Ossâim

OSSÂIM – O Senhor das Folhas

Ossâim é orixá masculino de origem nagô (Iorubá) que, como Oxóssi habita a floresta. É bastante cultuado no Brasil, recebendo diversos nomes como Ossânin, Ossonhe, Ossãe e Ossanha , uma das formas mais populares. Por causa do som feminino é frequentemente confundido como figura feminina.

É orixá da cor verde, do contato mais íntimo com a natureza. As áreas consagradas a Ossâim não são os jardins cultuados de maneira tradicional, mas sim os recantos, onde só os sacerdotes podem entrar, nos quais as plantas crescem de maneira selvagem, quase sem controle.

Orixá de grande significação, pois todos os rituais importantes utilizam o “sangue-escuro” que vem dos vegetais, seja em forma de amassis, infusões ou para uso de bebida ritualística. É comum dentro da Umbanda existir um certo preconceito com dois Orixás que muitas vezes são esquecidos, mais existem em Umbanda e se faz necessário o culto: Ossâim e Oxumarê. O primeiro está presente em todos os rituais através das folhas e o segundo presente em quase todos os rituais por ser o Orixá das cores e dos aromas. Por não terem sido muito divulgados, pensa-se serem orixás de Candomblé, grande erro. Dois orixás de grande valia dentro do culto de Umbanda.

Classificar Ossâim como Orixá da medicina seria uma visão parcial de sua real potencialidade mítica. Ossâim seria aquele a quem se pede a ajuda para libertação de diferentes problemas, seja a doença, sejam os encantamentos. Omulu-Obaluaiê é a quem se pede a cura, depois que ele mesmo muitas vezes envia a doença. Outra diferença seria que Ossâim é mais invocado nas doenças e problemas individuais enquanto Omulu-Obaluaiê é o que castiga socialmente, dizimando colheitas ou populações inteiras. Ossâim seria também o curandeiro do ponto de vista da magia e dos encantamentos, enquanto Omulu-Obaluaiê seria o curandeiro do ponto de vista das rezas e da manifestação de espíritos curadores que trabalhariam a seu mando. Como tantos outros magos, vive sozinho, em estreita e diária ligação com as plantas, com os pássaros com quem parece se comunicar, é misterioso e solitário ermitão.

O detentor do axé, a força indispensável a todos os Orixás, é o SENHOR DAS FOLHAS, DIVINDADE DAS PLANTAS MEDICINAIS E LITÚRGICAS, Ossaim ou Ossanhe é o Orixá das florestas, o Senhor das Folhas, cascas e raízes, o absoluto regente da Amazônia e grande responsável por pressões internacionais pela preservação ambiental naquela região.


Características: O arquétipo de Ossaim é de pessoas equilibradas, capazes de controlar sem esforço seus impulsos emocionais.

Cores: verde e branco, verde e vermelho

Dia da semana: terça-feira

Natureza: florestas, selvas, folhas, árvores, raiz

20 opiniões sobre “Ossâim”

  1. Oi Antonio,
    Olha, tem coisa que depende da casa, pq se a casa onde vc frequentava era do Candomblé, tem assentamentos e etc que tem que ser removidos.
    Ja na umbanda não é tao rigida como o candomble com relação as obrigaçoes, portanto vale a pena vc conversar com os dirigentes da sua antiga casa sobre o assunto.
    Muita sorte nesse transição.
    Sarava!

  2. gostaria de saber se sou filho de ossaim, porque amo as folhas e choro de felicidade quando toco em folhas, rais terra e agua.
    preciso de muita ajuda quanto aespitualidade mas não tive coragem de dividir meus sentimentos com niguem.

    att: Nilton

  3. Oi Nilton,
    Obrigada pelo seu comentário.

    No candomblé – você é descobre seu orixá através do jogo de búzios.

    Na Umbanda – através de alguns métodos utilizados no terreiro: Pode ser através de jogo de búzios , caso a casa faça uso deste oráculo, ou de outro tipo ,como cartas por exemplo. Pode ser através de um sistema de oferendas (este é menos usado) , que no ato da entrega se puxa a vibração de alguns orixás , e a que se manifestar , ou vibrar mais no iniciando , é visto como seu orixá regente; ou através do guia da casa , que aponta o orixá regente; ou através do desenvolvimento mediunico e a confirmação pelo próprio guia chefe do médium.

    Saravá,
    Carol

    1. Olá Juu,
      Alguns alimentos que conheço para o Orixa Ossãim são:
      – Inhame, bolos de arroz, farofa de fubá, abacate, milho, fumo de rolo e tiquira.

      Muitas vezes os alimentos/oferendas consagrados para os orixas diferenciam de terreiros, sempre é bom consultar seu Pai(Mãe) de Santo

      Saravá, Carol

  4. Olha estava escutando um cd indigena e estava doente
    logo senti um guia q vivia no oculto da mata e nao era oxosse
    senti como se eu pega-se duas folha atraves dela dava o passe”sem intende logo veio como uma mensagem q iria trabalha com oxosse q me acompanha.(no outro dia estava curado)
    procurei sobre e o guia q se encaixo no descrito foi ossain. no terreiro da minha nao trabalha com o devido guia perguntei pra ela muito nao pode me esclarece assim pergunto eu é seguro esse orixa ou acarreta consequencia suas emcorporação?posso da passagem no dia de oxosse jah q nao tem dia de trabalho para ele.
    queria pergunta tbm c alguem jah vio algo parecido eu tenho o dom de puxa guias chego a faze transporte pro seu lugar de firmação
    e consiguo faze a ircorporoção em outros mediuns da intidade deles.um guia emcoporado falo q eu era medium de corrent?
    vcs podeia me da informações sobre isso?

    1. Olá Ferdinad,
      – Bem, se no terreiro que você frequenta não se trabalha com Ossain e sim somente com Oxossi é bem provavel que o Orixá que você venha a trabalhar seja de Oxossi, isso só o tempo dirá – (Desculpa, não conseguir entender se o seu terreiro é de Umbanda ou de Candomblé)
      – Médium de transporte é comum existir, isso quem vai reponder se você é médium ou nao de transporte é o PS
      – Normalmente nós incorporamos nosso guias, não os guias de outros médiums, mas é possivel sim incorporar outras entidades
      – Se um guia te falou que você é medium de corrente, é porque ele pode perceber que você pode ser um médium.
      Ser Médium é coisa séria e requer vários sacrifícios e dedicação, se você sente que tá sendo “chamado”, aconselho você procurar tirar todas essas dúvidas com o dirigente da casa e também perguntar como o terreiro funciona, suas normas e diretrizes que vem do guia mentor do terreiro
      Te desejo muito sucesso. Saravá, Carol

  5. Sempre sonho que estou oferecendo em uma travessa rasa de palha, um alimento que consiste em ser uma pasta verde amassada, verde folha sabe….tenho constantemente esse sonho…o mais recente estava sob uma mesa dentro de uma espécie de cone como se fosse uma massa frita e dentro essa pasta verde, e uma mulher me dizia…esse é para o Orixá> Que Orixá seria esse???

    Obrigada

    Samantha

    Responder

    1. Querida Samatha,
      Eu poderia te dizer que talvés fosse o Orixá X, mas não sabemos ao certo o que esse sonho significa, por isso não gostaria de te influênciar a pensar em algo que não tenho certeza. Portanto, aconselho á você tentar lembrar do sonho ou conversar com uma entidade e explicar seu sonho, quem sabe ele(a) possa te dizer o que você ta querendo ouvir! Não existe coisa melhor que sentar ao lado de um PV e escuta-lo(a) as grandes estórias que eles(as) tem pra nós ensinar 🙂
      Boa Sorte! Saravá, Carol

  6. Sou filha de ossaim,estou afastada do terreiro,estou ficando muito doente nao sei ok faço,onde moro nao tem terrero.sinto k preciso deajuda urgentimente, gostaria de saber se posso fazer alguma oferenda pra amenizar minhas doenças.
    Agradeço de coraçao.

  7. gostaria de saber porque eu nunca consegui ficar em um terreiro mais que dois anos , tenho certesa que sou filha de OSSAIM, e me amo por isso, e tambem por que morro de medo de lagartas, esse bichos imundos que destroem as folhas das arvores.OSSAIM

  8. eu quero saber como consequir as ervas para fazer banhos, chas, e garafadas eu estou precisando para me curar eu me chamo claudia tenho 34 anos e quero ficar bem para ter um bebe me ajuda desde ja obrigado

  9. meu nome claudia sou filha de ossain com oxum sou volutariosa e paciente para consiguir um obmjtivo algo me leva a quebrar barreiras do meu prorio carma e algo em mim nao me deixa desistir do que eu quero existe horas me sinto confusa fraca tenho uma pombagira rainha por que algo me leva a nao desistir de minhas lutas e porque quando paresse estar tudo perdido eu finalmente consigo o que quero

Deixe um comentário

