Hoje é dia de Iemanjá!!!

Hoje é um dia de muita alegria, emoção e devoção.

Hoje, dia 2 de fevereiro, é dia da Rainha do Mar, da Senhora de Coroa Estrelada, da Mãe da Umbanda, dos Orixás e Mãe de nossas Cabeças… que privilégio nosso, não é mesmo?!?

Encontrar um único adjetivo, atributo ou qualidade a Mãe Iemanjá é muito difícil, afinal ela é aquela que nos acolhe, alimenta, conduz, fecunda, nutri, intui… Sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes e com Nossa Senhora das Candeias, seu maior festejo acontece na Praia do Rio Vermelho em Salvador/Bahia por uma multidão de pessoas das mais diversas religiões, principalmente pelos adeptos do Candomblé e da Umbanda.

Os féis e seus filhos chegam à Praia logo cedo levando presentes e bilhetes com pedidos e entregam aos cuidados dos pescadores na “Casa do Peso”. Eles colocam as oferendas em cestos de vime e levam com cuidado os barcos que seguem em procissão até um ponto específico no mar. A festa é muito especial, conta com mais de trezentas embarcações, além de emocionar profundamente os fiéis que acompanham à beira mar toda a procissão.

O pesquisador baiano José Salles, relata: “a festa originou-se em 1920 por iniciativa de uma colônia de pescadores. Como estavam passando por dificuldades na pescaria, pediram ajuda espiritual a uma mãe de santo, esta explicou que o alimento voltaria a ser farto se fizessem uma oferenda à deusa do mar. Ela explicou como deveriam fazer e, desta maneira, os pescadores aprenderam o procedimento de como homenagear a mãe Iemanjá. Como o resultado foi positivo, decidiram realizar a festa todos os anos, para garantir a abundância da pescaria”.

A festa está no calendário oficial das comemorações de Salvador e tem a intenção de garantir a paz, a saúde e a fartura o ano inteiro. Iemanjá, a Orixá-Mãe, é a mais popular do Brasil, todo ser humano é considerado filho de Oxalá que fabrica o corpo e de Iemanjá que governa a cabeça, portanto, bater cabeça e se reverenciar diante de suas forças e presença, dançar ao som de seu canto e encanto, viver e sentir sua energia, rezar e agradecer sua presença em nossas vidas, se entregar e confiar a essa doce Mãe é simplesmente DIVINO!!! É a coisa mais sensata que podemos fazer haja visto o Poder que Ela tem sobre nossas coroas e vidas. Iemanjá é solene e altiva, transmite bondade e doçura, mas não admite maldade ou jogo de interesse.

Está sempre com seus braços abertos e com um colo aconchegante para acolher todos aqueles que a procuram. Geralmente é calma, mas quando se sente ameaçada ou quando percebe o erro persistente de seus filhos torna-se arrebatadora como uma onda forte, vigorosa e impetuosa. Senhora da Coroa Estrelada, encanta e cuida de todos aqueles que diante do Divino, seja o Mar ou Altar, abrem seus corações e entregam suas vidas e suas esperanças. Senhora Mãe da Vida, fecunda e gera em seus filhos sempre o novo e o belo. Senhora Rainha do mar, do sentido de união, da família e da comunhão em nossa vida e caminho espiritual. Que sua força, sua persistência, seu zelo, sua grandeza e imensidão estejam coroando nossas cabeças.

Leiam com olhos de poeta esse mito que retirei do livro “Mitologia dos Orixás” de Reginaldo Prandi e percebam as infinitas qualidades de Iemanjá e como ela se manifesta de forma tão zelosa e grandiosa em nossas vidas.

Iemanjá cura Oxalá e ganha o poder sobre as cabeças

Quando Olodumare fez o mundo, deu a cada orixá um reino, um posto, um trabalho.

A Exu deu o poder da comunicação e a posse das encruzilhadas.

A Ogum deu o poder da forja, o comando da guerra e o domínio dos caminhos.

A Oxóssi ele entregou o patronato da caça e da fartura.

A Obaluaê deu o controle das epidemias.

Olodumare deu a Oxumarê o arco-íris e o poder de comandar a chuva, que permite as boas colheitas e afasta a fome.

Xangô recebeu o poder do trovão e o império da lei.

Oiá-Iansã ficou com o raio e o reino dos mortos, enquanto Euá foi governar os cemitérios.

Olodumare deu a Oxum o zelo pela feminilidade, riqueza material e fertilidade das mulheres. Deu a Oxum o amor.

Obá ganhou o patronato da família e Nanã, a sabedoria dos mais velhos, que ao mesmo tempo é o princípio de tudo, a lama primordial com que Obatalá modela os homens.

A Oxalá deu Olodumare o privilégio de criar o homem, depois que Odudua fez o mundo.

E a criação se completou com a obra de Oxaguiã, que inventou a arte de fazer os utensílios, a cultura material.

Para Iemanjá, Olodumare destinou os cuidados de Oxalá.

Para a casa de Oxalá foi Iemanjá cuidar de tudo: da casa, dos filhos, da comida, do marido, enfim.

Iemanjá nada mais fazia que trabalhar e reclamar.

Se todos tinham algum poder no mundo, um posto pelo qual recebiam sacrifício e homenagens, por que ela deveria ficar ali em casa feito escrava?

Iemanjá não se conformou.

Ela falou, falou e falou nos ouvidos de Oxalá.

Falou tanto que Oxalá enlouqueceu.

Seu ori, sua cabeça, não aguentou o falatório de Iemanjá.

Iemanjá deu-se então conta do mal que provocara e tratou de Oxalá até restabelecê-lo.

Cuidou de seu ori enlouquecido, oferecendo-lhe água fresca, obis deliciosos, apetitosos pombos brancos, frutas dulcíssimas.

E Oxalá ficou curado.

Então, com o consentimento de Olodumare,

Oxalá encarregou Iemanjá de cuidar do ori de todos os mortais.

Iemanjá ganhara enfim a missão tão desejada.

Agora ela era a Senhora das Cabeças.

Escrito por Mãe Mônica Caraccio
Site: http://www.minhaumbanda.com.br
Anúncios

5 opiniões sobre “Hoje é dia de Iemanjá!!!”

  1. sou medium mais não sei como chamar as entidades,na verdade nem sei quem eu recebo;
    preciso saber se existe alguma regra para chamar,o que preciso fazer?
    existe algum segredo?

  2. só sei que preciso de ajuda,estou me acabando aos poucos;existem pessoas trabalhando contra mim e eu não posso fazer nada em relação a isso.me ajudem por favor!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s