Trabalhador Espírita e Tatuagens

tatoo2

Tatuagens são permitidas ao trabalhador espírita?

Em princípio, cabe lembrar que a Doutrina Espírita nada proíbe. No entanto, dota os indivíduos de elementos para reflexão para que decidam conscientemente. Não é a utilização de tatuagens que desmerecerá o caráter de uma pessoa. No entanto, alguns tipos de tatuagens, com motivos funestos, classificam-se como inconvenientes e impróprias para um trabalhador espírita.
Segundo Divaldo Pereira Franco, respeitado médium e orador espírita, pessoas que tatuam o corpo inteiro ou o enchem de piercings, são almas que ainda trazem reminiscências vivas de encarnações em épocas bárbaras, quando guerreiros sanguinários se utilizavam desses meios para se impor frente aos adversários.
Necessário sairmos da superficialidade. A questão cultural é muito importante para entendermos porque alguns povos adotam certos costumes estranhos a outras culturas. Na Tailândia, fronteira com Myanmar, antiga Birmânia, existe uma tribo isolada onde as mulheres cultuam pescoços longos. Para tal, utilizam argolas no pescoço, desde a infância, para provocar o aumento do pescoço.
Para os integrantes da tribo, todo este procedimento é muito natural, pois faz parte de suas crenças e seus costumes. Trata-se de culto ao corpo e a beleza, sem conotação de auto-agressão.
Nota-se que a compreensão espiritual dos nativos dessa tribo é bastante diferenciada do restante do mundo. Essas particularidades de entendimento implicam em conseqüências diferentes no mundo espiritual, pois cada qual está na situação de elevação espiritual que já tenha conquistado.
É necessário compreender o indivíduo de forma integral. As reações expressas no corpo são conseqüências de seus pensamentos e estes resultados das crenças, experiências e visão de mundo. Tudo é muito relativo até que se descubra como funcionam determinadas Leis Divinas. A Doutrina dos Espíritos não proíbe – esclarece. Não condena – conscientiza. Não se coloca ‘em cima do muro’, mas mostra como construir e trilhar o melhor caminho.
Uma tatuagem por si só não faz ninguém melhor ou pior. No entanto, perguntemos o que está por trás dessa tatuagem? Quais sãos os sentimentos, os anseios, as crenças daqueles que cobrem seus corpos com tais símbolos.
É preciso compreender as razões de alguém tatuar todo o corpo, camuflando-se de si mesmo. Grande parte o faz conduzido pelo modismo. Outros tantos ainda se encontram presos a hábitos de outras encarnações, que transitam do inconsciente para o consciente do indivíduo, resultando na transfiguração do indivíduo.
O Espiritismo não julga, porém compreende que, com o amadurecimento, o Espírito cultivará apenas os valores que nortearão sua verdadeira vida. Tatuagens, piercings, são todas práticas transitórias. Convém perceber, contudo, se tais pessoas estão abaladas, desequilibradas emocional e espiritualmente. O que as faz quebrar a barreira do bom senso e do discernimento? Por que provocam para si as dores e sofrimentos?
Frente a tais perguntas, a Doutrina Consoladora busca no íntimo do ser o seu real problema. Convida-o ao auto-conhecimento e ao exercício do auto-aprimoramento. Recomenda bom senso, amor a si mesmo, equilíbrio e a busca incessante ao Pai Criador, o único que poderá nos preencher de alegria e felicidade.
Hoje a moda cobre o corpo de desenhos e objetos. Amanhã o mundo será coberto de almas verdadeiramente engajadas no trabalho de servir, deixando de lado o culto exterior – superficial – para as conquistas de valores espirituais duradouros.
Analisemos a alma para descobrir o porquê do estado do corpo. Compreendamos o profundo para entender claramente o superficial. O certo e o errado, o bem e o mal nada mais são que experiências condizentes ou não com as Leis Naturais. Valorizar o corpo e a alma é ensinamento que todos os homens compreenderão e, então, já não discutiremos assuntos superficiais, mas assuntos da alma. Deixando do lado o embrulho para valorizar o conteúdo.
(Retirado do site OSGEFIC)

Anúncios

18 opiniões sobre “Trabalhador Espírita e Tatuagens”

    1. Olá Lellys,
      Seja bem vinda ao nosso canto!
      Na umbanda , não há uma restrição explicita. Vai variar muito da casa e das normas da mesma , levando em conta as orientaões do guia chefe da casa e de nossos proprios guias… Portanto, converse com o guia da sua casa, ele (a) é a melhor pessoa pra te aconselhar com isso.
      Saravá, Carol

    2. Primeiro Lellys, qual o significado da sua tatuagem? Pois uma tatuagem sem um significado proprio não passa de uma alegoria.
      Segundo ponto a ser discutido: Segundo alguns estudos a tatuagem por mais que trate-se de uma marca no corpo fisico, marca também o perispirito (um dos corpos espirituais). Lembrando também que alguns desenhos tratam-se de mandalas ou pontos de ativação que riscados no corpo podem trazer alguns prejuizos a você.

      No entanto, tenho quatro tatuagens, todas com um significado proprio, que marcam uma etapa da minha vida, nunca me atrapalharam em nada, mas requer algumas atenções no momento de elabora-la e coloca-la no corpo. Outro ponto importante é referente ao seu local de trabalho, até para não causar problemas com o seu dirigente e seus companheiros de trabalho, caso trabalhe também.

      Até mais e espero que tenha ajudado.

  1. salve a deus sobre todas as coisas salve nosso senhor jesus cristo acuma de deus niguém pode abaixo de deus niguem pode nigém pode mais que deus.
    salve nossos guias salve ( india jusara,josé tupinamba reis tupinanmba,caboclo pena branca aos povos das matas,águas,montanha,barrancos,casas de palhas,casas abandonadas as pedreira,mares,ventania,estradas aos anjos ,santos querubins e serafins salve todas as nações de anjos,santos orixas guias ,metorespara empre salve

  2. Sou um iniciado no camdomble, raspado dentro do ritual de angola, fiz o santo a quatro anos, meu santo de eleda é oxosse e adjunto é oxum, que saber se tatuar meu corpo requer uma tatuagem apropriada aos meus santos, ou não….

    1. Olá Najla,
      A melhor forma de saber o significado do ponto é perguntando à própria entidade, Cada entidade possui sua assinatura espiritual, ponto riscado próprio, particular e único. que a (o) identifica como parte de uma falange, sua identidade, suas vibrações, campos de atualização, que forças manipula com aquele médium.
      Dê uma olhada nesses posts –
      https://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/10/05/pontos-riscados/
      https://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/10/05/pontos-riscadoselembasic/
      Saravá, Carol

  3. ola ,tenho uma tatuagem de sçao jorge no braço esquerdo, queria fazer outra de um arcanjo com a balança da justiça! devo fazer? isso vai inplycar com a outra de s jorge?

    1. Olá Carlos,
      Infelizmente não poderei opinar, isso vem do seu corção e das regras da casa onde você trabalha e ou frequenta (se isso vem ao caso).
      Boa Sorte!Saravá, Carol

  4. ola eu queria saber onde posso encontrar a imagem das sete linhas da umbanda estou procurando ja faz algum tempo e nao acho queria saber se voces poderiam me ajudar desde ja agradeço a atençao grato e ate mais

  5. Ola boa tarde e qua á paz de oxála lhe adentre aos corações de todos filhos desta esfera.

    Meu nome é Marcelo e tenho na minha coroa o caboclo tupinambá. Pouco sei deste guia e gostaria muito da ajuda de vcs para me passar algum livro ou materia mais profunda sobre este guia.

    obrigado

  6. boa tarde eu tenho 7 anos de santo e a casa q frequento e umbanda com Omolokõ tenho 15 anos e carrego na minha coroa uma ereia chamada caboclinha da mata/ou rosinha depende da casa queria saber um pouco mais sobre ela sera q vcs poderiam me ajudar se vcs tem imagens ou história obg

  7. After five to ten minutes, rinse itt off with warm water. People may be
    surprised when thhey know that Ellen Barkin previously felt self-conscious withh
    her look until she was mid-30s. To stay beautiful thewse
    women have to eat right and exercise so they have added stress unlike those
    who do not meet the standard and don’t care as much.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s