As Entidades são da religião X ou Y?

É comum ouvirmos o seguinte : “meu orixá tal não é de Umbanda e por isso tenho que ir para o Candomblé”, ” minhas entidades são todas de mesas branca” ,” meus guias não são de kardecismo e por isso tenho que desenvolver na Umbanda”,  ” Tá na Umbanda, mas minha criança é um erê de nação ” …. como é isso ????

Os espíritos são em essência de religão X ou Y ? O meu caboclo não pode trabalhar num centro espírita ? Um médico não pode trabalhar na Umbanda ?

Porque entra em conflitos essa linha de pensamento,  justamente com outras questões que também já ouvi. Quem faz as divisões somos nós, para eles não há separações. Um preto velho tanto pode ir num centro espírita , como numa gira de Umbanda, como numa roda de jurema…
Um espírito pode TRABALHAR onde quer que seja chamado para ajudar, seja em qualquer seara espiritual??guias
Claro ! Um espírito evoluido , não faz segregações, vai onde quer que seja solicitado o seu apoio. Ele estará onde quer que seu médium esteja, seja na igreja, na sinagoga, no Centro Espirita, no terreiro de Umbanda, numa casa de Candomblé. Já pensou um caboclo dizer: ” Ih ! o meu menino vai pra igreja? tô fora… vou passear em Aruanda e quando ele for para um terreirão de Umbanda eu volto ” .. não tem sentido !!

Mas esse “trabalhar” é o quê ???

O seu trabalho vai depender claro, da Seara Espiritual que seu médium esteja. Se ele tá no Candomblé, o caboclo não vai incorporar, trabalhará na assistencia ao público e vai obedecer, como todo espírito evoluido o faz, o sistema de trabalhos invisíveis que ocorre em TODA casa de cunho espiritualista, seja igreja católica, evangelica, templo budista, etc.

Eles são os “nossos” guias , e não nos são dados pelas religões. Logo não teria sentido pensar diferente. E temos sim, claro, o livre arbítrio que deve ser respeitado sempre, em escolher a religão que mais nos afinemos.

Mas analisando por prismas diferentes …. É muito comum e todos já devem ter ouvido; a entidade X é de Umbanda ou de Candomblé, ou de mesa branca . Isso não significa que ela so vá trabalhar em determinado lugar. Mas poderia significar origens encarnatórias? Falanges pertencentes? Grupo espiritual a que esteja inserida? Os espíritos ditos de luz, claro, não são presos a religiões ou amores pátrios, e todos formam um imenso grupo em prol de auxiliar a humanidade e seus guiados , suas missões, seus médiuns (nós). Mas sabermos que no astral existem grupos de espíritos que se agregam e forma grande correntes e grupos no astral, espíritos com afinidades e visões em comuns. A Umbanda por exemplo partiu de uma agrupamento , de uma corrente de espíritos no plano espiritual.. ela tem a sua formação, as suas estruturas, os seus pilares que o astral nos trouxe. Suas leis, foram uma grande egregora no astral e esse egregora, é mantido pelo mesmo plano espiritual. Há espirito inseridos nessa corrente, outros não. O que seriam EXUS DE LEI ? São espiritos devidamente inseridos na organização astral de umbanda, que pertence a uma ordem e estão sob um conjunto de leis estabelecidas pelos espiritos comandantes dessa corrente.

Logo nao é bem assim , uma gigante massa de espiritos sem agrupamentos, sem correntes e organização. O Nosso problema é enxergar isso como pejorativo, pelos nosso olhos egoístas, acho. De que isso soa como separação, como desunião, segregação. Mas não é nada disso ! Sentimentos que não fazem morada em espiritos evoluidos, mas sim uma forma de organizar, de agrupar departamente e unir consciências afins, para que cada segmento cumpra seu papel , ao mesmo objetivo; o avanço da humanidade.

Pois não pensemos que os espíritos também não se agrupam por afinidades. Claro que sim. Afinidades estas não morais, mas de interesses como; ciência, moralidade , o espiritualizar dos homens, o socorro as afliçoes, o resgates de espiritos rebeldes, etc..

Sem contar em BAGAGENS ENCARNATORIAS. Um médium poderia perfeitamente ser mais inclinado a seguir uma religão A , por questões de afinidades encarnátorias e até karmicas… Assim seriam os espiritos. Logo, porque não haver religões mais compatíveis a nós, e o próprio plano espiritual , responsavel por esse guiar-nos na terra, nos indique o caminho?

Será mesmo que os espíritos que agrupam por questões raciais e sociais ? Um preto velho “baixando ” num barracão tradicional de Djedje não poderá trabalhar porquê? preconceito com o preto velho? Se o Dr. Bezerra de Meneses, o Fritz, baixar num terreiro de Umbanda numa gira de criança ou caboclo, como fica? Devemos levar em conta que cada doutrina tem seu sistema de trabalho. Um preto velho não é aceito em casas espíritas porque para eles; o preto velho traz um título, que denotem classe racial, e um espírito não pode se apresentar dessa forma. Pois é como se ele estivesse ainda muito agarrado a sua posição social. Os trejeitos, linguajar peculiar de um preto velho, de um índio, denota apego material, a vestes de uma vida a qual o espírito ainda não se desligou por completo. Pois para a D.E espírito esclarecido não tem raça, não pertence a classes sociais, não tem idade. Tais referências são materiais. Da mesma forma que se um faraó, um imperador Romano chegasse em sua sessão, seria tratado tal qual o espírito do velho escravo, pois ele demonstra que não se desligou de sua última encarnação, principio básico dos espiritos esclarecidos. Se ele não se desligou, precisa de ajuda e socorro e não ao contrário. Essa é a visão da D. E é para mim, é bem coerente dentros dos termos que eles trabalham , porém não o é para a Umbanda, pois para nós , as vestes de pretos velhos, crianças, e índios, tem outro significado, pois entendemos o porquê disso. Coisa que eles não tem o porquê de entender , pois não faz parte de sua estrutura nem doutrina de trabalho.

Sabemos que os espíritos podem modificar-se , tomar a forma de qualquer outra encarnação que teve, que ele não precisa, via de regra incorporar conservando tamanhas caracterização, como o fazem na Umbanda. Porque tomar então, estando adentro de uma seara espírita? Porque não respeitar o sistema doutrinal da casa?

Seria a mesma coisa se eu fosse chamada para ajudar numa reunião evangélica, e fosse defumar, cantar pontos de umbana e levar atabaques …

Porque um preto velho não pode trabalhar num barracão de djedje? Pq lá não se aceita trabalhar com eguns, e para eles , preto velho é egum , pois teve vida na terra. E não faz parte da doutrina e do sistema da religião. Agora o preto velho será impedido de trabalhar a nivel invisivel e barrado na porteira? Claro que não.
E porque conta de que os espíritos se agrupariam, formariam correntes astralinas e grupos? O que leva um espírito a ter maior inclinação para esta ou aquela religião?

Bom, não acretido em divisões raciais nem sociais, pois creio que os espíritos esclarecidos não se apegam a isso como nós.

Mas sim em afinidades de formas de trabalho, conhecimentos adquiridos e bagagens encarnatórias.

O que seriam bagagens esncarnatórias ? Não seria aí, classes socias e raciais? Não , mas conhecimentos espirituais. Um espírito que jamais viveu em contato com algum tipo de vida sacerdotal de cunho magística, nunca teve contato com nenhum culto xamã, ou sequer detém conhecimentos de medicina natural, não tem o menor conhecimento com manipulações mágicas tão peculiares a umbanda, seria um caboclo, um preto velho como? Como ele poderia ter os conhecimentos que um preto velho de umbanda precisa ter?

Qual é a sua opinião?

Anúncios

8 opiniões sobre “As Entidades são da religião X ou Y?”

  1. È o que eu penso a respeito para a esperitualidade nao ha divizoria e limite para o trabalho o importante é vc trabalhar naõ precisa a maõ direita saber o que a esquerda faz um abraço sarava a todos

  2. Se as pessoas que tem visào espiritual podessem ver como realmente eh!Ficariam com vergonha das bobagens ditas.So existe simplicidade e amor pelo trabalho e muita humildade que ficariamos com vergonha de nossos erros.Mas tudo é aprendizado e paciencia no tempo.Bjo grande e continue com as pesquisas.

  3. Pois é Carol, suas colocações são sempre bem concisas e interessantes! Mas permita-lhe informar, que ainda há algo maior que tudo isto dito em todo o site!
    De onde se originaram os espíritos? De onde partiram para existir e ou coexistir?
    se eles um dia foram viventes em algum ponto do universo, como chegaram até aqui? e porque viriam a este planeta se olorum os fez ja perfeitos?

    Sabe o que pesquisei? em um ponto da história humana, os povos que descenderam de Adão e Eva conforme afirma a Bíblia, após o dilúvio se dispersaram por toda a terra. os descendentes de cão filho de Noé por serem desbravadores chegaram a diversas partes do mundo, como a africa (negros e brancos), o Brasil (Índios), Machu Pichu no Peru (Incas)locais em que os europeus ao colonizar já encontraram habitados. Entretanto, estes povos transmitiram de uma geração para outra as suas tradições orais e em escritas cuneiformes ou outras como pictografias. Desse modo, uma história foi narrada que se equipara à original no Éden. Onde há Deus o soberano Pai trabalhando unido a Deus o Filho e a Deus o Espírito Santo. Inclusive em sua própria crença apesar das variações encontradas devido a sempre existir reis e feiticeiros (tanto nos países citados quanto em todas outras nações como Egito-Faraó, Babilônia-Nabucodonosor, Medo-Pérsia-Artaxerxes e Grécia-Alexandre o Grande, e Roma pagã- Cézar Augusto e Roma Cristã-o Papa…) Individuos dados à necessidade de serem honrados como deuses, é o caso dos imperadores romanos que se viam como divinos,baixando decretos para retirar um deus supremo e por no lugar algum outro deus ou a si mesmo. Na sua crença, vc tem olorum posto como Deus supremo, acompanhado por oxála tido como Jesus Cristo, e tb, ifa como o espírito Santo, em algum momento na história aparece exu tido como o diabo e aliado a estes há as variações dos tantos outros orixás tidos como outros oxalás ligados a outros nomes que os referenda como se fossem anjos do bem ou do mal.
    Mas veja que em Africa, os ancestrais são tidos como seres respeitados fato bem entendido na pesquisa do filme Amistá. O que deixa mais intrigante é que essa dinastia de ancestrais tanto entre os índios americanos quanto entre os negros permitiu-lhes reportar-se aos seus mortos como entidades sobrenaturais mescladas à sua tradição onde põem a Deus como seu soberano. Digo isto por conta das histórias ligadas à criação encontradas entre estes povos, em todo o mundo, mostrando a verdade do Genesis, onde se ve a origem da humanidade em Deus criando Adão e Eva, o diabo entrando na história humana dando um fruto à mulher e com isto a expulsão do casal do paraíso, o dilúviu mundial, e a torre de babel de onde se expalham sob a face da terra. Todos estes povos afirmam que antes de todo este politeísmo eles adoravam um único Deus por eles abandonado.
    Desse modo, a Bíblia tendo razão, nos leva a uma incógnita. Há realmente encarnação? Quem são estes espíritos que aparecem nos centros espíritas ou em o candomblé seja como fantoche, ventríloco ou marionete? os mortos,os demônios, anjos? Quem são estes ditos espíritos de luz, guias, perfeitos?
    Como vc é uma exímia pesquisadora dou-lhe este desafio, traga-nos à luz da Bíblia a resposta.

    1. Caro irmão Melquisedec,

      Que a Paz de Oxalá esteja sempre com você e possar iluminar seus caminhos no cumprimento da missão a ti designada.

      Cada jardim tem suas flores, todas nos trazem beleza porém nem todas tem a mesma forma ou o mesmo perfume. medite nisso
      inspirado em mensagem de irmão José

      João 3:3
      Em verdade, em verdade vos digo, quem não nascer de novo, não poderá ver o reino de Deus”.

      Não há como ignorar essas palavras de um dos principais apóstolos de Jesus, principalmente pela clareza com que ele menciona “Ainda pudessem viver”, é certamente é uma das respostas a essa grande questão.

      * João 9:2
      Mestre, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nacesse cego?

      Como pode um homem pecar antes mesmo de nascer? Jesus como seus apóstolos tinham conhecimento sobre a lei do Karma que é a máxima da reencarnação…
      Orígenes (185-235 d.C.),o sumo pontífice da igreja romana, reconheceu abertamente a existência da alma antes do nascimento e sua dependência de ações passadas. Ele afirmava que certas passagens do Novo Testamento poderiam ser explicadas somente à luz da reencarnação. Porém no Concílio de Constantinopla em 553 d.c. o Justiniano, inexplicavelmente , aboliu severamente essa teoria, ditando: “Todo aquele que ensinar esta fantástica pré-existência da alma e sua monstruosa renovação será condenado”. A partir daí a igreja passou a pregar a existência de uma única vida..

      abaixo segue o link A Umbanda -reencontrando o sagrado na visão de um eterno aprendiz.

      http://www.nativa.etc.br/umb_conceito_questoes_016.html

      Um Salve a todos os irmãos.

      Márcio

    2. melquisedec, Gandhi disse assim: “Acredito na verdade fundamental de todas as grandes religiões do mundo. Acredito que todas elas foram inspiradas por Deus e que eram necessárias para os povos a quem foram reveladas. Se pudéssemos ler as escrituras das diversas religiões com a cultura dos seguidores daquelas religiões, chegaríamos à conclusão de que todas elas estão de acordo nos seus princípios básicos e que são úteis para todos”.

      Embora eu não tenha religião, pois, sou espiritualista, penso, também como Gandhi.
      Se assim procurássemos entender essa iluminada mensagem, poderíamos, até, não eliminar os conflitos que existem entre os seguidores de quaisquer linha de pensamento, crenças ou práticas religiosas, mas, pelo menos, seriam eles (os conflitos) minimizados aos máximo, realidade que nos possibilitaria tornar muito mais forte e bem maior a nossa vontade na prática do amor ao próximo, levando-nos, entrementes, a cumprir um dos mais elevados atributos divino que Deus nos ensina através de toda e qualquer religião existente em nosso planeta, conforme fez Ele no-los transmitir por seus ministros cósmicos, Buda, Jesus, Confúcio e outros mestres de sua Corte Celestial.

      Não por ser umbandista que, assim, também, penso, mas, porque sempre procuro conduzí-lo embasado em um dos mais sublime instrumento, ou seja, o respeito.

      Finalizando, permitam-me ressaltar minha crença em que todo espírito evoluído, quando solicitado, sempre vai ouvir as suas preces e atender os pedidos que lhes são dirigidos, seja qual for o ambiente utilizado para esse fim e onde quer que esteja a pessoa elevando seu pensamento a Deus.

      Um abraço sempre amigo,

      Adalberto.

  4. Esta é a segunda vez que escrevo aqui!
    Não sou espirita, e só estou me metendo porque se a casa do meu vizinho incendiar, tenho de ajudar porque o incendio pode pegar na minha!

    Este sujeito que assina como melquisidec personifica aqueles a quem me referi na minha primeira mensagem.
    Cuidado com essa gente! Essa gente é perigosa! Eles não respeitam o direito à crença alheia, e praticam a imposição religiosa! Só não fazem isso é com muçulmanos nos países deles, porque sabem muito bem que poderão ser até decapitados se o fizerem, pois o muçulmano não admite pregação e proselitismo nem da propria religião deles!

    É hora de voces espiritas tomarem uma iniciativa concreta!

  5. ENDEREÇO + CASA – RESIDENCIA +RESIDENTE – REMETENTE + Dr. – VALDEMIR MARINHO NASCINENTO./ RUA BARRA BURIQUIOCA – 126 + A CEP – 02987 + 060 PARQUE TAIPAS – SÃO PAULO+SPO- PAIS + BRASIL./ IDENTIDADE + RG – 12230578 + 4 SSPO-SPO+BRASIL./ CPF + CIC – 012761978 – 02 PAIS+BRASIL./ 11+8451-3034./ 11+ 6818 -6092./ do REMETENTE é Dr. – VALDEMIR PEDRO LESSA ODUQUE ANDRADE – á PAI GEREMIAS de OGUM.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s