Nação Angola

Nação Angola

A “nação” Angola, de origem Banto, adotou o panteão dos orixás iorubás (embora os chame pelos nomes de seus esquecidos inkisis, divindades bantos, assim como incorporou muitas das práticas iniciáticas da nação queto. Sua linguagem ritual, também intraduzível, originou-se predominantemente das línguas quimbundo e quicongo. Nesta “nação”, tem fundamental importância o culto dos caboclos, que são espíritos de índios, considerados pelos antigos africanos como sendo os verdadeiros ancestrais brasileiros, portanto os que são dignos de culto no novo território a que foram confinados pela escravidão. O candomblé de caboclo é uma modalidade da nação angola, centrado no culto exclusivo dos antepassados indígenas. Foram provavelmente o candomblé angola e o de caboclo que deram origem à umbanda. Há outras nações menores de origem banto, como a congo e a cambinda, hoje quase inteiramente absorvidas pela nação angola.

O Deus supremo e Criador é Nzambi ou Nzambi Mpungu; abaixo dele estão os Jinkisi/Minkisi, divindades do Panteão Bantu. Essas divindades se assemelham a Olorun e Orishas da Mitologia Yoruba, e Olorum e Orixá do Candomblé Ketu.

Os principais Minkisi são:

Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: intermediário entre os seres humanos e o outros Jinkice (cf. Exú (orixá)).
Nkosi: Senhor dos Caminhos, das estradas de terra
Mukumbe, Biolê, Buré: qualidades ou caminhos desse nkise
Ngunzu: engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.
Kabila: o caçador pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta.
Mutalambô, Lembaranguange: caçador, vive em florestas e montanhas; deus de comida abundante.
Gongobira: caçador jovem e pescador.
Mutakalambô: tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores.
Katende: Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais.
Nzazi, Loango: São o próprio raio.
Kavungo, Kafungê, Kingongo: deus de saúde e morte.
Nsumbu – Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Kongo.
Hongolo ou Angorô: auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades.
Kitembo: Rei de Angola. Senhor do tempo e estações.
Kaiangu: têm o domínio sobre o fogo.
Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula: qualidades ou caminhos de Kaiangu
Kisimbi, Samba_Nkice: a grande mãe; deusa de lagos e rios.
Ndanda Lunda: Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi.
Kaitumbá, Mikaiá, Kokueto: deusa do oceano.
Nzumbarandá: a mais velha das Nkisi
Nwunji: Senhora da justiça. Representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos.
Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda: conectado à criação do mundo.
[editar]
Ritual

Na Angola, os sacramentos são:

1 – Massangá: Ritual de batismo de água doce (menha), na cabeça (mutue), do iniciado (ndumbi), usando-se ainda o kezu (Obi).
2 – Nkudiá Mutuè: (Bori)- ritual de colocação de forças (Kalla ou Ngunzu(Angola)= Asé(Axé) = Muki(Congo)), através do sangue (menga) de pequenos animais.
3 – Nguecè Benguè Kamutué: ritual de raspagem, vulgarmente chamado de feitura de santo.
4 – Nguecè Kamuxi Muvu: Ritual de obrigação de 1 ano.
5 – Nguecè Katàtu Muvu: Ritual de obrigação de 3 anos (Nguece = obrigação), nessa obrigação, faz-se o ritual de mudança de grau de santo.
6 – Nguecè Katuno Muvu: Ritual de obrigação de 5 anos, preparação quase que identica a de um ano, só que acompanhada de muitas frutas.
7 – Nguecè Kassambá Muvu:ritual de obrigação de 7 anos, quando o iniciado receberá seu cargo, passado na vista do público, sendo elevado ao grau de Tata Nkisi (Zelador) ou Mametu Nkisi (Zeladora).
As obrigações, são de praxe para os rodantes, porque Kota (ekedi) e Kambondo (ogã), ja recebem seus cargos na feitura, portanto já nascem com suas ferramentas de trabalho, dão suas obrigações para aprimorar seus conhecimentos.
Em Angola, quem passa cargo são os enredos de Dandalunda. Isto é, não é preciso ser filho de Dandalunda, mas é ela quem autoriza aquela pessoa a receber o cargo.
Após 7 anos de obrigações, se renovarão a cada ano com rito de obi ou borí, conforme o caso, repetindo-se as obrigações maiores de 7 em 7 anos para renovar e conservar o indivíduo fortte, transformando-o em Kukala Ni Nguzu- Um ser fotte.
Kunha Kele: Sacramento realizado 3 meses e 21 dias após a feitura ( tirada de kele), quando o santo soltará a Kuzuela = Ilá.
Ordem de barco (sequência das pessoas recolhidas juntas para iniciação) na Angola

1º – Kamoxi, 2º – kaiari, 3º – katatu, 4º – Kakuanam, 5º – kakatuno, 6º – Kassagulu, 7º – Kassambà.

Na hierarquia de Angola o cargo de maior importância e responsábilidade são: é mais frequente se dizer Tata Nkisi (homem) ou Mametu Nkisi (mulher)

96 opiniões sobre “Nação Angola”

      1. oi thais sou da bahia e trabalho muito bem sou filho de azuany tenho grande experiencia no axe meu contato e 075 83019149 estarei no rio de 07 a 15 de novembro

      2. Sou do Rio de Janeiro mais tenho um irmão conhecido como Obalanju em São Bernardo Na vila São Pedro, anote meu contato 21 99493-2099 ou 98574-7606 Colandire

  1. eu gostaria que senhor manda-se umas de suas rezas por que estou te conhecendo e gostaria de uma amizade legal , um dia o senhor quizer conhecer meu zelador de santo so deixar um recado nesse e-mail ou entrar em contato nesse numero 33889101 estarei esperando seu contato obrigado edenison keuiza mugongo

  2. Gostaria caso seja possivel que me indicasse um site onde pudesse ter acesso as rezas do Candomble da nação Angola,
    Muito Obrigado

    1. Eu te respondo com outra pergunta: pode um estudante do antigo primário entrar direto pra uma faculdade???. Infelizmente o candomblé está sendo avacalhado pelo próprio povo do santo. é por isso que que muitas casas não tem o respeito que merece,por não se dá respeito.

    1. Rezas eu acho difícil vc achar, porque o candomblé segue um ciclo de mistérios…
      Então vc aprende o que você “pode” saber , dependendo do seu tempo de raspado…

  3. Gostaria caso seja possivel que me indicasse um site onde pudesse ter acesso as rezas do Candomble da nação Angola,
    Muito Obrigado

  4. ola.
    gostaria de obter mais informaçao sobre naçao angola.
    fiz minha feitura e estou com dificuldades de encontrar leitura sobre o assunto.tudo que vier sera bem vindo. obrigada gilma
    aguardo retorno.

  5. minha tia carmem e de oxum opara ou kissimbe,só que elea ha anos atras foi iniciada na umbanda,mais de 45 anos,e hoje aos 77 ela diz que quando vem o caboclo tupinamba,ou a bombogira ela fica meis consciente,isso e normal? obrigada pela informação

      1. isso é normal afinal de contas ela esta viva a incorporação na vdd se da a junção de espiritos, não existe isso de seu espirito sair do corpo e da entidade entra eles fazem uma junção é por isso que se da a conciencia e a semi inconciencia

  6. Olá, seria algo estranho Exú, (não refiro-me diretamente ao Nkissi Pambu Njila) numa gira de Exú em terreiro de Nação Angola falar um português correto quando está na cabeça de algum médium da casa? Ou necessariamente Exús sempre devem possuir vícios de linguagem e falhas de português ao se expressarem? Porque às vezes há Exús que falam tudo errado, outros menos e às vezes nada errado. Seria derrepente animismo de um médium seu Exú falar tudo correto? Por favor orientem-me. Obrigado.

    1. Caro André,
      Entendo que Exú pode estar em uma evolução menor ou maior, vale tb salientar sobre a doutrinação do exú, eles podem tb variar seu comportamento pelo nome que levam, ex. sr. caveira (normalmente range os dentes e marabô tem comportamento sutil, elegante como um homem comum), não acredito em animismo do médium por conta de que numa gira de exú animismo deve derrubalo sem nenhuma dúvida, pois as energias são extremamente fortes.
      Espero ter ajudado um pouco, axé !

  7. Olá irmãos da Nação Angola, preciso de fontes de informações sobre a qualidade de Oxum Merin ou Manina (meu orixá), se alguém puder me ajudar mandando site, artigos ou livros que posso encontrar sobre essa qualidade de oxum fico muito agradecida, pois não consigo achar nada sobre essa Ndanda Lunda.

    Obrigada…axé !

    1. mukoiu olha eu achei algumas qualidades em um site .bom ñ exatamente o site mas coloca no goglee la banto dai vc vai ver algumas lá . tá boa noite e muito asé.. para ti

      1. Mocoiú!!! no candomblé de nação angola nkice não tem qualidades. Ndanda lunda é simplesmente ndanda lunda.

    2. Bom dia Janaina, Não procure em site nenhum; pergunte para quem tem sabedoria: simplesmente pergunte para o TATA FASSUNIBARA. ele vai tirar todas as dúvidas que vc tiver. eu faço isso.Mukuiu nZamby.

  8. sou raspado na amgola mas temho minhas duvidas quero saber por
    que as cores dos orixas saõ diferentes e por que não saõ
    iqual a naão ketu agradeço se vc puder me falar isto

      1. tenho pouco conhecimento mas ouvir dizer que a nação keto usa a lingua keto , ja a nação angola traduz tudo para o portugues mudando assim os costumes

  9. mukoiu a todos sou yaborizada e me entereso muito pela angola pois foi ond me encontrei eu gostaria de saber as qualidades de nkosi meu pai e as demais se tiver disponivel desde já agradeço …asé… a todos

  10. Ola,Gotaria de tirar uma duvida pois estou entrando agora e começando a conheçer mais profundamente ,
    o Candomble, e naçao angola, que a minha naçao.
    estava olhando seus sacramentos e queria pergunta.. pode uma pessoa que taria dando uma obrigaçao de 5 anos, pular dois
    anos e simplismente da um obrigraçao de 7 anos que é o cargo elevado ao grau de Tata Nkisi (Zelador) .

    Obrigada e espero anciosamente resposta

  11. oi damylla mukoiu olha pelo meu entender depende muito da do abassa pois no certo não seria aconselhavel por o tempo eo o melhor professor a ensinar tudo e o tata do abassa mas a caso e casos
    pois se a pessoa vai pagar odum de cinco e vai tomar o kd.isso quer dizrer que ela está capacitada
    a esse cargo mas como falei a casos e casos viu xeru e que nkosi te de caminho tá
    olha meu msn é janaina_aina_mary@hotmail.com ok
    pois sempre é bom trocarmos conhecimento ok xeruu

  12. oa tarde gostaria de obter informaçoes sobre o cargo SIDAGA.quais sao os deveres do filho que ocupa esse cargo, o significada, pois tenho lido algumas coisas a respeito mas nao consegui ainda entender ao certo. obrigada

    1. Olá , sou da Nação Ketu , este cargo e de importancia dentro da casa do Orisá Esú ode temos a Yamoro cargo dado apenas a mulheres, e de Oyá ou Osun
      Apenas atribuido a mulheres. Onde faxem dodos os rituais e preceito para esta Deidade.

  13. Tenho 34 anos de iniciação no santo,iniciei na nação angola ,levei 30 anos afastada ,nestes 4 anos, fiz as obrigações de 1,3, 7,14; em nago,voltei para angola ,farei 21 nela.Em nago 7 e 21 raspa novamente ,em angola dizeram
    que não .Qual é a verdade ?.

  14. ricardo
    gostaria de saber mais sobre Exu marabô já vi história de marabô ou a lenda dele mas gostaria de saber mais como cantos ebó roupa dele

    obrigado até mais

  15. Olá, sou abiã, mas tenho meus exús assentados e jogo com os sete buzios consagrados a eles, também tenho minha mão de faca para copar akukos e adiés para ambos nkises, como posso me classificar perante a agbé?

    1. Se vc é abiã, não tem mão de jogo, muito menos mão de faca. Desculpa, mas é melhor se informar melhor. Abiã quer dizer aprendiz, vc tem muito caminho ainda até a raspagem e, após pagar as obrigações, aí sim receber mão de jogo e de faca. Se me lembro bem, a mão de faca só vem quando pagamos a obrigação de 7 anos. Quem disse que abiã tem mão de faca, mentiu. Nenhuma nação da os segredos de mão beijada pra quem não é iao… Axé

  16. gostaria de saber,porq me disseram q eu sou de Oxum ,ate a minha mameto me confirmou mas queria saber da qualidade dela e ela nao quis me dizer.as verzes to doce feito mel,outras estou cuspindo fogo.gostaria de saber se ha capacidade de eu ser de oxum opará?espero anteciosamente a resposta.tomege.

    1. Sim tem possibilidade de vc ser de opara sim mas isso so sua mameto vai poder dizer a vc ou abrindo um jogo e rezar pra dandalunda abrir o caminho dela

  17. Olá é Muito Útil O Conteúdo Do Seu Site ! Mais Quero Aprender As Linguagens, As Danças, As Cumprimentações E Etc.. Estou Me Iniciando Ainda No Candomblé De Angola E Preciso Aprender Tudo Certinho Pode Me Ajudar ? Obrigado !

  18. ola boa noit fui emiciada na ongo
    la sou de kaiangu merespomda sou feit aguatro anos fuiresebida por ynzaze eraspada por matan
    ba podi un marinheiro na cabessa da zeladora dacasa espussa ofilho cemdar esplicasao alguma
    pois estou perdida pois eusou angola
    minha digima yndalu navu

  19. Nossa que absurdo “A “nação” Angola, de origem Banto, adotou o panteão dos orixás iorubás (embora os chame pelos nomes de seus esquecidos inkisis, divindades bantos, assim como incorporou muitas das práticas iniciáticas da nação queto.” – fala sério, quem propaga isso no mínimo não tem tradição.
    “O candomblé de caboclo é uma modalidade da nação angola…” esses comentários sempre vem de um não seguidor da Nação Angola, busque informar o que voce sabe e não discurse do que voce pratica, absurdo!

    1. Sou de Aracaju- SE, ingenuamente e por questão de saúde fui levado a aniciar- me numa casa q leva o nome de Abacá São Jorge, intitula-se Nação AgolaLl

      1. Sou de Aracaju- SE, ingenuamente e por questão de saúde fui levado a aniciar- me numa casa q leva o nome de Abacá São Jorge, intitula-se Nação Agola. Na mesma, durante minha obrigação; fui raspado, aberto curas, minha 1:a saída foi calca e camisa mangas curtas brancas, fosso, mocan e senzalas para bater Pao. A 2:a saída de camisa manga comprida para ORUCO. A 3:a saída foi de terno branco ,onde recebi o cargo de Ogan, com a digina: Alairemim, o ” Orixa” da minha cabeca e Oxa Gyan. Tudo isso a 15 anos atrás. Pois bem, passaram-se os anos, onde era o final do Mundo também evluio e a casa de santo mais
        famosa tem seus filhos criticados pq em nossa casa e iniciado qualquer tipo de nação, e as vezes traçamos uma nação com outra. Gostaria de obter uma reflexao a altura do contexto. Axe Gunzos e Gunzos.

  20. Ola, meu nome e maria gostaria de saber pq as coisa não da serto para me o meu odu e oxe fiz dois Boris nada deu serto não paro em emprego quando fiz o bori sai do ronco com muita raiva e não encontro a pessoa serta para ver os meus orixá por favor me de um orientação me dizendo porque as minhas coisa não dao serto

    1. bom pelo pouco que sei o seu odu oxê não despacha e sim se agrada pois oxê é odu de prosperidade e a pessoa que o despacha nunca tera sorte no amor e financeiramente

  21. Eu queria muiito que vocês me traduzissem os nomes desses orixás !
    Aluvaiá, Bombo Njila, Pambu Njila: intermediário entre os seres humanos e o outros Jinkice (cf. Exú (orixá)).
    Nkosi: Senhor dos Caminhos, das estradas de terra
    Mukumbe, Biolê, Buré: qualidades ou caminhos desse nkise
    Ngunzu: engloba as energias dos caçadores de animais, pastores, criadores de gado e daqueles que vivem embrenhados nas profundezas das matas, dominando as partes onde o sol não penetra.
    Kabila: o caçador pastor. O que cuida dos rebanhos da floresta.
    Mutalambô, Lembaranguange: caçador, vive em florestas e montanhas; deus de comida abundante.
    Gongobira: caçador jovem e pescador.
    Mutakalambô: tem o domínio das partes mais profundas e densas das florestas, onde o Sol não alcança o solo por não penetrar pela copa das árvores.
    Katende: Senhor das Jinsaba (folhas). Conhece os segredos das ervas medicinais.
    Nzazi, Loango: São o próprio raio.
    Kavungo, Kafungê, Kingongo: deus de saúde e morte.
    Nsumbu – Senhor da terra, também chamado de Ntoto pelo povo de Kongo.
    Hongolo ou Angorô: auxilia a comunicação entre os seres humanos e as divindades.
    Kitembo: Rei de Angola. Senhor do tempo e estações.
    Kaiangu: têm o domínio sobre o fogo.
    Matamba, Bamburussenda, Nunvurucemavula: qualidades ou caminhos de Kaiangu
    Kisimbi, Samba_Nkice: a grande mãe; deusa de lagos e rios.
    Ndanda Lunda: Senhora da fertilidade, e da Lua, muito confundida com Hongolo e Kisimbi.
    Kaitumbá, Mikaiá, Kokueto: deusa do oceano.
    Nzumbarandá: a mais velha das Nkisi
    Nwunji: Senhora da justiça. Representa a felicidade de juventude e toma conta dos filhos recolhidos.
    Lembá Dilê, Lembarenganga, Jakatamba, Kassuté Lembá, Gangaiobanda: conectado à criação do mundo.
    [editar]

  22. Mukuiú, irmão de Angola. Gostei e achei bem interessante os assunto sobre a nossa nação angola, trazem bastante conhecimento para quem precisa de orientação espiritual. sou Lemba de amim d oxalá. Manaus AM. Filho de Mãe Dimas de Ogum com Oiá.

  23. Boa Tarde!
    Senhores
    Gostaria que alguem me falasse quais são as caracteristicas, afinidades, gostos do nkisi nkosi kitaguáze
    Grata
    Claudia Caffé

  24. Olá Boa tarde!
    MAKUIU!

    Sou Tata muxiki, minha Raiz é Kupapa Nsaba (Bate Folha) por parte Tata Kitula irmão de Mam’etu Mabeji.

    Desculpe mas seu comentário foi muito infeliz, “A “nação” Angola, de origem Banto, adotou o panteão dos orixás iorubás (embora os chame pelos nomes de seus esquecidos inkisis, divindades bantos, assim como incorporou muitas das práticas iniciáticas da nação queto.”

    Bom Vamos lá na minha N’zo (Casa) nós não adotamos nenhum panteão Yorubá, e esquecidos “INKISIS” primeiro o correto é NKISI e eles só estão esquecidos porque tem gente que fala que é Mam’etu ou tat’etu e na verdade não sabem fazer o “Ó” com o fundo da garrafa denigrindo a imagem do verdadeiro Candomblé Bantu misturando com Ketu pois os rituais de Ngola são mais fechados e totalmente diferentes dos Yorubás.

    “O candomblé de caboclo é uma modalidade da nação angola…” Caraca, como pode dizer uma coisa dessas isso acontece com marmoteiros que não sabem nem de umbanda… Modalidade é foda…

    Meu Avô Tata Kitula viveu durantes meses em uma tribo em Ngola e aprendeu o correto para poder passar ao meu Tat’etu… que por sua vez nos ensina o correto…

    Precisamos estudar mais para falar menos bobeiras como essas, me desculpe mas não pude deixar de comentar… Isso fere meus ensinamentos…

    E diga de passagem que Não é MOKUIU nem MUKUIU, o correto é MAKUIU…

  25. motumba meus irmao de angola eu fico muito feliz q vcs estao buscando suas origens pois eu sou casado com minha esposa e ela e de agola raiz bate folha alias ela e de kitembo ate pq tem muito marmoteiro ou zeladores q nao sabem de angola e falam q soa de angol mas quando pergunta q q ele foi fito falam nome de orixas e todos nos concordamos q orixa e inkises nao sao a mesma coisa axe pra todos meu barracao e aqui no rio de janeiro me cel e o 987741066 caso vcs queiram visitar podem me ligar ha e eu trabalho com seu zé pilintra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s