Baralho Cigano – Parte II

Parte II

Lembramos que este é um material de estudo – Nós, do Canto do Aprendiz, não trabalhamos com Tarô, nem opinamos em qualquer experiência pessoal.
Bom Estudo!

carta09-chuva
A chuva causa basicamente dois efeitos: o primeiro, que é o de molhar e amolecer aquilo que está seco e petrificado, e o segundo, que é o de carregar o material amolecido e desprendido, decantando-o no solo. Essas são também as características da energia emanada pela orixá Nanã, relacionada à esta carta. Assim, através da atuação dessa energia, ela prepara os seres para a renovação, removendo negativismos, desequilíbrios, mágoas e conceitos ultrapassados, desfaz os excessos e decanta os vícios, deixando-os prontos para a evolução.

Nanã é tida também como a orixá que aliou-se a Oxalá na criação do mundo, e por isso é mãe de todos os seres. Apesar dessa característica da fecundidade, enquanto prepara os seres para a renovação devido à sua energia decantadora, pode ser associada também à senilidade, perda de memória ou à menopausa, enquanto esgota essas energias. No que diz respeito à maternidade, temos Oxum estimulando a sexualidade feminina; Iemanjá, a maternidade propriamente dita; e Nanã, desfazendo através da menopausa, terminando o ciclo da maternidade.

No que diz respeito ao elemento água podemos considerar ainda a questão emocional, que devido à decantação tem relação especial com os sentimentos mais profundos.

Interpretação: preparação para a renovação, algo muito profundo, sentimentos profundos ou verdadeiros, fertilidade e alegria (depois da chuva). Quando relacionada com a saúde, senilidade, perda de memória ou menopausa.

carta10-transformacoes
As Transformações estão presentes em todos os aspectos da vida, da natureza, do universo enfim. Embora eventualmente tenhamos medo das transformações, elas irão ocorrer, quer queiramos ou não, incondicionalmente. A natureza na verdade não se preocupa com o indivíduo, mas sim com sua perpetuação, renovação e evolução.

Normalmente renovações são advindas de destruições anteriores, o que abre espaço para a regeneração e surgimento de algo novo. Assim as transformações podem estar relacionadas com diversos aspectos positivos, como revitalização, regeneração, renascimento, ressurgimento, renovação de idéias, abertura de novos caminhos, e leva o indivíduo a aprender sobre desprendimento e desapego. No entanto pode trazer conjuntamente aspectos negativos, relativos à destruição das situações atuais, tais como o insucesso, fracasso, sacrifício, renúncia, despedidas, vazio, impotência, desafios, demissões, rejeição, etc. Estes aspectos negativos podem levar, dependendo do contexto, à decepção, depressão ou até doença. Por isso os melhores aconselhamentos que podem ser dados à quem passa por transformações é estar atento e enfatizar os aspectos positivos da mudança, evitando as armadilhas dos aspectos negativos que podem desviar o indivíduo dos benefícios a serem obtidos.

Interpretação: Algum aspecto da vida do consulente relacionado à esta carta está em processo de transformação. Algo está prestes a ser terminado para dar lugar a algo novo, em substituição. Mudança, amadurecimento, renovação.

carta11-magia
A Magia é a expressão da vontade criadora agindo sobre os elementos e sobre todas as coisas que existem sob a terra. É a força de criação mental que age, a partir do conhecimento, intuição ou inspiração, para realizar algo. Estes são atributos próprios daquele que tem a posse e comunicação dos poderes e dons do espírito. Assim, a magia é de fato a motivação divina no homem, a vontade na liberação do poder e dos dons recebidos Dele.

Esta carta, em seu aspecto mais positivo, indica essencialmente habilidade, destreza, inteligência e criatividade. Essas capacidades denotam confiaça a quem as exercer, engenhosidade, o que pode levar ao progresso e à autonomia. Estas, em excesso, podem levar ao egoísmo, manipulação ou dominação, em sua via negativa.

Interpretação: habilidade, destreza e criatividade, que podem ou devem ser usadas numa determinada circunstância para se conquistar algo. Indica também que o consulente tem a capacidade ou o poder de realização. Agir pela intuição pode ser o mais recomendado na situação na qual se encontra, permitindo que dons naturais ou mesmo a espiritualidade possam atuar livremente.

carta12-alegrias
Os pássaros cantando expressam a manifestação do mais puro contentamento, pelas coisas simples e belas, que nos causam felicidade e bem-estar. Enuncia aquele sentimento de estar enamorado por alguém, num clima romântico e alegre.

A felicidade de fato encontra-se neste mundo ou em qualquer outro, pois está mais estreitamente relacionada com um estado de espírito e de domínio sobre as emoções, do que qualquer outra coisa. Basta imaginar que a felicidade desaparece justamente onde ocorrem o medo, a apreensão, insegurança, ansiedade. Aqueles que guardam rancores ou mágoas são perturbados por seus ressentimentos, e jamais podem ser felizes. Aqueles que não se contentam ou não se satisfazem jamais, que são egoístas ou mesquinhos, tendem a viver solitários e tristes.

Deus em sua infinita sabedoria nos criou para a felicidade, e nos provê de tudo que necessitamos. Assim, aquele que entende e percebe esta realidade maravilhosa sabe que a Inteligência Infinita protege seus interesses e pode atingir a mais intensa felicidade. Todo este sentimento deve advir da própria segurança, do desapego e do interesse pelo próximo.

Interpretação: Alegrias, realização do que se deseja, felicidade, contentamento, otimismo, bem-estar. Pode indicar o início de um novo relacionamento, namoro repleto de romantismo.

carta13-crianca
Relacionada à entidade Erê, que na mitologia da umbanda representa espíritos em forma de crianças, nos remete à pureza, simplicidade, curiosidade, honestidade ou transparência tipicamente infantil. Estas entidades têm trânsito livre pela espiritualidade, e costumam levar e trazer mensagens entre orixás e humanos.

Todo adulto tem dentro de si uma criança que, não importa o quanto se envelhece, estará sempre ativa, em sua pureza e curiosidade, brincalhona, com sede de aprender. Esta criança nos remete às nossas origens, abertos para um mundo de esperanças. Em outros momentos, traz à tona nossas inocências, sensibilidades e carências, fazendo-nos desejar um pouco de colo e proteção.

Representa também o lado mais verdadeiro de cada um, graças à autenticidade e franquesa da criança, indicando que um indivíduo no contexto que está sendo lido, por exemplo, está sendo sincero.

Interpretação: aprendizado, curiosidade, intuição, confiabilidade ou mensagens verdadeiras, transparência, crianças de fato ou mesmo filhos. Numa via mais negativa, carências, sensibilidade excessiva, dependência ou inocência em demasia.

carta14-armadilhas
A figura de uma raposa escondida numa moita indica uma pessoa ou um determinado acontecimento ou situação que não é bem o que parece, assim como esta raposa tenta disfarçar-se atrás da moita, tentando parecer outra coisa e assim ludibriar sua presa.

Esta carta nos avisa para não acreditar em tudo o que vemos ou em tudo que nos é apresentado, pois nem tudo é o que parece. Ela nos avisa ou nos alerta sobre enganos, mentiras ou traições, armações e pessoas falsas. Cuidado com pessoas que tentam nos ludibriar ou tapear de alguma forma.

Num outro sentido pode indicar distrações ou desvios de atenção, daqueles que fazem com que vejamos a situação de um modo destorcido ou diferente da realidade. Nesse caso seria indicado ter mais atenção aos fatos, evitando distrações e concentrando-se naquilo que é verdadeiro.

Interpretação: armadilha, pessoa falsa, mentiras, traições. Pode significar também enganos, distrações, desvios da realidade, idéias equivocadas ou falsas.

carta15-falsidades
A figura do urso, representando a falsidade, e do grande olho ao fundo, representando a inveja, nos dão diretamente o significado desta carta, sem nenhum rodeio.

Este é um alerta para se tomar cuidado com falsos amigos, ou com aqueles que se fazem de amigos somente para tirar algum proveito da situação. Pode estar manifestando também um sentimento de inveja, ou de “olho grande”, como se diz popularmente, e que nos indica a necessidade de sermos mais cautelosos e mostrarmos menos o que temos, de sermos mais reservados. A inveja é uma manifestação importante, pois efetivamente pode ocasionar danos a quem a receba, levando a perdas e tristezas.

Ainda sobre a falsidade, se relacionada à algum fato ou acontecimento, indica que este pode sofrer um revés, e o resultado pode assim ser negativo ao invés de positivo.

Interpretação: Falsidade, inveja, falsos amigos, traição, revés de uma situação que se imaginava positiva e se tornará negativa, “olho grande”.

carta16-sorte
A estrela de cinco pontas representa o equilíbrio emocional, espiritual e mental. Simboliza a radiação de uma luz, que nasce do interior do ser e que ilumina tudo à sua volta, trazendo uma influência positiiva e benéfica, a favor da intenção daquele que a irradia.

Por isso, antes de significar a sorte no seu sentido mais mundano, como ganhar na loteria, esta carta indica a tendência de que tudo à sua volta transcorra dentro das melhores influências, com amparo desta luz, mental e espiritual, que faz com que as coisas aconteçam da melhor forma possível ou ao menos favoravelmente. É claro que, no final das contas, isso se manifesta mesmo no sentido mais mundano, uma vez que a boa radiação interfere em todos os aspectos da vida.

Esta estrela indica bom astral, bom humor, bons pensamentos, proteção espiritual, a força de uma oração que nos purifica, ilumina e protege.

Interpretação: Boas influências, favorecimento da questão que está sendo observada e que se relaciona com esta carta, equilíbrio emocional, espiritual ou mental, bom astral, proteção espiritual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s