Todo Umbandista acende sua velinha!

Vamos  falar um pouquinho sobre este elemento fundamental nos rituais umbandistas: as velas. Por que acendemos velas? O que elas representam e como atuam? Acho que muitas pessoas já se fizeram estas perguntas e outras nunca pensaram sobre o assunto. Como estamos buscando mais conhecimento e menos ações automáticas, acredito que este seja um assunto bem relevante. Então vamos lá!vela

A vela significa luz, atua no éter de quem recebe suas irradiações ígneas e é um simples, mas poderoso instrumento. Tal como o incenso, uma vela acesa altera o estado energético de um ambiente ou de uma pessoa. Quando está acesa, durante o dia ou noite, além de enviar nossas intensões como luz que toca outra luz em vário níveis, ela se torna uma energia contínua de nossas orações, ela se torna a vigília de nossos pensamentos, pois sempre que passarmos por ela seu brilho chamará nossa consciência de volta para o propósito de nossa solicitação ou pensamento e a sua luz atuará como um laser para concentrar a energia de nossas intenções. Portanto ela ativa nossa fé nos mantendo em sintonia com o Plano Astral Superior e é fato que uma vela acesa positivamente atrai os bons espíritos para perto. Na realização de uma oferenda as velas acesas ativam e potencializam nossas intenções.

É importante saber também que uma simples vela consiste na união dos quatro elementos. O elemento terra, ou energia telúrica, é representado pela parafina que vem do petróleo, das profundezas do planeta; o elemento ar, com a energia eólica, é representado pela fumaça que a vela exala, ainda que tênue; o elemento fogo, ou energia ígnea, é representado pela chama da vela e, finalmente, o elemento água, e a energia mineral, é representado pela combustão dos materiais da vela onde se desprendem moléculas de hidrogênio que se combinam com o oxigênio e formam a molécula de água no estado gasoso.

Além de todas essas vibrações, energias e elementos temos também a questão da pigmentação da vela onde a cor, com base na cromoterapia, mexe com nossas vibrações mental e energética. Por exemplo: a vela branca, que representa a união de todas as cores, é purificadora, traz a sensação de limpeza, claridade e estimula a criatividade; a vela amarela simboliza a alegria de viver e o alto astral; a vela cor de rosa abre o coração e estimula todas as formas de inspiração e amor, traz conforto e aconchego à alma; a vela vermelha simboliza o dinamismo, a força e a coragem e é uma boa pedida para quem está deprimido ou sem ânimo para nada; a vela azul clara traz paz e tranquilidade, estimula o crescimento pessoal e melhora o auto controle; a vela verde representa a esperança e a abundância, estimula momentos de paz e cura, traz tranquilidade e acaba com as tensões.

Espero que vocês tenham conseguido entender um pouquinho deste importante fundamento umbandista, mas como conhecimento nunca é demais, saliento que este é um assunto legal para se estudar mais afundo e detalhadamente.

Fonte: http://www.minhaumbanda.com.br – Autorizado pela autora
Anúncios

3 opiniões sobre “Todo Umbandista acende sua velinha!”

  1. Bom dia!
    Por muitas vezes ouvi dizer que não era bom acender velas em casa, pois atrai os espiritos perdidos que estão em busca de luz. Isso é verdadeiro?
    Tenho 35 anos sou espiritualista desde menina e filha de Iemanja..estou iniciando meu desenvolvimento mediunico agora. Montei um altar para ela em minha casa e gostaria de acender as velas pra ela nesse altar, mas nao sei como fazer para nao atrair essas energias que necessitam de luz. Como devo proceder, nao devo acender mesmo em casa ou existe alguma forma de protecao.. voces podem me ajudar?
    Parabens pelo site… tem me ajudado muito a tirar minhas duvidas e medos no meu desenvolvimento espiritual.
    Axe

    1. oi luciane
      nao tenho muita certeza de como isso procede, sou umbandista mas nao tenho altar nem imagens na minha casa pois na minha casa sao todos evangelicos para nao gerar atritos nao as possuo mas quando eu preciso fazer minhas obrigaçoes eu sempre acendo em casa acima de minha cabeça( nunca abaixo)mas somente velas pra orixas nas suas respectivas cores que eu sei que nao é bom alias nem é incado que se acenda velas pras almas (pretos velhos e linhas de esquerda )para as outras entidades ja nao sei pois pro meu caboclo eu acendo dentro de casa nao sei se te ajudei em alguma coisa mas tentei se ficou confusa desconsidere mas peça pro seu pai de santo ele certamente vai saber te responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s