Oxalá

O MAIOR DE TODOS OS ORIXÁS

Oxalá é a figura mais respeitada, por ser, segundo as lendas, o pai de todos os outros orixás. De ocordo com o mito, foi um dos criadores do mundo, tendo recebido de Olorum (Deus Supremo) a tarefa de modelar todos os seres humanos. O esteriótipo a ele associado é o do pai sábio e austero, que tem sob suas mãos todos as decisões sobre a vida dos que o cercam. Ao mesmo tempo que autoritário, é também sensível e compreensivo, pois sua força não se mostra usualmente através da violência, é sim pela capacidade de argumentar e provar que está certo. A ele são feito pedidos de todos os tipos, já que age em todos os campos através de seus filhos, mas é considerado o responsável direto pelo processo de fecundação.

Oxalufã “o velho” e Oxaguian “o moço” na sua forma “guerreira” de Oxalá que carrega uma espada, cheio de vigor e nobreza, seu templo principal é em Ejigbo, onde ostenta o título de Eléèjìgbó, rei de Ejigbo.

Na condição de velho e sábio, curvado ao peso dos anos, figura nobre e bondosa, carrega uma cajado em que se apóia, o Opaxoro, cajado de forte simbologia, utilizado para separação do Orun e o Ayié.

No Brasil é o mais venerável e o mais venerado, sua cor é o branco, seu dia a Sexta-feira, motivo pelo qual os candomblecistas em geral usam roupa branca na Sexta-feira e na virada do ano, num claro respeito e devoção a Oxalá.

Sua maior festa é uma cerimônia chamada “Águas de Oxalá” que diz respeito a sua lenda dos sete anos de encarceramento, culminando com a cerimônia do “Pilão de Oxaguian”, para festejar a volta do pai.

Esse respeito advém da sua condição delegada por Olorun, da criação e governo da ORUNMILÁ

Orunmilá, também conhecido como Ifá, é o princípio da intuição, da premonição, os sentidos do espírito, o olhar que conhece o futuro. É o deus invocado no jogo de búzios, pois é ele quem conhece todos os destinos (odus), cabeças (oris) e caminhos.

Ele diz a Exu que movimente suas palavras até os búzios, indicando que orixá esta regendo uma pessoa, porque, com que destino. É considerado um avatar de Oxalá, pois ele estava no começo do mundo.

Olodumare (o universo) Obatalá (o principio), Oxalá (a criação), Oxaguiã (o conflito), Orunmilá (intuição), Odudua (o planeta terra), Ajalá (o oleiro q molda os oris – cabeças)e Fururu (o sopro de vida) são considerados Oxalá todos eles.

Qualidades: Oxalá (o sol); oxaguian (o nascer do sol); oxanyin(oxalá moço); oxadinhan (oxalá moço), oxagiriyan (oxalá feminino); oulissa (oxalá no gege); oxalufan (oxalá velho); oxá olokun (oxalá do mar); orixalá (oxalá do meio-dia); obiam (esposa de orixalá); orixá okô (oxalá da agricultura); obá-okê (oxalá da montanha); ora minhan (filho de odudua e obatalá); orixaniá (rei dos orixás); ifá (o espírito santo); canaburá (o nascer do dia), Obatalá, Odudua, Okin, Lulu, Ko, Oluiá, Babá Roko, Babá Epe, Babá ejugba, Akanjapriku, Ifuru, Kere, Babá Igbo, Ajaguna.

Símbolos: cajado (Opaxorô ),pilão (eninodô), caramujo, dente de elefante e pedacinhos de marfim dentro de um anel de chumbo.


Dia da semana: sexta-feira – domingo também lhe é consagrado.

Cor: branco, marfim, pérola, prata.

Natureza: oceanos, rios, céu, montanhas, cumes.

Elemento: ar

Perfumes: lírio, alfazema, colônia, cálamo aromático.
Como usar: passar às sextas e domingos

Bebida: água.

Sincretismo: sincretizado com o Senhor do Bonfim (Oxalufã, Oxalá velho segundo domingo depois do Dia de Reis, em janeiro). Menino Jesus (Oxaguiã)Oxalá moço identifica-se também com o Espírito Santo. Nos xangôs do Recife, onde não existe Oxalá moço, é o Padre Eterno. No Rio de Janeiro e em outros Estados é Jesus Cristo.

Domínio: céu (ORUN), AR e CRIAÇÃO.

AXÉ (força emanada) :Purificação, sabedoria, criação, tranquilidade.

Características: líder, benevolente, generoso, responsável, confuso, ansioso, rígido, hopocondríaco.

Saudações: EXÊ-Ê-BABÁ ! (Oxalufã, o Oxalá Velho) e EP-EP-BABÁ! (Oxaguiã, O Oxalá moço) EPA BABÁ!

Arquétipo: Oxalá é a figura mais respeitada do candomblé no Brasil, por ser, segundo as lendas, o pai de todos os outros orixás. De acordo com o mito, foi um dos criadores do mundo, tendo recebido de Olorum (o deus supremo) a tarefa de modelar todos os seres humanos.


O estereótipo a ele associado é o do pai sábio e austero, que tem sob suas mãos todas as decisões sobre a vida dos que o cercam. Ao mesmo tempo que autoritário, é também sensível e compreensivo, pois sua força não se mostra usualmente através da violência, e sim pela capacidade de argumentar e de provar que está certo.

Há grandes semelhanças entre os Orixás e os deuses do Olimpo, cultuados pelos gregos. Oxalá simboliza o Sol e identifica-se com APOLO e seu dia é o domingo.

Os filhos de Oxalá são arrojados, mas muito briguentos. Oxalá tem como elemento o AIÊ, que para nós, candomblecistas, é o todo, o Universo, é o AR que respiramos, é a nossa vida.

As folhas de Oxalá são: Tapete de Oxalá (boldo de jardim), sabugueiro de Oxalá (boldo chileno), folha da costa (saião), guaco, manjericão branco, erva de São João (não serve para colocar no Ori – só se usa no Roncó -, neve-branca, incenso. Todas as folhas de Oxalá podem ser usadas por qualquer pessoa, porque podem ir ao Ori, com exceção da erva-de-São João.

OS FILHOS DESTE ORIXÁ SÃO PESSOAS CALMAS E DIGNAS DE CONFIANÇA. SÃO DOTADOS DE GRANDE SABEDORIA, POIS ESTÃO SEMPRE BUSCANDO OS SIGNIFICADOS DE TUDO O QUE OCORRE AO SEU REDOR, NÃO CANSAM DE ESTUDAR E BUSCAR O CONHECIMENTO, MESMO COM A TENDÊNCIA DE SEREM PREGUIÇOSOS.
O TRABALHO BRAÇAL NÃO OS ATRAÍ, PREFEREM BUSCAR LUGARES ONDE POSSAM COLOCAR AS SUAS IDÉIAS E PROJETOS EM ATIVIDADE. SÃO ÓTIMOS PROJETISTAS E ORGANIZADORES.

31 opiniões sobre “Oxalá”

  1. Gostaria que me responden-se a minha pergunta. O orixá Oxalá pode ser cruzado com outro orixá como o obâluae, principalmente na linha das almas de algola?
    Desde já agradeço e aguardo resposta.

  2. – tbm sou filho de oxala ( oxalufãn ) e me orgulho disso naum por ele sr o pai de todos os orixas mais sim por ser meu orixar de cabeça!!!
    – naum desfazo de outros orixa pq o meu e pai maior q isso sirva de lição para quem acha q so pq e filho do pai maior pode desfazer dos outros orixas !!!
    – tem q haver respeito ta!!!
    – abrigado pela atenção!!!

  3. Oi gostaria de saber porq q pessoas dizem pra mim q sou filho de oxalá,mas eu tenho q dar comida a cabeça,pois em minha cabeça tem uma briga ou uma disputa por ela ..porq isso acontece comigo ..obrigado

  4. eu sou filho de oxaguiã com muito orgulho,todas sa caracteristicas dele são iguais as minhas,com muito orgulho.

    ele é pai sensacional…

    axé pra todos que oxala estejam com vcs.

    axé!!!!

  5. Oi gostaria de saver onde é q posso comprar em argentina algum livro que fale dos orixas, eu sei que pressido das suas forças pras eguir pra frente na minha vida e me-cuidar de pessoas que ficam me-fazendo mal.
    Nossa desejo uma resposta de vocês….
    muito brigada…
    ate…
    lá deixe o meu endereço e-mail.
    me escriven……. Tchau, até.
    Sabrina.

  6. esquçi dizer que eu AMO Iemanjá, ela é minha guia… tenho fotos dela na minha casa no meu cuarto…..
    mais gostaria saver qual de eles (dos orixas) é quem me dá proteçao das pessoas…

  7. Olá,sou da umbanda omolocô também chamado de candomblé omolocô.Gostaria de informações sobre oxalufã feminino chamado de lisa.Me dissram que existe um oxalufã que apesar de ser homem tabém é feminino e que eu fui raspado para ele.

  8. Salve meu pai Oxaguian ,
    amo demais meu pai , tenho muito orgulho de ser filha dele …
    sinto uma energia e força muito grande ao falar do meu pai .
    Meu pai Oxaguian , traga paz,harmonia,sabedoria aos seus filhos …
    Epe Epe Babá, Axé ô !

Deixe um comentário

