Rituais Espirituais

Participação Especial da Iyalorixá Tina de Souza

www.tinadesouza.com

Tina de Souza – ipsi.brasil@gmail.com

Os Rituais Espirituais são utilizados para fortalecer o que já esta estabelecido e que está dando certo. Exemplo: Um bom trabalho, uma boa saúde, um bom relacionamento, etc. Às vezes fortalecer o que está dando certo, exemplo de um bom trabalho, não significa fazer um ritual relacionado ao bom trabalho e sim fortalece o indivíduo para que ele tenha consciência desse bom trabalho. Se for feito ao contrário, ou seja, fortalecer o trabalho ao invés do indivíduo, haverá uma descompensação ou enfraquecimento na relação do indivíduo com o trabalho.

Dependendo do Elemento (Fogo, Terra, Água ou Ar) e/ou o Elemental (Elegbara, Ogum, Oxumare, Xângo, Obaluae, Oxóssi, Ossae, Obá, Nana Buruque, Oxum, Yemanjá, Ewa, Iansã, Tempo, Ifá e/ou Oxalá) envolvidos no ritual, a consequência ou consequências serão compatíveis com a polaridade do Elemento e/ou Elemental no resultado final.

Exemplos de descompensação e/ou enfraquecimento causados por rituais nao corretamente direcionados:

Se o ritual foi erroneamente baseado no Elemento Fogo, o indivíduo se sentirá desmotivado e sem interesse no seu trabalho; no Elemento Terra, o indivíduo se tornará extremamente crítico e intolerante como se a crítica e a intolerância sustentassem a sua competência perante as pessoas; no Elemento Àgua, a relação interna de acolhimento do indivíduo com o grupo de trabalho e vice versa, se tornará difícil porque a aproximação das pessoas é sinonimo de invasão afetiva; no Elemento Ar, o trabalho se tornará delimitador e incoerente com a sua expectativa de expansão profissional.

Os rituais também sao feitos para descarregar energias e vibrações negativas adquiridas ou geradas involuntáriamente no campo elétrico magnético. Exemplo: Cristalização de resíduos emocionais desorganizados que se instalam no campo energético do indivíduo. A tristeza, por exemplo. Esse sentimento nao se restringe apenas como uma expressão de um estado emocional. Outras áreas são atingidas e sofrem reações pela interferencia da cristalização dos residuos da tristeza, como por exemplo, os campos energetico e vibratório ficam incompativeis entre si, a percepção se torna nebulosa, o comportamento se declina para a compensação.

Dependendo da fragilidade da pessoa, ou da intensidade da cristalização é comum a somatização, que nesse caso é a expressão fisica da tristeza. Isso quer dizer que o que estava cristalizado no plano sútil do indivíduo atingiu um estágio mais profundo. É importante que os rituais de descarregos de energias e vibrações sejam feitos antes que os resíduos se cristalizem no corpo do individuo e chegue no estágio de somatização.

Rituais utilizados para « quebrar » o que esta sendo estabelecido ou que já esta estabelecido. Exemplo: Quebra da cadeia geradora da doença para que a saúde volte a prevalecer. Quando se está doente significa que a organização do processo da doença foi bem sucedido e por essa razão se instalou. Rituais são feitos para desestruturar e/ou desorganizar o que está em processo, os síntomas ou que ja está estabelecido, a doença. Isso implica incluir os rituais relacionados ao Orixá Tempo para o resgate da pessoa antes da doença.

Em um ritual a ritualistica é um fator muito importante porque é o alicerce que norteia a qualificação do material utilizado e é o facilitador para se alcançar o plano e dimensao espiritual almejados.

Os materiais utilizados, o local, a pessoa ou as pessoas relacionados com o ritual precisam estar afinados e alinhados.

Muito se questiona sobre quais são os materiais ou objetos que devem ser utilizados nos diferentes rituais. A escolha é feita de acordo com a força da representação espiritual que esse objeto tem. Por exemplo: Se você colhe uma pedra do rio para fazer um ritual, você esta envolvendo a luz espiritual de Xângo (fogo), representada pela pedra e a riqueza da Oxum (água doce), pelas águas do rio. A combinação desses dois elementos pedra e água dará uma qualidade especifica de Xângo e uma qualidade especifica de Oxum . Se a pedra tivesse sido escolhida em uma mata, a qualidade do Xângo seria outra. Resta saber qual é a combinação coerente com o objetivo do ritual.

Nesse exemplo temos dois objetos concretos, a pedra e a água escolhidos pela consciência racional da escolha. A transformação desses dois objetos como representaçoes espirituais no ritual dependerá da ritualistica utilizada e da consciencia espiritual de quem prática o ritual.
Tina de Souza

Orixás – Enfoque Psicológico
Esse curso tem como objetivo o estudo sobre a influência dos Orixás no ser humano.
Possíveis tratamentos: Psicológico e Espiritual.

Curso: ORIXÁS – ENFOQUE PSICOLÓGICO
Dia: 28/03/2010 – Domingo
Horário: das 14:00h às 18:00h
Endereço: Rua Capitão João de Godoy, 106 – Vila Cruzeiro/SP

Vagas limitadas
Maiores informações e reservas pelo email: ipsi.brasil@gmail.com

Anúncios

3 opiniões sobre “Rituais Espirituais”

  1. Sou de Iansã e Xangó.Estou passando por um momento muito dificil em minha vida,não sei o que fazer só penso em morrer me ajuda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s