Médium e Exu

Médium e Exu

Muitas vezes, ele funciona como um espelho, refletindo em seu comportamento os defeitos e qualidades de seu médium. Não estamos falando aqui de mistificação nem animismo e sim de um comportamento em que pela convivência um exterioriza qualidades e defeitos do outro.

Apesar de Exu ter opinião própria a manifesta em linguagem simples e direta de forma que todos entendam. É ele a entidade mais próxima a nossa realidade e anseios materiais. Quando o médium começa a se desenvolver costuma ouvir que há a necessidade de doutrinar seu Exu. É natural que o médium não tenha doutrina no inicio de sua jornada espiritual e Exu exterioriza isso em seu comportamento, após boa doutrinação da entidade veremos a necessidade de doutrina também para o médium que acaba de chegar na casa. Durante o desenvolvimento mediúnico é ainda natural que o Exu se apresente pedindo sua oferenda, pois sua força é potencializadora e vitalizadora da mediunidade.

Este mesmo médium que está iniciando na Umbanda encontra todo um universo novo aos seus olhos e Exu costuma ser algo intrigante e fascinante ao mesmo tempo; quando não uma entidade, força, que assusta um pouco os que não o conhecem.

A questão é: Enquanto o médium estiver preocupado com a doutrina de “seu” exu estará também doutrinando-se, subconscientemente!

Devemos, sim, estar atentos quando nos deparamos com entidades de esquerda sem doutrina, muitas vezes estão chamando nossa atenção a seu médium para que tomemos uma atitude doutrinária em relação a ambos.

Tudo isso é bem diferente de um obsessor ou quiumba, trazido por transporte, que normalmente tem comportamento rude e agressivo. Falamos aqui do Exu de lei que acompanha o médium como entidade de trabalho na esquerda.

Não devemos subestimar exu, achando que é entidade sem luz desprovida de evolução, observando apenas um aspecto externo e superficial, pois quando vamos com a farinha ele já voltou com a farofa, devemos sim ficar atentos com o que nos dizem nas entrelinhas ou o que querem nos passar, quando não podem ou não se sentem a vontade para revelar.

Quanto ao que pode revelar, pergunte a ele sobre seu médium e o comportamento do mesmo e verá que Exu é o primeiro a apontar os defeitos de seu “cavalo” e isto está ainda dentro da qualidade especular de Exu.

No desenvolvimento mediúnico é ele um elemento de muita importância, pois dá força e potencializa as faculdades mediúnicas, não é difícil encontrarmos exu pedindo para ser oferendado logo no inicio da vida mediúnica.

Em uma casa de luz, em um terreiro de umbanda de fato, exu não aceitará trabalhos de ordem negativa a favor de futilidades ou egoísmos. Veremos exu trabalhando com seriedade e em sintonia com as entidades da direita, ou seja não virá em terra para contrariar todo um trabalho de doutrina realizado por caboclos e pretos velhos. Encontraremos até exus dando consultas, limpando e descarregando consulentes, fazendo desobsessão e outras coisas mais dentro do mesmo objetivo e até dando bons conselhos aos que a ele procuram.

Por tudo isso somos gratos a exu e Pomba gira por trabalharem conosco a favor da luz, e afirmamos muito do que se fala de exu e pomba-gira ligado a magia negativa, nós desconhecemos, sabemos que muitos tentam se passar por exu, mas aí já não é mais Umbanda. Umbanda acima de tudo é Amor e Caridade, exu não deve vir em terra para dar o contra no trabalho de direita.

Texto extraído do JUS-Jornal da Umbanda Sagrada

Anúncios

18 opiniões sobre “Médium e Exu”

    1. Gosto muito de vir aqui lêr os post, quero compartilhar o que uma médium de uma casa me disse quando eu iria iniciar,´ela me disse que apesar das entidades que eu trabalharia ser mais exús não significaria que com isto seria uma coisa má , mais que eu faria a caridade do mesmo jeito bastava disciplina e doutrina.porque na época eu acreditava que exú era entidades do mau,o que não é verdade,como eu não tinha o conhecimento que tenho hoje me afastei,mas o tempo me trouxe de volta,parabéns a pessoas como vocês deste site esclarecedor.

  1. Parabéns pelo artigo!
    Com certeza é muito esclarecedor e muito bem fundamentado.
    Obrigada pela clareza das palavras, o que torna o entendimento acessível a todos.

    Márcia

  2. gostei muito de saber,pretendo saber maispois e um assunto muito interessante;que faz muita falta deveria ter mais informaçoes sobre cada um deles e quantos existem.

  3. boa noite, infelismente muitos ainda tem esta impressao ruim de exu. mas exus sao entidades maravilhosas. trabalho com o seu 7 catacumbas e o exu capa preta, que por ventura sao entidades maravilhosas.trabalhei com o exu veludo, e na minha gira ele virou caboclo, de tanta caridade feita. parabems pela materia , otima

  4. Boa Noite,

    Muuuuuiiiito obrigado por este texto, estou em uma fase confusa do meu desenvolvimento e acabei de conhecer o meu Exu, sabia que tinha que fazer algo e este texto é e foi muito esclarecedor….MUITO OBRIGADO!

    Abraços

  5. Nossa muiitoo boom mesmoo!!
    noo terreiro aonde eu voo é uma pomba gira que da consulta faz descarrego e essass coisas!!
    muito legal mesmo com essa materia pudi entender mais o meu terreiro!!
    Leroye Exú!

  6. Gostei muito dessa materia,confesso que vou dormi bem mehor
    depois de ler tudo isso.
    É muito bom ter um site assim para exclarecer todas as minhas duvidas e anceios.

    Um forte abraço a todos desse site.

    Mauricio.

  7. Bom dia,
    Obrigada pela matéria esclarecedora, adoro este site, parabéns pelo ótimo trabalho que vocês fazem sou médium em uma casa maravilhosa com um pai e irmãos maravilhosos.

    Um abraço carinhoso á todos,
    Mãe Tina a sua benção.

    Rosangela.

  8. Bom dia,
    Obrigada por essa ótima matéria, adoro este site é muito esclarecedor e admiro o trabalho de vocês. Sou médium em uma casa maravilhosa também.

    Um abraço carinhoso á todos,
    Mãe Tina a sua benção.

    Obrigada,
    Rosangela Alves.

  9. Anônimo!

    Excelente! Ou melhor, espetacular! Esta é a conscientização que os médiuns de Umbanda devem ter, saber que o Exú é uma entidade de luz e todo o médium deve tratar seu Exú como um espírito de luz, porque ele vem ajudar em inúmeros trabalhos realizados dentro da Umbanda, e não como um espírito atrasado, ligado a coisas rudes (como muitos pensam), Exú é luz, como ele assim o é! Quanto mais evoluído for o pensamento do médium, mais luz ele irá ter nos seus trabalhos, pois a busca do estudo traz ate os médiuns o esclarecimento, aproximando do médium pela sintonia do crescer, os espíritos superiores que regem o progresso da humanidade e da Umbanda, fazendo que a luz desça sobre o médium e esta luz se propague em seu campo vibratório, podendo retirar o véu da ignorância, conscientizando o candidato a saber a luz do Exú e sua função tão bela e sintilante que ele tem dentro da Umbanda e da Espiritualidade, como aquele que resgata, livra e abre os caminhos dos necessitados. Sabendo que quanto mais cedo o médium tirar da mente, que o exú esta ligado a trabalhos primitivos que algumas casas fazem, verão o resplandecer da força de seu Exú, quanto mais evoluido for o Exú e o médium, mais força ele terá em seus trabalhos junto com seu médium.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s