Pontos Riscados

Esse texto foi escrito por Rubens Saraceni, não é de autoria do Canto do Aprendiz.

Forme uma opinião crítica sobre tudo o que você ouve, vê ou lê

 

1 – Os pontos riscados pelos guias espirituais são espaços mágicos cujas funções lhes são dadas por eles.

2- Os pontos riscados se servem da escrita mágica sagrada simbólica.

3- Dentro desta escrita mágica sagrada, os guias servem-se de signos, símbolos e ondas vibratórias que são realizadoras e, assim que são riscados, são ativados e começam a trabalhar.

4 – Existem milhares de ondas vibratórias que for­mam telas infinitas e das quais são retirados mode­los de símbolos e signos má­gicos, os quais as­sim que são riscados e ati­vados aqui no plano mate­rial, religam-se a elas que lhes da­rão sustentação nos traba­lhos que serão realizados.

5 – Destas telas vibra­tó­rias são retirados símbolos e signos, sendo alguns bastante conhe­cidos e de fácil identificação e interpreta­ção, enquanto a maioria nos são desco­nhecidos e praticamente impossível de serem identificados e classificados.

6- Os guias espirituais preferem traba­lhar com espaços mágicos fechados ou circulares porque assim, suas irradiações ficam contidas dentro do círculo e não interferem com outros espaços mágicos riscados por outros guias dentro do mesmo espaço físico coletivo.

7- A escrita mágica simbólica é tão antiga quanto a humanidade e, tem sido encon­trados signos e símbolos em construções antiqüíssimas dentro de túmulos e urnas funerárias com milhares de anos de idade, portanto, esta escrita mágica simbólica, usada pelos guias espirituais, não é propriedade da Umbanda e sim, é um bem colocado a disposição da humanidade pelos seres espirituais superiores e que dela, muitos tem se servido no decorrer dos séculos.

8 – Algumas ordens antiqüíssimas cria­ram, a partir de signos e símbolos, suas escritas mágicas sagradas e cada uma delas serviu-se ou ainda se serve da sua simbologia, que se não é exclusiva, no entanto, tem significado especial e interpretação própria para cada grupo de usuários deste bem coletivo, colocado a nossa disposição por Deus.

9 – Os guias espirituais de Umbanda servem-se de uma certa quantidade de símbolos e signos mágicos que aparentemente é limitada a algumas centenas apenas, pois pode-se encon­trar pontos riscados de diferentes entidades, a reprodução de símbolos e signos idênticos.

10 – Na Umbanda, manifestam-se através de nomes simbólicos muitos poderes divinos que são em si, mistérios cujas atuações estão voltadas para o crescimento religioso dos seres e dos símbolos riscados pelos guias, nos seus pontos, estão indicando mistérios firmados e ativados por eles.

11 – Até recentemente, todo o mistério da escrita mágica sagrada usada pelos guias espirituais era assunto fechado dentro da Umbanda e o que tínhamos à nossa disposição eram coletâneas de pontos riscados pelos guias, mas que não nos esclarecia muito porque, apesar de sabermos que eram poderosos e capazes de realizar trabalhos, tudo era muito vago e ficavam sempre pairando dúvidas sobre quando utilizá-los, uma vez que eram de uso exclusivo dos guias espirituais e, só raramente, eles autorizavam seus médiuns a riscá-los para que, sem incorporarem, pudessem ajudá-los nas suas necessidades ou dificuldades.

12 – Faltava-nos muitas informações que pudessem permitir um aprofun­damento neste mistério e nos faltava mais informações, que aí sim, o tornaria compreensível por todos.

13 – O que andaram escre­vendo sobre os pontos ris­cados pelos guias, incutia receio e medo nas pessoas, principal­mente quanto aos pontos riscados das linhas da esquerda, e isso não ajudou em nada o desenvolvimento desta ciência espiritual dentro da Umbanda.

14 – Pelo contrário, alguns autores umbandistas, tal como Emanuel Zespo, chegaram a escrever que só os profun­dos conhecedores e iniciados na famosí­ssima, mas desconhecida LEI DE PEMBA é que poderiam riscar pontos e trabalhar com eles. Outros como W. W. da Matta e Silva chegaram ao absurdo de coletar uma ou duas dezenas de signos e dizer que eles sim, eram a genuína LEI DE PEMBA (sa­be-se lá o que isso quer dizer) eram o ponto de raiz, e a partir daí, auto nomearam-se profundos conhecedores da des­conhecida, mas muito famosa Lei de Pemba, e co­me­çaram a desclassificar os pontos riscados usados pelos guias espirituais desde as primeiras manifes­tações deles na Umbanda, e que vinham ajudando a dar sustentação aos trabalhos realiza­dos dentro dos centros assim como davam proteção aos seus médiuns.

15 – Graças a estes, a magia do ponto riscado não desapareceu por completo dos centros de Umbanda, fato este que privaria a religião deste importantíssimo instrumento de trabalho.

16 – Quanto aos supostos e pseudo iniciados e auto nomeados “MÂO DE PEMBA” por desconhecerem os verdadeiros fundamentos existentes por trás dos pontos riscados, seus escritos empacaram e não levaram a lugar algum, e muito menos à com­preensão e ao desenvolvimento desta ciên­cia divina.Na verdade, eles atra­saram em 50 anos a abertura deste mistério dentro da Umbanda, quase levando-o ao esquecimento.

17 – Leiam e releiam estes escritos destes pseudos “mãos de pemba” e verão que eles criaram uma ilusão que não tem fundamento e por 50 anos, ficaram repetindo e afirmando a mesma coisa: “A Lei de Pemba existe mas não pode ser revelada aos não iniciados”.

Este texto foi escrito para o Jornal de Umbanda Sagrada de Junho de 2008.

Veja Mais:

Alguns exemplos de Pontos Riscados Click

Alguns elementos básicos de Pontos Riscados – Click

20 comentários em “Pontos Riscados”

  1. Tenho algumas dúvidas sou médiun em desenvolvimento e as vezes tenho sensação de estar desincorporada mas pratico ações que não são minhas sinto realmente uma onda vibratória muito grande…e nem sempre entendo os pontos que minhas entidades riscam porque não sie como procurar …me ajudem como conversar com os guias atraves dos pontos riscados?

  2. Oi Dani,
    É muito normal você sentir isso, faz parte do desenvolvimento, sem contar que no ínicio como não estamos ainda em total sintônia com nossas entidades, estamos ainda começando a sentir suas vibrações e isso nos causa medo, ansiedade e varios outros fatores que talvés faça você pensar que não esteja “incorporada”
    Dê uma olhada nesse post, onde explica um pouco sobre mediunidade consciente e incosciente:
    https://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/11/23/mediuns-inconscientes/

    Com relação ao posto riscado, a melhor coisa a fazer é esperar que a própria entidade que riscou o ponto explique o que signifique cada símbolo do ponto, aconselho a não ter pressa, tente aproveitar com serenidade, leveza e amor as vibrações que você sente dos seus guias, esse é um momento único na vida de qualquer pessoa…com o tempo os “seus” guias irá tirá suas dúvidas.

    Saravá, Carol

    1. Olá Liane,
      Seja bem vinda!
      Não tenho conhecimento do ponto riscado da Iemanjá.
      Saravá, Carol

  3. ponto riscado de cabocla iara da mata,cabocla jandira e caboclo folha seca e folha verde.
    ficarei grata se me enviar esses pontos riscados fiquem com deus hj e sempre.desde de ja obrigada

  4. gostaria de saber o ponto do nosso pai de santo tres estrela obrigado pela anteçao pontos camtandobeijos maria lua

  5. Hola, soy de argentina y me gusta mucho lo que hacen por la religion y queria saber si tienen el ponto riscado de Pantera Preta. muchas gracias

  6. Boa tarde, visitando esse site, li algumas perguntas e respostas. Se vcs puderem me ajudar, gostaria de saber como eh o ponto do CABOCLO 7 ESTRELAS. obrigada

    1. Prezada companheira de caminhada terrena, o ponto riscado é uma das formas que o mentor espiritual -guia- usa para ligar-se a sua egrégora. Demonstra sob simbolos capacidade de trabalho, seja de forma aberta ou oculta. Porém o entendimento do guia para com o médium é essencial. No caso do senhor Caboclo Sete Estrelas o modelo do ponto pode variar de guia para guia. Geralmente o Caboclo Sete Estrelas responde a: Oxalá,Ogum ou Iemanjá.Possui símbolos: 7 estrelas e 1 ou 3 flechas (sempre). Opcional: arco, sol ou lua. São acrescentados mais simbolos segundo orientação do astral superior,ou devido a clonagem da Linha.
      Por isso existem outros símbolos que somente o guia pode revelar. Aconselho solicitar ao guia a função do simbolo e Linha correspondente.
      Saravá – Salve a força que movimenta a Natureza.
      Atenciosamente Antonio Monteiro – Dirigente/psicógrafo
      Mais informações pelo e-mail:antoniotaro@hotmail.com

  7. hola gostei do site sou medium em desenvolvimento ao principio ficava com duvidas si estava incorporado y tinha medo de fazer alguma coiza errada e izo atrapalha o desenvolvimento do guia y do medium mais agora eu sei que um tein que intregar u corpo totalmente y so pensar en deuz para que o guia posa trabalhar da manera dele y com u tempo ele vay diser quein e cual e seu ponto beijo fiquem cum deuz sou de uruguy rivera

  8. gostaria de saber porque voces não colocam pontos de caboclos no site seria interessante para muitas pessoas.Olha achei genial este site de voces estou realmente encantado. Um abç a todos

  9. em resposta as pessoas que querem saber ospontos riscados de suas entidades ,eu concordo plenamente com voces.quem tem que dar o ponto é apropria entidade,porque se a pessoa souber atraves de alguem ficara sempre a duvida sera que sou eu que estou fazendo ou a entidade?E as vezes uma entidade numa meteria da um ponto e em outra dar outro isso é possivel e ja foi provado varias vezes. um grande abç a todos.espero ter ajudado de alguma forma.

Os comentários estão desativados.