Canto do Aprendiz

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

Oxóssi

Publicado por Carol Walent em agosto 11, 2008

OXÓSSI – O Caçador das Matas

Oxóssi (Òsóòsi) é o deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam, orixá da fartura e da riqueza. Actualmente, o culto a Oxóssi está praticamente esquecido em África, mas é bastante difundido no Brasil, em cuba e em outras partes da América onde a cultura iorubá prevaleceu. Isso deve-se ao facto de a cidade de Kêtu, da qual era rei, ter sido destruída quase por completo em meados do século XVIII, e os seus habitantes, muitos consagrados a Oxossi, terem sido vendidos como escravos no Brasil e nas Antilhas. Esse facto possibilitou o renascimento de Kêtu, não como estado, mas como importante nação religiosa do Candomblé.

Oxóssi é o rei de Kêtu, segundo dizem, a origem da dinastia. A Oxóssi são conferidos os títulos de Alakétu, Rei, Senhor de Kêtu, e Oníìlé, o dono da Terra, pois em África cabia ao caçador descobrir o local ideal para instalar uma aldeia, tornando-se assim o primeiro ocupante do lugar, com autoridade sobre os futuros habitantes. É chamado de Olúaiyé ou Oni Aráaiyé, senhor da humanidade, que garante a fartura para os seus descendentes.


Na história da humanidade, Oxóssi cumpre um papel civilizador importante, pois na condição de caçador representa as formas mais arcaicas de sobrevivência humana, a própria busca incessante do homem por mecanismos que lhe possibilitem se sobressair no espaço da natureza e impor a sua marca no mundo desconhecido.

A colecta e a caça são formas primitivas de busca de alimento, são os domínios de Oxóssi, orixá que representa aquilo que há de mais antigo na existência humana: a luta pela sobrevivência. Oxóssi é o orixá da fartura e da alimentação, aquele que aprende a dominar os perigos da mata e vai em busca da caça para alimentar a tribo. Mais do que isso, Oxóssi representa o domínio da cultura (entendendo a flecha como utensílio cultural, visto que adquire significados sociais, mágicos, religiosos) sobre a natureza.

Astúcia, inteligência e cautela são os atributos de Oxóssi, pois, como revela a sua história, esse caçador possui uma única flecha, por tanto, não pode errar a presa, e jamais erra. Oxóssi é o melhor naquilo que faz, está permanentemente em busca da perfeição.

Em África, os caçadores que geralmente são os únicos na aldeia que possuem as armas, têm a função de salvar a tribo, são chamados de Oxô, que significa guardião. Oxóssi também foi um Òsó, mas foi um guardião especial, pois salvou seu povo do terrível pássaro das Iyá-Mi.

Outras histórias relacionadas com Oxóssi apontam-no como irmão de Ogum. Juntos, eles dominaram a floresta e levaram o homem à evolução. Além de irmão, Oxóssi é grande amigo de Ogum – dizem até que seria seu filho, e onde está Ogum deve estar Oxóssi, as suas forças completam-se e, unidas, são ainda mais imbatíveis.

Oxóssi mantém estreita ligação com Ossaim (Òsanyìn), com quem aprendeu o segredo das folhas e os mistérios da floresta, tornou-se um grande feiticeiro e senhor de todas as folhas, mas teve que se sujeitar aos encantamentos de Ossaim.

A rebeldia de Oxóssi é algo latente na sua história. Foi desobedecendo às interdições que Oxóssi se tornou orixá.

Tal como Xangô, Oxóssi é um orixá avesso à morte, porque é expressão da vida. A Oxóssi não importa o quanto se viva, desde que se viva intensamente. O frio de Ikú (a morte) não passa perto de Oxóssi, pois ele não acredita na morte.

Características : Geralmente, a filha desse santo chama a atenção dos homens pelo corpo bonito, com seios, pernas, coxas e quadris fartos. Mas por trás dessa aparência feminina esconde-se uma verdadeira guerreira, disposta a tudo para agarrar o homem de sua vida. É aquela que sustenta qualquer problema de seu companheiro,que está sempre a seu lado e não o deixa cair. Apesar de ter atitudes firmes, que indicam grande auto-suficiência, ela vive à procura de sua outra metade e entrega-se totalmente quando ama. Por isso, exige do homem a mesma coisa e sofre demais por ciúme. Para ela, o companheiro ideal deve ser forte, inteligente e dominador nos assuntos sexuais. Em troca, ela “esquentará” o mais frio dos mortais.
O filho de Oxóssi tem muito medo de ser rejeitado pela pessoa na qual está interessado e então espreita bem o seu alvo antes de atirar sua flecha. Não é difícil identificá-lo. Tem aparência tímida e, num grupo, é sempre aquele que ouve muito antes de expressar suas opiniões. Age assim também nos assuntos do coração. Cuidadoso, vai demorar a se declarar, mas, quando o fizer, a mulher se surpreenderá porque encontrará nele um homem expansivo, disposto a cercá-la com tudo o que estiver ao alcance de suas posse.

Sicretismo: São Sebastião

Dia da Semana: Quinta-feira

Cores: Verde, azul e escarlate; azul-turqueza e azul com dourado.

Domínios: Matas, fotosíntese, caça, alimento e sustento.

Saudações: Ode, òkè àró

Símbolos: Suas insígnias são o OFÁ (arco e a flecha de metal, conjugados), e o IRUKERÉ (espanta-mosca – símbolo dos Reis na África e afugentador e dominador de Égúns); e os Oge – Chifres de touro – chamados Olugboohun (o Senhor escuta minha voz), que é um poderoso meio de comunicação entre o Aiyé e Orún.

About these ads

21 Respostas para “Oxóssi”

  1. ewrew disse

    isso e fato

  2. Anônimo disse

    eu quero a oraçao de oxossi

    • Anônimo disse

      oxossi e rei das florestas e chefe dos caboclos

      • carolwalent disse

        Olá,
        Seja bem vindo!
        Umas das orações ao Pai Oxóssi que gosto muito:
        Meu pai Oxóssi!

        Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males!

        Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra suportarmos as dificuldades a serem superadas
        Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!

        Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!

        Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes!

        Dai-nos, enfim, a vossa proteção e a certeza de que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a vossa vibração!

        Saravá, Carol

  3. Anônimo disse

    O rei Oxóssis era de oringem egípcia vivia em uma aldeia,quando era avita o espirto Deus mandou,ele fosse viver na floresta,devido a sua mãe ser muito brava adeia, então o espirito de Deus mandou ele jogar água pela manhã em sua mãe,feito isso ele foi viver na floresta, passou a se alimentar de plantas e animais, onde Deus ensinou o segredo da cura pelas plantas, após muito tempo na floresta,o espírito de Deus ordenou que voltasse a sua aldeia,pois sua mãe estava preste a falecer. Chegando na aldeia em leito de morte a sua mãe o saudou dizindo que fez oa primeira cura nela. Oxosis viveu pormais de 900 anos junto a cabocla Jurema eo caboclo,princepe pena verde.Tupinambá consagrou Oxossis rei após uma corrida de cavaloonde só competia reis pediupermissão ao velho tupinambá.

  4. Anônimo disse

    Ossossi significa ¨Deus te sauve¨, todos os caboclos ´são xossis. Oxossi e rei dos caboclos, das pedreiras e cachoeira, rei da mata virgem,mas Jesus é rei do mundo inteiro.A primeira cura feito por Oxossi,foi a sua mãe jogou agua fria para curar a brabeza dela e foi para mat virgem, após isso sua mãe virou curandeira da aldeia, obediente a Deus cumpriu todos os mistérios de Deus,após 996 anos Oxossis fez a sua passagem para vida espiritual, até os dias de hoje sua cura divina está relacionado nas plantas,existe até a “Oração das santas ervas”, dia 19 de janeiro é o seu dia ,20 é o dia de São Sebastião.

  5. eu gostaria de saber onde devo acender uma vela verde lugar e como realizar tal feito pois tenho uma certa dúvida sobre este asunto sei que é meu santo protetor.ok!aguardo respostas em breve muito obrigado marco.

    • carolwalent disse

      Olá Marco,
      Seja bem vindo ao nosso cantinho!
      O melhor canto pra oferecer algo para o Orixá Oxóssi é na mata, mas pra acender apenas uma vela, você poderá acender no seu Peji (altar) na sua casa ou no próprio terreiro que você frequenta (se eles permitirem). Se você frequenta algum terreiro ou casa, a melhor coisa é perguntar o Pai ou Mãe de santo, pois cada trabalho passado tem suas respectiveis funções.
      Boa sorte!
      Saravá, Carol

  6. Lekah disse

    Não me importe de onde vem, quando veio, qualidade e etc, desde qu a essência do meu BÀbá nunca seja esquecida ou perdida. axé para todos.

  7. Luciana disse

    Caraca, sou filha de Oxóssi com Iansã e nunca tinha ouvido uma descrição tão perfeita!
    É a primeira vez que vejo distinção entre filhos e filhas de Oxóssi…
    PERFEITO!!!

  8. Valter disse

    ola amigos se vc tiverem alguns pontos de caboclos pena verde por favor mande para meu email sei muito grato a voces e que eu estou presisando de alguns pontos dele principalmente um ponto de libertação

  9. Kárita disse

    Saudações,

    Acho que sou filha de Oxóssi e Oxum. Na casa onde frequento, o dirigente afirmou que também sou filha de Ogum e Iansã.Como posso confirmar?
    Aguardo retorno.
    Abraços,
    Salve as forças da umbanda.

  10. jairo de castro almeida disse

    Kárita, talvez não preencho as suas idéias, quem é ou quem não é, a melhor maneira de saber quem é o regente espiritual nosso é ir em trez ou mais pai de santo de confiança e verificar se as respostas corresponde. Se vc pretende ser uma sacerdotisa da umbanda, quer fazer oferendas constante, trabalhar em desfazer magias,enfim virar uma filha assidua ou mãe, seladora de santo, em se comprometer combatendo as trevas e defendendo o bem, vai fundo estude tudo até a sua espiritualidade, seja realmente a sacerdotisa fiél para o grande DEUS, leia, leia não canse, fale e converce com quem muita sabe , verefique se não trata-se de fanatico ou o senhor da verdade. Se vc é apenas admiradora não importa quem é quem, ame a todos como vc é um ser femenino cuide das suas simpaticas maês e generosas Dinvidades. A sabedoria é umildade, honestidade, bondade, repeito e sobre tudo um grande Amor que transcenda a luz dos seus Dons. Cuja luz deve ser o seu unico patua e seu maior relicário. Ai poderão ver em vc uma aprendiz no univerço, que quer saber o que ainda nada sabemos. abç.

  11. ola pessoal,sou filha de oxossi com ogum……karita, o modo mais afirmativo de saber qual e o seu orixa e vc jogando um jogo de buzios……mais tbm a uma coisa….vc tem que jogar buzios cm um pai de santo que vc confie…..falo isso pq tem muitos pais de santos que me olham e falam que eu sou de xango..mais estou siente que sou de oxossi com ogum,falo por que confio no meu pai de santo…e sinto ogum e oxossi do meu lado o tempo todo….
    AXE AOS TERREIROS DE CAMDOMBLE E UMBANDA……..

  12. lukas disse

    axe! sou filho de oxossi com oxum. oke,oke aro meu pai oxossi. que nosso pai baba oxala salve oxala savle o senhor do bomfim nos de muito axe para todos.

  13. leanderson disse

    nao sou batizado e sou de oxossi com iansan e gostaria de saber se eu poderia fazer alguma coisa para agrada-lo.

  14. Vagner Fernandes disse

    Olá gente adorei ler e saber mais um pouco sobre o meu orixa. eu sou de Oxossi e Oxum com Logum eder. E fiz o meu santo tem poucos dias o que eu faço agora?

  15. claudia disse

    meu pai e lindo

  16. Anônimo disse

    sou filha oxossi com Ogum….muito lindo…perfeito :)

  17. Ubirajara Silva de Vasconcelos disse

    Gostaria de receber uma oração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 777 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: