Iansã

Oiá e Iansã (entre os Nagôs), Sobô (jejes), Matamba (angolas), Nunvurucoma buva (congos), Bamburucema (bantos em geral. Divindade do Rio Oiá (Niger).

Senhora da Tarde, Dona dos Espíritos, Carregadeira de Ebó, Senhora dos Ventos, Raios e das Tempestades, esses e alguns outros são os nomes desta grande Orixá.

Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais, é um orixá do fogo, guerreira e poderosa. Ela é a Mãe dos eguns (espíritos dos mortos), guia dos espíritos desencarnados, deusa dos cemitérios. É ela que servirá de guia, ao lado d e Obaluaiê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Comanda a falange dos Boiadeiros. Oiá relaciona-se com todos os elementos da natureza. A água, sob a forma de chuva, de tempestade. O ar, sob a forma do vento da tempestade, que arranca árvores, derruba casas. No seu aspécto benéfico, foi o ar de Iansã que espalhou as plantas medicinais, anteriormente guardadas pro OSSAIN numa cabaça. Ligada a floresta, ela se transorma num búfalo, cervo ou elefante. Propicia a caça abundante. Ela é rainha por ser a predileta de Xangô. E por ser mãe e rainha dos EGUNS, é o único orixá que não tem medo dos mortos.

Oiá foi a primeira e a mais fiel das três mulheres de Xangô e ajudou-o a conquistar os reinos que foram anexados ao império ioruba. Porém quando ele tentou invadir Nupe e Tapa, onde Oiá havia nascido, ela o abandonou e postou-se na entrada daquelas cidades disposta a enfrentá-lo. Como nem mesmo Xangô ousou desafiá-la, ninguém passou. Oiá é a menina dos olhos de Oxalá, seu protetor, a única divindade que entra no Ibalé de Egum (mortos), por seu poder e omnisciência. Oiá foi a primeira entidade feminina a surgir nos cultos negros. Quando Xangô morreu, antes de se transformar num orixá, sua mulher chorou tão copiosamente que as lágrimas formaram o grande rio Oiá (Niger) do qual ela se tornaria deusa.

Além do contato com os mortos, Iansã também favorece a fecundidade, atributo inerente aos deuses ctonianos. Deusa das tempestades, contribui para a fertilidade do solo. Divindade eólica, sopram os ventos que afastam as nuvens, para a passagem dos raios desferidos por Xangô. E é o raio que abre os reservatórios do céu, para fazer cair a chuva, relação comum em todas as mitologias. Num mural descoberto em Tepantitla, no México, aparece, em seu império líquido, o deus da chuva Tlaloc, com o raio que engendra os cogumelos sagrados, que brotam da terra-mãe.

Senhora do fogo, dos raios e da guerra, é ela quem traz as tempestades e a ventania para varrer a maldade humana da face da Terra. Iansã andava pelo mundo se aventurado, onde quer que ela soubesse haver algo impossível para se fazer, lá estava ela se propondo a obter mais uma conquista.

Sicretismo: Santa Bárbara

Cores: Marron- vermelhado, vermelho com branco, branco com rosa

 

Força da natureza: Ossários, jardins, caminhos, cumes, vento

Saudação: Eparrei (ÊPA-HEI! – o “H” é aspirado). A saudação EPA-HEI OYÁ quer dizer : Olá, jovial e alegre Oyá).

Dia da Seamana: Quarta-feira

Símbolo: Rabo de cavalo e espada

QUALIDADES:


Oya Biniká – Oya Seno – Oya Abomi – Oya Gunán – Oya Bagán – Oya Onìrá – Oya Kodun – Oya Maganbelle – Oya Yapopo – Oya Onisoni – Oya Bagbure – Oya Tope – Oya Filiaba – Oya Semi – Oya Sinsirá – Oya Sire – Oya Gbale ou Igbale (aquela que retorna à terra) se subdividem em: a) Oya Funán b) Oya Fure c) Oya Guere d) Oya Toningbe e) Oya Fakarebo f) Oya De g) Oya Min h) Oya Lario i) Oya Adagangbará
Essas Oya, estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu , Ogun e Exú.

73 opiniões sobre “Iansã”

      1. até onde sei essa qualidade Bagan, come junto com Xango a que come com Ogun é Topé que tem fundamentos com oxossi e Exu , Bagan tem ligação com Xango, Ogun , é considerada a cabeça mais “quente”..

        Que por o acaso é a minha cabeça .. sou de Oya Bagan

      2. SOU DE YANSÃ BAGAN, POIS SOU DE YANSÃ COM XANGÔ ! REALMENTE TENHO A CABEÇA , MAIS QUE QUENTE !!

    1. Boa tarde Adriana Oya bagan tem cabeça sim e tem fundamento com esú,ogum,omolu e ossain….com esú pois ele esta mais roximo do ser humano e é esu a ponte entre o orum e aye,como ogum pois os caminhos e estradas pertence a ele,com ossain pois ele é a mistificação de macho e femea e com omolu pois o corpo apos a morte volta a terra dominio de omalu Oya bagan rege os três primeiros dia da morte é ela que certifica que eles irão fazer a passagem muitos não entende e fica sobre o dominio de Oya baga ela é um orisá muito perigosa pois ela fica muito pesada só o negativo por este motivo ela é feita com axalufã ou nanã,pois o possitivo vem deles e os preceitos mais se com lufãn já e dificil fazer uma bagan com nanã é mil vezes pior por isto que muitos não a fazem,por que pode ser muito perigoso para o iniciado muitos tem vontade de fazer uma bagan mais poucos tem capacidade de fazer é um orisá muito raro e privilegios de poucos…..espero ter ajudado pois este é os resumo dos fundamentos de Oya bagan pois quem realmente entende vai confirmar asé

  1. Ola Adriana,
    Algumas informações a mais sobre Iansã Bagán:
    Oyá Bagán – Possui fundamento com Oxossi. Não tem cabeça. come com Exu, Ogum e Oxossi. tem caminhos com Egun.
    Saravá!
    Carol

  2. Oi Roosivaldo,
    Obrigada pelo seu comentário.

    No candomblé – você descobre seu orixá através do jogo de búzios.

    Na Umbanda – através de alguns métodos utilizados no terreiro: Pode ser através de jogo de búzios , caso a casa faça uso deste oráculo, ou de outro tipo ,como cartas por exemplo. Pode ser através de um sistema de oferendas (este é menos usado) , que no ato da entrega se puxa a vibração de alguns orixás , e a que se manifestar , ou vibrar mais no iniciando , é visto como seu orixá regente; ou através do guia da casa , que aponta o orixá regente; ou através do desenvolvimento mediunico e a confirmação pelo próprio guia chefe do médium.

    Saravá,
    Carol

  3. Muita Grata por ser minha Mãe e minha Luz minha
    amada Mãe Oya e principalmente por nunca, jamais
    ter me abandonado e sim sempre me fazer saber
    somar ao invés de subtrair em todos os meus
    momentos difíceis nesta Estrada Terrestre!!!!
    De que adianta escutar-mos se não ouvirmos?!
    Falarmos e não dizer-mos ?! Olhar e não ver?!
    Sentir e não prestar a atenção??? Eu aprendi
    tudo isto bem cedo com Oya, muito antes de eu
    saber quem ou o que ela era e que eu era dela!
    É por tudo isto que todos os dias minha oração
    a minha Mãe Oya é: Seja meus Olhos, Minhas Ações,
    Minha Fala, Agindo sempre em minha defesa,
    Caminhando diante, atrás de meu lado…
    Principalmente protegendo meu sono e sonhos, pois
    é quando estamos mais vulneráveis e presa fácil.

    difíceis

  4. ola … gostaria de saber se existe uma oya que trabalha nas cachoeiras ,seim q sou filha de oya mais nao sei a qualidade da minha ,gostaria de fazer uma oferenda pra ela como forma de agradecer por tudo que tem feito em minha vida …alguem me disse q a minha é uma que trabalha nas cachoeiras pela forte vibraçao que tenho de oxum,mais tmb ja percebi que a minha oya so sinto sua vibraçao em linha de ogum,bom oq puderem me responder ficarei grata …

    1. Olá Pedro,
      Aqui a pouca informação que temos sobre a Oyà Tope:
      Oyà Tope – Uma das formasde Oyà. Fundamento com Ogum Soroquê
      Saravá, Carol

  5. oi mu nome e mercia e gostaria muito que me acessase pois preciso converça pois tambem sou esperita umbandista e tem coisas que nao entendo que gostaria de entender e se pocivel aprender alguns encinamentos da nossa tão amada umbada

    1. Seja Bem vinda Mercia!
      Temos o mais variado assunto sobre a Umbanda no blog, nós informe quais são as suas dúvidas que procuraremos te ajudar.Aconselho também você procurar um terreiro umbada sério e procurar tirar suas dúvidas com o PS ou MS
      Boa sorte :) Saravá, Carol

  6. muntubá, gostaria de saber mas sobre facarebo pois sou dessa qualidade e não sei nada sobre ela, quando fui confirmada meu zelador disse que era essa a qualidade mas não me disse muito sobre ela por isso estou pesquisando se vc puder me ajudar agradeço olorum mudumpé

    1. Querida Elaine,
      Infelizmente pouco sei sobre essa qualidade, espero que possa te ajudar:
      QUALIDADES DE OYÀ:

      1) Oyà Biniká
      2) Oyà Seno
      3) Oyà Abomi
      4) Oyà Gunán
      5) Oyà Bagán
      6) Oyà Onìrá
      7) Oyà Kodun
      8 ) Oyà Maganbelle
      9) Oyà Yapopo
      10) Oyà Onisoni
      11) Oyà Bagbure
      12) Oyà Tope
      13) Oyà Filiaba
      14) Oyà Semi
      15) Oyà Sinsirá
      16) Oyà Sire
      17) Oyà Gbale ou Igbale (aquela que retorna a terra) se subdividem em:
      a) Oyà Gbale Funán
      b) Oyà Gbale Fure
      c) Oyà Gbale Guere
      d) Oyà Gbale Toningbe
      e) Oyà Gbale Fakarebo
      f) Oyà Gbale De
      g) Oyà Gbale Min
      h) Oyà Gbale Lario
      i) Oyà Gbale Adagangbará

      Essas Oyàs estão ligadas ao culto dos mortos, quando dançam parecem expulsar as almas errantes com seus braços. Tem forte fundamento com Omulu, Ogun e Exú.

      Saravá, Carol

      1. Oyà Gbale Fakarebo: Não é feita em seus eleitos. É a verdadeira dona do ebó, é a ela que é entregue todos os ebó’s. Seus caminhos levam diretamente a Exu e Egun. Seus rituais são todos feitos no murim, cabaças e porrões.

  7. gosto muito de saber sobre religião sou do candomblé mais tambem adoro a umbanda pois foi lá que tudo começou eu tbm gostaria de saber mais sobre oya bagam se puderem me dizer algo agradeço.

  8. gostaria de saber um pouco sobre a terra de jibe ogunta e iansã topé

  9. sou de yansa semi costumo ser muito vaidoza,briguenta,chorona e quando me apaixono sempre pela pessoa mais impossivel de se conseguir nao sossego enquanto nao obtiver essa pessoa ao meu lado.essa e uma caracteristica da minha orixa ?

    1. Querida Viviane,
      Seja bem vinda.
      Oyá Bagan tem ligação com egum assim como todas as outras Oyá também tem, só que esta em particular tem uma ligação mais efetiva, não é afetiva é efetiva mesmo, Ela é que tem mais liderança sobre eles. Egum é um espírito de um antepassado seu, meu, de todos, que devem ser cultuados, este é o entendimento de egum, e não espíritos que gostam ou que fazem o mau deliberadamente para as pessoas.
      Com relação as cores da contas e roupa, você deve perguntar ao seu zelador pois, isso as vezes vária te terreiro para terreiro.
      Boa sorte pra ti.
      Carol

  10. meu nome e janaina nasci no dia 08/11/1975 dizem q eu tenho cargo de ialorixa é q sou de iansã com xango
    e verdade? se o senhor pode me responder muito obrigada
    muntumba axe

  11. Gostaria de saber sobre a qualidade de oya tope,pois seim pouco sobre Ela.
    meu nome é Guilherme do rio de janeiro.
    EMAIL:estrellagalvaocruz@bol.com.br.
    Meu comentario é : OYÀ é OYA aquim e em qualquer lugar.Linda e Poderosa.

  12. Boa noite, gostaria de mais informações sobre Iansã de Mabó, pois pesquiso na internet e não acho nada sobre a sua história… desde já agradeço..

  13. Bom dia,
    sou filha de Oyá do Bale e gostars de uma foto do ponto dela riscado pois keru fazer uma tatoo com o ponto riscado de minha mãe….
    Se puder me mandar agradeço desde já…

    Obrigada,

  14. Olá,
    Gostaria de saber qual o nome da Iansã virada, que passa 6 meses como homem e 6 meses como mulher, pois descobri que sou filha dela.
    Obrigada

  15. eu sou de iansã bagan quando me zelado falou que eu era de iansa eu chorei de felicidade porque eu acho ela linda o jeito que ela dança não dando nem confiança eu me aperio toda . Eu da não sou feita mais minha oya já veio e me pai boto ela pra dança me avô de santo falo que não que sabe de nada vai deixa minha mãe oya dançado 3 horas

    1. Parabéns sua coroa foi dada por oxalá , ou seja já nasceu assim , o que precisa fazer é receber seu guia de coroa que ela dirá aos outros o que fazer , digo-lhe mais se merecer ela baixa e lhe coroa sem ninguém saber ,pois ninguém consegue segura a ventania que ela comanda e nem sua falange.

  16. axé pra todos
    gostaria de tirar duvidas q eu não encontrei na internet
    fui a casa da mãe de santo jogar buzios pois ela me disse que eu tenho uma linda mãe yansã com ogum, perguntei a origem da minha yansã pois ela me disse q é a senhora do vento. não consegui decifrar alguém podem me ajudar a entender essa origem da minha mãe?

  17. Meu pai era ubandista e minha mãe não era feita e me fala ram que sou de iansam e ogum só que eu não esprito mais tenho que fazer oferenda para ela como posso saber se e verdade …

  18. Quem me disse isto foi um zelador ele jogou e me falou só que eu não sei o que fazer agora ser meu pai era ubandista era de exu e minha mãe espírita não era feita mais era de iansam o que devo fazer se eles já estão em outro plano espiritual
    O zelador disse que eu não recebo esprito ele disse o nome diferente como se eu fosse o ajudante queria me informar melhor alguém me ajuda por favor…….

  19. Joguei cartas duas vezes e me foi dito que sou filha de oya bagan e tambem me falaram que muitos tem votade de fazer mais nem todos sabem e por isso e perigoso queria saber como ter certeza que sou filha de oya bagan me responda por favor o que pisso fazer pra confirmar

  20. OLA BOA TARDE SOU DE OYA FACAREBO QUERIA SABER COMO FAÇO PRA TRAZER ELA NO MEU ORI SETEM BANHOS ERVASFORTES ETC.. DESDE JA OBRIGADO NAO QUERO IR EM CENTROS POR ENGUANTO…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s