Quem tem medo da mediunidade?

medoEsse é um ponto que merece bastante atenção e um esclarecimento maior mas, na gigantesca maioria das vezes, observamos que esse medo é reflexo da falta de conhecimento sobre o que é a mediunidade e como tratá-la. O primeiro ponto a ser esclarecido é de que a mediunidade não é escravidão, mas uma grande oportunidade de evoluir espiritualmente, visto que, não somos matéria mas sim espíritos em experiências no Plano Material. Outro ponto importante a esclarecer é que aquelas frases que todo mundo escuta, como: “é um caminho sem volta” ou “nunca mais poderá sair dessa vida” até têm um certo sentido, mas estão sendo mal interpretadas. Pense comigo: ser médium não é uma escolha atual ou uma determinação externa, mas uma opção e essa opção foi sua em algum momento do passado, por isso, a mediunidade não surge de repente só porque você está frequentando um Terreiro ou um Centro. Você optou por ser um intermediário entre o plano espiritual e material, você foi, você é e você sempre será médium perante os Planos Espirituais Superior e Inferior, por isso, a mediunidade é sim o seu caminho e, querendo ou não, é sem volta pois não tem como apagar a sua Luz Interior, a Luz da mediunidade que você tanto desejou, pediu e se esforçou para conquistar.

Então, olhe para o Alto, olhe para si e agradeça por ser eternamente Luz, pois é a sua conquista, é o seu dom dado por Deus. Saiba que essa Luz ninguém lhe tira e ninguém apaga, portanto, assuma-a e deixe-a refletir com orgulho, alegria e toda a sua gratidão a Deus, afinal, é muito bom ser um instrumento Dele. Saliento que a mediunidade só é uma escravidão ou punição quando não há conhecimento sobre o quê, como, quando e de que forma ser médium. Quando não se sabe ‘abrir e fechar’ a mediunidade, quando não se tem todas as Forças Espirituais Superiores e Inferiores alinhadas, ordenadas e equilibradas, ou ainda, quando se perde o amparo e a proteção do Plano Superior Divino.

Fico impressionada com a quantidade de médiuns que se recusam a desenvolver a sua mediunidade por medo, e aí esclareço que só através de um bom desenvolvimento é que se adquire atributos como equilíbrio, ordenação e amparo. Observo que muitas pessoas têm medo de incorporar e acreditam que isso é algo do outro mundo, mas mal sabem que muitas vezes estão incorporando em suas próprias casas ou em qualquer local sem nenhum cuidado ou conhecimento. Isso acontece naquela hora da briga onde se perde o controle sobre os atos e sobre as palavras, acontece naquele momento em que se fala o que não se pensa ou quando se faz aquilo que não se quer, e aí vem a culpa, a sensação de “como pude fazer isso?” e o arrependimento. Vejam, nesses momentos pode ter havido uma irradiação, uma influência e até mesmo uma incorporação do baixo astral, de espíritos zombeteiros ou vingativos que se aproveitam do desequilíbrio e da negatividade do médium e fazem a festa. Acreditem: isso é muito comum de acontecer, só que ninguém tem medo, talvez por não saberem que uma incorporação pode acontecer de forma tão sutil, só dependendo da afinidade que o ser tem em relação ao espírito desencarnado. O pior é que isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer local, basta não ter domínio sobre a mediunidade e sobre si próprio.

Se todo esse medo da mediunidade acontece por falta de explicação ou conhecimento, então saiba que tudo é muito simples e se você se ajudar com um pouco de boa vontade e dedicação aos estudos umbandistas, tudo fica ainda melhor. Acredite, é muito melhor ter esse Dom equilibrado do que viver perturbado e sem prosperidade na vida, pois a espiritualidade traz sim a prosperidade, talvez não essa prosperidade financeira em que a maioria pensa, mas a prosperidade de alma, e essa não se compra em lugar algum, somente se conquista. E se mesmo assim você ainda acha que a mediunidade é uma escravidão, eu digo para você: “Prefiro ser escrava de Deus e dos queridos Guias Espirituais do que ser escrava da doença, da miséria, do chefe, do vício, do marido, do dinheiro, da mãe ou do que quer que seja.

Escrito por Mãe Mônica Caraccio – Autorizado pela autora
27 opiniões sobre “Quem tem medo da mediunidade?”

  1. concordo plenamente com você,sou médium e me sinto muito feliz com essa missão de praticar a caridade e é como vc diz:a prosperidade da alma e do espírito é a melhor coisa que se tem em troca.

  2. sou medium do vale do amanhecer, encorporo vovo catarina de aruanda, mas sou semi conciente e por isso ainda nao acredito tenho medo de nao estar fazendo certo.

    1. Querida Iza,
      Dê uma olhada nesse post pra você entender um pouco mais sobre a mediunidade:
      https://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/10/06/mediunidade/
      Respondendo sua pergunta, todos nós possuímos algum tipo de mediunidade ou sensibilidade, uns tem a mediunidade mais “aflorada” outros nem tanto, mais com o desenvolvimento mediunico “pode-se” aflorar a mediunidade de uma pessoa que tem isso como missão/compromisso.
      Saravá, Carol

  3. bom dia,querida!suas eplicações estão me ajudando a esclarecer a minha mediunidade para as pessoas que frequentam minha casa.eu tenho 30anos e faz mais de 15anos que trabalho no terreiro.por ser jovem as pessoas ás vezes não confiam nas minhas entidades.isso nunca me abalou,ao contrário,me fortalece.além das encorporações eu fui agraciada com o “Dom”da visão antes mesmo de me desenvolver.no começo era assustador,mas agora,já acostumei com elas.meu nome é Angela,moro no Rio Grande do Sul.gostaria de ler mais sobre lendas de Exu-Pomba-gira,se vc souber de algum site ou livro,pode me indicar?
    angelamanao@hotmail.com …..grande abraço,Parabéns pela matéria!!!

  4. oi carol!!eu sou filha de Oiá e tenho como pomba-gira Rainha das Almas e exú Maioral.até agora,só achei pontos cantados e alguns retratos antigos dela.gostaria de saber mais sobre minha pomba-gira.por acaso,você poderia me indicar algum site ou livro que conte sua história?também trabalho com Vovó Joana de angola,e se alguém souber pontos novos,me tranmita por favor.angelamanao@hotmail.com
    salve todos os Orixás…

  5. oi desde q eu era pequena vejo visões e vultos,tinha muito medo,agora se vejo mando embora ,eu comecei tbm a incorporar com 11 anos e hj tenho 22 anos não cuido do meu lado espiritual muito bem mais as vezes vou a TENDA ESPIRITA MIRIM,onde recebi um convite para desenvolvimento mediunico,jah fui tbm no candomblé mais não consigo seguir em frente cuidando dos meus guias e dos orixás,incoporo A pomba gira menina,mais jah incorporei A DONA SETE SAIAS,não sei se muda ,mais descobri q eh herança da minha mãe e ela tbm não cuida ela eh igual a mim começa a cuidar e depois não segue em frente,passo muito mal,RECEBO TBM VOVÓ JOAQUINA,as vezes tbm sinto outros espiritos me encostando e peço por favor pra irem embora e me deixarem em paz porque me sinto TONTA,COM DOR DE CABEÇA,FALTA DE AR,DOR NO PEITO ,PARECE QUE VOU MORRER,ao menos q sejam pretos velhos ou caboclos,esses não vem dese jeito o reestante me machuca..GOSTARIA DE AJUDA

    *BJKS

    1. oi,amiga!talvez vc deva fazer outro tipo de desenvolvimento,trata-se de vc!
      quando temos o grande dom da mediunidade,mas não temos o equilíbrio necessário,
      acontece assim,um grande mal estar.mas não são suas entidades q te fazem mal,e sim
      vc é q não está concentrada o suficiente pra isso.tente fzer meditações antes das sessões,
      não manter relações amorosas 1 dia antes,não beber,eviter discussões e principalmente gostar.
      se vc não gosta do compromisso,opte por não participar e arque com as consequencias da abdicação.
      se após tudo isso,continuar a sentir-se mal,quem sabe vc possa desenvolver sua mediunidade num centro espírita ao invés da umbanda,faça orações,ajudam a evoluir.
      grande abraço!

  6. boa noite
    concordo em genero numero e grau, mas mesmo concordando eu tenho muito medo talvez não seja o medo de encorporar eu sei que nao vou sentir dor, que vou passar tão mal assim que vai me atrapalhar de algum modo, nada disso, eu tenho muito medo é da responsabilidade de me apresentar para os trabalhos as duvidas que todo mundo tem eu tambem tenho por isso aproveito para agradecer a iniciativa do site muito bom e esclarecedor pq veja bem eu não posso começar a trabalhar agora e mes que vem sair eu tenho que antes de mais nada me preparar para ser um bom médium nós não estamos falando de outra religiao estamos falando da umbanda, qualquer coisa que fazemos já somos jugados pela religiao mas verdade é mediunidade é uma bela faculdade nao é para todos e pra quem muito é dado tambem muito lhe é exigido.
    muito axé

  7. Oi, Carol meu nome é Maria estou pedindo ajuda,pois. a terreira que meu marido e eu frequentavamos fechou por motivo de briga em familia. O nosso pai de santo mandou uma mensagem por celular, dizendo que temos que lavar a cabeça para tirar a mão dele. Mas não sebemos como fazer isso, estou preocupada e com medo. Se podes me ajudar meu endereço. wwwbibalovatto@gmail.com

  8. oi,antes eu ñ sabia o q era ser medium ñ tinha a minima nossão por mim era macunba agora,ja estou estudando a 12 anos ja trabalho na encorporação,trabalho no centro joaquim ferreira sobrinho em santa juliana minas gerais,la estudamos o evagelho nas terças com os assistidos e nas quintas temos os estudos dos livros dos espiritos e dos medius nossa como aprendi graças a deus.e posso dizer q ainda ñ seu nada pois a vida e um aprendizado e vivendo e aprendendo hoje eu entendo o motivo de tantas dores tantos mal estares q antes eu sentia e ñ tinha como esplicar tinha visões,ouvia,sentia.as vezes eu pensava q eu estava ficando louca mais hoje ñ hoje eu sei q tudo isso faz parte da mediunidade q todos nós medius temos q estudar muito para poder entender o q antes ñ tinha esplicação e nós estudos e na pratica da caridade no amor ao proximo a fé em deus conseguimos superar as grandes dificuldades q nós encontramos no dia a dia e a caridade ñ esta so em um prato de comida tem a caridade de ouvir um desabafo,de um abraço,aperto de mão,uma palavra amiga,e principalmente um sorriso nos labios e um maravilhoso bom dia saido do fundo do coração e pra vocêis q tem medo da mediunidade ñ precisa pois e tão bonito e prazeroso enprestar onosso corpo para nossos irmãozinhos desencarnados e poder dar a sua palavra pedir o seu perdão e ficar em paz e muito lindo!isto é quando se faz com muito carinho e amor pois eu digo e maravilhoso trabalhar para jesus e tentar seguiro seu exemplo hoje eu digo sem medo e sem vergonha EU AMO SER ESPIRITA e agradeço ao pai todo poderoso a cada instante de minha vida por tudo q ele tem colocado em meu caminho pois eu posso dizer q sou uma pessoa previlegiada e muito feliz q fiquem com deus e q jesua abençõe a todos

  9. eu gostaria de saber e entender como é que quando estou encorporada eu acho que a minha entidade não sabe sobre banhos ou ervas ou qualquer coisa que seja

  10. ola achei muito interesante a materia sobre medionidade e sobre medins porem estou precisando de ajuda porque sou mediun consiente e nao aceito esse fato sou grata pelo dom da mediunidade porem gostaria de ficar imconciente como todos me sinto muito mal quando volto porque me da a impressao que e tudo fingimento da minha parte ja conversei com minha mae da sento porem as respostas nao me convenserao ja nao sei mais o que fazer por favor sera que vcs podem me ajudar e me esclareser porque ainda fico conciente porem quando era pequena quando meu orixa me pegava eu nao via nada,fico no aguardo por favor alguem me ajude

  11. adorei as coisas que li e quero aprender e controlar minha mediunidade onde e como posso aprender pois tudo isso acontece comigo aguardo resposta preciso de ajuda me ajudem obrigado

  12. BOM DIA.
    TENHO UM POUCO DE MEDINIDADE DESDE CRIANÇA, SÓ QUE AGORA ESTA EVOLUINDO MUITO RÁPIDO, NÃO TENHO CONSEGUIDO ADMINISTRAR TUDO ISSO NA MINHA MENTE, AS VEZES SINTO QUE TEM ALGUÉM DO MEU LADO, JA SINTI ISSO MUITAS VEZES E TENHO TIDO SONHOS TAMBM ALGUNS DELES COM ENTIDADES E OUTROS SONHOS SÃO CONFUSOS NÃO FAZEM O MENOR SENTIDO.
    COMO POSSO ADMINISTRAR TUDO ISSO ?

  13. tudo isto é muito bonito,mas como passar este ensinamentos pro pais,que não aceita o que esta escrito,somente segue as ordens dos orixas,no meu entender temos que evoluir juntos,pois ficaria mais facil de passar o entndimentos pelos nossos frenquentadores,pois estou sugiriando pro meus diregentes de vez fazermos uma gira,porque não fazemos um estudo,pois sinto que muitos de meus irmão tem muias duvidas,talvez seria oportunidade de senar as duvidas.se tiver mais algum assunto que possa abranger a mediunidade seria muuto bom para estudo.afinal exixte algum saite que poderia me indicar para saber se sou mesmo filho de ogum e oxum,preciso tirar esta duvida que é crusial pra mim.

  14. Nossa demais! Muito Obrigada! Tenho muito medo de desenvolver, mas no meu caso é necessário, vocês me esclareceram muitas coisas! Parabéns e muito axé!

  15. olá!!!
    tenho 24 anos e indo a um centro espírita kardecista, por necessidade devido coisas que estavam acontecendo em minha vida, como problemas incuráveis de doenças, descobri neste último sábado que sou médium… mas ainda tenho minhas dúvidas, pois não tenho nenhuma manifestação (pelo que lembro) de sinais da mediunidade, exceto com os problemas em casa, pois meu pai também é médium, e bebe muito. E, em meio as brigas que ele fazia, só conseguia se acalmar quando eu falava com ele. Provavelmente, por beber muito e não se importar com a mediunidade, ele deve ser uma pessoa perturbada por espíritos “sem luz” (se assim posso dizer, rs…). Não tenho conhecimento em espiritismo, pois ate então, sou católica, porém me encontro afastada de Deus e da igreja em si. Soube disso, e estou muito assustada e sentindo medo. Tive alguns esclarecimentos das minhas dúvidas ao ler este seu post. Mas tenho receio, pois quero poder viver minha vida em paz. Tenho medo de trabalhando isto não consiga ficar em paz, ou renunciando este dom, seja perturbada o resto da minha vida… desculpa a ignorância e este medo, mas é que estou muito confusa, isto pra mim é novidade, não sabia que eu poderia ter este dom e também não sei se sou capaz de desempenhar este papel. Por favor, se puder me ajudar, mesmo que com palavras, agradeceria muito! quero fazer o certo e o que seria minha missão na Terra, mas isso tudo aconteceu sem eu esperar e acho que por isso esse medo rs…
    Muitíssimo obrigada!!!!

  16. minha avó batia no meu pai quando era criança pq ele tinha umas visões, dizia que era coisa de gente doido, eu e meu irmão também temos esse dom, e meu pai sempre tentou nos convencer que era errado o que víamos, até que uma amiga convidou e aceitei o convite pra ir ao centro, amei, fiquei encantada e me senti em casa, no próximo encontro, levei meu pai, ele que ja tinha ido em outro centro, disse que ali sim ele se encontrou, amou,e ficava atento a tudo, disse que quer voltar, a baiana me pediu pra ir de branco e ficar a frente com os médiuns, mais ainda não me sinto preparada,ainda tem coisas na umbanda que gostaria de aprender e entender

  17. Boa tarde eu to frequentando um centro porem estou na gira e ainda nao recebi as entidades mas eu sinto a presença deles e tbm sonho com eles o que devo fazer

  18. Boa tarde eu estou frequentando um terreiro porem ainda nao recebi as entidades eu sinto a presença deles e ate sonho com eles o que devo fazer alguem pode me ajudar fico grata

Deixe um comentário

