Iyalorixá Tina de Souza

Tina de Souza – ipsi.brasil@gmail.com

www.tinadesouza.com

Tina de Souza, psicóloga clínica, Iyalorixá do Templo Guaracy do Brasil, professora convidada da Universidade de São Paulo, conferencista em vários paises como Brasil, EUA, Canadá e Europa, criadora da teoria Inconsciente Primário – Sistema Integrado (IPSI) e fundadora do Instituto Internacional IPSI, em Genebra-Suiça, desenvolve vários cursos sobre Psicologia e Espiritualidade de uma maneira extraordinariamente profunda e esclarecedora. Atualmente escreve um livro sobre as dezesseis diferentes depressões relacionadas aos dezesseis Orixás quando em desequilíbrio.

Graciosamente aceitou contribuir com textos sobre alguns temas que acredito seja de interesse de todos, como por exemplo a influência e os sintomas dos Orixás quando em desequilíbrio em nossas vidas.

Obedecendo a sequência do Xirê Guaracyano, o primeiro tema a ser discutido nesse espaço é sobre os quatro Orixás do Elemento Fogo: Elegbara, Ogum, Oxumarê e Xango.

“O Elemento Fogo está relacionado com a libido e impulso (Elegbara), movimento contínuo (Ogum), composição e direção (Oxumarê), realização ou cristalização (Xango).
Elegbara é a primeira qualidade ou Elemental do Elemento Fogo. É o propulsor do impulso primário que atua sobre os planos psíquico, físico, energético, vibratório e espiritual. Existem duas consciências que compoem esse Elemental: a consciência masculina que corresponde os Exús e a consciência feminina que corresponde as Bombogiras.
Quando há o desequilibrado em Elegbara, o indivíduo apresenta alguns sintomas psicológico, como por exemplo o silêncio e a apatia. O silêncio se torna a sua “fala” e a apatia o seu “descanso”. O excesso de pensamentos causa conflitos internos angustiantes causando muitas vezes ambivalência de comportamento.
No aspecto psicológico é importante ouvir o seu silêncio para tirá-lo da alienação, acolher seus pensamentos causadores de conflitos ajudará a diminuir a angustia, fascilitando uma nova consciência no que diz respeito à prioridades.
Espiritualmente o re-equilíbrio de Elegbara poderá ser dado através de rituais específicos, dependendo o Elemento que causou o desequilíbrio. Exemplo: Se for excesso de “fogo” é importante que nas oferendas ou rituais tenham componentes correspondentes aos Elementos Terra e Água como antagonistas. Existem situações que é necessário usar o excesso do excesso do fogo como aliado para o re-equilíbrio.
As vezes as pessoas confundem quando dizem que estão sentindo falta do Elemento Fogo em suas vidas porque não se sentem entusiasmadas, por exemplo. No entanto pode ser a falta do Elemento Ar. É atraves desse Elemento que o fogo será ativado. Por isso é importante saber quando utilizar o Elemento Ar para re-equilibrar o fogo, porque muitas vezes acaba desequilibrando ainda mais”. Tina de Souza

Curso: Orixás – Enfoque Psicológico
Data: 28 de Março de 2010
Local: São Paulo – SP
Maiores informações: ipsi.brasil@gmail.coml
ou visitem: www.tinadesouza.com

Anúncios

5 opiniões sobre “Iyalorixá Tina de Souza”

  1. bom dia Tina e amigos do canto,adoro seu trabalho e leio todas suas matérias no seu site,gostaria de saber se vc conhece algum livro ou site que conte a lenda de pomba-gira rainha do cimitério(das almas)é uma das poucas histórias que ainda não li.me informe por favor,grande abraço…

    1. Olá Querida Angela,
      Nós que te agradecemos por tambem fazer parte desse grupo de Aprendizes.
      Não me recordo nesse momento de nenhum livro, tenho seu e-mail, qualquer coisa se eu lembrar ou se outra pessoa aqui postar, eu te mando via e-mail.
      Obrigada sempre pelo carinho.
      Saravá, Carol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s