra eu ser retirado.O pai de santo disse q esse era o início da cobrança espiritual.Dai por diante resolvi entrar na umbanda.Lógico q teve coisas no meio da historia que teve de ser encurtada.Bom comecei o desenvolvimento mediúnico e fui batizado por um guia chamado Joao Maraba.Nem senti vibração desse guia nem nada pensei q era guiado por Sete Fechas ou Jacira,mas nao.Fui batizado pela primeira vez com esse guia.Depois o pai de santo morreu deixei de freqüentar terreiro etc.AH!Meu batismo não foi inconsciente eu mesmo ja fiquei com o pé atrás se era batismo ou simples confirmação ou lavagem de croa.risos.Voltei a freqüentar os terreiros porque vivia acontecendo coisas q envolviam estranhas comigo(acidente,assaltos,roubos. Mas qdo fui batizado a primeira vez o guia Joao das Matas falou que eu era filho de pomba gira e ela me cobrava minha espiritualidade.Mesmo sem saber o q era direito na época aceitei.Depois desses 5 anos afastados voltei a freqüentar terreiros de umbanda dai fui batizado novamente com um preto velho (para fortalecer meu lado “da direita”) devido a estar sentindo fortemente a presença de uma moca toda de vermelho próximo a mim. Nessa etapa ja estava consciente que era sim filho de uma pomba gira.Depois fui batizado por um Erê (Dois de Ouros).Ah o preto velho que foi batizado na minha croa não sei o nome. Pode isso acontecer?? Depois q voltei a freqüentar sinto fortemente essa moca ou essas mocas perto de mim do que meus guias da direita ate mesmo os batizados na minha croa. Dai uma vez que fui a outro terreiro uma senhora disse que o meu guia verdadeiro era um índio da falange da coral metade caboclo metade exu (xeroqui acho que é assim que se diz). Porque sinceramente não sinto presença de caboclos próximo a mim só índios embora não deixem de ser caboclos.Então essa senhora falou que sou filho de Maria Padilha na linha cigana.E que ela precisa ser “trabalhada em cima de mim”. Desses 15 anos andando pela umbanda ainda consegui sentir a incorporação completa nem de um caboclo na minha croa quem já andou mais perto foi a pomba gira que me tira parte da consciência.Sim sobre os pais de santo que tive e tenho esses nunca tiveram a devida atenção com a minha corrente que acho que necessita pois como pode eu ainda ser tão a toa dentro da umbanda.Eis minhas indagações sobre esses guias se eles existem quem pode falar mais sobre eles (João Marabá e Dois de Ouro) pois já pesquisei sobre os mesmo e não encontrei nada. Sobre o que devo fazer a essa altura do campeonato porque hoje em dia não moro mais em Teresina-PI onde tudo aconteceu. Hoje moro em São Luis-MA e estou sem freqüentar terreiros.Será que a umbanda é mesmo o local que devo procurar?Será a quimbanda?E fora tudo isso sou muito descrentes em muitos pais de santo e terreiros.As vezes vejo guias descendo em certos terreiros que outrora já senti na minha corrente mas se quer olham pra minha cara.E isso aumenta minha desconfiança tanto quanto ao médium quanto ao que realmente sinto.Agora sei que duas corrente me acompanham e isso nem que eu quisesse dizer que fosse mentira da minha parte não conseguia uma é da pomba gira e a outra é a de índios(principalmente que falam de cobra coral não sei porquê), pretos-velhos, crianças.Bom estou aberto pra ouvir vocês mais experientes que eu.

    • Luana said

      Fernando. Vou te dizer o que eu pessoalmente penso..
      Os guias nao encostam de um dia pra outro, tem pessoas que passam anos girando e nao incorporam. Depende da mediunidade e da pessoa. Para mim, esse caboclo que vc sitou xeroque, que e metade exu. Eu o conheco como exu ogum mege, e trabalha na parte de quimbanda, nao na parte de umbanda. Tal ves vc seja kimbandeiro de coracao rsrsrs. Os exus sao mas proximos a terra, e tb e mais facil que vc sinta um exu que um caboclo. Tem varios templos que trabalham so com a kimbanda. Eu nao o recomendaria. Pq se vc foi capaz d ser tao sensivel, perceptivo em uma linea, isso quer dizer que podes em todas, santo, caboclo, exu. isso quer dizer que vc e medium e como todos pode ter seus guias e trbalhar com eles, nao tenha duvida disso. E so conhecer alguem que te ajude a desenvolver essa linda capacidade que vc tem. Muito axe para vc, e muita sorte.

    • leandro said

      Oi também sou de são luis querendo comvsa e ajuda as pessoas estou a procura de um terreiro meu nome é leandro. 82051167 ddd 098

  83. jo marcos said

    obrigado vs esclareceram alguma duvida que eu tinha eu to começando a incorporar agora e esse texto tira varias duvidas

  84. jo marcos said

    to disinvolvendo minha mediunidade e ja recebo entidades as veses vejo espiritos isso é fruto da minha cabeça ou naum e tbm as vesesa entidade usa minha boca pra falar comigo isso é uma forma de se comunica gostaria de respostas obrigado?

  85. kelly said

    olá !
    estou iniciando no candomblé tenho 7 mesês ,e estou muito anciosa a minha pombagira se manifestou em minha materia e encostou em mim ,fiquei muito feliz com isso fiquei conciente foi varias sensações ao mesmo tempo mais ela não veio como vejo a das outras pessoas bebendo,fumando,conversando etc ela só encostou em mim e no texto acima entendi q isto e normal .pq ela deve me preparar primeiro e tudo e com o tempo!minha yalorixa jogou para mim e o meu orixa me pediu a minha iniciação e um ebó
    para limpeza já fiz o ebó e já estou me cuidado adorei este texto muito bom para nós que estamos iniciando .obrigada !!

  86. Gisele Pizzi said

    Amei o site,sou iniciante na Umbanda,e tenho muitas dúvidas,estou mto satisfeita com as respostas que encontrei no site!!!
    Saravá a todos!!!
    Que pai Oxalá ilumine a todos !!!

  87. jose carlos said

    por favor!

    é uma duvida sobre guias!!!!

    alguem que entenda,
    será que pode responder!?

    tenho 29 anos

    nasci 11/2/81

    qual o meu guia na umbanda?

    e ele terá interferencia na vida ou no guia do meu pai?

    grande abraço!

  88. Vania said

    Boa tarde,

    Irmãos este canto é maravilhoso, quando comecei minha tragetoria na amada Umbanda foi muito bom pra mim.

    Digo a vocês que a caminhada é dificil, mas com amor no coração e doação, fica muito mais facil, e é gratificante quando em um trabalho você vê o resultado maravilhosos como ja presenciei.

    Minha Mãe de Santo é maravilhosa (Daniele de Obá)me ensina muito a cada dia, o mais importante é o amor que tenho para com a religão e aos orixás, pois a religião é o caminho, mas como será a caminhada somente nós podemos traçar.

    Li varios depoimentos e vi que temos uma corrente muito grande, e digo á vocês irmãos, acreditem, tenham fé e mais do que tudo amor.

    Nosso pai maior espera de nós que fassamos o melhor e com amor.

    *Filhos de Fé balançam, mais não caem*

    Que a corrente da 7 linhas e todos orixas de luz e abençõe todos nós.

    Parabéns pelo site.

  89. Joni said

    Minha opnião particular
    Amo a Umbanda. Entrei por amor e por amor sigo esta religião, que tantas vezes é injustiçada, outras vezes, uma religião amada. Sou jornalista e médium de berço e agradeço a Deus por isso. Já sou extremamente intuitivo por natureza e através da Umbanda, concretizo a idelização de que o amor, sempre vencerá, porque é necessário permitir sempre o bem, não importa a quem, para nosso amigo ou inimigo. Porque quem realmente segue a Umbanda, com toda sua alma, com toda sua convicção, para ele não existe cor, credo, raça. Não existe o pobre nem o rico, o gordo ou o magro, o feio ou o bonito. Quem não assumir verdadeiramente esta opção de vida, não assume a verdadeira Umbanda. Mas não basta pensar em ser bom. É preciso ser realmente bom. Se seu inimigo lhe traz problemas, reze um Pai Nosso para ele, mas não com a boca, mas com seu coração. Permite a você perdoar seu próprio inimigo. Treine seu espírito para ser bom. Convença-se que você tem o dom de perdoar. Apesar de que seus guias são evoluidos, eles não podem lhe ajudar se você não permitir. E não se sinta culpado por ter instintos. Nós somos assim, porque somos humanos. Os guias nem tem intenção de incorporar em um médium perfeito, caso assim fosse, a Umbanda não existiria. Porque não existe médium perfeito. A perfeição em si é muito relativa, mas o amor é UNO.
    Por isso eu digo:
    Ajude não importa a quem!
    Não critique, ame!!
    E para o bom desenvolvimento mediunico do médium é preciso alguns fatores
    Primeiro, que o Pai de Santo realmente ame este médium, mostre valorização, assim ele lha dá espaço e campo para que este médium trabalhe sua incorporação conforme lhe seja mais adequado.
    Segundo, esqueça momentaneamente os problemas, pelo menos ao entrar na giria
    Terceiro Confie. Eis a palavra mágica e transformadora.
    Quarto, olha eu converso com minhas entidades. Sou médium consciente e agradeço a Deus por isso. Por isso, na minhão opinião, espere que a entidade comunique seu nome. Não exija dela isso. Calma que com calma tudo se resolve. Se deu vontade de andar à direita, ande, se for para chorar, chore, se quer dançar, dance, se quer ficar parado, fique. Apenas relaxe, não duvide. Não esconde o seu EU. Deixe seu EU trabalhar e harmonizar com a entidade. Deixo sempre minhas entidades fazerem o que querem. Mas claro, pela consciencia, eu tb aprendo. E para os que vivem procurando pontos riscados ou em busca de dados sobre sua entidade, na minhão opnião sincera, eu prefiro que minha entidade mostre isso. Ela é quem vai riscar ou cantar os pontos.

    Isto foi apenas uma comentário
    Muita paz, amor, força e fé a todos

    D

    • Fernando said

      Olha eu concordo muito com que vc falou e pode ate ser que essa interacao entre o seu Eu e meio seja mesmo um ponto crucial em todo o desenvolvimento,mas acredito eu que tambem tenhamos que ter todo um cuidado e acompanhamento pra nao deixar o consciente falar pelo insconsciente. E ai qdo falo isso digo que estejamos sendo nos mesmo pensamos que somos eles. Dai a importancia do pai de santo e de todo um trabalho de preparacao.

      Valeu pelo texto eh um comentario que axei interessante tambem…..afinal vc ja esta a um tempinho nessa vida deve ter aprendido muitas coisas….rs

    • Tati said

      Obrigada por postar sua linda opinião Joni, sou católica mas amo a umbanda de todo o coração é uma ligação tão forte que não sei explicar nunca fui em um terreiro (apesar de sempre ter vontade, não tenho com quem ir)desde pequena sinto fortes vibrações perto de mim, mas minha intuição aflorou na minha adolescencia (hoje tenho 24 anos sou formada mas sinto q não sou completa)essas vibrações as vezes chegam até a me assustar acordada (me acariciam, gargalham em meu ouvido, sussurram na maioria das vezes quando estou tentando dormir ou quando estou dormindo, mas meio q consciente das coisas a minha volta)e em sonhos converso com pessoas q nunca vi(baianas, pessoas negras, mulheres nuas… e também com orixas, eles dançam perto de mim me chamam, cantam e muito mais. Certa vez acordei com muito medo pois senti Xangô me acariciando, não me pergunte como sei q era esse orixa, eu simplismente sei e toda as vezes que estou no computador pesquisando ou estudando sinto muitas coisas perto de mim algo pesado em minhas costas e chego até a ficar um pouco zonza, sou uma pessoa equilibrada e gostaria de saber o q significa tudo isso ! Desde ja agradeço

    • Anônimo said

      Salve a Umbanda !!!

  90. leandro georgi said

    Ola;estou na UMBANDA a mais de 7 anos,e aos meus 13 anos foi quando senti os fluidos de meu guia mais ate hoje nao consegui me entregar por completo,mas agora eu sei o porque este texto abriu minha mente.Obrigo
    Luz;
    Força e;
    Proteçao a todos!
    Sarava!

  91. lucifero said

    queridos amigos na vida nunca duvidem de nada eu sou medium consciente e nao e facil lembro de cada trabalho que fiz comencei na direita agora estou na esquerda uma linha da umbanda super linda o meu exu e o exu pimenta descobri ontem um outro exu que me acompanha o exu faca e cigano tenho amizade com os exus do cemiterio eu vou no cemiterio para pegar guias quebradas e faço linhas novas pra mim pra trabalhar no terreiro que eu vou eu sou ousado porque gosto demais do desconhecido me fascina quanto mais uma coisa e segreta o proibida mais eu vou entrar nela nao tenho medo da magia negra eu me garanto o meu chefe supremo e o exu lucifer ninguem pode com ele eu somente faço o bem faço caridade trabalho em um terreiro de umbanda alias o meu exu pimenta e o unico exu que trabalha na direita por incrivel que pareça eu nao sou brasileiro sou italiano eu e o meu exu somos ousados nos nao temos medo de nada a magia negra nos a comemos de manha quando tomamos cafe eu e o meu exus temos o mesmo carater eu sou do signo do leao deu para perceber

  92. vanderlei said

    muito boa sua explicaçao sou um medium novo, e essa explicaçao clareo muito meus pensamentos abrigado.

  93. clau said

    ola adorei o site,,,tenho muitas duvida ja estou desenvolvendo a tempos só que tem horas que sinto que nao recebo guias pois vejo tudo que se passa ao meu redor por que ??? isso é normal??? obrig

    • Luana said

      oi clau, sim e normal ao comeco, depende da entidade tem algumas que vc nao lembra muito e tem outras que sim. Mais vc tem que deixar ele trabalhar, e acreditar no que tems, e tenta nao interferir so pq tas vendo ou escutando pque se vc e medium novo, eles acabam se afastando pque nao estam muito firmes ainda. As suas entidades ainda nao tem passado provas? Pq talvz seja isso que vc precise. Eu quando comecei tive todas essas duvidas tb. Mais e bom q vc nao precise de provas pra acreditar nos teus, cedo o tarde eles te mostram que realmente estam. Perdao meu portugues e que sou uruguaia. Espero ter ajudado.

  94. Vanilza said

    NOSSA EU ME APAIXONEI POR ESTE SITE E AS EXPLICAÇÕES REFERENTE AS PRIMEIRAS INCORPORAÇÕES SÃO SIMPLESMENTE FANTASTICAS.
    RESPONDEU MUITAS DAS MINHAS PERGUNTAS.
    EU GOSTARIA DE SABER, SE POSSIVEL ATRAVÉS DO MEU E-MAIL, COMO É , QUEM É, COMO SE APRESENTA UMA QUALIDADE DE OXUM DA QUAL OUÇO FALAR , MAS NUNCA VI – OXUM ABALU – TENHO MUITAS CURIOSIDADES SOBRE ELA, A QUE NAÇÃO PERTENCE, SE ELA TEM ALGUM GRAU DE HIERARQUIA. AGRADEÇO E AGUARDO COM ANSIEDADE ESTAS RESPOSTAS.
    MUITO OBRIGADA.

  95. Um iniciado said

    Faze o que tu queres,’,há de ser tudo da lei,’,

    Olá!
    Bem, não sou da religião de voces. Mas sigo um caminho aparentemente diferente (o caminho é o mesmo para todos, nós que caminhamos diferente pela mesma senda. Daí, religiões diferentes!).

    Bem, minha escola é diferente, com praticas diferentes, onde nos preocupamos mais com os principios do que com as práticas.

    Me preocupa muito voces estarem perdendo terreno no mundo, e isso se deve à existencia de cada vez menos lideres altruístas entre voces, que se deixam levar pela vaidade, o que está enfraquecendo a egrégora de voces, uma das mais antigas da humanidade, que está aí provavelmente desde a idade da pedra.

    Isto está causando um grande desequilíbrio energético no mundo porque voces estão permitindo a existencia de uma falha onde as forças obscuras que estão infiltradas na esfera religiosa ganhem um terreno cada vez maior, e está de uma forma irreversível, mas que pode ser freada (ainda há tempo). E o destino que isto vai nos levar, não parece ser dos melhores para a evolução humana, mas podemos escolher mudar isso.

    Não os tememos porque somos ocultos e muito poucos (sempre fomos). Mas temo por voces e pelo bem estar do mundo. Principalmente porque sem saber, os opositores em questão, na sua maioria estão sem saber fazendo uso da formula da destruição, a qual nós conhecemos e somos outros guardiões (assim como outras escolas semelhantes à nossa), fórmula que não nos atrevemos a usar. Transformaram os ensinamentos de um grande mestre num negócio e buscam dominar o poder ao máximo possível, fazendo um mau uso da egregora emanada por ele (o reino dele não é deste mundo, o qual pretendem conquistar, contrariando muita coisa que ele disse).

    Por isso seria extremamente benéfico para todos se voces, lideres umbandistas-candomblecistas, estabelecessem alguma estrutura onde todos voces se mantivessem vinculados. Esta estrutura deveria ter poder disciplinador, didático, e protetor a todos voces, lideres.
    É uma coisa que o mundo precisa que voces façam! Mas, devido a muitos de seus lideres não se interessarem, talvez por não ter a habilidade intelectual necessaria para compreender a importancia disso, e acabam atrapalhando. E assim, a coisa só poderá se dar com eficácia por meio legislativo, conforme foram criadas entidades como a OAB, ABI, etc… seria uma especie de ONU dos espíritas.

    Alguem de voces precisa difundir esta idéia. E por que não voce? Seria a maior contribuição que voce poderia dar para um mundo melhor.

    Um forte abraço, e muita força para ti.

    Amor é a lei,’,amor sob vontade,’,

    Um iniciado.

    • AMANDA D`OXUM said

      CARO INICIADO!?

      CONCORDO COM A COLOCAÇÃO QUE FORÇAS OBSCURAS ESTEJAM GANHANDO TERRENO. CONTUDO , NÃO SE DÁ PURAMENTE POR FALHAS DE LÍDERES UMBANDISTAS. AS VÁRIAS ESCOLAS HERMÉTICAS OU NÃO TEM SUA PARCELA DE RESPONSABILIDADE , QUANDO SE COLOCAM COMO OS ESCOLHIDOS E VERDADEIROS PROTETORES E DOUTRINADORES DA ORDEM DIVINA , E NÃO APLICAM AS ESPERADAS AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO , E SE CONTENTAM EM APENAS APONTAR FALHAS OU INOBSERVÂNCIAS DE OUTRAS ORIGENS RELIGIOSAS OU FILOSÓFICAS.A DIFUSÃO DOS CAMINHOS DIVINOS NÃO POSSUE APENAS UM VEÍCULO E SIM MUITOS E ESTES APARENTEMENTE PODEM PARECER NÃO ATUANTES , CONTUDO , NÃO É A EXPRESSÃO DA VERDADE!
      A IDÉIA DE ESTARMOS AQUI FALANDO E EXATAMENTE ESTA, AGREGAR CONHECIMENTO , COLABORAÇÃO E GANHO DE IDÉIAS ASSERTIVAS.
      AXÉ , AMANDA D´OXUM INICIADA NA UMBANDA.

    • Arthur said

      Tenho algumas duvidas sobre o texto iniciatico acima…afinal venho estudando a algum tempo estudando tematicas espiritas e nesses anos aprendi duas coisas que divergem do discurso hermético acima, uma é que a teorização sem a pratica torna-se inutil, pois não há evolução sem exercicio, tornamo-nos pessoas soberbas, seletistas e pouco caridosas e esse é o outro ponto que queria chegar porque entre todos os discursos acima faltou o que “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO” e a caridade não está em apontar erros e divulgar trechos de conhecimentos ocultos. Os movimentos espiritas não precisam de ONUS, OABS, tão pouco ABIS, precisamos sim compreender questões simples como a caridade e o amor ao proximo, situações distantes não só de algumas casas umbandistas mas também de escolas iniciaticas, afinal não conheço nenhuma escola iniciatica que faça algum trabalho social não oculto.
      Quanto ao desequilibrio energético, este não é causado somente por nós umbandistas ou espiritas, como sabe passamos por um momento de transformação planetária que culminará na mudança do estagio de PLANETA DE EXPIAÇÃO E PROVA, para um PLANETA REGENERADO, onde segundo meus estudos não bastara o conhecimento hermetico sem a aplicação deste para o bem comum, concorda? O que torna esse desiquilibrio natural durante esse estágio são as ultimas oportunidades de encarnação dadas a espiritos ainda em estagios pouco evoluidos, quem sabe não estamos nele não é caro amigo iniciado?
      Enfim, otima discução, espero que seja tão proveitosa para você quanto foi para mim a leitura do seu texto, assim continuo o meu caminho tentando assimilar a lei do amor, afinal como tudo, quem planta vento, colhe tempestade. Estou certo?

      Abraços fraternos de um irmão NÃO INICIADO

  96. andrea said

    oi! irmãos da umbanda
    Adorei as explicações, sou muito anciosa, na casa que frequento sou uma cambona. Sou uma pessoa realizada, amo tudo sobre a umbanda estou nessa casa mais ou menos uns 06 anos, mudou a minha vida, portando gostaria de saber tudo sobre mediuns sou uma pessoa muito interessada me mande qualquer coisa .
    andrea.gaguinha@ig.com.br

  97. Mariza said

    Boa Tarde:
    Sou medium de psicofonia e videncia há 30 anos, por motivos espirituais e de saude fisica me afastei por quase 10 anos, voltei a trabalhar fazem 02 anos, recebo o Caboclo Sete Flechas que é maravilhoso só que sinto que nos momentos mais dificeis em que estou passando por constrangimentos ele nao me protege, nao sinto sua presença, pessoas se aproximam me xingam, ofendem, implicam comigo.
    O que está acontecendo, pois procuro me cuidar, estar em oração, fazer minhas obrigações, porque ele nao me protege???? Sofro muito com isso e me desanimo de trabalhar e fazer a caridade.
    Por favor me ajudem
    Mariza

  98. edson said

    por favor quero saber se posso parar de trabalhar com os guias e como faço e o que acontece com as entidades obrigado

  99. edson said

    por favor quero saber se posso parar de trabalhar com os guias ,porque trabalho com eles em casa e gostaria de parar eu tenho esse livre arbitrio para parar o que posso fazer obrigado

  100. Carolina said

    Gostaria de saber qual é o ponto riscado da cigana esmeralda…estou procurando em varios sites e nao acho.

  101. NEIA said

    OI, gostaria muito de informações, sou de yemaja e frequentei o candomble algum tempo, não chequei a fazer feitura,pois yemanja nção quis que cortasse meus cabelos,asim diz a mãe de santo, depois de 8 anos fora comecei a encorpor em casa, gostaria de saber se isso pode me prejudicar,pois ainada não achei nenhuma casa que sentisse firmeza

    • Sacerdote de Umbanda Adriano D'Ogum said

      Saravá Neia,
      Incorporação em casa, sem que se tenha o local preparado para tal, não é aconselhável, não que seus guias irão prejudicá-la mas é preciso o acompanhamento caso ocorram emergencias. Orientamos que continue a busca por uma casa de sua afinidade para poder continuar o trabalho que iniciou.
      Saravá.

  102. Jayne Amaral said

    Obrigada esse texto foi bem esclarecedor!

  103. José said

    Porque: não se deve fazer trabalho sem
    o Guia Chefe, me explique por favor.

  104. Hugo said

    olá adorei suas explicações é gostaria de dizer que meu sonho é trabalhar na umabanda. adimiro muito quem trabalha, e quem frequnta ,pois, e uma religiao muito seria.gostaria que vc me mandasse por e-mail um explicação:
    Tenho 16 anos e sonho em trabalhar em uma casa de umbanda, isso me preujudica? por causa da idade?

  105. Tati said

    Sou católica mas amo a umbanda de todo o coração é uma ligação tão forte que não sei explicar nunca fui em um terreiro (apesar de sempre ter vontade, não tenho com quem ir)desde pequena sinto fortes vibrações perto de mim, mas minha intuição aflorou na minha adolescência (hoje tenho 24 anos sou formada mas sinto q não sou completa)essas vibrações as vezes chegam até a me assustar acordada (me acariciam, gargalham em meu ouvido, sussurram na maioria das vezes quando estou tentando dormir ou quando estou dormindo, mas meio q consciente das coisas a minha volta)e em sonhos converso com pessoas q nunca vi(baianas, pessoas negras, mulheres nuas… e também com orixas, eles dançam perto de mim me chamam, cantam e muito mais. Certa vez acordei com muito medo pois senti Xangô me acariciando, não me pergunte como sei q era esse orixa, eu simplesmente sei e toda as vezes que estou no computador pesquisando ou estudando sinto muitas coisas perto de mim algo pesado em minhas costas e chego até a ficar um pouco zonza, sou uma pessoa equilibrada e gostaria de saber o q significa tudo isso ! Desde ja agradeço

    • Sacerdote de Umbanda Adriano D'Ogum said

      Saravá Tati,
      Estas sensações podem ter varias motivações, uma delas é a forte vontade de conhecer as questões que envolvem a doutrina espiritualista, no caso a Umbanda, que pode atuar em seu subconsciente, neste caso psicológica. No entanto, os “insites” mediunicos ocorrem das mais variadas formas,contudo, somente por este espaço, não temos como esclarecer, sendo assim, oriento que você procure a resposta em um local apropriado um Templo de Umbanda, um Barracão de Candomblé ou atè mesmo um Centro Espírita Kardecista, onde pessoas responsaveis e qualificadas poderão ajudá-la a decifrar com maior clareza.
      Saravá

  106. suzy mp pires said

    maravilhoso!gostei muito destas explicações,me ensinou muita coisa,que eu ja estava à largar,trabalho casa espirita-kardecxumbanda e recebo muitas entidade e gostaria de saber guais,então que encontrei esse cantinho maravilhoso,agora freguento tambem uma casa de umbanda para me doutrinar e saber mas eles não explicam que nem vocês não deixem de nos ajudarem muiiiiiiiiiito obrigado por este espaço!

  107. miranda said

    Fico aguardandouma resposta sobre o ponto riscado de ogum beira mar,
    tambem a respeito se oponto e unico para cada mediun, obrigada fique na luz.

  108. por favor caros amigos preciso de uma ajuda se alguem de vcs pode me
    responder se ja ouviu falar em um Baiano chamado Baiano joão da serra ?
    obrigado desde ja axé

  109. alisson said

    ola carol :)
    eu tenho uma nomarada que umbandista, ja participei ate numa consegraçao e tal… MAS NO MOMENTO EU SO ESTUDO UMBADISMO!!!
    ESTOU COMPLETAMENTE IMPLECIONANDO, TALVEZ POSSA DIZE APAIXONADO PELA SUA RELIGIÃO!!!
    MAS EUU QUERIA SABE !!
    AS VEZES EU FIKO MUITOOO CONFUSSO !! COM AS ESPLICAÇOES
    EU QUERIA SABE !! OQUE VC ACHA QUE EU TENHA QUE FAZE !!

    MUITOO OBRIGADO :)

  110. mary said

    ola sou umbandista tinhas algumas duvidas por eu ser mediun conciente minhas entidade dar pases eu fico pensando sera que to doida ou é coisas da minha cabeça depois os consulente vem mim agradeçer eu falo agradeçer pq o que ah entidade passou foi muito bom eu fico pensando sera que ñ é coisas da minha cabeça…passando por aki min ajudou muito tirei muitas duvidads vou esta sempre aki…um grande bjs

  111. anonimo said

    quero saber se tenho alguma entidade?e quem e?como desenvolver?

  112. Sacerdote de Umbanda Adriano D'Ogum said

    Axé Amigo,
    A melhor maneira é procurar um Terreiro ou Centro Espírita, de sua escolha, consultar seus dirigentes e saber qual a melhor forma de desenvolvimento,se for o caso. Infelizmente neste espaço não há como lhe dar estas respostas.
    Axé,

  113. mauricio said

    caro amigo….
    eu gostaria q vc c soubesse, me mandasse algo sobre o meu caboclo q é muito dificil de ser ouvir falar. eu tenho como caboclo o sr pedra azul.
    dou a vc os parabéns pelas palavras e os esclarecmentos, muitas duvidas podem ser esclarecidas por aqui….
    desde já agradeço a gentileza.
    mauricio

    • Axé Mauricio,
      Bom é dificil falar sem ter um maior contato com o Guia, contudo, a princípio acredito que por Ele ter como elemento principal a pedra seja trabalhador na linha de Xango; o por ser seu segundo elemento a cor azul, Ele esta na irradiação de Ogum. Então, teríamos um Caboclo de Xango na irradiação de Ogum, ou seja, um caboclo equilibrador da lei. Acredito que para melhor entendimento do seu Guia, o ideal é sempre consultar e pedir o acompanhamento de seu Pai/Mãe de santo para ajudá-lo mais apropriadademnte conforme sua tradição, espero ter ajudado.
      Axé.

  114. bruno said

    ola faz uns tres meses que eu estou trabalhado com minhas entidades mais estou perdido por que nao sei se eles esta fazendo ou se eu quero fazer nao sei e nao quero toma a frente da minha entidade, e quando eu recebi a primeira fez foi ne um mais nao gosto de la e estou indo ne outro tem problema?

    • Axé Bruno,
      Esta sensação é comum nos médiuns que estão iniciando seu trabalho, daí a ncessidade de desenvolvimento mediúnico, com relação a mudança de local de trabalho, o melhor local é onde nos sentimos bem, física e psicológicamente, contudo, devemos ter em mente que nossos Guias e demais Entidades não mudam sua forma de ser, idependente de onde estejam trabalhando, já que esta questão é voltada e ligada somente as características do médium com o qual se identificam. Como sempre oriento, nunca deixe de consultar seu Pai/Mãe de Santo para ajudá-lo a identificar e trabalhar com suas Entidades, conforme a tradição da casa onde frequenta.Espero ter ajudado.
      Axé,

      • bruno said

        ola sei que devo pedi orientação para mae de santo mais nao estou trabalhando so estou indo todo dia que tem e recebo minhas entidades mais nao trabalho com elas. nao estou achando meu lugar aonde eu posso me desenvolver ja pedi para o preto velho para caboclo e ele me falaram que eu vou encontra meu lugar e eu tenho certeza pois confio neles. mais eu quero sabe se tem problema eu recebe as entidade se ta participando de um centro.

        (obrigado pela resposta e por me ajudar)

    • Olá Bruno,
      O melhor é que todo trabalho mediunico seja acompanhado por pessoas competentes e em locais corretos, mas veja, se você vai a todos os trabalhos dessa casa e encorpora seus Guias, já é trabalho e o Pai/Mãe de santo da casa pode e deve orientá-lo quanto ao seu desenvolvimento, enfim, problema não há se não estiver fazendo atendimento a pessoas.
      Axé.

  115. Nice said

    Olá, em 1° lugar parabéns pelo site, em 2°, obrigada por te-lo feito, ja q principalmente nós iniciantes da amorosa Umbanda enfrentamos algumas dificuldades necessárias para nosso crescimento mental e espiritual,tenho 27 anos e começei agora, ja sonhei com o ponto da minha cabocla, mas confesso,sinto-me insegura de tentar risca-lo no “terreiro”, de qualquer forma seus esclarecimentos ajudaram MUITO. QUE PAI OXALÁ ILUMINE SUA CAMINHADA! AXÉ AXÉ AXÉ!

  116. Nice said

    E se puder, gostaria muito de um conselho que pudesse me ajudar a ser mais auto-confiante, conversei bastante com minha mãe de santo, mas gostei muito do seu “canto” e tenho certeza que seria muito válido se pudesse me orientar nesse sentido tbém.Minha preta-velha ja deu o ponto mas o da minha cabocla ainda to naquela INSEGURANÇA TOTAL, q sei q é normal, mas gostaria da sua opinião. Obrigada!
    AXÉ!

    • Axé Nice,
      Nos agredecemos suas palavras e, em nome da Carol lhe digo, e acredito, que este “Canto” foi criado justamente para isso, incentivar aos nossos irmãos umbandistas a procurar o conhecimento para praticar a Umbanda com sabedoria e o melhor conselho que posso dar é estudar sempre.
      Axé,
      Sacerdote de Umbanda Adriano D’Ogum

      • Carol Walent said

        Obrigada Querido Adriano D’Ogum por contribuir com esse “cantinho”, nós aprendizes, estamos aprendendo muito com você!

        Seja bem vinda Nice!

  117. nelslon said

    aodrei muito obrigado pelas explicaçoes !! UFA !!!

  118. Anônimo said

    riquel falando
    comecei por agora
    e tava com essa duvida imensa obrigado
    pela grande esplicaçao e ajuda nos meus estudos

  119. VANESSA said

    ADOREI O Q VC ESCREVEU MAIS ISSO AONTECE COM TODO MEDIO OU SO COM ALGUNS?

    • Carol Walent said

      Olá Vanessa,
      Acontece praticamente com a grande maioria dos iniciantes, não podemos afirmar que são todos.
      Saravá,
      Carol

  120. PETERSON said

    oi, gosto muito desse assunto se eu pudesse ficaria o dia todo conversando,mais vamos o q enterresa eu tenho 1 protetor e eu sei quem e queria saber se demora muito pra eu sentir a presença do meu protetor pois não vejo a hora da presença. por favor alguem ai pode me da 1 luz…

    OBRIGADO

    E PARABENS PELO SEU SITE!

    • Carol Walent said

      Querido Peterson!
      Seja bem vindo! Nós agradecemos o apoio.
      Como o texto acima diz, é de extrema importância para os médiuns iniciantes não terem pressa para saber o nome da falange de seus guias. Não procurar saber de arquétipos, ou referencias de falanges. Não ter pressa ou ansiedade para saber como são, como trabalham, o que usam, cores, instrumentos, etc.
      No início estamos muito sob influencia da mente e de reflexões e registros do subconsciente. E até a entidade vir mais “refinada” leva tempo.

      Tenha paciência em seu desenvolvimento e nessa fase de “sintonia e ajustes energéticos” junto a seu campo vibracional e de seus entidades/orixás/mentores/guias….
      Tudo com o tempo e em seu devido tempo, entra nos eixos, se encaixe, se equaliza e se equilibra. E damos uma ajuda tremenda qdo nos colocamos confiantes na força maior e deixamos o tempo conduzir tudo com sua sabedoria infinita; tranquilos, serenos e seguros de que estamos amparados e cercados por uma luz que é divina.
      Tente conversar com seu PS ou MS e tire todas as dúvida com ele(a), pois ele(a) é a pessoa mais indicada para ti ajudar, pois tá acompanhando seu desenvolvimento.
      Muito Axé pra ti.
      Carol

      • PETERSON said

        OBRIGADO PELA RESPOSTA “Carol Walent”.

        agora sim vejo q tenho q ter calma e paciencia…

        obrigado mesmo pela ORIENTAÇÃO.

  121. Jana said

    Amei seu site
    Pois muitas vezes ficava em duvida se realmente era a entidade ou se de repente eu estava agindo por ela
    Mas agora posso dizer que estou indo pelo caminho certo
    Muito obrigada

  122. vania said

    adorei vc me ajudou mais do que eu esperava obrigada ,mais gostaria de saber se um boiadeiro tem que ter esses nomes que ja estao ai no sait ou pode ter outros porq foi a primeira ves que dei passagem pro meu e perguntaram pra ele o nome e ele disse jorge ,estou muito preocupada ja ate pensei que umbanda nao é meu lugar ,sera que pode me ajudar ? eu agradeço muita pas e luz .

  123. vania said

    adri muito obrigada foi de grande valia .

  124. laura said

    uma pessoa que encorpora 7 santos e nao frequenta centro isso pode acontecer

  125. Jefferson Ricardo Gonçalves said

    Estou passando por uma situação no terreiro que eu frequento que não estou entendendo, primeiramente quero dizer que ja estou na Umbanda a 20 anos sei que estou sempre aprendendo e que a Umbanda é uma ciência infinita. A situação é a seguinte o terreiro que frequento tem varias giras dentro de uma só ou seja cada dia da semana é um pai ou mãe de santo que toca uma gira todos preparados e subordinados a um só. Eu frequentava as giras de Sábado lá os guias que trabalham comigo já firmados atendiam consultas ou seja ja era médium de toco como é dito na casa. A gira de sábado encerrou então passei para a gira de sexta feira que é comandado pelo sacerdote lider do terreiro todo. Estou sendo submetido a uma reavaliação pelo sacerdote tudo bem até ai eu entendo, pois respeito muito a hierarquia de um terreiro, mas sinto que algo esta errado pois ele barrou o ponto riscado do Preto velho e do Exu que eu trabalho a 20 anos, e que foi confirmado várias vezes em varios terreiros priscipalmente pela própria mãe de santo que ele mesmo fez. Questionei isso com ele e ele me diz que nenhum sacerdote da casa feitos por ele mesmo sabem ler pontos riscados, sendo que ele mesmo liberou o meu cigano e o meu boiadeiro para consulta e não libera o preto velho e o Exu , toda vez com uma desculpa diferente, e desta ultima vez ele me deixou muito triste com o comentário que ele me disse que o maior erro da mãe de Santo que ele MESMO FEZ foi ter me liberado pra dar consultas e que eu sou um médium inseguro… tudo bem mas dizer que eu sou o maior erro isso me machucou, pois tenho uma historia mediunica dentro da lei de Umbanda muito sofrida e que teria mil motivos para largar tudo ,mesmo assim estou insistindo pois creio muito nos Orixas e nos guias que eu trabalho tenho eles como minha familia sanguinea minha esposa esta muito triste com tudo isso pois estou sendo impedido de praticar a caridade dentro da missão, me deem uma luz pois nunca falei disso com ninguém e tenho a impressão que o problema é pessoal do sacerdote, desde já MUITO OBRIGADO… ABRAÇO!!!… Jeff

    • Jefferson Ricardo Gonçalves said

      E AI ALGUÉM TEM UM CONSELHO, UMA RESPOSTA, UMA PALAVRA, QUALQUER COISA, PARA AMENIZAR ESSE MEU SENTIMENTO DE FRACASSO, E A SENSAÇÃO QUE VIVI DUAS DÉCADAS DE UM ERRO, COMO DISSE O SACERDOTE

      • Axé, Jefferson,
        Não há erro. Toda experiência deve ser levada em consideração, pois são elas que o ajudarão a descobrir em si mesmo as etapas as quais todo médium responsável deve passar. A iniciativa de buscar conhecimento deve partir de quem sente a necessidade, se há duvidas, procure saná-las da melhor maneira. Quanto ao fracasso, ele só existe para os desistentes, principalmente para os que desistem de si mesmos e, depois de duas decadas, não me parece ser o seu caso.
        Axé,força e luz!

  126. Erivaldo said

    Jeferson,

    nao existe terreiro perfeito! siga o seu coração e faça o que vc sentir melhor pra vc.
    E como disse no comentario anterior; o fracasso só existe para os desistentes! A vida é feita de etapas, quem sabe vc nao está saindo de uma pra passar para outra fase de vida??

    muito axé!

  127. Lúcia Carvalho said

    Meu amigo eu estou começando agora na umbanda eu não sei nada a respeito, mas se isso estivesse acontecendo comigo eu segueria o meu coração pedia orientação aos orixas,tenho certeza que você irá encontrar as respostas, mas procure naõ ouvir somente uma opinião dos outros, ouça o seu proprio coração quando o seu guia estiver perto de voce com certeza terás a resposta…FORÇA E NÃO DESISTA DA SUA MISSÃO NA TERRA….

  128. solange said

    olá estou escrevendo mais como um desabafo ou até um pedido de socorro. Quando tinha 4 anos meu pai faleceu após este acontecimento comecei e ve-lo constantemente, e eu tinha tanto medo que acordava a vizinhança inteira. Aos 8 anos minha mãe por não aguentar mais eu acorda-la todas as noites aos gritos levou-me a um terreiro próximo a minha casa a sra se intitulava “Sete” e conversou muito com minha mãe e falou que eu tinha uma pomba gira e um caboclo comigo. E meu pai estava vindo me visitar pq ele havia morrido de repente e que precisava se despedir da familia no local onde ele havia desecarnado, no caso na cozinha de casa que ficava de frente com meu quarto. por ser muito doente morreu muito novo… no dia marcado a sra. não foi mas acredito que “alguém” espiritual foi… vcs não tem noção do que eu passei naquela noite, moravamos eu, minha mãe e meu irmão que no dia ele tinha apenas 4 anos de idade. Eu fiquei apavorada pq minha gritava, se jogava contra as paredes, se arrastava pelo chão etc… e como a sra que era para ter ido e não ela havia pedido pra minha comprar uma vela do tamanho do filho mais velho, no caso eu, e minha mãe daquele jeito acendeu aquela vela e me deu para segurar até que ela se apaga-se passei a noite inteira e mais meio dia segurando aquela vela chorando de medo.
    resumindo
    aos 12 anos em brincadeira com minha mãe eu amo mexer com o baralho na brincadeira disse a ela; vou ler a sua sorte e abri o baralho a ela, e disse 3 coisas e dei prazo para acontecer 3 dias. E acredite que quiser aconteceu, depois desse dia minha não me deixava em paz, até de madrugada ela pedia para que abrisse o baralho a ela. foi indo e com o passar do tempo ela se cansou de ouvir sempre as coisas varias vezes ao dia e parou.
    Ja faz mais ou menos uns 5 anos hoje tenho 30 vejo em pessoas encostos maléficos, quando falo uma benção para uma pessoa que precisa muito acaba acontecendo sempre na data que eu falo, isso eu gosto mas o que eu não gosto é acordar de madrugada com tapas na cara ou incorporar uma pomba gira enquanto durmo e rodar a noite inteira e pertubando meu marido….
    POR FAVOR O QUE DEVO FAZER?
    NÃO SEI MAIS O QUE FAÇO ESTOU DESESPERADA… ME AJUDEM!!!!

    • Karina da Esmeralda said

      Solange…
      carrego uma cigana e tenho imenso prazer em trabalhar com ela, q como com vc, me ronda desde q eu era menina. o q posso te aconselhar é a procurar um terreiro para q lá possam te orientar.
      Não é correto vc acordar incorporada no meio da noite, por isso q vc precisa de orientação…

  129. paola said

    quisiera q alguien me pueda decir q significa el punto riscado de maria padilla q significa el tridente la flecha cruzada en forma de rulo la cruz y un simbolo q se parecen a dos parentesis cruzados muchas gracias

  130. sergio ferreira said

    primeiro boa tarde a todos peso licença a vcs pra fazer um pedido e a primeira ves que entro mo site mais vi que respondem com muita a tensão os comentarios e os pedidos de conselhos vim também pedir
    ajuda meu nome e sergio ferreira nascido em 28/09/1982 temho muito respeito pelo umbanda muita vontade de freqüentar um terreiro serio
    pra saber qual meu guia por favor me ajudem, fiquem em paz, grande abraço.

  131. sergio ferreira said

    meu email e serginho_26_ferreira@hotmail.com

  132. sabrina-oliveira1010@hotmail.com said

    OLÁ CAROL,BOA NOITE!ASÉ PRA VC E TODOS QUE PARTICIPAM DE PENSAMENTOS COMUNS À NOSSA RELIGIÃO.GOSTARIA DE QUE,SE POSSÍVEL,VC POSTASSE AQUI A IMAGEM DA POMBA GIRA ROSA DO LODO.DESDE JÁ AGRADEÇO

  133. Ana said

    Boa noite, gostaria de receber mais informações sobre o ponto riscado da vovo Cambina. Desde já agradeço..

  134. sinvas said

    boa tarde nossa, para eue que estou iniciando foi de grande valia a pesquisa que fiz muito obrigado.

  135. Paulo said

    Gostaria de saber como é o ponto riscado de Ogum Matinata, e seu significado, será que alguem pode me ajudar, agradeço desde já a colaboração.

  136. Paula said

    Nossa perfeito!
    Era justamente desse conforto que eu precisava !
    Obrigada mesmo !
    Agora consegui entender muitas coisas …

  137. suely aparecida dos reis said

    boa tarde é um prazer comentar assuntos relacionados aos queridos espiritos de luz os irmãos caboclos sou espírita e tenho muitas das vezes sonhos relacionados com caboclo sete flecha que estou trabalhando chamando por ele no sonho começa assim ogunhê ogunhê ta chamando caboclo sete flecha ta chamando caboclo sete flecha e dai em diante vejo meu espirito trabalhando encorporada com o caboclo e quando retorno eu me sinto cansada parecendo que acabei de travar uma grande batalha o que poderia estar me acontecendo espero ajuda pois afinal sou m´dim de psicografia e preciso ser orientada muito obrigada muita luz e muita paz

  138. sol said

    Olá Carol,
    Fui criada dentro do terreiro, até os 9 anos, sabia todos os pontos, e participava das giras com meus pais, qdo minha mãe morreu me afastei da umbanda, não procurei saber mais nada sobre, sofri muitas influências espirituais, mas sempre respeitei a umbanda. Hoje vivendo momentos difícies, senti uma forte intuição e procurei um terreiro onde meu pai frequentava. Estou curiosa, até porque escuto vozes me chamando ao terreiro, também cantei um dia qdo sai do terreiro no caminho de casa um ponto que nem lembro a quem pertece, ELE VEM DE ARUANDA… foi so uma sugestão. Quero frequentar não sei se para desenvolver, mas porque é forte o que me leva á ir ao terreiro, no dia de trabalhos fico tonta até chegar lá. O que devo fazer? Estou numa dúvida horrível mas a intuição é muito forte, como se minha hora tivesse chegado. Tudo que escrevi aqui, são palavras ditadas na minha cabeça. Por onde eu começo? Já que falei com o dono do terreiro e ele não estar dando muito crédito a minha intuição.

  139. Sandra Malta said

    Olá carol, nossa!
    Fiquei muito satisfeita com o que li.
    Sabe Carol moro em SP- Penha Z Leste, frequento uma umbanda desde 1992 e até agora só recebi um caboclo que nuca fala e estou desenvolvendo outras linhas também como ( gira de exú, baianos,marinheiro e as crianças),mas sempre vejo, escuto, so não consigo falar ” ei estou vendo tudo” sempre achei que estava mestificando e como tenho medo de isso acontecer pensei que eu estava no lugar errado.
    Minha mãe de santo faleceu no inicio deste ano, pensei em sair ate pq tenho duvidas se estou no caminho certo.eu e ela tinhamos uma amizade muito bonita muitas vezes nos tratavamos mais como amigas confidentes do que mãe e filha de santo, acho que isso atrapalhou um pouco o meu desenvolvimento, após sua morte a mãe dela passou a comandar o centro.
    .
    De um tempo pra cá comecei a ler sites , procurar s/ a umbanda senti muita vontade imensa de entender a religião, e percebi que algo está mudando em meu coração estou entendendo um pouco e amando a umbanda, na hora das girias tem algo diferente que não sei esplicar.
    Mas lendo seu texto entendi que para conhecer meus guias será com o tempo.
    Mas carol já não era tempo de pelomenos um guia meu ter dado nome e estar trabalhando ( consultas)? já fazem19 anos que frequento o mesmo lugar?
    o que posso fazer para melhorar e me elevar epiritualmente?me ajuda por favor.

    Agradeço este espaço e espero me encontrar mais ainda…adorei.
    Desde já agradeço
    Axé para voce.

  140. paloma said

    adorei o texto , eu pensava que era coisa da minha cabeça ,da minha imaginacao .Fui conversa com uma preta velha chamada vó maria ,pois eu tinha incorporado uma erezinha em casa , mais pensava que era coisa da minha cabeça porque escutava tudo o que ela falava ai a vó maria me falou sobre a incorporacao conciente mais ainda ,este pensamento de mentira continuava a me perceguir .Mas agora tudo ja passou .Obrigado vovó maria ,e Carol pela a ajuda.

  141. JOsie said

    Amei a explicação. Sanou diversas dúvidas. Mas como iniciante, ainda tenho tiveras…alguém poderia me ajudar?? josie-86@hotmail.com

    Obrigada

  142. Thiago said

    Adorei a Explicação, me fez me sentir mas seguro, Pois meu preto velho esta vindo agora e foram dar charuto e um pouco de bebida conclusão depois que ele subiu fiquei super enjoado e com muita vontade de vomitar, eu as vezes ficava consciente e as vezes não,mas esse consciente eu escutava as vozes das pessoas bem no fundo.tem coisas que fico em duvida se é eu mesmo que estava falando ou era ele falando por mim e nem de tudo eu lembro.. com essa explicação me fez me sentir mas seguro de mim mesmo com meu desenvolvimento.

  143. skylla28 said

    Olá Carol boa tarde!
    FUI A UM CENTRO DE UMBANDA DIA DESSES PARA UMA CONSULTA, CHEGANDO LÁ O RAPAZ QUE MIM ATENDEU DISSE QUE EU TINHA UMA MEDIUNIDADE MUITO FORTE E QUE EU PRECISAVA DESENVOLVER, E QUE EU NÃO ERA FELIZ NO LADO SENTIMENTAL E PROFISSIONAL POR ESSE MOTIVO POR NÃO ESTAR CUIDANDO DO MEU LADO ESPIRITUAL, EU PARTICULARMENTE NÃO SINTO MEDIUNIDADE NENHUMA, SE TENHO AINDA ESTA OCULTA, SENDO QUE JÁ FREQUENTEI CENTRO ESPÍRITA KARDECISTA E NUNCA MIM FALARAM QUE EU TENHO MEDIUNIDADE,
    GOSTARIA DE UMA AJUDA PARA PODER SABER O QUE FAZER?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.

  144. Mª do Socorro said

    Oi Carol! Te enviei um email em pvt(particular) Aguardo seu retorno!
    Obrigada

  145. Bianca said

    Querida Carol, obrigada pelos esclarecimentos que trouxe! Pode não saber, mas ajuda muito! Estou há quase um ano me desenvolvendo na umbanda, porém não incorporo. Será que não possuo mediunidade? Único sintoma esquisito que sinto em dia de gira é uma seriedade muito grande, principalmente em dia de gira de Ogum. Pode me explicar o pq?Sou filha de Obaluae!

    Aguardo retorno!

    Obrigada!

    • Socorro said

      Axé Bianca,
      Não sou ninguém para te responder, pois sou uma aprendiz, sou umbandista em desenvolvimento, mas uma coisa já aprendi, todos nós temos latente em nós a mediunidade, uns mais e outros menos, o que nós falta é o conhecimento e o doutrinar essa mediunidade, Se você tem sintomas nos dias de gira, não tema nem duvide, simplesmente esteja aberta, para que as entidades entre em contato e lhe prepare para incorporação. Como já lemos muito aqui, tudo tem seu tempo certo para acontecer. Esteja preparada espiritualmente. Busque seu PS ou MS e eles saberão te conduzir.
      Saravá!

    • Carol Walent said

      Olá Bianca!
      Pra te ajudar com algumas de suas perguntas pela internet é complicado. Aconselho você conversar com seu PS ou MS a respeito de sua mediunidade.
      Muita sorte pra ti.
      Saravá, Carol

  146. humild said

    como fasso para tirar minhas duvidas com a dona do blog???

  147. Oii Carol, boa tarde. Bom, obrigado por esse esclarecimento, pois, por mais apostilas que eu tenha lido, esse seu texto foi o que mais me abradou, rs. Bom, sempre tive curiosidade em ter contato com o espiritismo, a umbanda, candomblé, etc. Advindo de uma família budista (olha que extremo), parti dela para o espiritismo kardecista, onde lá, disseram que eu tinha mediunidade, pois logo no inicio eu via, ouvia, sonhava, mas tive minha infância branda, calma. Na minha adolescência, comecei a ter mais contato com essas religiões as quais citei, li, re-li e a curiosidade aumentou cada vez mais. Como disse, comecei a frequentar o Kardecismo e lá, disseram-me que eu tinha mediunidade, e que ela estava aflorada, pois eu sentia muitos arrepios, sonolência, etc. Frequentei dois anos seguidos o kardecismo, mas comecei a frequentar também os centros de umbanda, procurando conhecer mais, aprofundar… sempre tive em mente que uma coisa é você saber na teoria, e outra na pratica. Bom, resumindo (depois de todo esse texto, rs), entrei agora em uma casa de umbanda aqui em santos/sp, o qual sempre me trataram bem, e sempre senti confiança, pois já o vinha frequentando a um ano. O Pai de Santo da casa disse-me que sou filho de Oxossi com Oxum e carrega Oxalá. Recebo todas as entidades, como: Preto-Velho, Exú, Erê, Caboclo, Bahiano, bom, mas enfim… Estou frequentando a dois meses e recebo as entidades mas elas ainda não riscaram ponto nem se identificaram. Outra coisa, quando incorporo, pareço estar consciente e penso estar meio louco. Mas enfim, agradeço pelo seu esclarecimento.

    Muito Axé.

  148. Fabiana said

    De Todos os textos já lido, esse foi o que mais proximo chegou de tudo que nós umbandistas passamos no inicio de desenvolvimento. Vale acrescentar as dores de cabeça (terriveis), choros involuntarios, sem explicação, coisas incriveis acontecem com a gente.
    A ansiedade faz parte dos inicantes, porem me atrapalhou um pouco, pois quando mais eu queria saber da entidade, menos ela revelava. Assim eu aprendi a esperar, pois sempre fui muito anciosa.
    Hoje, depois de 06 anos, sei interpretar meus sonhos da forma correta, receber orientações dos meus guias, atraves dos sonhos, mas até hoje a Minha Cabocla Iara não revelou sua história. Ela foi a primeira entidade a manisfestar e será a ultima a contar suas origens e relatos.
    Amo a umbanda, amos meus guias, meus orixas e mais que tudo respeito a opinão das demais religioes, mas tenho a certeza que me encontrei na UMBANDA e não foi coinscidencia.
    Abraço a todos os irmãos e Axé

  149. Anônimo said

    oi carol ! bom dia, bom gostaria de parabenizar pelas duvidas que vc tira .SOU MEDIA A TRABALHAR, COMECEI AGORA , MAIS SINTO QUE MINHA MEDIUNIDADE ,JA VEM DESDE PEQUENA ,MAIS SO AGORA TEM UNS 4 MESES QUE ESTOU FREQUENTANDO UM TERREIRO , TENHU UMA PRETA VELHA ,E UMA POMBA GIRA , MAIS DEPOIS QUE ESTOU NESSA CASA COM ESSE POUCO PERIODO JA VEIO CABLOCA ,BOIADEIRO CRIANÇA… VC ACHA QUE EU TENHO POUCO TEMPO PRA TUDO ISSO VIM EM MIM ? TEM HORA QUE PENSO EM DAR UM TEMPO , JA AMO TODOS ELES MAIS NÃO SEI SE ISSO É NORMAL .
    AINDA NAO FIZ ACENTAMENTO PRA NADA NEM GUIAS NÃO SEI OQUE EU FAÇO … OBRIGADA ABRAÇOS

  150. mAYARA said

    Olha Gostaria de saber como desenvolver mais minha guia Pomba gira como posso estar fazendo?
    Poderia me ajudar?

    • Deeh said

      Poxa mayara tbm gostaria muito de saber isso pke a parte mais dura do desenvolvimento é parte de exu bastante complicada é uma energia assim pesada sabe e sem contar q fico com medo do que ela vai fazer com medo dela quere beber dela quere fumar etc etc etc e tal
      Consigo me concentrar muito mais numa gira de ibejada do que numa gira de exu

  151. Vinicius said

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de uma entidade deixar o Seu nome na minha cabeça?

  152. Adriane said

    Oi Carol, a duas semanas frequento uma casa de umbanda e já da primeira vez eu recebi o meu guia como fui criada no catolicismo (apesar de meu avô e vó por parte de mãe incorporarem o preto velho e a criança, coisa que só fiquei sabendo depois que eles morreram) eu não sabia que estava recebendo. Eu estou super confusa com o que esta acontecendo da segunda vez que fui aconteceu a mesma coisa e o chefe do terreiro, me liberou para frequentar o terreiro para evoluir eu sei que meu guia vem muito forte mais eu não sei direito o que acontece e como se eu não tivesse controle do meu corpo apesar de saber tudo o que esta acontecendo. Eu estou curiosa a respeito de várias coisas mais duas coisas me deixaram mais curiosas, uma e que como ele vem muito forte eu acabo precisando de mais de uma pessoa para me segurar acabo caindo no chão e eu só começo a me acalmar quando eles jogam uma água em mim da primeira vez eles jogaram água salgada na minha mão da segunda eu senti eles jogando água no meu pescoço. Porque isso? E uma outra foi quando falaram para mim aceita a sua coroa. O que significa isso?

  153. jhean said

    preciso de ajuda!! quem puder me dar assistência, por favor me adicione jhean_hugo@hotmail.com

  154. bruna araujo santella said

    Gostaria de saber como podemos diferenciar certos guias “brincalhões’, por exemplo aconteceu comigo de estar em uma gíra de direita, e sem eu perceber receber um exú. Só que ele veio se passando como baiano, como posso lidar com issso? fico com medo de acontecer algo que acabe prejudicando a mim e a corrente.

  155. luciene said

    adorei aprender com vocês, mas tenho varias duvidas a respeito da minha aprendizagem na umbanda, pois iniciei a umbanda em 1990, a procura de cura para meu filho, depois fui para o kardec aprender espiritualidade, retornei a umbanda em 2006, e estou caminhando devagar, pois tenho minha mãe adoentada e eles dizem que preciso esperar para as incorporações, encostam as energias da minha preta-velha e caboclo, mas fica nisto, assim fico sentindo todos os maus estar. voces podem me instruir o que acontece? obrigado e abraços.

  156. eu !!!!! QUERIA SABER O MEU QUIA ESPERITUAL PORQUE eu quero a prender a meditar e quero que ele mim ajuder a mim quiar no meus caminhor duranter da meditação !!!! mais ser alquem sober como poder mim ajudar a meditar o meu msn:: deusluiz@hotmail.com

  157. Boa tarde a tds vcs meus irmãos !!!!!
    E muiito bom servir essa nação,no entanto a muiitos que fazem dela um
    banco lucrativo,graças a meu “DEUS” e aos meus orixas que no terreiro que freguento não e assim somos da paz um entende o outro somos irmãos mesmo
    minha incorporação aconteceu em agosto deste ano ,amei só que eu não liberei muito pq não sei, mais foi maravilhoso, e no dia 27 deste mes no dia de comes damião ela ou ele veio denovo amei mais ainda,e a dona moça tbm esta pra vi que venha os espiritos de luz se tem que vim venha estou de coração aberto pra eles,
    amo minha religião…
    passei por uma grande turbulencia mais estou firme ,quase que meu marido me matou sai de casa com meus filhos eu tive que passar por isso pra eu achar o meu caminho e o meu caminho e esse !!!
    salve todos meus orixas sou filha de oxum meu pai e oxossi e tenho uma moça de frente só isso q esta embarralhando mais vai td entrar nos seus devidos lugares…
    por tanto meus irmão não a problemas q se resolva,força e confiança nos orixas que agente carrega temos que fazer a nossa parte de coração limpo td flui bem…
    muiiito axé para todos vcs
    um abração a tds!!!

    e fiquem na paz de “DEUS”

  158. maria molambo da lixeira e a mesma maria molambo da umbanda

  159. quero saber mais sobre a pomba gira molambo porque eu estou trabalhando com ela no omoloko ; mais so sei 2 ponto dela ,mais minha moça de salao e a (moça bonita da kibamda.) um abraço………

  160. mande as respostas no meu orkut.(celianekyte@hotmail.com)….

  161. junior said

    eu numca tinha ido a um centro de umbanda, a primeira vez que fui, foi na sexta feira (21/10) na qual tomei o cha do santo daime… com a experiencia que eu passei descobri que eu tenho uma mediunidade de incorporar… conseguia ler o pensamento de outras pessoas sabia de tudo que estava acontecendo ao meu redor, e me lembro que cada incorporação que tinha sempre éra me passado alguma experiencia. eu senti que estava responsavel pelo terreiro que teve. foi passado pra mim que eu tinha um dom especial por ter incorporado diversos espiritos. com isso gostaria de saber por onde começar a praticar minha mediunidade de incorporar e quais livros eu possa começar a ler pra entender mais sobre guias etc… estou ansioso pela sua resposta. desde ja agradeço!

  162. Anônimo said

    oi,gostaria de conhecer mais sobre meus guias Maria mulambo da calunga e exu tiriri da calunga ,meu email é cecilia.garcia.duarte@hotmail.com

    • Anônimo said

      Olá. As entidades, guias e mentores trazem em seus nomes sincretismo com os respectivos mistérios Orixás. MARIA MULAMBO tem como divindade OXUM. Exu TIRIRI DA CALUNGA tem como divindade NANÃ, ambas entidades na irradiação de OMULU.
      Entretanto o ponto riscado, elementos, história e afins modos de trabalho apresentam os demais Orixás que podem também ser a essencia de cada.
      LIVRO: SETE ESTRELAS, LUZEIRO e
      ARQUEIRO DOURADO – Sr. Exu Tiriri.
      Att. Antonio Monteiro.
      email: antoniotaro@hotmail.com

  163. Anônimo said

    eu tive um sonho com tres pessoas sentadas na porta de minha casa,um deles tinha um colar em forma de lua minguante com varios riscos brancos,os outros dois eu nao me lembro bem,me lembro que eles me falaram que eu tinha que aprender algo mas eu nao sei o que é e que tinha uma mancha pequena que me falaram que se essa mancha for maior e algo ruim e se for pequena e uma coisa boa,me ajudem pois eu nao sei o que é ,quem é e o que que!!!se puder me ajuda o meu e-mail é luana-ferreira92@hotmail.com

  164. FCamilo said

    Belissima explicação. Que Oxala te proteja.

  165. renata said

    boa tarde,sou medium iniciando agora,e todos me perguntam,e sempre respondo que não sei,mas tinha a fé e a certeza de que tudo um dia iria se esclarecer,fiquei e fico confusa,hj menos que antes.
    mas estou aliviada com sua explicaçoes,que oxalá te ilumine sempre

  166. Denner said

    Não sou medium apenas tenho grandes curiosidades, meu pai recebe o preto-velho, e eu gostaria de saber se tem como eu descobrir qual guia eu possuo, sem precisar frequentar um centro esperita ?

  167. Nana said

    Olá.

    Pelo que entendi do texto, para saber qual o meu guia é preciso que eu incorpore para saber quem é? Mas isso exige um curso? Como proceder? Há anos quero saber. Sou de Brasília e gosto especialmente dos ciganos.

    Aguardo ansiosa a resposta.

  168. vilmar miranda said

    legau adorei sou medium de trabalho já a +ou- 12 anos mas sempre tive duvidas a respeito disso porque nao tem alguem que explique essas coisas pra quem ta iniciando mas agora com sua explicaçao vai ficar tudo mais facil valeuuu

  169. Deeh said

    Perfeito adorei o post é assim mesmo q acontece legal poder saber que com todos é assim pois isso nos tornam mais seguros e confiantes sobre nossa mediunidade muiito bom aodreii mesmo

  170. Anônimo said

    Tenho 14 ans e foi pra gira e nao sentir nada

  171. Cavalo said

    Boa noite, este site foi muito bom, mas podiam me esclarecer uma coisa?
    Eu já sentia á muito, sentia os cheiros, sentia presenças, tocarem-me etc.
    Ja tinha conhecido o meu guia, mas este baixava no corpo de outra pessoa.
    Agora ele desçe em mim e me chama de cavalo.
    Mas o que me assusta mais é que eu sei o q ele ta fazendo e dizendo pois mesmo incorporada ouço tudo e sinto o q ta fazendo.
    So que eu sei por exemplo que ele esta bebendo cerveja mas nao sinto o sabor na boca, ja do cigarro ja sinto o sabor…
    Depois qd as pessoas me contam o que ele disse eu ja sei porque ja tinha ouvido tudo.
    Mas a coisas que me falam que ele tambem falou mas eu nao me lembro de ter ouvido.
    Tenho sempre medo que seja eu fazendo que estou incorporada pois sei de tudo que se passa a minha volta, mas tudo o que ele diz( coisas pessoais de pessoas) que eu nao sabia, ele fala e as pessoas dizem que sim é verdade e so elas sabiam..
    e ai penso..nao sou eu que me estou fazendo pois eu nao sabia disto..
    mas ao mesmo tempo fico confusa e tenho medo que seja eu a inventar.. me ajuda por favor…
    é normal..estar incorporada e ouvir e sentir tudo?

    Obrigada

    • Anônimo said

      Olá. Prezada irmã de fé. A sensibilidade é uma característica mediúnica. Com o decorrer do tempo ela vai se definindo qual fenômeno se manifesta melhor.
      O fato de seu guia ou mentor espiritual se apresentar acoplando noutro médium não é normal. O caso deve ser estudado por um dirigente para entender o por quê isso ocorreu e se realmente era seu guia.
      A consciência pode acontece na maioria dos médiuns, principalmente os iniciantes.
      Não é indicado no início do desenvolvimento fornecer bebidas alcoólicas ou cigarro ao guia antes dele estar disciplinado com as regras do espaço onde se apresenta.
      Com o passar do tempo, gradativamente, dependendo de sua missão espiritual, vc poderá ou não ficar incnciente.
      O médium deve aproveitar o estado de consciência para ir doutrinando o guia. Ex; Definir horário de trabalho, condições de manifestação e apresentar elementos da natureza, frutas, ervas, para que o mesmo conecte-se melhor ao Plano Terreno.
      Aconselho vc a procurar um dirigente.
      Att. Antonio Monteiro.

      email: antoniotaro@hotmail.com

  172. Cavalo said

    meu email é
    preattycitty@hotmail.com

    • Anônimo said

      Aconselho vc tbm ler livros espiritas, romances ou didáticos.
      Sete Estrelas, O caboclo que brilha.- Antonio Monteiro.
      Luzeiro, Pai João. – Antonio Monteiro.
      O mundo que eu encontrei. – Luiz Sérgio (espírito).
      A morte branca do feiticeiro negro. – Renato.
      O livro dos espíritos – Allan Kardec.

      Att. Antonio Monteiro.
      email: antoniotaro@hotmail.com

      • Anônimo said

        Boa noite, mas o guia que desce em mim que antes descia noutra pessoa. disse que deixou de baixar nessa pessoa. pois essa começou a trabalhar so para o mal.
        ele sabe que nao pode vir depois da meia noite e nao vem.
        fala comigo. e eu com ele, pelo meu consiciente.
        sinto o, cheiro o, mas quando desce em mim eu sei de tudo.. pois ouço tudo
        dai ficar confusa.
        muito obrigada

      • Anônimo said

        Escreva para meu email e dê mais detalhes. O que ele já falou, quais os materiais que usa, o nome que ele se identifica. Se vc tem mais entidades que se manifesta.
        Meu email: antoniotaro@hotmail.com
        Att. Antonio Monteiro.

  173. Cavalo said

    Boa tarde.. estou farta de lhe enviar emails…mas ainda nao me respondeu -=) pelos vistos é bem mais facil falar por aqui :)

  174. cavalo said

    Boa tarde.. mas eu em todos os meus emails me identifiquei..
    entao estamos desencontrados…
    eu enviei do email poderosassr@hotmail.com
    e eu la me identifico ..o nome …e tudo o que voce pediu..
    entao alguem nao deve querer q a gente se fale rsrsrsrsrsr

  175. eu gostaria de sabe como vou fazer p sabe o ponto do meu preto velho pois fais pouco tempo e ele ainda me me revelou p que eu poço segui o caminho da dotrinha espiritual .pois ficaria muito grato se vocei podese me ajuda .atenciosamente wilson

  176. lucia S.de Almeida said

    fui feita no santo há muitos anos , porém de uns tempos para cá tudo dá errado gostaria de saber porque?

  177. Anônimo said

    ja fui algumas vezes no terreiro e gostaria de ir mais vezes pois sinto algo em meu coração que se identifica naquele local.Não sou medium nem tenho nenhum dom.Gostaria de entender mais sobre a umbanda, aonde posso procurar?As vezes penso que não faz sentido eu ir em um terreiro se eu não sei direito o que estou fazendo lá e o porque,só que tenho muita vontade de aprender e etender mais sobre a umbanda,quais são seu obejtivos…se podemos frequentar semanalmente como se vai a uma igreja ou vamos no terreiro somente quando estamos precisando de alguma ajuda?

    • Olá. Vc deve frequentar o lugar que se sinta melhor. As Casas Umbandistas diferenciam-se em seus rituais, mas a base é a mesma, o objetivo é a caridade através da manifestação do espírito. Pode-se frequentar periodicamente, assim o consulente e assistido eleva sua vibração e evita a conscentração de energias pesadas, com orientações direciona melhor sua vida. O estudo da Umbanda é importante. Visitar uma casa espírita somente na precisão não é um bom conselho, pois a prevenção ajuda nas decisões. Leia: Sete Estrelas, Luzeiro e Arqueiro Dourado.
      Att. Antonio Monteiro.
      email: antoniotaro@hotmail.com

  178. Programação de Cursos 2012.
    Início: 03/Março. – Aos 1os e 3os sábados.
    Espiritualidade – Umbanda: Das 11:00 ás 12:00h.
    Guardão dos Portais: Das 16:00 ás 17:00h.
    Magia Acesa: Das 17:00 ás 18:00h.
    Local: Bairro Pompéia, SP

    Att. Antonio Monteiro – Ministrante.
    informações pelo email: antoniotaro@hotmail.com

  179. Anônimo said

    muito obrigada pelo xclarecimento,vou ler sim

  180. guriazinha said

    adorei consegui tirar todas minhas angustias sobre o que ta acontecendo comigo na umbanda estou ha 2 anos e ha muitas duvidas tem gente que duvida das minhas entidades mas tenho muita fé nelas eu achei que eu tava ficando doida pelas coisas que estão acontecendo muito obrigado pelas explicações e até a proxima

  181. luana caroline said

    Eu quero descobri o nome dos meus guias !

    • Olá.

      A conselho aos médiuns ler e estudar sobre o assunto em questão. Com o passar do tempo os guias e mentores vão se firmando e em tempo propício, com permissão do Mentor Chefe da Coroa medoúnica, vão se revelando.

      Att. Antonio Monteiro.

  182. Valdenice said

    Boa tarde!
    Agradeço muito ao nosso criador,pois hoje encontrei uma resposta a uma duvida que a muito eu tinha, sou médium e ficava nessa duvida se sou eu ou meu guia, entrei no espiritismo e agora fui pra umbanda, porém como sinto a chegada de varias entidade que chegam fico meia confusa, mais de uma duvida ja tirei ,
    Axé, , muito tenho que aprender, obrigado

  183. Vasco Ventura said

    Boa tarde

    precisava de ajuda no seguinte assunto tenho vindo a ouvir vozes e certo dia incorporei precisava de saber se sou eu ou e da minha cabeça ou e mesmo um espirito.

    Por favor ajudem-me porque estou a dar em maluco

    • Olá. Prezado Vasco, para lhe orientar precisamos de mais detalhes. Pois todo fenômeno necessita de um médium para que haja manifestação. Passe o q vc mais se lembra durante o ocorrido.

      Att Antonio Monteiro.

      email: antoniotaro@hotmail.com

      • Vasco Ventura said

        mais detalhes como…sei que quando incorporei perguntavam-me coisas e eu respondia e quando vim a mim nao soube dizer o que tinha acontecido, e de ouvir vozes na minha cabeça nao ouço de ouvido entra na minha cabeça o que tem a dizer ou sera que tenho de dar razao ao Gil .

        Preciso de saber o que tenho

      • Vasco Ventura said

        e quando incorporei ouvia tudo e por isso a minha duvida se sou eu que falo ou estou a fazer-me passar por alguem

      • Olá. Cada médium tem um dom específico, acredito que ambos, Vasco e Gil possuem a mediunidade mecanica plena, ou seja o que se chama popularmente de incorporação. Aconselho a toda pessoa com início de manifestação a procurar um espaço idôneo onde um amigo já tenha se consultado e indique. Para se retirar os Guias do médium iniciático ou desenvolvê-lo, não é fácil, pois o dirigente deve ter experiência e conhecimento para tal. Procurem um centro. abçs.

        Antonio Monteiro.

    • Gil said

      Vasco acontece exactamente o mesmo comigo, mas ninguem me consegue ajudar… ja existiu um que ate me quis foi tirar meus guias.temos de ter cuidado a quem pedimos ajuda :)

      • Vasco Ventura said

        mais detalhes como…sei que quando incorporei perguntavam-me coisas e eu respondia e quando vim a mim nao soube dizer o que tinha acontecido, e de ouvir vozes na minha cabeça nao ouço de ouvido entra na minha cabeça o que tem a dizer ou sera que tenho de dar razao ao Gil .

        Preciso de saber o que tenho

      • Gil said

        Vasco Eu quando estou incorporada quando venho a mim lembro me de algumas coisas.. outras nao me lembro de ter ouvido!
        As vozes tambem as ouço e por vezes pressinto coisas que vao acontecer.. e as vezes entro em lojas de produtos espirituiais e a pessoa que le cartas ou ve os espiritos ficam nervosas e as vezes despenteadas e nao sei porque

      • Vasco Ventura said

        mas tens ajuda para te oreintares e isso que estou a procura de ajuda senão vou dar em tolo

    • Anônimo said

      Meu companheiro, nada de ficar maluco mediunidade e coisa seria ,precisa encontrar pessoas de confiança em uma casa de AMOR,confia em seus protetores faça suas oraçoes,muita luz para seu caminho persevere.

  184. Gil said

    Nao tenho ajuda nenhuma .. pois sempre que peço ajuda quem me esta querendo me ajudar no fundo esta me querendo sem eu saber, é me prejudicar.. me tirando meus dons e meus guias.. chego a um ponto que depois de tantas mentiras ja nao me acredito nas pessoas q me dizem q me ajudam pois foram todas essas que me tentaram prejudicar a ultima poes me a mao na cabeça e eu ouvi meu guia dizendo ela quer me tirar de ti olha pra ela e ve se ela é mesmo do bem como tu pensa, quando fui olhar nela..so via nela sangue e fogo..

    • Gil boa tarde,lhe o seu comentário e ve um pouco da minha historia,não é nada disso veja pelo lado bom da questão,tudo que você já passou ou tá passando serve de exemplo pra vida futura,não é que eu ache que você não tenha razão! mas vou tida um conselho procure pedir orientação os seus orixás,passe a observa más,e não existe esse negocio de que querem tirar os seus dons e seus guias,preste atenção ELES SÃO SEUS ninguém pode tira de você!e também não deixe nem um pai ou mãe de santo botar a mão na sua cabeça sem que você Gil tenha á certeza que é perfeito e pra isso você também tem que se sentir bem no terreiro que você ficar!ta certo assim QUE OXALÁ DE ABENÇOE. OK?

    • ENTRE EM CONTATO COMIGO italaglauciaramos@gmail.com

  185. JOSE CARLOS said

    Bom dia meus irmaos,
    ontem estive lendo comentários dos nossos irmaos Gil e Vasco e ia agora mostrar aqui no centro e gostaria de saber o porque de terem apagado as mensagens dele onde exprimiam as ideias deles, aqui não é para isso?
    Exprimir ideias e pedir ajuda?
    Não gostei, so mostram que querem entao que este parece tudo de bom ,pois comentarios menos bons simplesmente voces APAGAM, gente do bem não é assim não, deixa todo mundo se exprimir.
    Estou aqui no centro onde muito de voz ja ouviu falar e ja cá veio atraves deste site mas agora não gostei e vou informar o resto dos irmaos daqui que de certeza passaram a palavra!!

    • Carol Walent said

      Querido José,
      Seja bem vindo!
      Se você percebeu que foi removido o comentário do Vasco, com certeza viu o teor do assunto e descaso com o nosso colaborador Antonio Monteiro que só quis orientá-lo de forma que não influenciasse o irmão.Apagamos o último comentário dele sim, somo administradores do blog, e não admitimos insultos a ninguém ao a nossa religião.
      Não estamos aqui para resolver os problemas pessoais e/ou espirituais de ninguém, esse espaço serve apenas como base de estudos e discussão sobre temas relacionado ao blog.
      Ficamos a disposição para qualquer outro esclarecimento.
      Saravá, Carol

  186. Catarina Andrade said

    Boa tarde
    eu ontem tambem vi o que o Vasco escreveu e ele so demonstrou o seu ponto de vista em momento algum ele falou no nome Antonio Monteiro.. em momento algum mandou algum insulto ao vosso colaborador, apenas foi ponto de vista e estou com o Pai Jose Carlos, ele so mostrou seu ponto de vista e se este espaço serve apenas de base de estudos e discussão sobre temas relacionado ao blog, como voce diz, foi exactamente o que o Vasco fez.
    Axé

  187. Aparecida Hilmer said

    Olá,
    eu por acaso tambem vi e nao gostei de ter sido apagado, entao tambem pode apagar coisas que eu escreva que sao o que eu penso.

  188. Carlos Martins said

    Eu também li, estou com voces. nao gostei nao

  189. Silvia said

    Ja algum tempo que tenho observado o vosso blog e os comentarios que nele existem e acompanhei a conversa do Vasco que me pareceu bastante preocupado com a situação em que se encontrava e pediu ajuda repetidamente.
    Ora se ele precisa de ajuda o que esta a contecer com ele precisa de orientação porque eu sei do que falo e achei que devia prestar o meu comentario pois nao o fiz em casos anteriores poruqe como disse tenho so observado, o vasco encontrou aqui uma maneira de alguem lhe dar orientação e disseram precisavam de mais detalhes?? e para procurar um centro?? podiam ao menos dar-lhe um conselho se nao o queriam dar aqui pediam-lhe o mail para ajudar em particular e tambem não vi citar nomes nem insultos como esta referido acho que foi uma atitude desagradavel porque se este blog existe e para ajudar .
    Ja agora queria pedir ao admnistrador do blog o mail do Vasco para eu entrar em contacto com ele para ajuda-lo a compreender o que se esta a passar com ele para ele tambem saber que não precisa de ir a nenhum centro por tem pessoas que podem ajuda-lo sem interesse algum como e sabido quem vai a um centro passado um determinado tempo toda a gente sabe como e ….

    Fiquem em paz

    • Saudações a todos irmãos médiuns que procuram conhecimento e tem a humildade de compreender o grau evolutivo daqueles que necessitam de orientação. Na amalgama do espírito, durante a sua caminhada terrena, ele traz em sua mente akáshica os compromissos pretéritos que fez em anterior Plano Astral com seus mentores espirituais, ou seja, sua Coroa Mediúnica. Hoje em momento oportunado pelo Criador, Deus, tem o homem a sua esfera terrena, médiuns escolhidos que graças ao avanço psicológico que a reencarnação proporciona, conseguem distinguir as mais variadas formas de manifestação mediúnica. Somente na prática se consegue identificar um fenômeno, a nomenclatura dos Guias manifestados e a veracidade dos mesmos, para que haja a doutrinação e disciplina, consequentemente a segurança da Casa Espirita, seu corpo mediúnico, membros e consulentes. Oriento que médiuns procurem tal lugar propício para o bom andamento dos fatos. Pois na prática é mais fácil de trabalhar. Impreterivemente a teoria fundamentada por um amplo conhecedor serve como base de estudo em firmamentos magísticos e espirituais, seja em forma verbal ou escrita. Com outorga divina, Dirigentes Espirituais terrenos, Pais, Mães de Santo e Babalaôs se fazem de impar importância para o desenvolvimento dos que necessitam. Sendo assim digo minha gratidão aos Irmãos e Irmãs dirigentes que se fazem tão importante para seus filhos de egrégora e consulentes ao orientá-los. Qualquer dirigente aconselharia ao médium um desenvolvimento prático com base tbm em estudos conforme sua evolução. A Umbanda é uma missão sagrada que consagra a quem merece para ajudar a quem padece. A caridade está na ação, não no julgamento. Pois cada um vê seu ponto de vista.

      Reintero: oriente as pessoas aos Centros e dirigentes capacitados. Pela internet fica difícil detectar com exatidão as possibilidades de fenômeno e orientar minuciosamente. Cada caso é um caso, característico e kármico.

      Oxalá continue irradiando luz a todos os mentores.

      Muita luz e paz a todos. Kolofé. Motumbá. Saravá.

      Fraterno abraços aos médiuns e leitores.

      Deixo aqui minha identificação, nome e email.

      Att. Antonio Monteiro – Dirigente e escritor.
      antoniotaro@hotmail.com

  190. Fernando Junior said

    boa tarde…
    Gostaria de saber algum ponto cantado de Marabô das Almas….
    e seu ponto riscado…
    abraços

  191. gostaria de saber quais são meus guias de cabeça na Umbanda?obrigado!!!

  192. vera said

    tenho muitas duvidas e medo,sim medo,não gosto de lidar com o desconhecido,porem desde pequena me interessei pela umbamda,gostava das roupas,danças,comidas,e ainda adolescente fui a uma gira e afirmei com muita certeza:eu gostaria de estar lá,porem o tempo passou e quando me mudei para teresopolis começei a ter sonhos sempre com um homem de preto dizendo que eu era dele,e em um desses sonhos eu perguntava quem ele era e ele disse meu nome é zé,foi então que procurei um centro e o zé apareceu e disse que eu estava ali prq ele me mandou,fui a algumas giras e fui convencida a “colocar roupa” coloquei porem nunca senti nada,desisti daquilo,anos depois em outro centro “manifestei” e hoje todo centro que vou os guias responsaveis pela casa quer que eu trabalhe,que sou um medium muito bom etc ,até sinto vontade porem tenho medo,vou a um centro muito bom com uma luz emorme por conta da mãe de santo ser uma pessoa muito boa e só fazer caridade,tenho muita fé nos guias dela,porem os mediuns são antipaticos e “bestas”não me sinto bem no meio deles,será o caso de me afastar e procurar outro lugar ou isso é algum tipo de teste.se alguem puder me ajudar eu agradeço,e peço desculpas se escrevi alguma bobagem mais uma vez obrigada.

    • Saravá, Vera!
      No caminho mediúnico, no início, as dúvidas são normais e necessarias, um pouco de medo também é bem vindo. Contudo, ambos tem de ser vencidos com o passar do tempo e com o trabalho de desenvolvimento, daí, talvez, os vários convites do Guias Chefes das casas, não só para que você frequente uma casa, mas para que você se desenvolva e consiga vencer estes medos, com ganho de consciência espiritrual e do valor do trabalho a ser realizado, independente da casa que se frequente.
      Faz-se necessario também, vencer as vaidades, sejam as nossas próprias coma as de nossos irmãos, que não são diferentes de nós em nada, outrossim, a espiritualidade nos coloca em prova, colocando em nosso caminho situações que nos causam desagrado, as vezes como um grande espelho, refletindo nossos maiores medos e vícios. Enfim, minha irmã, o que lhe digo de coração e, por experiência própria, siga em frente em seu desenvolvimento, não só pela Mãe de Santo, mas para sua evolução e consciência de um trabalho maior; e tenha em mente que os demais médiuns podem também estar passando por algo parecido, assim, compreenda… que Oxalá lhe emane fé e luz, Ogum a força para vencer e Yemanja lhe cubra com o manto do amor fraternal.
      Saravá,
      Adriano D’Ogum Sacerdote de Umbanda

      • vera said

        Muito obrigada por esse esclarecimento,você me fez ver claramente o que acontece,realmente é um espelho,parece atè que você me conhece.Que Oxalá te ilumine sempre,para que vc possa ajudar a outros irmãos. Saravá Vera

    • Itála Gláucia said

      Boa noite , Vera primeiro todos nós temos medo no começo más este medo faz parte,mas não tenha medo! os seus sonhos sim são reais,mas não quer dizer que esse homem de preto seja o seu sé pode ser ele como pode ser o seu traca-rua,ou seu gerson, etc….Foi só pra você saber vera, que você faz parte da umbanda, e foi um alerta pra você cuidar da sua vida espiritual.Em questão do terreiro que você frequenta,se você vera não esta gostado por causa dos filhos de santo são besta ou arrogantes,não e você que já viu isto e sim as suas própria entidades, Vera procure um terreiro que você se sinta bem que você sinta a energia do terreiro,a energia e a quela que os seus pelos sobe debaixo pra cima,ou de cima para baixo ou melhor,dos pés a cabeça ou da cabeça aos pés, e peça eles os seus orixás que lhe mostre um terreiro e eles vão de ajudar, enfim tudo que você precisar alcançar e só pedir a eles que te mostre, que eles te mostra , sim outra coisa não tenha medo de pergunta achando que é besteira,ao contrario,como é que você vai saber se você não perguntar.OK! Qual quer duvida estou a que em FORTALEZA NA TERRA DO SOL!!!ENTRE EM CONTATO.OK

  193. Camila said

    Ola, amigos

    Minha família é uma família com forte ligamento ao espiritismo, tenho uma tia que vai a um centro de umbanda,fui a esse centro uma vez para conhecer pois tinha muita curiosidade, e me senti muito bem la , e já fazia um ano mais ou menos que fui ao centro onde minha tia trabalha.fui a casa da minha tia a pouco tempo , e uma semana depois ela me ligou me chamando para ir no centro novamente, porque meu caboclo tinha se manifestado la pedindo pra que eu fosse, fui ao centro e , seu caboclo maguari me ajudou , ele me benzeu e me ajudou a firmar ( eu cai aos pés do conga ahsuahsuahsua), ele me disse que meu caboclo ainda é uma criança , e eu queria saber se é muito raro ter caboclos crianças? Porem não pude mais voltar ao centro porque meu pai não aceita muito a religião, mais la mesmo me pediram para não ficar triste e não ter pressa que tudo vem a seu tempo, gostei muito da experiencia e estou procurando me aperfeiçoar mais, ajudando os meu guias com muita luz e amor, e assim que puder vou firmar meus pontos no centro para eu poder trabalhar. E tambprm queria perguntar mais uma coisa , até agora eu não consegui ver meu caboclinho ainda nem ouvi – lo , porem sinto a presença de alguém sempre aqui, demora muito tempo para que eu posso conseguir velo e ouvi -lo? graças a deus tenho minha tia que me ajuda muito também a entender melhor tudo isso que esta acontecendo de novo em minha vida.

    sou Camila e tenho quinze anos, gostei muito da matéria de vocês parabéns.

    Abraços

  194. Dariany oliveira said

    Gostei muito so falta colocar mas conteúdo

  195. Emilia Paixao said

    Bela matéria!!!!!!!!
    me pergunto todos os dias eh verdade as entidades que recebo uma hora indio outra cigana , preto e preta velha ,
    lendo a matéria me ajudou bastante.
    muita luz.

  196. FREDDIE said

    Olá Carol,
    Me chamo Freddie tenho 32 anos e sou muito ligado a UMBANDA e digo que antes de me aceitar como UMBANDISTA eu era um pouco sozinho, pobre de espirito, de confiança… de tudo! após eu me aceitar através de uma senhora que infeliz-mente não esta mas neste plano é que eu me senti uma outra pessoa. Não frequento nenhum terreiro ou casa ainda, mas quando sinto que algo esta diferente eu fumo meu cachimbo e fico em orações e meditando. quero muito um dia servir para a caridade com o meu cavalo para que eu possa ajudar os nossos irmãos, eu sinto que eu tenho que um dia uma hora iniciar… mas eu queria saber como proceder, iniciar e.t.c. Em algumas vezes eu bebendo minhas cervejinhas ou fumando o meu cachimbo eu fiquei meio que bricando e senti que algo estava diferente em mim, eu estava falando mas senti que não era eu sozinho eu houvia o que dizia mas via que as palavras que saia nunca foram do meu dia a dia e o mais impressionante era a maneira de falar sempre com palavras forte e realistas. Hoje eu sei que devo muito respeitos aos Orixás, Caboclos, Pretos-velhos e a UMBANDA. Com toda humildade que ro muito servir aos nossos irmãos na caridade e sempre no lema DA DE GRAÇA O QUE RECEBER-TES DE GRAÇA pois ajudar, e trabalhar com o nosso aparelho é um dom DIVINO.

    Sarava a todos
    e que OXALÁ nos abençõe.

  197. Carlos Miguel said

    Olá sou medium a 1 ano e fico feliz cm o q acabei de leer,
    Tenho muita coisa pra aprender ainda, mais sei q as respostas vem cm o tempo :D
    Muito obrigado amei aas publicaçoes ;)

  198. Felipe Alves said

    Verdade, tenho 16 anos e ja sou medium. acabei tendo qe entrar cedo pro problemas, ja faz uns 8 meses ja. E realmente no começo era bem dificil entender se era eu ou a entidade, depois fui entendendo qe no começo eh normal sim nós mediuns interferir em algumas atitudes em quanto o guia esta na gente, por exemplo, minha pomba gira falava toda enrolada, nem eu entendia o qe ela falava, com essa insegurança eu senti qe depois EU comecei a falar por ela. até qe com o tempo, com um pouco mais de doutrina e eexperiencia, ela começou a tomar conta e ela fala direitinho, apenas um vóz rouca, mas sim, sei e tenho certeza qe eh ela!!! Mas sim, isso eh bem normal mesmo ;) gostei do texto parabens…

  199. CLAUDIO said

    PODEM ME ADD FREE.VENDAS@HOTMAIL.COM, GOSTARIA DE FAZER PARTE DA UMBANDA COMO FAÇO

  200. Gislaine said

    Oi.
    Então, toda vez que vou ao terreiro e escuto o canto para Oxum eu recebo uma entidade que nunca deu seu nome, isso quer dizer que é da linha de Oxum ou nao?

  201. carlos roberto said

    eu quero desenvolver meus dons,o que eu faço,?????
    me ajudem por favor!!!!!!!!

  202. Gann said

    Estou Iniciando faz poucos meses e estou amando tudo isso ;)

    Muito bom esse site !!!

  203. Antonio b said

    muito obrigado pelo exclarecimento foi muito importante para mim nesse momento, estou iniciando agora e não sabia que era medium, mas agora estou tentando apreder controlar os meus orixas!!!! e essa pesqyisa foi muito esclarecedora muito obrigado pela dicas e muito paz para todos que precisão!!!!!!

  204. Rose said

    Óla boa noite ? Estou
    amando este CANTINHO VCS são 10 ,nada como ter pessoas sérias, sem quererem ser os donos da verdade , para responderem as nossas DUVIDAS que, talves para agumas pessoas é sem sentido e enquanto para milhões de pessoas será a solução de suas vidas MEDIUNICAS…

    Preciso de uma ajuda ,sou médio mas ñ praticante ,fiquei no centro de umbanda uns 6 mese desenvolvendo a 3 anos atrás por motivos de problemas pessoas tive que sair… nunca encorporei,só sentia enrradiação… de vez enquanto eu vou ao centro tomar passes…e como ñ é novidade sempre as entidades diz que eu preciso trabalhar.

    Me o correu um fato este ano…todo dia dos finado eu e meus irmãos vamos ao cemitério ao menagiar nossa mãe a 15 anos falecida e nunca falhamos um ano, os ossos dela esta na caveta no cemitério da vila formosa (P quem ñ sabe o maior cemitério da américa latina e nas cavetas ñ tem lugar nem p acender velas) Este ano eu tive vontade de levar um cravo vermelho , ela adorava …só que quando estavamos indo dentro do cimitéro que é um bom pedaço , o cravo caiu… quem, viu foi minha irmã ….quando olhei para trás era no meio da encrusilhada , eu achei estranho e resolvi ñ pegar de volta.

    Fui ao centro contei ao cabloco ,ele me disse que foi meu exu que fez aquilo…e que eu deveria ir pelo menos uma ves por mês lá,pedir proteção Ao pai ABALUAE e depois levar cravos p o meu exu e rosas p a bombagira na mesma encrusilhada e que meus Guadiões são do cemitério.

    Na semana seguinte fui la sozinha , no mesmo lugar e fiz tudo como foi pedido…na volta (ainda dentro do cemitério) estou andando bem tranguila olhando para as arvores eu ñ via ninguém nem uma alma viva…derrepente vi um homen rindo pramim vi so o rosto como se eu estivesse no alto, parecia um anão…por alguns segundos foi tam real ,ñ tive medo e me senti previlegiada… quando cai na real veio as duvidas.

    voltei no centro e relatei p o mesmo caboclo, ele me perguntou se eu conhecia o rosto… disse que ñ… ele medissa é seu exu.

    Depois de uns 2 meses passei em outra cunsulta com outro médio e outro cabloco, e disse que tive esta visão dentro do cemitério e perguntei se podia ser meu exu …ele ficou muito bravo …ele me perguntou se ele disse o nome dele.. se ñ fala o nome… ñ é…A GORA VOLTEI A ESTACA ZERO…

    Preciso da opinão de vcs ….DES DE JÁ MUITO OBRIGADA.

  205. rodrigo said

    muito boa explicação amigos, parabens

  206. Roseley said

    Muito obrigada pelas explicações. Também estou passando uns perrengues para lidar com a mediunidade. Não sou umbandista, mas pelo que venho estudando, a Umbanda me parece mais fácil de lidar do que outras correntes, pelo menos pra mim. Axé!

    • Roseley boa tarde, primeiro você quis dizer outras religiões,no é isso? se você esta passando por algum problema na vida espiritual porque não nós visita ou entra em contato e desabafa por exemplo eu estou qui.OK ESTAMOS AQUI PARA AJUDA DÁ,que ÓXALA DE ABENÇOE!

  207. Anônimo said

    Que so senhor Jesus cristo tem misericordia de sua vidas e liberte vcs todos
    so a um deus o nome dele e Jesus

    • Itála said

      Boa tarde Antonio,só ele pode nós julgar,quem é você ou outra pessoa pra nos julgar?ateres a primeira pedra a quele que não tem pecado? e se você é evangélico o que esta fazendo a qui? DEUS DIZ NÃO JULGUE PARA NÃO SER JULGADO!OK THAL……….

  208. Barbara said

    Bom dia!!

    Entrei na umbanda faz hum pouco menos de 1 ano… So que ainda nao sei muito sobre a religiao ainda para mim e um misterio.. Gosto muito de frequentar, fico encantada com os pontos.. Só que queria que alguem me explicasse um poucuo mais sobre a umbanda.. Tneho muitas duvidas… e Tenho uma enorme vontade de receber … mais nao sei como isso costuma acontecer,..

  209. vera said

    ola amigos! será que alguem pode me ajudar me dizendo o que significa ter quimbanda nas duas mãos?pois foi isso que me disse um preto velho com quem conversei,ele disse que não é ruim porem não me explicou o que quer dizer,confesso que fiquei curiosa.desde já agradeço.vera

  210. JS - Sampa said

    Oi Barbara, tem um livro que seria legal vc ler o titulo e HISTORIA DA UMBANDA acho que vai te ajudar.

    Muito axe !!!

  211. crisitna said

    nossa dorei esse ensinamento. me sentia assim agoro estou mas confiante.

  212. cristina said

    desculpe e cristina

  213. Douglas said

    Muito obrigado pro mim ajuda….

  214. andrea said

    ola!meu nome e andrea e gostaria de saber de que santo que sou ja sou desenvolvida mas ate agora ninguem soube me dizer de serto

  215. Alan said

    Olá, Meu nome é Alan, tenho 18 anos …
    Sou Umbandista faz 2 anos, e estou na “fase” de desenvolvimento.. pois as vezes consigo sentir vibrações , energias, até mesmo a entidade me tocando!
    Porém minha Mãe de Santo está doente, tem problemas de saúde, e está numa “idade” avançada .. e não tem condições de me desenvolver .. porém não queria procurar outro terreiro pra me desenvolver!
    Há a possibilidade de meus guias se desenvolverem sozinhos, sem que ela precise colocar a mão na “minha cabeça” ?

    Obrigado :)
    ( Gostaria de respostas de pessoas experientes.. de preferência mãe/pai de santo!)

    • Rafael said

      Caro Alan,

      Infelizmente não terá como você se desenvolver sozinho, mas veja se não tem outra pessoa na casa que possa te auxliar?

      Obs.: “uma criança pode ensinar um adulto…”

      Saravá!

  216. Vaniele Nascimento said

    Nossa, como essa leitura me ajudou e muito, muito obrigada por estarem ajudando quem estar buscando!

  217. Rawene said

    Bom… tenho 14 anos e desde meus 10 anos via vultos com frequência mais nunca levei nada a serio por ser tão criança , quando fiz 13 anos perdia noites de sono pois tinha medo de dormir porque via vultos sempre que tentava, pedi a minha mae que me levasse ao um psicologo e tudo mais e não adiantou pois pensei que era da minha cabeça , quando completei 14 anos não eram só vultos que me assustavam e sim vozes , meu irmão mais velho que conhece e frequenta Umbanda me levou para uma festa do Boiadeiro ha um tempo , pra mim era só algo deles mesmo assim que cheguei comecei a passar mal uns diziam que eu era Cabocla outros diziam que tinha Pomba Gira , quando eu comecei a passar mal mesmo , algo dentro de mim não me deixava voltar , meu irmão dizia que eu gritava , me arranhava , chorava , até que o pai de santo me levou para um quarto com velas e etc …Apesar de não me lembrar muito bem , depois disso comecei a pesquisar sobre tudo isso , parei de ver vultos a algum tempo só de vez em quando , enfim ja recebi uma ou três vezes e me lembro de tudo que eu disse pois estava com uma amiga , metade de minhas amigas frequentam ou recebem e por acaso entraram na minha vida depois que eu fui no terreiro , eu gosto muito disso é tudo muito novo e diferente… eu não tenho religião ainda e quero seguir o espiritismo desde já pois acredito no Umbanda ,além de ver alguns vultos e ouvir vozes , tenho ”pressentimentos” quando algo ruim acontece , alguns sonhos estranhos e tudo mais algumas vezes acordo falando cmg mesma e sempre penso que estou enlouquecendo pois não sei de onde vem tanta força assim,ja conversei com varios guias que desceram através de pessoas , eu só tenho algumas duvidas , eu sou mesmo médium ? se sou , como faço pra desenvolver esse ”dom” ? como saber quem é meu guia ? acha que sou muito nova pra isso ? (é o que todos dizem e isso me deixa triste porque eu gosto de ter esse tal dom)
    por favor … quero muito uma resposta .. pois ja tentei encontrar essas respostas em varios sites , li varios textos inclusive o seu , quero uma ajuda com isso .

    Obrigada , aguardo ansiosamente essas respostas .

    muita paz a todos ….

    • Camila said

      Ola Rawene

      Tudo bem com você?
      Bem rawene, eu tenho 16 anos e a alguns meses descobri que era mediun que tinha guias e que tinha que desenvolver minha mediunidade para eu poder trabalhar no centro, porém por problemas de aceitação familiar não esta sendo possivel eu frequentar o centro.Eu também sempre fui assim igual a voce vivia vendo vultos, tendo sonhos premunitivos etc e tal.Voce disse que voce foi no centro e alguma entidade se manifestou em voce não é?que voce estava chorando gritando se debatendo?Rawene voce tem que procurar um centro de umbanda serio e responsavel, procure estudar e pesquisar bastante, se você achar que este centro que você foi é um centro serio, que o pai de santo e responsavel enfim que é um centro bem dirigido, va novamente, procure ir desta vez com uma roupa clara, converse com a sua familia sobre o assunto entes de ir no centro, procure ir acompanhada, quando você for no centro procure falar com o pai ou mãe de santo, ou com o guia chefe do terreiro, para ele te esclarecer quem era aquela entidade o que ela queria e se ela era realmente seu guia.Pelo que você disse voce é medium sim, meduim de imcorporação e precisa cuidar deste dom Rawene porque agente que é medium eu acho que foi uma mição que deus nos deu, e se você começar o seu desenvolvimento termine va até o fim, porque posso lhe adiantar não vai ser facil, mais valerá a pena.A umbanda é uma religião muito bonita e séria principalmente, e pode ter certeza que eu sei muito bem o que você esta sentindo porque também estou passando por isso, vou te contar um pouco da minha historia, fui ao centro faz uns 5 meses e meu caboclo se manifestou ele é um caboclo mirim , fiquei super feliz até agora o unico que se manifestou foi ele, acho que vou comessar agora o meu desenvolvimento e espero que seja muito bom estou anciosa!
      Quando você disse que disseram que poderia ser cabocla ou ponbagira, ( me corrijam se estiver errada por favor) pelo que conheço um pouco existe o lado da esquerda e o da direita o da esquerda é composto por exus e pombagiras, o da direita é composto por caboclos, preto velhos, baianos, boidadeiros, marinheiros. todol eles forman as 7 linhas da umbanda, as veses com alguns médiuns que não iniciaram ainda não sei porque o lado da esquerda acabam tomando frente e esta entidade que se manifestou em você eu creio que pode ser uma pomba-gira sim. Olha a iniciação na umbanda é um processo muito confuso, então vou te dar uma dicas, que vão ajuda la a se sentir melhor, evite ficar saindo de madrugada depois da meia noite, andar com pessoas de má indole, beber, procure sempre acender um vela para seu anjo da guarda (reze um pai nosso e uma ave maria. E quanto ao que você disse que algumas pessoas dizem que você é muito nova, Rawene só você sabe o momento certo para começar, então não fique trite se você acha que agora é a hora certa comesse se achar que deve esperar espere, mais se começar termine.
      Bom Rawene espero ter te ajudado ( apesar de ter escrito um biblia pra vc ler kkkkkkkkk)
      Que seus caminhos se abram , que sua vida seja repleta de muita luz e paz, que os orixás te abençoem e que deus te proteja e te ilumine. Muita paz.

      • JS - Sampa said

        Ola! vcs estão certas na idade que as duas estão agora eu acredito que ja dah pra começar a desenvolver sim sua mediunidade! Procurem um centro de umbanda confiável e muita fé que tudo vai da certo e lego vc Rawene estará em paz com seus guias. Desejo muita paz e luz nessa sua caminhada!!! Que apáz de Oxala esteja com vc e muito Axe !!!

        PS … Esto nessa caminhada faz 5 meses e to muito feliz ;)

      • Rawene said

        Camila , obrigada pela resposta agora sim estou entendo tudo isso e mais um pouco , também não costumo frequentar terreiros , pois minha mãe é meia contra , mais estou decidida a seguir essa religião e sim vou me desenvolver a pesar de ter um pouco de medo do que posso enfrentar pra isso , e apesar tambem de minha idade eu saiu sempre e a maioria das vezes acabo ficando na rua um pouco mais de meia noite e claro sempre com bebidas sendo assim , o que pode afetar ? ;s (…) Algumas vezes eu tenho um pouco de medo o que posso fazer pra perder esse medo ?

        Obrigada mais um vez , muita paz

      • Camila said

        Rawene vou mandar mais um textão pra vc hauhuahsuahs
        olha pra começar se sua mãe é contra com jeitinho tenta conversar com ela tenta levar ela pra ver como é o que é entende?com o passar do tempo ela vai perceber que o centro (terreiro), não tem nada de mais conversa bastante com ela sobre o assunto.Vc disse que esta disposta a se desenvolver apesar de estar com um pouco de medo do que vai enfrentar não é, Então quanto a isso vou te afirmar que eu também tenho um pouco de medo , mais acho que é normal porque tudo é que novo bota medo na gente, como eu ja te disse no outro texto, não vai ser um caminhada fácil, mais vai valer apena ta.Não vai ser facil pois os médiuns creio que todos principalmente os mediuns de umbanda, tem que se entregar de corpo e alma para esse lado espiritual entendeu, claro que mantendo um equilíbrio entre sua vida pessoal, trabalho etc. Mais ser médium de umbanda exige muita disciplina.Olha quanto a sair depois da meia noite e beber, é muito complicado porque eu tenho 16 anos adoro sair, beber, etc. Mais eu vou te contar porque agente não pode ficar muito depois da meia noite na rua é assim, eu não disse pra vc aquela historia da direita e da esquerda, depois da meia noite é a hora em que os compadre( exus e pomba-giras) tomam conta, é a hora deles.Isso não quer dezer que nessa hora eles vem fazer mal pra gente, nada disso, essa hora eles tomam conta das ruas e das encruzas, então imagine que você tem uma aura diferente da das outras pessoas por você ser médium , e quando você fica na rua até essas horas, você atrai muita energia negativa pra vc ,muita mesmo, isso inclui energias negativas, espíritos obsessores e tudo mais. Ta camila mais eu não posso mais ficar na rua depois da meia noite? Não não é isso.Evite o máximo que vc puder, mais quando vc ficar , procure não beber, procure ficar mais quieta, mais calma entende?E quanto a beber eu digo beber exageradamente, pode beber mais, pouco, eu te confesso que da ultima vez que eu bebi passei mal pra caramba e a gora eu não consigo encostar um gota de alcool na minha boca que eu enjoo.Vc perguntou o que a bebida pode afetar né? Então, sua aura vai ficar muito pesada, as coisas começam a ficar ruins( dificeis ) , eu acho que todo medium que assume sua faculdade mediunica, tem que ter conciencia, e quando a agente bebe, a gente fica vulnerável a energias pesadas e ruins.
        Rawene vc disse que vc tem medo, medo de que especialmente?Olha se for medo dos seus guias, não precisa ter medo algum pois eles não querem fazer nenhum mal a você muito pelo contrario, eles estão aqui para te proteger e te guiar, claro vc vai ver eles vai escutar vozes, no começo da medo mesmo, mais depois que vc começar a ir no centro você vai perceber que isso vai cessando um pouco ( eles ficam mais calmos).È que agora eles estão querendo mostrar para você que eles estão ai, e que você precisa procurar um lugar para vc se desenvolver entende?Então não tenha medo
        Bom Rawene qualquer pergunta é só fazer, se vc quiser me adc no msn pra gente conversar melhor ta olha o meu email é esse – Miloka-Inacio@hotmail.com

        Fica em paz.

  218. ana said

    Quando um pai-de-santo recebe um guia, esse pai-de-santo, vê e sabe o que está acontecendo??

    • carol said

      depende ana, se ele for medium inconciente ele não pode ver nada, se ele for medum com conciencia parcial ele pode ver e lembras de algumas coisas, porém é muito raro um medium inconciente, mais não é impossivel.

      • Eu não sou pai de santo,mas já “incorporei” meu “guia” e quando ele se vai fico apenas com uma pequena lembrança do que ouvi,como um sonho distante uma lembrança mesmo ,algo muito vago ,hoje já consigo diferenciar quando ele realmente “incorpora”mas no inicio e podia para rapidamente o que estava acontecendo,hoje perdi o controle se é que posso falar assim,ou seja hoje vejo e ouço como uma lembrança.

  219. ana said

    Quando um pai-de-santo recebe um guia, por exemplo: converso com esse guia que o pai-de-santo incorporou e peço que ele traga um outro o guia só que de uma outra pessoa, ae essa pessoa irá entrar em transe e ou dormir, e tudo que eu falar ou fizer com esse pai-de-santo que está com o guia de outra pessoa, ou seja, o que eu fizer ”com essa pessoa” o pai-de-santo irá ver e se lembrar? Resumindo se eu fizer um trabalho para uma pessoa, só que o pai-de-santo tem que estar com o guia dessa pessoa, tudo que eu fizer para o guia dessa pessoa, o pai-de-santo vai saber e vai ver eu fazendo??

    • Como já foi dito,se ele é um médium totalmente inconciênte,não vai saber de nada , mas isto é raro,as pessoas não falam mas a maioria sabe sim de alguma coisa que foi dito,como sabemos existe médiuns conciêntes ,, inconciêntes e semi inconciêntes.
      pense no seguinte mesmo que o pai de santo não veja e a outra pessoa também não, o Pai maior sempre estará vendo tudo e se for algo em desacordo com as leis divinas ,ao seu turno tudo será cobrado.
      que nosso Deus nos abenções.

      • Anônimo said

        concordo, o que eu queria saber é que quando o pai-de-santo está com o guia de outra pessoa, o que eu fizer pra essa pessoa (nada de ruim) o pai-de-santo vai ver ouvir ou sentir, e se realmente tem como o pai-de-santo incorporar o guia de outra pessoa. Os médiuns conciêntes eles podem ver o que a outra pessoa, no caso eu, fala enquanto ele está com o guia, e os semi-concientes?

      • ana said

        concordo, o que eu queria saber é que quando o pai-de-santo está com o guia de outra pessoa, o que eu fizer pra essa pessoa (nada de ruim) o pai-de-santo vai ver ouvir ou sentir, e se realmente tem como o pai-de-santo incorporar o guia de outra pessoa. Os médiuns conciêntes eles podem ver o que a outra pessoa, no caso eu, fala enquanto ele está com o guia, e os semi-concientes?

  220. Anônimo said

    boa tarde carol , por favor me esclareça uma dúvida que me acompanha a anos… sou medium conciente , conciente de tudo, trabalho no terreiro porque segundo os guias chefes e mãe de santo, já estava na hora, eu pensei , tudo bem eles devem saber o que estão fazendo,ha alguns anos comecei trabalhar, porem.. eu , como medium, posso ouvir ,ver, mas de maneira nenhuma posso falar isso esta acabando comigo por dentro. eu confio nos meus guias, sei que eles existem, sempre senti a energia a vibraçao deles… mas pelo amor de deus eu quero cumprir minha missão espiritual vou ao centro nos dias de sessão com amor e dedicaçao de verdade, mais meus guias …. eu sinto eles mas minha conciencia parece que é 100% quando alguem chega para conversar com algum guia meu eu não sinto eu não vejo que eles respondem eles não usam minhas cordas vocais para responder as pessoas talves eles me passam apenas a intuição mas não estão trabalhando ativamente isso vem de anos… os guias chefes sérios meu terreiro tem muito axé eu confio muito aonde estou desenvolvendo eles falam que tudo tem sua hora, que os guias estão sim ali presentes mas eu não sinto isso que eles respondem aos que vem consultar com eles e eu fico muito triste mesmo porem eles fumam bebem cachaça e depois eu não fico tonta embreagada , mas tem alguma coisa de muito errado é até pecado por exemplo uma pessoa chegar aos pés de um preto pedindo um conselho as vezes a pessoa esta desesperada mesmo e acontece isso…. eu já falei algumas vezes com chefes e pais de santos eles falam que isso é normal? normal?eu sei que não é. agora o tal de coro de entidade eu ja levei eu respeito eles de coração eu estou na missão por amor mesmo mas desse jeito eu vou ficar louca porque não são meses são anos . um preto velho que eu confio muito muito mesmo muito evoluido me disse que um dia eu vou sentir tipo um sopro no ouvido e dai em diante eu não vou sentir nada, eu acredito que um dia isso vai acontecer… e até lá o que eu faço…. desculpe o desabafado mas é para mim isso e muito muito sério para mim. so Deus sabe da minha boa vontade… por favor me eslcareça a verdade não para me aliviar mais para eu tomar uma decisão pois sou filha da justiça e isso não esta me fazendo bem….

  221. gabi said

    Carol uma duvida que eu tenho comecei a desenvolver a minha mediunidade de incorporaçao a mais ou menos quatromeses;so que a minha etidade ja veio praticamente pronta ja deu o nome,ja fuma,e ja quer riscar o ponto isso é normal.Pois fiquei desconfiada por ser tao pouco tempo e ela vim tao firme me explique por favor desde já agradeço!

    • gabi said

      E no povo da rua a minha pomba gira tmbm esta muito firme preciso de resposta rapido,tenho visão,mais não controlo as atitudes das minhas entidades sei que isso é normal,o que me deixacm duvida é o pouco tempo de desemvolvimento e a firmeza das minha entidades!

  222. Anônimo said

    ola gente boa noite tirem ema duvida minha quem puder sou novo na umbanda mas me digam por que um oricha demora a desce em uma cabeça eu balanso muito mas nao vira sera alguma coisa errado eles controlao todo meu corpo mais eu ainda ouso vejo tudo responde ai por favor sou vinicius de óde desde ja muito origado

  223. Alan said

    Olá .. Meu nome é Alan … alguem pode me dizer como se firma a cabeça no terreiro .. na hora da gira?

  224. Anônimo said

    ola gostaria de saber quais sao meu pai cabeça e meus guias pois comecei a algum tempo e ja comecei a sentir braços e pernas formigarem e ouvi vozes ao longe, senti-me como estivesse vagando e nao conseguia responder nada que me perguntava, nao saia nada entente? meu nome é jefferson data de nascimento é 10/11/1980 desde ja agradeço meu e-mail é jefferson_porfirio25@yahoo.com.br

  225. ana said

    O que eu queria saber é que quando o pai-de-santo está com o guia de outra pessoa, o que eu fizer pra essa pessoa (nada de ruim) o pai-de-santo vai ver ouvir ou sentir, e se realmente tem como o pai-de-santo incorporar o guia de outra pessoa. Os médiuns conciêntes eles podem ver o que a outra pessoa, no caso eu, fala enquanto ele está com o guia, e os semi-concientes?

  226. patricia said

    gostaria de saber mais sobre a vovó chica… recebi essa entidade… e não acho nada na internet sobre… ja estou numa saga de 4 h no computador e nada.
    parabens Carol pelo site…
    muito bom !
    abraços.

  227. mag said

    olá, estou com muitas duvidas, frequentei anos um centro de candomble de um amigo, ia como cliente, ate que casei com um rapaz que por sinal é ogan, mas não era da casa, ele ia comigo e ajudava , eu comecei a receber e por sinal minha pombo gira foi batizada no terreiro, e ela tem sido tudo pra mim, só que recentemente ele jogou pra mim e disse que minha oxum estava dizendo que eu teria que buscar a umbanda, pois eu não poderia participar de matança… e que minha oxum vem tremendo muito as maos como se desse passes, e que eu deveria desenvolver na umbanda. to muito desanimada e confusa, pois seria minha oxum diferente de todas assim? me explica p.f

  228. Marcos said

    Não consigo me incorporar!penso q não tenho nada!ou não sou médio_!…Natal Rn.

  229. Anônimo said

    Carol um guia pode riscar um ponto faltando ou errado, com um médium iniciante?

  230. Anônimo said

    um ponto riscado de cigana não pode ser o mesmo de uma pomba gira cigana, certo? Como é um ponto riscado do povo cigano.

  231. Beto said

    Muito bem explicado,parabéns.

  232. carolineMoura said

    Oi meu nome é carol , eu sei qual é meu Guia , mas queria poder saber o da minha filha ‘ tem como sabe ?

  233. Barbara said

    meu nome é Bárbara , tenho 17 anos , desde pequenas eu frenquentava centros , eu gosto muito do assunto , mais minha mae se afastou e eu leio quase todos os dias sobre o assunto , mais quero começar a participar dos centros e minha mae não quer me levar p que eu faço pra começar a frenquentrar ? posso chegar do nada em qualqur centro me ajudem .

  234. Anônimo said

    l por favor me esclareça uma dúvida que me acompanha a anos… sou medium conciente , conciente de tudo, trabalho no terreiro porque segundo os guias chefes e mãe de santo, já estava na hora, eu pensei , tudo bem eles devem saber o que estão fazendo,ha alguns anos comecei trabalhar, porem.. eu , como medium, posso ouvir ,ver, mas de maneira nenhuma posso falar isso esta acabando comigo por dentro. eu confio nos meus guias, sei que eles existem, sempre senti a energia a vibraçao deles… mas pelo amor de deus eu quero cumprir minha missão espiritual vou ao centro nos dias de sessão com amor e dedicaçao de verdade, mais meus guias …. eu sinto eles mas minha conciencia parece que é 100% quando alguem chega para conversar com algum guia meu eu não sinto eu não vejo que eles respondem eles não usam minhas cordas vocais para responder as pessoas talves eles me passam apenas a intuição mas não estão trabalhando ativamente isso vem de anos… os guias chefes sérios meu terreiro tem muito axé eu confio muito aonde estou desenvolvendo eles falam que tudo tem sua hora, que os guias estão sim ali presentes mas eu não sinto isso que eles respondem aos que vem consultar com eles e eu fico muito triste mesmo porem eles fumam bebem cachaça e depois eu não fico tonta embreagada , mas tem alguma coisa de muito errado é até pecado por exemplo uma pessoa chegar aos pés de um preto pedindo um conselho as vezes a pessoa esta desesperada mesmo e acontece isso…. eu já falei algumas vezes com chefes e pais de santos eles falam que isso é normal? normal?eu sei que não é. agora o tal de coro de entidade eu ja levei eu respeito eles de coração eu estou na missão por amor mesmo mas desse jeito eu vou ficar louca porque não são meses são anos . um preto velho que eu confio muito muito mesmo muito evoluido me disse que um dia eu vou sentir tipo um sopro no ouvido e dai em diante eu não vou sentir nada, eu acredito que um dia isso vai acontecer… e até lá o que eu faço…. desculpe o desabafado mas é para mim isso e muito muito sério para mim. so Deus sabe da minha boa vontade… por favor me eslcareça a verdade não para me aliviar mais para eu tomar uma decisão pois sou filha da justiça e isso não esta me fazendo bem….

  235. Anônimo said

    por favor me esclareça uma dúvida que me acompanha a anos… sou medium conciente , conciente de tudo, trabalho no terreiro porque segundo os guias chefes e mãe de santo, já estava na hora, eu pensei , tudo bem eles devem saber o que estão fazendo,ha alguns anos comecei trabalhar, porem.. eu , como medium, posso ouvir ,ver, mas de maneira nenhuma posso falar isso esta acabando comigo por dentro. eu confio nos meus guias, sei que eles existem, sempre senti a energia a vibraçao deles… mas pelo amor de deus eu quero cumprir minha missão espiritual vou ao centro nos dias de sessão com amor e dedicaçao de verdade, mais meus guias …. eu sinto eles mas minha conciencia parece que é 100% quando alguem chega para conversar com algum guia meu eu não sinto eu não vejo que eles respondem eles não usam minhas cordas vocais para responder as pessoas talves eles me passam apenas a intuição mas não estão trabalhando ativamente isso vem de anos… os guias chefes sérios meu terreiro tem muito axé eu confio muito aonde estou desenvolvendo eles falam que tudo tem sua hora, que os guias estão sim ali presentes mas eu não sinto isso que eles respondem aos que vem consultar com eles e eu fico muito triste mesmo porem eles fumam bebem cachaça e depois eu não fico tonta embreagada , mas tem alguma coisa de muito errado é até pecado por exemplo uma pessoa chegar aos pés de um preto pedindo um conselho as vezes a pessoa esta desesperada mesmo e acontece isso…. eu já falei algumas vezes com chefes e pais de santos eles falam que isso é normal? normal?eu sei que não é. agora o tal de coro de entidade eu ja levei eu respeito eles de coração eu estou na missão por amor mesmo mas desse jeito eu vou ficar louca porque não são meses são anos . um preto velho que eu confio muito muito mesmo muito evoluido me disse que um dia eu vou sentir tipo um sopro no ouvido e dai em diante eu não vou sentir nada, eu acredito que um dia isso vai acontecer… e até lá o que eu faço…. desculpe o desabafado mas é para mim isso e muito muito sério para mim. so Deus sabe da minha boa vontade… por favor me eslcareça a verdade não para me aliviar mais para eu tomar uma decisão pois sou filha da justiça e isso não esta me fazendo bem….

    • Sarvá minha irmã,
      pelo que entendi, em seu tabalho mediunico existe a manifestação porém as entidades não se comunicam através da fala, é isso? Bem sendo este o caso, é importante dizer que os mecanismos de mediunidade são vários, idependente de estar na Umbanda ou outro local da senda espiritual; a incorporação não é a unica forma de transmitir ou comunicar as lições dos Guias, talvez eles possam utilizar-se do mecanismo da psicografia, digo isso pois já tive contato com médiuns na Umbanda onde seus Guias atuam desta maneira. Então, como experiência, sugiro que quando estiver trabalhando peça ao seu cambono manter lápis e papél à mão, pois quem sabe seus Guias os utilizem para comunicação. Espero ter ajudado,
      Adriano D’Ogum Sacerdote de Umbanda

  236. estefania said

    çao gostei sou iniciante apesar de saber muita coisa.mas essa explicaçao foi maravilhosa

  237. diego Fonseca said

    oi, eu entrei nece meio agora, e não encorporo ainda, queria saber oque posso fazer para eu começar a receber meus exus e pomba gira..??? oque posso fazer para eles poderem vir… sei que tudo tem seu tempo de acontecer… mais tem alguma coisa que eu possa fazer??

  238. Alexandre said

    Olá Srs. Estou seguindo em de aperfeiçoar -me como mago por isso busco compreender os pontos riscados tanto dos orixás como a dos exus. Peco-lhes que me de uma luz, me indicando livros ou site em que eu poça analisar em sua origem. Obrigado!!!

  239. Yasmin said

    Ola Povo de Umbanda…
    Nossa é mto bem entrar aqui e ver que não estou louca, e que o desenvolvimento é dificil para tantos mediuns e não só para mim.
    Tenho 19 anos, e desde os 12 frequento um terreiro de Umbanda, a 3 anos entrei na corrente, e a 1 ano estou desenvolvendo, Alguns guias ja me passaram os nomes..E vejo q tdos eles tem ligação com Oxum e Yemanja, uma vez uma amiga vidente, viu ao meu lado uma “Yemanja menina”, pesquisei e vi que é Janaina, que trabalha na junção do rio e do mar. Minha ere se chama Florzinha do Mar, pesquisei e vi que Florzinha geralmente é nome de Erê de Oxum, mas trabalha na linha de Yemanja.. Então sempre falaram que o meu orixá de frente é Yemanjá, mas tbm tenho Oxum na minha coroa..Enfim a cabocla de uma irma de santo minha, me disse que trabalho com a Cabocla Yara, não achei certo ela me dizer, porque acho que o meu mensageiro tem que me dizer, mas mesmo assim fiquei mto feliz, estava mto curiosa pra saber.Ai outro irmao de santo meu, me disse que os mensageiros não devem passar o nome do guia de outro medium, que é o meu guia que tem q passar pra mim, e que ele não sentia a vibraçao da Cabocla Yara no terreiro..Ai esta tda a minha confusão, pq agora a Cabocla Yara ficou na minha cabeça, e tenho medo de não acreditar q seja ela e ser, ou achar que é e não é, me entendem rs…Se puderem me ajudar ficarei agradecida, mas desde ja agradeço por esse espaço aonde tirei algumas de minhas duvidas.
    Axé

  240. Luana said

    Adorei suas explicacoes,ja estou na religiao de umbanda a cinco anos e desde crianca tive minha mediunidade agucada por ter minhas tataravos,bizavos e avos maternas tdas d religiao afro e nacao africana mas minha mae e meu pai nunca foram d frequentar…e pra mim foi ficando cada fez pior entender oque acontecia comigo…mas ja na adolecencia tive a oportunidade de ir em uma sessao de umbanda e la de imediato sem precisar de
    desenvolvimento meu caboclo chegou e foi
    desde entao que tenho minhas entidades e em nenhum momento fui medium consiente..a

  241. robson said

    muito interessante

  242. Val said

    Boa tarde.
    E a primeira vez que entro neste blog e estou gostando dos comentários e postagens, sou umbandista há mais de 9 anos , fiquei um tempo afastada por causa de família e agora com meus 40 anos voltei para a mesma casa que frequentava, pois não achei uma casa de confiança aqui na região para frequentar. Sou medium de incorporação e já passei por tudo isso que li na matéria sobre na hora de incorporação de nossa entidades, mas até hoje fico confusão pois os nomes de meus guias foram dado na hora que meu pai de santo fez o jogo e foi me passando. Não me recordo de nenhum irmão ter chegado e comentado sua entidade deu o nome X, será que isso e normal. Pois lendo as postagem vi que muitas das vezes são seus próprios guias que dão o nome na hora certa; e sobre o ponto riscado tem a hora certa de sabermos também.

    • saravá meu irmão,
      As duas formas de identificar seus Guias estão corretas, isto porque nem todas as casas utilizam o jogo de bùzios(Ifà)para isso. Sendo assim, onde não se utilizao o jogo,os nomes são dados pelos próprios Guias, isso, quando seus médiuns estiverem prontos para recebê-los. Espero ter ajudado.
      Adriano D’Ogum Sacerdote de Umbanda

  243. Karlla said

    Me Ajudou muito, pois eu passo pelo mesmo ! Eu não trabalho em nenhum terreiro ainda, mas pretendo! e tenho minhas dúvidas, eu já incorporei Vovó e Ogum ambos não falam pelo fato deu não ser desenvolvida né ??? Então mesmo que você disse ” a melhor forma de conhecer seu guia e através do tempo, do desenvolvimento e do trabalho com ele, assim pouco a pouco você vai se interando de como ele é, como gosta de trabalhar, etc. Eu gostaria de perguntar pelo fato deu não fazer parte de nenhum terreiro não seria melhor eu fazer um curso de desenvolvimento na umbanda poderia me ajudar mais a cuidar dos meus guias ???

    • Camila said

      Oi karlla tudo bem?

      Então pelo fato de vc não trabalhar em nenhum terreiro pode ser que o seu desenvolvimento seja mais demorado porque a sintonia com seus guias sera menor, mais busque estudar se aprimorar conhecer a umbanda e os seus guias que será muito bom para você, tente achar um terreiro pra você trabalhar assim você pode colocar em pratica a missão que deus lhe deu.Além disso vc pode fazer também um daqueles cursos de teologia (da umbanda), onde você vai aprender muitas coisas, como cuidar da sua mediunidade e da sua coroa que ajudará muito também no seu desenvolvimento.

      Bem Karlla espero ter lhe ajudado

      que oxalá te proteja e muito axé!

      • Karlla said

        Muito Obrigada Camila ! Ajudouu siim e Muitoo ! =D Assim eu sempre fui desde pequena umbandista, minha família toda desde bebê, mas me tiraram então fiquei um bom período afastada,hj tenho 23 anos e esse terreiro daonde minha família se afastou e lá que hoje estou indo como visitante, e vou tbm no templo aonde minha mãe frequenta tbm mais lá é cardencista e umbandista fico tbm super desorientada da aonde trabalhar, por isso ainda não comecei o meu desenvolvimento, mas eu quero trabalhar sim e cuidar dos meus guias sim !

      • Karlla said

        Camila Ou Carol, podem me dá msn ou face de vcs para podermos conversar melhor ???! por favor, anciosa esperando ! Axé …

      • Camila said

        karlla vou lhe dar o msn do meu blog
        cantinho.umbanda@hotmail.com, mesmo se eu estiver affline entre em contato adorarei ajudar!

        abraços Camila

      • Karlla said

        Mtooo Obrigada Camila ! Vou te add, Beijooos =))

  244. miguel Buratti Junior said

    Bom dia , gostei de sua explicação, frequento centro de Umbanda desde 19 anos mais ou menos , depois fui morar em São Paulo tambem continuei a frenquentar , mas depois que me mudei para o Sul não frequento mais. Mas queria saber como posso saber qual o guia que é meu protetor , e com qual estarei desenvolvendo a minha espiritulidade. Quando voce se refere as maneiras que eles trabalham, fulmam, bebem isso já sou consiente e acho que nesse sentido estou preparado a aceitar. Pois sinto muito arrepios dependendo das pessoas que se aprossimam de mim, a impressão que tenho que estou puxando ou retirando toda aquela negatividade dela. Não sei se pode me informar todas essas perguntas, fico aguardando a sua resposta.

  245. Lourenço said

    Gosto de saber td sobre umbanda kero iniciar e preciso d conhecer pois nada sei

  246. Carlos Cunico said

    Prezados Senhores, solicitei informações sobre meus guias em 27/12/2012 e até agora não obtive resposta do meu e-mail que enviei para carolwalent@yahoo.com, aguardo resposta de Vsas. Grato 26/01/2013.

  247. guto said

    gostei muito de saber sobre os guias e não vejo a hora de começa a trabalhar com os meus….

    • Karlla said

      Pois é Guto, mto bom mesmo, eu tô no ínicio do meu desenvolvimento e tô amando a cada dia que passa a Umbanda … Boa Sorte pra Vc ! Axé …

  248. raquel said

    sou da umbanda tenho muitas duvidas sobre imcorporaçao aqui tirei algumas mesmo assim ainda precisso de mas informaçoes.

  249. Rosa said

    Saravá irmãos,
    Maravilhoso o site, esclarecedor demais!!!
    Sou médium em desenvolvimento e acredito que como muitos na minha situação, tenho muitas dúvidas, porém vamos por parte. Já conheço a preta velha, a cabocla que trabalham comigo, já estou reconhecendo as vibrações e minhas entidades sempre têm uma incorporação tranquila graças a Deus. Frequento a casa não como médium vou aos trabalhos descarrego as entidades e vou embora sinto que está na hora de dar um passo a frente como devo proceder??

  250. joicy said

    Estou curiosa pra saber como são os nomes das minhas entidades, antes eu tinha medo deles mais agora eu aceitei eles, olha o meu facebook= joicy_silva@yahoo.com

  251. Lucian said

    Olá, queria muito que alguem se pudesse esclarececem algumas duvidas minhas, tenho 14 anos e gostaria de faz parte de um terreiro de umbanda… mas antes gostaria de saber o que é raspagem… deitar pro santo e entre outras coisas se alguem puder me ajudar agradeceria muito… desde já obrigado. lucian.k@hotmail.com

    • queria uma ajuda trabalho com uma entidade chamada principe das trevas mais quera saber se ele é o exu lucifer porque nunca achei nada sobre o principe das trevas se alguem puder me ajuda

    • Anônimo said

      LUCIAN

      Ola tudo bem?

      Eu li seu comentario e tente te add porém não deu , então vou tentar te ajudar por aqui mesmo.
      Você disse que tem 14 anos e quer fazer parte de um terreiro de UMBANDA não é? Então, na umbanda não é feita raspagem de cabeça , e nem deitada pro santo, esta é a doutrina do CANDOMBLÉ que apesar de parecerem iguais , são duas religioes muito diferentes; primeiro você deve procurar um terreiro de confiança. A umbanda é uma religião muito bonita , vale a pena vc conhecer sim .

  252. maria aparecida said

    gostei muito da explicaçao,mas ainda tenho muitas duvidas,estou a 12 anos no mesmo terreiro e ainda nao viro com santo nenhum,eu sei que o desenvolvimento demora,mas nao sabia que demorava tanto assim,sinto as vibraçoes mas nao sei o que esta acontecendo comigo ,ja estou desanimando.

    • Karlla said

      Olá Maria,
      Eu tô no início do desenvolvimento não sou a melhor pessoa a te ajudar no primeiro mês eu já incorporava, mais tenho um apelo a te fazer não desista vc pode ser um médium sem incorporações,a mediunidade têm várias funções para o ser humano, não somos diferentes por eu incorporar e você não,e também não é porque o guia não vem na sua cabeça que ele não está contigo ele pode está do seu lado assim como seu anjo da guarda nunca te abandona ! Portanto é isso não desanime a Umbanda é tão linda pra você fracassar, Beijos, Boa sortee e Axé ! =))

  253. joseli said

    Olá, obrigada adorei e me ajudou muito

  254. Elmar Santos said

    Já estou iniciado há um certo tempo, e nas sessões iniciais a minha mãe de santo (responsável pelo centro) através do caboclo guia chefe do congá me descreveu os meus guias. Porém já passado por várias sessões ainda não sinto firmeza de incorporação, daí vem algumas duvidas na minha cabeça: Será que os guias definidos pelo caboclo estão corretos? Será que existe alguma corrente negativa impedindo o desenvolvimento da minha mediunidade? Será que os pontos cantados (doutrinas) estão corretas? Como devo agir?

  255. Edson Santos said

    Olá, parabéns pelo conteúdo, tenho a certeza que tranquilizou muitos médiuns em fase inicial de desenvolvimento.
    Tenho uma dúvida q talvez pudesse me ajudar: Sou medium, e no terreiro que frequento, que é bem frequentado e conhecido pelos consulentes pelos trabalhos sérios que lá são realizados (já a mais de 30 anos),recebi o nome de meu exu através de um dos exús do pai da casa, ( é o unico exu q lá dá os nomes dos exus dos médiuns q lá trabalham), o nome dado foi EXU QUEBRA DEMANDA, porem não encontro nada sobre este exu, e anteriormente eu havia sonhado com Exu Marabô, isto me deixou um pouco confuso, e ainda não comentei nada com meu pai de santo, desta casa.
    Gostaria de ter uma tronqueira, a imagem do exú, mas não encontro nada, nem comentários .
    Desde já agradeço. Edson

  256. Eliana said

    Olá! Em todas as casas de Umbanda que já fui e centro espiritas (Kardecista) sempre me dizem que tenho mediunidade e tenho que desenvolver, dês de setembro do ano passado tenho frequentado um centro de Umbanda onde lá me encontrei espiritualmente, me curei de uma depressão terrível que não me deixava sair de casa, lá o guia do babalaô me disse a mesma coisa, que eu tenho espiritualidade e tenho que desenvolver, todas as giras (que é como chamamos as seções) que vou eles tentam fazer eu incorporar, tento me concentrar no ponto que esta sendo cantado, peço licença ao meu anjo da guarda mas não me acontece nada, sinto uma vibração maior quando é a parte da gira dos Exus, da vontade de sair dançando. Enquanto estou esperando a minha vez de consultar começo a bocejar que as lagrimas chegam a escorrer e uma dor muito forte no pescoço do lado esquerdo, não sei se tem alguma coisa haver. Gostaria de saber como faço para desenvolver a minha mediunidade, pois sinto que tenho uma missão a ser cumprida, só que já vou fazer 50 anos e tenho medo de ser tarde de mais. Des de já muito obrigado e parabéns por suas explicações .

    • Elmar Santos said

      Prezada irmã, boa noite!
      Primeiramente gostaria de dizer que nunca é tarde para se cumprir a missão que fomos destinados. O que é preciso agora é não postergar mais esse processo. O seu guia esta próximo de você o tempo todo, mesmo que você não cuide da sua mediunidade, mesmo que não a desenvolva objetivamente – Ele não lhe abandonará – use a sua fé e peça orientação a Ele, peça que lhes mostre o meio de desenvolver esse dom… Ele vai lhe ajudar e te guiar até o seu objetivo. O médio deve exercitar a capacidade de ouvir o seu guia, e isso acontece independente de incorporação, ou de orientação de babalaô. Por outro lado, existem médios que não incorporam, existem diversas nuanças no exercício da mediunidade e você deve ter paciência para entender como a sua se manifesta. Não desista!!!
      Que Oxalá lhe abençoe!

  257. leandro said

    Eu passei a ir em um centro espirita cheguei ate a participar da corrente de mediuns so q depois de um certo tenpo eu fui perdendo a fe devido o q as pessoas d fora mi falava ate eu abandonar o centro espirita so q isso nao me abandona sempre to penssando oq eu faço?

    • Karlla said

      Oie Leandro, Boa Tarde ! Na minha opNião acho que vc deve seguir oque seu coração mandar e não oque os outros falam, pois se vc tah sempre pensando eh pke eh um bom sinal não ?? eles te chamam e querem te provar que não eh verdade oque o povo de fora estão a te dizer, não perca sua fé não e continue firme, mta gente vem de fora falar oke não sabe pra vc desacreditar, mas isso não é o correto, por isso siga em frente faça a sua parte e deixa ke os outros falem pke o importante e vc cuidar dos seus guias e eles de vc eu penso assim … Axé, Que Oxalá te guie.

  258. Tawane Cristina da Silva said

    Óla !

    Meu nome é Tawane , estou comesando agora nas incorporacões e eu não sei como eu tenho que se consentrar pra que meus guias veiam !
    Se pudesse me ajudar como fazer isso , ficarei muito agradecida !

    Abraço Tawane!

  259. edith monteiro nunes said

    sou media meupai de santo me preparou eu recebo mais quem estarem mim nao fala nada e nem me passa doutrina o que sera e normal estou com 3 messes desenvolvendo

    • Elmar Santos said

      Boa noite prezada Edith, não sou nenhuma sumidade no assunto…. vou falar apenas com a minha própria experiencia: O desenvolvimento vem com o tempo, com frequência as sessões, e melhor relacionamento com os seus guias. Você já teve evoluções – já incorpora as entidades!!! As sessões servem para isso, para você ir assimilando as doutrinas de forma consciente e quando incorporada elas vem do seu inconsciente…Tenha calma e viva a sua espiritualidade com fé!!!!

      Boa sorte e Oxalá que abençoe.

  260. Paulo Cesar said

    boa noite gostaria de saber depois que me desenvolver minha antidade poço continuar em minha casa somante me falaram que posso ter e trabalhar pra mim e parentes é verdade ?

  261. Jayrosi said

    gostaria de saber mais sobre umbanda, vou morra em Aracaju como posso achar uma casa seria de umbanda aonde possa visitar, e quero aprender tudo sobre meus orixas e da minha filha.

  262. CristianoAntonioMariano said

    Eu gostaria de saber mais sober meus orixás pois fui no terero pois coboco mando que eu comprce uma guia branca preta pois gostaria de saber mais sober e como devo usar este poder que está em minhas mãos pois é muinto importante

  263. Michael W. said

    Eu descobri a pouco tempo que sou filho de santo e queria saber como posso desenvolver e se existe alguma manrira de se comunicar com o meu guia antes de seguir todos os passos recomendados pelo terreiro que irei frequentar

  264. r.victoria said

    Ola boa noite preciso de.esclrecimetos alguem poderia me ajuda por favor entre em contato por email rhayanevictoria@hotmail.com

  265. Anônimo said

    obrigada este site me ajudou muito ,pois me sentia um pouco perdida perto dos meus irmãos .parecia que eu estava fingindo ao receber meus guias ,mesmo não conseguindo controlar suas ações ,me sentia mal por eles não falarem.,mas gostaria que voces colocassem o que eu posso fazer pra ajudar a min mesma e minhas entidades pra me sentir segura obrigada

  266. mari said

    Ola estou passando por uma tormenta em minha vida e me disseram que posso estar sendo influenciada, li o blog e gostei muito , pois obtive algumas respostas, Nunca frequentei umbanda e nem sei qual o meu guia,Nasci dia 7 de Agosto de 1957 as 7 da manha no Egito na cidade de Cairo,Meu email é eid_marie@yahoo.com.br. Gostaria de saber quem é meu guia.obrigada . Mari

  267. wilson said

    Espíritos que pedem bebida e cigarros.

    1)As pessoas que se entregam ao vicio da bebida e do fumo passam a atrair a assistência nociva de espíritos desencarnados que também possuem tais vícios, espíritos obsessores.
    Cada vicio é uma porta aberta para a influencia negativa de espíritos inferiores e perturbadores do plano astral, para afastar esses espíritos viciosos temos que nos libertar dos vícios torpes da bebida e do cigarro, tudo é uma questão de sintonia no mundo espiritual, os encarnados bons, corretos, honestos, com pensamentos elevados e nobres vão entrar em sintonia com os espíritos de luz, os encarnados maldosos, falsos, picaretas, desonestos, com maus pensamentos e vícios, vão entrar em sintonia com espíritos inferiores e obsessores.
    O Bem tem sintonia com o Bem.
    O mal tem sintonia com o mal.
    Imaginemos uma pessoa que se entrega a bebida, cachaça, cigarros, charutos, ela passa a atrair a companhia de espíritos desencarnados que também gostam da bebida e do fumo, os semelhantes atraindo os semelhantes.
    Os espíritos viciosos são Vampiros psíquicos que vampirizam os encarnados que possuem vícios, esses médiuns que trabalham com cachaça e charutos são vampirizados por espíritos que possuem os mesmos vícios.
    Os espíritos de luz ou bons espíritos não possuem necessidades matérias e nem apego as coisas matérias, vamos concluir, que somente espíritos apegados a matéria trabalham com médiuns que usam charutos, cigarros e cachaça.
    Eles são canecos vivos ou piteiras vivas para as entidades viciosas do plano astral.
    Vejamos uma observação de Ramatis sobre essa questão.

    O alcoólatra, seja o que se embriaga com o uísque caríssimo ou o que se entrega à cachaça pobre, não passa de um “caneco vivo”, pelo qual muitos espíritos desencarnados e viciados se esforçam para beber “etericamente” e aliviar a sua sede ardente de álcool.

    Todos os beberrões desencarnados vivem à cata de “canecos vivos”, na Terra.
    (…) Os espíritos desencarnados e ainda escravos das paixões e vícios da carne – em virtude da falta do corpo físico – são tomados de terrível angústia ante o desejo de ingerir o álcool com o qual se viciaram desbragadamente no mundo físico. (…) os encarnados que se viciam com bebidas alcoólicas passam também a ser acompanhados de espíritos de alcoólatras já desencarnados, ainda escravos do mesmo vício aviltante, que tudo fazem para transformar suas vítimas em “canecos vivos” para saciarem seus desejos.

    2) Vou colocar uma pergunta.
    Os espíritos de luz ou espíritos elevados precisam de bebida, cachaça, cigarros, charutos, velas?????
    Qual a sua resposta???

    Devemos raciocinar com bom senso, no Espiritismo a fé tem que ser raciocinada, sem fantasias e superstições.
    Espiritos desencarnados que pedem coisas matérias, são espíritos apegados a matéria, somente isso.
    Não estou atacando ninguém, eu estou raciocinando.

    Vejamos uma observação muito importante de Raul Teixeira sobre essa questão.

    Nós espíritas pensamos o seguinte: ESPÍRITOS QUE PEDEM CHARUTO, BEBIDAS ALCOÓLICAS, COMIDA, SANGUE DE UM IRMÃO INFERIOR (ANIMAL) OU MESMO HUMANO, QUE PARTICIPAM DE TRABALHOS DE VINGANÇA OU OUTRA MALDADE QUALQUER, PRECISAM DE ESCLARECIMENTO CRISTÃO. ELES AINDA ESTÃO APEGADOS À COISAS MATERIAIS E SENTIMENTOS INFERIORES. Seria incoerente falarmos de Jesus e nos propor fazer maldade seja lá a quem for. Como podemos pedir ajuda a quem precisa de ajuda? Se Espíritos resolvessem problemas, Chico Xavier, que foi muito mais merecedor que muitos de nós, não teria sofrido com doenças e problemas. Já que vivia em contato direto com eles. Então, sigamos o conselho do apóstolo Paulo:”Não creiais em todos os espíritos, mas examinai se eles são de Deus.” (João 4:1). Paulo sabia que todos os Espíritos são de Deus, mas o propósito de alguns não são divino. Por isso, precisamos ter cuidado para não nos confundirmos, não nos aliarmos, não incentivarmos, não nos comprometermos com a lei divina. O Espiritismo é uma doutrina sem sacerdotes, sem dogmas, sem rituais, não adota em suas reuniões e em suas práticas qualquer tipo de paramentos ou vestes especiais (as vestes brancas devem ser as que nos cobrem o espírito e o nosso perispírito); não utilizamos sal grosso, plantas, amuletos, etc. (porque o nosso coração é nosso escudo, quando nele mora o amor); não adotamos cálice com vinho ou bebidas alcoólica (os espíritas não devem alimentar o vício do álcool nem do fumo, porque precisamos estar lúcidos para apreciar a beleza da vida); não utilizamos incenso, mirra, velas (porque são coisas materiais e nós usamos a prece para nos sustentar o espírito); não temos altares, imagens, andores, procissões, pagamento pelos trabalhos espirituais, talismãs, sacrifício animal, santinhos, administração de indulgências, confecção de horóscopos, exercício da cartomancia, quiromancia, astrologia, numerologia, cromoterapia, pagamento de promessas, despachos, riscos de cruzes e pontos, não temos curas espirituais com cortes, orações milagrosas para resolver problemas sentimentais, financeiros, etc.

    Vou realçar essa observação do Raul Teixeira.
    Nós espíritas pensamos o seguinte: ESPÍRITOS QUE PEDEM CHARUTO, BEBIDAS ALCOÓLICAS, COMIDA, SANGUE DE UM IRMÃO INFERIOR (ANIMAL) OU MESMO HUMANO, QUE PARTICIPAM DE TRABALHOS DE VINGANÇA OU OUTRA MALDADE QUALQUER, PRECISAM DE ESCLARECIMENTO CRISTÃO. ELES AINDA ESTÃO APEGADOS À COISAS MATERIAIS E SENTIMENTOS INFERIORES.

    Nessas observações do Raul Teixeira, vemos que somente espíritos materializados apegados as sensações matérias é que pedem essas coisas como, bebida, cigarros, charutos, despachos e sacrifícios de pobres animais.
    Os espíritos de luz não necessitam de coisas matérias.
    Isso é lógico e racional basta estudar o Espiritismo para ver essa Verdade.

    Perguntamos.
    Raul Teixeira esta errado ou certo nessa observação??????
    Qual a sua resposta?????

    Muitas entidades que trabalham nesses lugares estão muito materializadas e condicionadas a vida terrena, querem manter as sensações da matéria, querem beber, fumar e até transar.
    Esses espíritos viciosos encostam o seu perispirito no perispirito do encarnado que esta bebendo, fumando ou transando e passam a sentir as mesmas coisas, é o chamado encosto.

    3) As superstições e crendices atrapalham a evolução espiritual das pessoas, o Espiritismo não aceita as superstições, usar objetos matérias, como, amuletos, talismã, velas, incenso, imagens, roupas brancas, fazer despachos, são atos ligado ao misticismo e as crendices populares.
    Não adianta usar velas, amuletos e roupas brancas, para afastar os maus espíritos, é nos pensamentos elevados e positivos, na prece sincera, na elevação moral, na pratica do Bem, da Caridade e das Virtudes, que esta a única defesa psíquica contra a influencia dos maus espíritos.
    Eu posso usar velas, imagens de santos, roupas brancas, amuletos e continuar falso, desonesto, egoísta, maldoso, picareta, malicioso, olho grande, ciumento, vingativo, racista, vicioso, nenhum objeto material ou sagrado tem ação para afastar ou atrair os espíritos desencarnados, tudo reside em nossos pensamentos e sentimentos.
    Vejamos uma observação do Mestre Kardec.
    PARA CONHECIMENTO DAS PESSOAS ESTRANHAS À CIÊNCIA,DIREMOS QUE NÃO HÁ HORAS MAIS PROPÍCIAS, UMAS QUE OUTRAS, COMO NÃO HÁ DIAS NEM LUGARES, PARA COMUNICAR COM OS ESPÍRITOS. DIREMOS MAIS: QUE NÃO HÁ FÓRMULAS NEM PALAVRAS SACRAMENTAIS OU CABALÍSTICAS PARA EVOCÁ-LOS; QUE NÃO HÁ NECESSIDADE ALGUMA DE PREPARO OU INICIAÇÃO; QUE É NULO O EMPREGO DE QUAISQUER SINAIS OU OBJETOS MATERIAIS PARA ATRAÍ-LOS OU REPELILOS, BASTANDO PARA TANTO O PENSAMENTO;E, FINALMENTE, QUE OS MÉDIUNS RECEBEM DELES AS COMUNICAÇÕES SEM SAIR DO ESTADO NORMAL, TÃO SIMPLES E NATURALMENTE COMO SE TAIS COMUNICAÇÕES FOSSEM DITADAS POR UMA PESSOA VIVENTE. SÓ O CHARLATANISMO PODERIA EMPRESTAR ÀS COMUNICAÇÕES FORMAS EXCÊNTRICAS, ENXERTANDO-LHES RIDÍCULOS ACESSÓRIOS. (Allan Kardec – O que é o Espiritismo, cap. II, nº 49.)

    A respeito do assunto, o eminente Allan Kardec, na questão 553 de O Livro dos Espíritos indagou aos benfeitores da Humanidade, recebendo a lúcida resposta:

    “TODAS AS FÓRMULAS SÃO MERA CHARLATANICE. NÃO HÁ PALAVRA SACRAMENTAL NENHUMA, NENHUM SINAL CABALÍSTICO NEM TALISMÃ QUE TENHA QUALQUER AÇÃO SOBRE OS ESPÍRITOS, PORQUANTO ESTES SÓ SÃO ATRAÍDOS PELO PENSAMENTO E NÃO PELAS COISAS MATERIAIS”.

    Em O Livro dos Médiuns, no item 282, Kardec novamente interrogou os Espíritos acerca do assunto:

    17ª Certos objetos, como medalhas e talismãs, têm a propriedade de atrair ou repelir os Espíritos conforme pretendem alguns?

    “ESTA PERGUNTA ERA ESCUSADA (DESNECESSÁRIA), PORQUANTO BEM SABES QUE A MATÉRIA NENHUMA AÇÃO EXERCE SOBRE OS ESPÍRITOS. FICA BEM CERTO DE QUE NUNCA UM BOM ESPÍRITO ACONSELHARÁ SEMELHANTES ABSURDIDADES. A VIRTUDE DOS TALISMÃS, DE QUALQUER NATUREZA QUE SEJAM, JAMAIS EXISTIU, SENÃO, NA IMAGINAÇÃO DAS PESSOAS CRÉDULAS.”

    Vou realçar essa observação.
    NUNCA UM BOM ESPÍRITO ACONSELHARA SEMELHANTES ABSURDIDADES.
    Portanto, os espíritos desencarnados que aconselham o uso de objetos matérias ou sagrados para trabalhos espirituais, são espíritos inferiores e atrasados, espíritos ignorantes sem luz.
    O uso de imagens de santos é um ato de idolatria, adorar ou venerar imagens para que???
    Existe algum valor espiritual nisso???

    4) Esses espíritos desencarnados que pedem coisas matérias como, charutos, cachaça, despachos, velas e sacrifícios de pobres animais, são na realidade espíritos apegados a matéria e aos vícios e desejos terrenos, são espíritos moralmente atrasados e muito desses espíritos podem ser maldosos, vingativos, maliciosos, astutos e obsessores, cuidado com esses espíritos.
    São lobos em pele de ovelhas.
    Os espíritos de luz ou espíritos elevados não possuem necessidades matérias, eles não pedem coisas matérias, portanto, devemos desconfiar desses espíritos que pedem tais coisas absurdas.
    Essa é a regra, os espíritos elevados ou bons espíritos não possuem necessidades matérias, eles estão com seus pensamentos e sentimentos moralmente depurados.
    Esses espíritos de caboclos e preto velhos e exus são espíritos perigosos, devemos estar alertas nessas questões.
    Como orienta Allan Kardec, todas as informações, mensagens e comunicações que venha dos espíritos desencarnados, tem que passar pelo Crivo severo da Razão e da Lógica para poder ser aceito.
    Qualquer ofensa a razão, a lógica e a moral elevada, denuncia a presença de espíritos inferiores e atrasados.

    5) Respostas sobre UMBANDA É CANDOMBLÉ dadas pelo médium mineiro CHICO XAVIER no programa Pinga Fogo de 1971
    UMBANDA
    Pergunta: Quem são os “pretos-velhos”, “exus” e “pombas-giras” que incorporam na Umbanda? Se são espíritos de luz, por que há necessidade de cigarro, cachaça e sons barulhentos?
    Resposta: PARA ESPÍRITOS DE LUZ, OU SEJA, ESPÍRITOS SUPERIORES E PUROS, NÃO EXISTEM NECESSIDADES MATERIAIS. Os espíritos que trabalham nos terreiros, em sua grande maioria, são aqueles que ainda guardam grandes necessidades das sensações terrenas e por isso usam os médiuns para absorvelas; quando não têm, fazem-no através dos despachos. São, na classificação da Doutrina Espírita, chamados de espíritos mais simples. É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.

    CANDOMBLÉ
    Pergunta: Qual a diferença entre as entidades de luz da Doutrina Kardecista e os orixás do Candomblé, que são reverenciados em seus templos com bons pratos, roupas tradicionais e músicas? Isso não seria prendê-los ao materialismo?
    Resposta: Primeiro; devemos esclarecer que a Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. Allan Kardec foi o codificador dessa Doutrina, ou seja, através de método científico, reuniu e compilou, com a ajuda de vários médiuns, as informações que hoje conhecemos editadas nos livros básicos da Doutrina Espírita.
    Quanto à diferença entre “entidades de luz”, ou seja, espíritos de luz e os orixás do Candomblé; esta reside no fato de QUE OS ESPÍRITOS DE LUZ ENCONTRAM-SE EM ELEVADA CONDIÇÃO DE EVOLUÇÃO MORAL, ESTANDO, PORTANTO, LIVRES DAS SENSAÇÕES MATERIAIS.
    SEM DÚVIDA QUE AS OFERENDAS QUE RECEBEM OS “ORIXÁS” OS PRENDEM À MATÉRIA.
    Da Obra “Plantão De Respostas “ – Emmanuel E Francisco Cândido Xavier.

    Emmanuel é bem claro, somente espíritos apegados as sensações matérias é que pedem cigarros, charutos, cachaça e despachos, ou seja, espíritos atrasados.
    Perguntamos.
    Emmanuel esta certo ou errado nessa questão??????

    Os Espíritos de Luz ou os Espíritos Superiores e Elevados não possuem necessidades matérias, eles estão moralmente depurados.
    Os Espíritos de Luz possuem sempre uma Linguagem pura, digna, elevada, nobre, lógica e sublime de moralidade e seus ensinamentos visam sempre a melhoria Moral e espiritual das pessoas.
    Os Espíritos Elevados são Virtuosos em seus ensinamentos.
    Eles pregam o Bem, a caridade, o amor, a elevação moral, a disciplina, a ordem, as virtudes.
    Os espíritos inferiores, perturbadores e obsessores possuem sempre uma Linguagem moralmente pesada, grosseira, ímpia, agressiva, maliciosa, sem lógica e sem elevação moral.
    E suas mensagens só tratam de assuntos matérias vulgares.
    Os Espiritos de Luz jamais vão pedir coisas matérias, como velas, despachos, cachaça, charutos, farofa e sacrifícios de animais.
    Somente espíritos apegados a matéria e aos vícios terrenos é que pedem tais absurdos.

    Esse é um resumo dos meus estudos espíritas, espero ter ajudado em alguma coisa, busquemos o Mestre supremo Jesus o Cristo, o caminho, a verdade e a vida.

    Wilson Moreno na busca da Verdade.

    • Anônimo said

      Caro Wilson,
      Meu comentário foi longo, porém peço que tenha a mesma paciência em ler minhas palavras assim como tive para ler as suas.

      1- Quando você diz “método científico”, o que você quer dizer?
      Método cientifico remete ao Discurso do Método de Descartes, q tem como algumas premissas :

      – O experimento deve ser Observavel;
      – O experimento necessita ser replicável, isto é, capaz de ser reproduzido;
      – Previsibilidade;
      – Controle;
      …etc.

      Infelizmente a Mediunidade não atende esses requisitos (Devido o atraso tecnológico atual).
      Então infelizmente não podemos dizer que o Espiritismo utilizou-se de um Método cientifico;

      Por acaso o Espiritismo é aceito pela Ciência?
      O perispirito é matéria de estudo em alguma universidade de Medicina?
      Por isso que é considerado apenas uma religião!! Mais moderna e por isso sem tantos vícios e dogmas que as religiões antigas trouxeram, fruto cultural do povo da época.

      Não quero de longe invalidar o trabalho do Kardec (a qual sou muito fã)!! E aprecio o conceito de Fé raciocinada, e é dele q estou tentando me utilizar para divagar nesta reposta.
      O pensamento cientifico é de extrema importancia, por isso não podemos sair concluindo as coisas sem conhecer, estudar e examinar as minúcias daquilo que estamos julgando!!

      2- A Umbanda está para o Candonblé, assim como O Espiritismo está para Igreja Católica!

      Generalizar as duas como se fossem iguais, mostra certa ignorancia (ignorar = desconhecer), das mesmas. São extremamente distintas.

      3- Você escreveu:
      “Emmanuel é bem claro, somente espíritos apegados as sensações matérias é que pedem cigarros, charutos, cachaça e despachos, ou seja, espíritos atrasados.”

      Oras, você mesmo citou :

      “É claro que existem aqueles outros que, mesmo tendo condição moral mais elevada, manifestam-se nos terreiros de Umbanda, guardando os procedimentos ali adotados.”

      Por uma questão de Indução Lógica a palavra SOMENTE não pode ser utilizada na sua conclusão, pois na resposta de Emmanuel (através do Chico), disse que existe também espiritos “de moral mais elevada que se manifestavam e que guardavam os procedimentos”, isto é, bebiam e fumavam para respeitar o comportamento da casa!!

      Em muitos livros do Chico, como na série André Luiz, fala-se de Espiritos de Luz que tem que “baixar” sua Luz para trabalhar em esferas mais densas de energia!!
      Quando você fala sobre Espíritos inferiores bebendo e fumando em Terreiros de Umbanda, eu concordo plenamente com você!!

      A liturgia da Umbanda é dispersa, mas existe nela um consenso :
      A maioria (salve a exceção citada por Emmanuel acima) dos Exus e Pomba Giras, foram espiritos que ficaram renitentes no mal por muitos anos, e muitos deles tem deformações no perispirito, que eles mesmo relatam nos Terreiros, e mediuns Clarivendentes podem comprovar!

      Os Demonios que são eternamente mals é um conceito Católico!
      O espiritsimo acredita que a evolução é para todos, certo?

      Então chega um momento que um espirito desses (dito mal), decide retomar o caminho da evolução!! A Umbanda abre suas portas para que eles resgatem seus “pecados” trabalhando nas giras, aliviando as dores físicas, mentais e emocionais das pessoas que buscam sua ajuda!!

      4- “Arvore conforme os Frutos!” (Nosso senhor Jesus Cristo)
      A Umbanda prega a Moral Cristã a todos, e não faz mal a ninguém!!

      É claro que algumas pessoas usam do nome da Umbanda para cobrar dinheiro e fazer o Mal.
      Mas queimaram pessoas na fogueira em nome do Cristo, isso faz com que a Moral cristã seja invalidada???

      5- Questão 365,Livro dos Espiritos : “O progresso moral e intelectual não se efetua simultaneamente”!!
      Isto é podemos ter pessoas super inteligentes e Más:
      Por exemplo, um politico ou juiz corrupto, que se utiliza de um linguajar exímio e perfeito!
      Temos por outro lado, um trabalhador do campo sem o primeiro grau completo, então com linguagem completamente fora da norma, porém de bom coração!

      A umbanda não tinha necessidade de existir, mas Ha 100 atrás o preconceito dos Espíritas era muito grande e contraditório, pois discriminavam espíritos de Ex-Escravos e de Indios, pelo jeito errado que conversavam, discriminavam espíritos de bom coração, pelo jeito errado de falar!! Assim como discriminavam médiuns que não tinham cultura. Espiritismo era uma religião Burguesa num pais na época extremamente racista.

      O primeiro centro de umbanda nasceu com o nome de : “Tenda Espírita Nossa Senhora da Piedade.”
      Pois a umbanda nasceu como dissidente do Espiritismo!!! (algumas praticas do candonble foram adicionadas com passar do tempo em algunas casas, mas a filosofia umbadista é baseda e sua boa parte na doutrina Espirita).

      100 anos se passou, e alguns centros Espíritas já aceitam mensagens dos ditos “Pretos velhos”, mas o preconceito ainda reina na cabeça de muitos “kardecistas” que se acham “Espiritas”.

      Uma vez perguntaram ao Chico Xavier : “Chico como vai o Espiritismo?”
      E ele respondeu : “Vai bem meu filho, apesar dos Espíritas!!”
      A reforma pessoal é algo individual!!
      O respeito à espiritualidade alheia é uma característica de espíritos de Luz!
      A intolerância religiosa, fez com que Cristãos fossem jogados aos leões, fez com que Cristãos perseguissem Kardec (não foi por isso q ele usou um pseudonimo?), não cometa o mesmo erro, mostre que você é realmente um Espirito evoluído, mas mostre na pratica (e não na teoria) e aprender a aceitar que como cada doença precisa de um remédio diferente, cada pessoa precisa de uma experiência religiosa diferente.
      Eu senti uma certa agressividade na sua resposta, isto faz parte da Doutrina Espírita?

      Abraços
      Bruno
      Não sou Espírita ou não sou Umbandista, apenas um Espírito encarnado tentando aprender a amar o próximo como a mim mesmo!!

  268. gostaria de saber como faco para iniciar eu tenho muito medo isso eu sei que mim atrapalha
    entao mim dao uma ajudinha air vai

  269. Fantastic beat ! I wish to apprentice while you amend
    your web site, how could i subscribe for a blog web site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

  270. Estive a surfar on-line mais de duas horas nos dias
    de hoje, mas eu nunca encontrei nenhum artigo simpático porquê
    o seu. É airoso castigo suficiente para mim.
    Pessoalmente, se todos os proprietários de web e blogueiros fizeram formidável conteúdo que você fez,
    a web será excessivo mais útil do que nunca.

  271. rafael cardoso said

    oi meu nome é rafael estou indo ao centro de umbanda e estou muito ancioso para receber guias… sinto arrepios nas costas mais nao sei se posso recebe-los alguem pode me ajudar queria muito receber guias!!!obrigado entrem em contato comigo no facebook

    https://www.facebook.com/rafael.cardoso.7127

  272. Elizandra said

    Oi …Foi assim que aconteceu comigo aos 20 poucos anos, minha insegurança e dificuldade em acreditar que era a entidade, desisti e
    resolvi não acreditar mais na umbanda! mas hj aos 41 anos volto a umbanda(mesa branca) e a dois meses ao tenho tido provas que esses espíritos existem sim e estão aqui para nos ajudar! Minhas entidades afastaram se de mim, me deixando ao livre arbítrio, mas tenho esperança que aos poucos com minha mudança intima espiritual elas voltem.

  273. DIANA MONTE said

    Adorei este texto… Aff tenho vontade de desistir de tudo, por que todas estas questões que você colocou no texto acontece demais e a gente fica sem saber o que fazer.

  274. Andy said

    It’s an amazing article for all the web
    viewers; they will obtain advantage from it I am sure.

  275. Carlos said

    Ola meus amigos umbandistas,estou passando um.pouco por isso…..cresci na umbanda.Por forca do destino me afastei e,quando voltei a frequentar, e querer desenvolver minha vo teve problemas de saude ,fiquei sem rumo!! Hoje realmente estou desenvolvendo,mas,sou muiti ansioso e meus guias ainda nao falam,porem,estou lendo e estudando muito…..kero muito seguir os passsos da.minha vo e poder ajydar os amigos necessitados…..espero q me ajudem a encontrar um caminho mais trankilo para desenvolver….obrigado!! m

  276. Archanjo Marcelo said

    Nasci 22/03/69, tem um guia que entro em sintonia com a pensamento dele, cogito a.possibilidade de ser maluco, o nome que ele me disse ser dele e um Exu Lucicer.

  277. luciene said

    Ola,esclareceu bem algumas coisa me sinto caindo num buraco depois volto,ai fico nesse vai e volta,só vejo escuridão te pergunto é normal?

  278. daniel said

    LUTO A ANOS PRARECEBER GUIAS MAS ACHO QUE NAO DEVO SER RODANTE E SIM AGAN MAS EM TODOS OS LUGARES QUE JOGO DA QUE SOU DE SANTO SIM RODANTE E QUE SOU DE OYA COM CHANGO MAS O QUE DEVO FAZER PRA VIRAR COM SANTO .
    ME DE INFORMACOES ATRAVEZ DO MEU EMAIL; DANIEL-JOSE-VR@HOTMAIL.COM ME AJUDEM OBRIGADO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 821 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: