Obaluaê

Obaluaê quer dizer “Rei e Senhor da terra” sua veste é palha e esconde o segredo da vida e da morte. Está relacionado à terra quente e seca, como o calor do fogo e do sol – calor que lembra a febre das doenças infecto-contagiosas. Conta-se em Ibadã que Obaluaê teria sido antigamente o Rei dos Tapás. Uma lenda de Ifá confirma esta última suposição. Obaluaê era originário de Empê – Tapá e havia levado seus guerreiros em expedição aos quatros cantos da terra. Uma ferida feita por suas flechas tornava as pessoas cegas, surdas ou mancas.

Obaluaê representa a terra e o sol, aliás, ele é o próprio sol, por isso usa uma coroa de palha (azê) que tampa seu rosto, porque sem ela as pessoas não poderiam olhar para ele. Ninguém pode olhar o sol diretamente. Está fortemente relacionado os troncos e os ramos das árvores e transporta o axé preto, vermelho e branco. Sua matéria de origem é a terra e, como tal, ele é o resultado de um processo anterior. Relaciona-se também com os espíritos contidos na terra. O colar que o simboliza é o ladgiba, cujas contas são feitas da semente existente dentro da fruta do Igi-Opê ou Ogi-Opê, palmeiras pretas. Usa também bradga, um colar grande de cauris.

Obaluaê é o patrono dos cauris e do conjunto dos 16 búzios, que reina do instrumento ao sistema oracular: o brendilogun, que lhe pertence. Seu poder está extraordinariamente ligado à morte. Oba significa Rei (Oni), Ilu espíritos e Aiyê (significa terra), ou seja, Rei de Todos os Espíritos do Mundo. Ele lidera e detém o poder dos espíritos e dos ancestrais, os quais o seguem. Oculta sob o saiote o mistério da morte e do renascimento (o mistério do gênesis). Ele é a própria terra que recebe nossos corpos para que vire pó.

Obaluaê mede a riqueza com cântaros, mas o povo esqueceu-se de sua riqueza e só se lembra dele como o Orixá da moléstia. Afirmam-se em registros bibliográficos ser Omolu e Obaluaê um só Orixá em dois estágios: Obaluaê (o Moço) significa o “Dono da Terra da Vida”; Omolu (o Velho) significa o “Filho-da-Terra”. É o médico dos pobres; o senhor dos cemitérios. Usa o aze (capacete de pele da Costa) ou o filah (capuz de palha da Costa) e carrega na mão o xaxará (feixe de fibra de palmeira, enfeitado com búzios). Seu dia é a segunda-feira. Sua comida forte é o doburu (pipocas sem sal, coco fatiado e regado com mel).

Qualidades: Registra-se 12 qualidades atribuídas a esse Orixá, que também é considerado o mais antigo do Panteão Afro, sendo as mais conhecidas:

Sapata, Xapanan, Xankpanan, Babalu, Azoane, Ajagum, Ajunsun e Avimage.

Nomes: Obàluáyê “Rei senhor da Terra”, Omolu “Filho do Senhor”, Sapata “Dono da Terra” são os nomes dados a Sànpònná (um título ligado a grande calor o sol – também é conhecido como (Babá Igbona = pai da quentura) deus da varíola e das doenças contagiosas, é ligado simbolicamente ao mundo dos mortos. Outra corrente os define como: Obàluáyê: Obá – ilu; aiye; Rei, dono, senhor; da vida; na terra; Omolu; Omo-ilu; Rei, dono, senhor; da vida.

Sincretismo: São Lázaro e São Roque

Cor: Preto, vermelho e branco

Dia da semana: Segunda -feira

Símbolo: Leguidibá, Xaxará e Brajá de búzios

Saudação: – Atotô!

Domínio –  Doença e cura, morte e renascimento

Elemento: Terra

Vestimenta: A vestimenta é feita de ìko, é uma fibra de ráfia extraída do Igí-Ògòrò, a palha da costa , elemento de grande significado ritualístico, principalmente em ritos ligados a morte e o sobrenatural, sua presença indica que algo deve ficar oculto. É composta de duas partes o “Filá” e o “Azé”, a primeira parte, a de cima que cobre a cabeça é uma espécie de capuz trançado de palha-da-costa, acrescido de palhas em toda sua volta, que passam da cintura, o Azé , seu asó-ìko (roupa de palha) é uma saia de palha da costa que vai até os pés em alguns casos, em outros, acima dos joelhos, por baixo desta saia vai um Xokotô, espécie de calça, também chamado “cauçulú”, em que oculta o mistério da morte e do renascimento. Nesta vestimenta acompanha algumas cabaças penduradas, onde supostamente carrega seus remédios. Ao vestir-se com ìko e cauris, revela sua importância e ligação com a morte (iku).

43 opiniões sobre “Obaluaê”

    1. Meus parabéns pelo seite, esete site é uma escola para tosdos que estão começando a conhecer agora os nossos grandes Orixás.
      Texto perfeito do meu pai Obaluaiê parabéns

      Axé

      Atotô Obaluaiê

      1. Querido Klauber,
        Seja bem vindo ao nosso canto!
        Agradeço as palavras de apoio.
        Muito Axé pra ti.
        Carol

    1. Cara Paula Pereira, espero poder te ajudar, só que infelizmente não vai ser com uma resposta precisa como acho que você esperava.

      Mas vamos lá, quando você diz: “acompanha”, creio estar se referindo ao “escravo” do Orixá, neste caso quase sempre é comum vermos Exú Caveira, mas não é regra, pois Tranca Ruas entre outros também podem acompanhar tanto Obaluaê quanto Omulú, agora se o que deseja saber é a respeito da sua Pombo-gira, então é melhor que procure um lugar de confiança para jogar e/ou se consultar, pois te dizer seu Exú apenas pelo Orixá é especulação.

      Uma dica é: Normalmente (não é regra) é comum vermos Maria Mulambo em suas variações… (farrapo, da calunga, da estrada…), enfim… Se for a título de estudo é mais ou menos isso, agora se for específico, ou seja, quer saber seu Exú, então torno a dizer que o certo é você procurar alguém que lhe abra um jogo ou uma entidade que lhe de uma consulta. Sempre lembrando que ouvir e entender é importante e confirmar o jogo com outra pessoa é fundamental.

      Abraços e espero de coração que encontre o que busca.
      Léo

  1. Caros amigos aprendi lendo na internet a calcular meus odus, aonde me disseram para riscar uma cruz no papel, aonde o topo da cruz representaria minha testa, sua base minha nuca, sua direita minha fronte direita, e sua esquerda minha fronte esquerda o centro seria o centro de minha cabeça.
    Minha data de nascimento é 23/07/1979. Meus calculos deram 10 na testa, 10 na nuca, 2 na direita, 4 na esquerda e 8 no centro.

    Gostaria de saber se meus calculos estão corretos e o que significam estes dados em minha vida.

    Peço a gentileza de responder no meu e-mail, andre_ppsantos@ig.com.br

    Desde já obrigado.

    1. Querido André,
      Infelizmente não poderei te dizer se isto tá correto ou não, pois não tenho conhecimento desse tipo de metódo.
      Aconselho você procurar uma pessoa que tenha conhecimento sobre isso e de confiança.
      Boa sorte! Saravá, Carol

  2. Bom na verdade estou num momento sem
    saber o que fazer,sou de mesa branca mas estou sempre com problemas de pele e tbm na minha vida pessoal e amorasa..
    minha pele eu naum seii nem mas o q dizer sobre ela já tiver feridas muitos forte e quase morri,na verdade nem me vem nada mas na cabeça pra saber o q seguir.
    me de um conselhor por favor!

    1. olha beatris eu aconselho vc a procurar um lugar de confiança e procurar saber de vc espiritualmente se vc não precisa cuidar do seu Orixá …portanto …comigo no inicio foi assim estava dificil as coisas para mim ..então… fui consultar… dava direto meu orixá no jogo e eu nem sabia quem era meu orixá e o que era orixá… então dai descobri q tinha q cuidar dele.
      Nem todos tem essa missão na vida de ter de cuidar de seu orixá …nascemos predestinados e temos q seguir é um destino…não é uma afirmação q essas manchas ou problemas na sua vida seja consequencia do q me disse…mais é bem provavel que possivelmente pelas características… q vc deve cuidar do seu orixá…e se essas manchas por algum motivo se ”mesmo” tiver a ver com ele é só uma forma de chamar sua atenção ou literalmente dizendo te cobrando um para vc cuidar dele…e mais uma vez te falo não é uma certeza se isso é só uma coincidencia ou realmente um aviso do seu orixá!!!!

      Abraços !@!!
      E se lembre não fique na duvida
      procure um lugar para saber o q acontece!!!

      DIOGENES PERCEU ALVES

  3. Minha data de nascimento é 22/10/1987 procurei saber na net qual q é o meu orixá e então descobri um syt que revelou obaluaê …..?
    por favor poderia me responder se é certo isso ou tem grandes possibilidades de esta errado … E eu naum tenho orientaçõa nenhuma ao os orixás nem na minha casa e nem na minha vida gostaria de saber onde encontro pessoas que compartilham esse conhecimento e metodo de vida me chama minha atenção de uma forma absurda!.. espero o retorno o email- jeffinhobgs@hotmail.com

  4. ATOTO MEU PAI,ESTOU MUITO GRATO DE SABER QUE ESTAS COMIGO SEREI GRATO SEMPRE A TI,QUE ESTEJAS SEMPRE COMIGO ONDE EU ESTIVER.ATOTO MEU PAI………….

  5. oi bom dia sabe comecei á andar na macumba recentimente mais não entendo ainda nada vc pode me dá umas dicas ñ sei quem são meus guias e nem meu pai só sei quem éminha mãe de coroa pois o seu zé pilintra me disse é á preta mandinga mais quando minha madrinha faz todas as quartas disinvolvensia eu não consigo me desenvolver e nem as correntes pegam em mim pode me explicar me responda por email por favor. kellzynha30@gmail.com

  6. tive um sonho em q n caso a mae de santo me dizia q eu era filha de omaluae o q é engraçado é q ñ frequento centro nem nunca frequentei mais sempre sonho com coisas relacionadas a santos terreiros trabalhos ou seja eu vejo trabalhos feitos e isso me assusta muito gostaria de saber pq isso acontece me ajudem atenciosamente ana

  7. Oi, há pouco tempo começei a frequentar um centro de umbanda e gostaria de saber mais sobre o assunto, pois não entendo muito sobre orixás, etc.

  8. pela primeira vez no terreiro eu girei forte para o Obaluaê….
    Será que ele é meu Pai? porque eu ainda não fiz firmeza de cabeça…
    Sou nova no terreiro…muito nova….

  9. omulu orixá de muita ernegia e vibração omulu vem na umbanda para ajudar todas as pessos tirando demandas e curando todas elas amo orixá omulu atôtô meu pai omulú!!!!!!!!!! que omulú esteja sempre com todos vcs !!!!!!!!!!

  10. OLA TD BEM COM VC.ADOREI O SITE FAZ 1 ANO QUE COMECEI NA UMBANDA.A 5 DIAS FIZ MEU AMACI.E MEU SANTO DE CABEÇA É O BALUAE.SE VC PUDER ME MANDAR ALGUNS PONTOS DELE POIS MINHA MÃE DE SANTO CONHECE POUCOS.

  11. me chamo renato sou católico e nao vou regularmente a igreja , sinto em mim muita energia mistica podendo até a prever certos acontecimentos sempre tive medo disso sonhava muito com obaluiaiê frenquentei muito centro espirita na mocidade com minha mae mas nunca quis desenvolver algo no espiritismo tudo q faço nao consigo terminar sinto muita necessidade de uma orientação nessa area pq gosto muito do espiritismo

  12. pessoal sou novo aki quero muito entrar nesta religião a minha vo e umbandista eu tenho obaluaie sou do signo de libra uero ajuda de voçes quero saber se ja posso fazer com que ele desce eu tenho 12 anos

  13. O se encontrar com o velho
    O toma bença dele
    Mais quale o nome dele
    É obalua
    O se encontrar com o velho
    O toma bença dele
    Mais quale o nome dele
    É obaluae
    Orixa orixa
    Olha força do terreiro
    Orixa orixa
    Mais é meu pai baluae
    Orixa orixa
    Olha força do terreiro
    Orixa orixa
    Mais é meu pai baluae

  14. A bença papai a bença
    A minha vida papai
    É padesse
    Bateu na porta venha receber
    Seu omulu papai baluaie
    Bateu na porta venha receber
    Seu omulu papai baluaie
    A bença papai a bença
    A minha vida papai
    É padesse
    Bateu na porta venha receber
    Seu omulu papai baluaie
    Bateu na porta venha receber
    Seu omulu papai baluaie

Deixe um comentário

