Iemanjá

Iemanjá, Yemanjá, Yemaya, Iemoja ou Yemoja, é um orixá africano, cujo nome deriva da expressão yorubá “Yèyé omo ejá” (“Mãe cujos filhos são peixes”).

Rege a maternidade, e é a mãe dos peixes que representam fecundidade. Seu dia à sábado. Nas grandes “obrigações”, são oferecidos cabra branca, pata ou galinha branca.

Gosta muito de flores e é costume oferecer-lhe sete rosas brancas abertas, que são jogadas ao mar para agradecimento.

Sua cor é a branca com azul. Usa um ADÉ com franjas de miçangas que esconde o rosto. Leva na mão o BÉBÊ — leque ritual de metal prateado de forma circular, com uma sereia recortada no centro.

O tipo psicológico dos filhos de Iemanjá é imponente, majestoso e belo, calmo, sensual, fecundo e cheio de dignidade e dotado de irresistível fascínio (o canto da sereia).

O mais popular e universal de todos os orixás das àguas: Iemanjá (nagôs), Dandalunga (angolas), Kaiala (congos); também chamada Janaína e Dona Janaína, Princesa de Aiucá e, nos candomblés-de-caboclo, Sereia Mukunã.

Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição – Nossa Senhora dos Navegantes

Axé: conchas e pedras marinhas, numa vasilha de porcelana azul. Insígnias: uma espada de folha-de-flandres e uma espécie de leque circular, também de folha-de-flandres, com adornos e, no centro, uma sereia recortada.

Natureza : mar, foz de rios, enseadas, baías.

Cor : azul-claro e prata.

Dia da Semana: sábado, juntamente com Oxun.

Símbolos: abebé prateado

Saudações: odôiá!

Qualidades:

Yemowô – que na África é mulher de Oxalá,

Iyamassê – é a mãe de Sàngó,

Yewa – rio africano paralelo ao rio Ògún e que frequentemente é confundido em algumas lendas com Yemanjá,

Olassa- lagoa africana na qual desaguam os rios Yewa e Ògún,

Iemanjá Ogunté – que casa com Ògún Alagbedé,

Iemanjá Asèssu – muito voluntariosa e respeitável,

Iemanjá Saba ou Assabá – ela é manca e está sempre fiando algodão é a mais jovem.

Iemanjá era uma deusa do rio de igual nome, que banha o território da nação iorubana de Egbá. As guerras fizeram com que o povo dessa nação fosse tangido para as margens do rio Ogun, cujo nome nada tem a ver com o orixá do ferro e das artes manuais. E foi deste rio que a grande iyabá partiu, para ser rainha do mar.

Mitos nagôs explicam como Iemanjá, graças a poderes mágicos, foi morar no oceano, reino de Olokun, seu pai. Aliás, essa mudança de deusa fluvial em deusa marítima tem sua implicação sociológica. O homem, como explorador, principiou, em rudes canoas, a singrar as águas dos rios; só muito mais tarde se aventuraria a enfrentar o desconhecido, na estrada larga do mar.

Ver também:

22 comentários em “Iemanjá”

  1. POR GENTILEZA, PRECISO SABER MAIS SOBRE YEMANJA OGUNTÉ E YEMANJÁ ASÈSSU, ALÉM DO ARQUÉTIPO DOS SEUS FILHOS.
    QUANTO AO SITE, NOTA MIL !!!!

  2. Saravá Marcia,
    Obrigada pelo seu comentário 🙂 Aqui mais algumas informações sobre as qualidades de Yemanjá:

    Yemanjá Assèsu / Sessu / Iyásesú:
    É a mensageira de Olokum, a da água turva, suja. Muito séria e trabalhadora.; vai no esgoto, nas latrinas e cloacas. Recebe suas oferendas na companhia dos mortos. É muito lenta em atender seus fiéis, pois conta meticulosamente as penas do pato a ela sacrificado, e caso se engane na conta, começa de novo e essa operação se prolonga indefinidamente.

    YEMANJÀ OGUNTÉ: é a quarta Yemanjá, Ogunté quer dizer aquela que contém Ogum. Esposa de Ogum Alagbedé, mãe de Ogum Akorô Onigbé, após a retirada de Ogum Alagbedé para a cidade de Ifé Irê tornou-se esposa de Oxaguiã, mãe de Ogunjá e Oxóssi Inle, tem ligação com Ogum, Oxaguiã, e Oxóssi, vive perto das praias no encontro das águas com as pedras, guardiã dos arrecifes, traz na cintura um facão e todas as ferramentas de Ogum, é a guerreira do castelo de Olokun (que é a grande ancestral mãe de todas as Yemanjá), porta a espada da morte o alfanje, por isso também tem o poder de ceifar a vida, só sai á noite, sendo considerada a Yemanjá da Noite, Senhora das Sete Estrelas, é considerada violenta e severa. Senhora das águas que ninguém segura, as águas violentas, que saem arrastando tudo, guerreira como Yansã, Dona do canto mais alto e profundo, diz à lenda que Ogunté chamava Ogum Alagbedé, com um canto agudo, que podia ser ouvido de qualquer parte.
    VESTIMENTA – veste o azul noite, cristal, verde e branco, traz um abebê, mas esconde-o nas costas quando puxa a espada de guerra, usa capacete, peitaça, adê, escudo, adornos com seus tons de azul noite, verde e prateado, traz em seu adê as sete estrelas da noite. Ogunté não gosta do azul claro.

    Axé,
    Carol (Canto do Aprendiz)

  3. Por gentileza, gostaria q me enviassem uns convites para minha feitura no ketu…minha mãe: Iemanjá, gostaria de uns convites bem bonitos.
    Motumbá

  4. me tire essa duvida falaram pra mim q Iemanj anão vinha em terra só q j a fui em varios terreiros e vi…o q vc me diz sobre isso???

    1. que quem te falou isso não sabia nada sobre cadonble eu sou ogan e ja vi varias yemaja minha mãe e filha de yemaja e minha irmã eu sou de oxossi e yemanja

  5. sou filha de yemanjá e o meu sonho é tatuar uma imagem de yemanjá na minha omoplata,mas como infelizmente muitas pessoas ainda desconhecem o candomblé nao consigo encontrar imagens para esse efeito,pois mesmo sabendo que ela me acompanha sempre quero-a ter ainda mais perto de mim.
    obrigada.quanto ao vosso site é um espetáculo.

  6. Gostaria de parabenizá- los pelo site, tem um vocabulário fácil de ser compreendido e informaçoes bem objetivas sore todos os assuntos… enfim, foi muito satisfatória a minha pesquisa aki. Vocês estão de parabéns!
    Axé,
    Fabiana

  7. ola gostei muito de saber sobre yemanja pois sempre quis saber mais sobre ela apesar que uma conhecida minha tem o santo sigano das 7 encruzilhada e uma vez faloun que eu tenho pomba gira de yemanja eu gostaria de saber mais sobre isso porque nem eu sabia poriço quero saber mais sobre… obrigada

  8. Bom dia, Gostaria de saber qual a cor do fio de contas da yemanjá Ogunté, lembrando que sou do candomblé (nação NAGÔ VUDO)..
    Sou filha de Yemanjá com Omolu.. Uso delogun azul cristal, sei q minha yemanjá é nova(minha mãe falou), sinto q a qualidade dela é ogunté. A unica coisa q sei é que meu delogun e diferente das outras yemanjás por causa da qualidade, tenho uma irmã de yemanjá q se julga filha da ogunté por ter ogun como juntó(segundo santo).. mais enfim… sei q é o fato do segundo santo dela ser ogun nao quer dizer q a yemanja dela seja ogunté… mais nao vou ficar questionando isso… Colofé!!

    1. Minha Iemanjá é Ogunté e Meu Segundo Orixá é Oxosse Onipabo e MInha Conta é Verde Cristalina..e Seu Delogun naum tah errado naum a sua iemanja no ifá (jogo de buzos) de sua yalorixá (Mãe De Santo)Ela Pediu Ki seu Delogun foi Azun Cristal..

  9. ola gostaria de saber quais sao as qualidades de yemanja jovens pois em todo site que entro lhe dao suas caracteristicas fisicas e psicologicas mas nao informam se determinada qualidade e velha ou nova em especial yemanja sessu que e a minha

  10. Oie Adoorro SEr de Iemanjá mae de todos os oris mais das aguas Iemanjá ogunté minha marca…

    My yá Ati Oba omi

    Emin Ni Omó Iemanjá Mi Yá Lode..

    Axé pra Todos..

  11. OI ,MUTUMBA MEU NOME E VI GOSTARIA DE SABER SUA OPINIÃO SOBRE A FALTA DE SORTE NO AMOR VERDADE OU MENTIRA. ME RESPONDA SE REALMENTE EXISTE SOLUÇÃO

Deixe um comentário