Os Toques do Candomblé

“O som é a primeira relação com o mundo, desde o ventre materno. Abre canais de comunicação que facilitam o tratamento. Além de atingir os movimentos mais primitivos, a música actua como elemento ordenador, que organiza a pessoa internamente”

 

O som é o condutor do Axé do Orixá, é o som do couro e da madeira vibrando que trazem os Orixás, são sinfonias africanas sem partitura.

Os Atabaques, são os principais instrumentos da música do Candomblé, cuja execução é da responsabilidade dos Ogãs.

São de origem africana, usados em quase todos rituais, típicos do Candomblé. De uso tradicional na música ritual e religiosa, são utilizados para convocar os Orixás. 

O Atabaque maior tem o nome de Rum, o segundo tem o nome de Rumpi e o menor tem o nome de Le. 

Os atabaques no candomblé são objectos sagrados e renovam anualmente esse Axé. São usados unicamente nas dependências do terreiro, não saem para a rua como os que são usados nos Afoxés, estes são preparados exclusivamente para esse fim. 

As membranas dos atabaques são feitas com os couros dos animais que são oferecidos aos Orixás: independente da cerimónia que é feita para consagração dos mesmos quando são comprados (o couro que veio da loja geralmente é descartado), só depois de passar pelos rituais é que poderão ser usados no terreiro. 

Os atabaques do candomblé só podem ser tocados pelo Alagbê (nação Ketu), Xicarangoma (nações Angola e Congo) e Runtó (nação Jeje) que é o responsável pelo Rum (o atabaque maior), e pelos Ogãs nos atabaques menores sob o seu comando. 

É o Alagbê que começa o toque, e é através do seu desempenho no Rum que o Orixá vai executar a sua coreografia de dança, sempre acompanhando o floreio do Rum.

 

O Rum é que comanda o Rumpi e o Le. 

O Agogô, tocado para marcar o Candomblé, também de tradição Alaketo, chama-se Gan. As Varetas usadas para tocar o Candomblé nos Atabaques, chamam-se Aguidavis. Também se utiliza ainda o Xequerê. 

Nomes dos Toques dos Orixás na Nação Ketu:

 ADABI – Bater para nascer é seu significado. Ritmo sincopado dedicado a Exú. 

ADARRUM – Ritmo invocatório de todos os Orixás. Rápido, forte e contínuo marcado junto com o Agôgô. Pode ser acompanhado de canto especialmente para Ogum.

AGUERE – Em Yorubá significa “lentidão”. Ritmo cadenciado para Oxóssi com andamento mais rápido para Iansã. Quando executado para Iansã é chamado de “quebra-pratos” 

ALUJÁ – Significa orifício ou perfuração. Toque rápido com características guerreiras. É dedicado a Xangô. 

BRAVUM – Dedicado a Oxumaré .Ritmo marcado por golpes fortes do Run. 

HUNTÓ ou RUNTÓ – Ritmo de origem Fon executado para Oxumaré. Pode ser executado com cânticos para Obaluaiê e Xangô 

IGBIN – Significa Caracol. Execução lenta com batidas fortes. Descreve a viagem de um Ancião. É dedicada a Oxalufã. 

IJESA – Ritmo cadenciado tocado só com as mãos. É dedicado a Oxum quando sua execução é só instrumental. 

ILU – Termo da língua Yorubá que também significa atabaque ou tambor 

BATA – Batá significa tambor para culto de Egun e Sangô . Ritmo cadenciado especialmente para Xangô. Pode ser tocado para outros Orixás. Tocado com as mãos. 

KORIN- EWE – Originário de Irawo, cidade onde é cultuado Ossain na Nigéria. O seu significado é “Canção das Folhas”. 

OGUELE – Ritmo atribuído a Obá. Executado com cânticos para Ewá. 

OPANIJE – Dedicado a Obaluaiê, Onile e Xapanã. Andamento lento marcado por batidas fortes do Run. Significa “o que mata e come” 

SATÓ – A sua execução lembra o ritmo Bata com um andamento mais rápido e marcado pelas batidas do Run. Dedicado a Oxumaré ou Nanã. Significa a manifestação de algo sagrado. 

TONIBOBÉ – Pedir e adorar com justiça é o seu significado. Tocado para Xangô.

Anúncios

35 opiniões sobre “Os Toques do Candomblé”

  1. sgestao ja tem uns meses que estive conversando com voces, gostei muinto, mais tem um detalhe eu fis uma consulta com os orixas,mais hoje nao cosegui porque? eu preciso de uma consulta urgente ate porque a primeira eu fiquei boa´por favor, me drija sobre a consulta me perdi, voces sao muinto importnte gostei vou passar para as amigas

    1. Querida Arlete,
      Me desculpa mais não entendi o que você tá querendo.
      Nós não fazemos consulta com târos, buzios ou qualquer consulta através da internet, somos apenas um canto/portal de estudos espiritualistas.
      Boa sorte pra você!
      Saravá, Carol

  2. Gostaria de saber curso sobre cantos e toques atabaques (nação ketu). Sou Ogão e quero aprender sobre a nação. Moro proximo maracanã.

    Aguardo resposta

    Marcio

  3. Primeiramente queria parabenizalo por ter criado um site tão incrivel como esse onde podemos consultar e nos informar sobre o candomblé uma cultura muito rica, gostaria também de sugeri algo, ai onde vcs falam dos toques dos atabaques poderiam colocar alguns exemplos em MP3 para que possamos vizualizarm melhor o que esta escrito.

    1. O que que tu tens que é de homem ? Tens realmente tudo que eles tem ? Dentro da lei de Deus, na lei do mundo , na lei dos Orisas tu és mulher … E acredito que na frente do seu espelho também .

  4. amei essas questoes sobre os atabaques!!!
    dentro dessa religião oq eu a+ amo em faser e tocar os atabaques e chama as ententidades. mim sinto + a vontade tocando eles!!!! + disem q mulheres ñ pode tocar eles, eu qeria sabe o pq q mulheres ñ pode toca tb.

  5. ola boa tarde queria saber se e possivel compra aguidavis ?
    brigado!!! e tbm queria saber se e possivel fazer um aquidavis
    mais resistente e se pode usar outro tipo de arvore??
    fico agradecido se vc me responde!

    1. Axé Walter,
      Sim é possivel comprá-las em casa de artigos de Cadomblé e Umbanda. Como tradiçã no Brasil, as Aguidavís são feitas do ingazeiro ou da goiabeira, mas em alguns barracões encontramos Aguidavís feitos de banbú. Mas o correto é consultar o Guia Chefe da casa ou seu Zelador para que ele autorize o uso da Aguidavís feitas de outros materiais e que possam estar dentro das tradições da casa.
      Axé,

      1. Luiz, boa tarde.
        Se for possivel gostaria de obter um pouco desse seu acervo. Sou feito no santo (Oxossi) vou completar meus 7 anos e gostaria de ter mais conhecimento sobre as rezas, cantigas, enfim…

  6. Olá, se puderem disponibilizem os toques para podermos baixar, é de muita ajuda para quem está aprendendo como eu. Ogã Rogério

  7. Olá Walter, é possivel sim comprar aguidavis mas preste atenção na madeira, como foi dito por adriano, no meu axé são de goiabeira ou ipê.

  8. Olá michelle, Ogã é cargo de homem, mulher é ekedi, No candomblé quem é ogã ou ekedi só é confirmado mas isso é de acordo com o axé de cada casa, peça a orientação do seu zelador que ele poderá lhe dar maiores informações. Axé

  9. as explicações são de inteira importancia para pessoas que pensam que sabem tudo.eu penso que um ogan pode e deve ser humilde pois ganhará muito mais espaço tanto no seu axé como dos que for convidado

    1. Tenho pelo menos 800 cantigas em todas as nações mande-me seu email e eu posso te mandar por lá ou mesmo instale o skype e me adiciona (Xango1950). Tenho também bons livros e muitas pesqquisas sobre o assunto.

  10. Gostaria de saber de quem e esse ponto d qual ponba gira e tem uma flor em cima uma.cruz no lado ezquerdo um guarfo no lado direito e um ponto cruzado em baixo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s