Para que serve? Qual a importancia??

Salve irmãos!
Abrir esse tópico para falarmos um pouco pra que serve e/ou a importancia de alguns fatores simples na umbanda, como: o uso de guias, a pemba, a roupa branca, o ato de bater cabeça, etc…
Colaborem também escrevendo sua opinião e experiência!

Vamos começar com Defumação.
Pra que serve, ou qual o objetivo da defumação?
A defumação ao mesmo tempo em que serve como uma grande vassoura astral, serve como um imã de boas energias, cabendo aos seres daquela localidade manter um padrão vibratório alto que a localidade permanecerá com muita energia positiva.
Além de suas propriedades astrais a defumação ajuda a mente do médium e da assistência, ou dos residentes daquele local, a entrarem em contato com os guias e protetores. Ou seja, o perfume da defumação estimula nossos centros nervosos (plexos) a captarem com mais qualidade as energias superiores, mantendo a mente da pessoa mais concentrada e propícia a esta percepção.
Em todos os terreiros de umbanda iremos nos deparar com um momento chamado defumação. E como diz um de nossos pontos cantados ‘Filho quer se defuma, Umbanda tem fundamento, é preciso preparar…’

A defumação é a queima de algumas ervas e resinas e sua transformação em fumaça pela ação do fogo. Exalando e soltando suas essências. Assim a defumação vem trazer a força e a magia das ervas e assim dos Orixás. É bom lembrar que algumas ervas possuem propriedades terapêuticas e propriedades espirituais. A defumação utiliza e extrai o poder das ervas do seu ponto de vista espiritual ou astral.

Por exemplo, a guiné, a arruda e o alecrim, que também servem para banhos de descarrego, são utilizados nas defumações para afastar, dissolver e transmutar energias deletérias. Atrair energias positivas e eliminar miasmas e larvas astrais.

Para que serve a Pemba?
A pemba como é denominada na Umbanda é uma composição de sulfato de cálcio hidratado, cozido à baixa temperatura, encontrado na maioria das vezes em cor branca e em formato de pequenos bastões. A pemba é usada para traçar pontos que servem de firmeza e captação de forças para os trabalhos é com ela que as entidades riscam seus pontos e o ponto riscado é a identidade da Entidade.
A Pemba é um dos elementos mais importantes para um Terreiro e todo o trabalho espiritual/magístico que ele realiza.
Não imagino que exista um terreiro de Umbanda que não utilize a Pemba, seja ela usada nos assentamentos e firmezas, nos pontos riscados e cruzamentos de médiuns, seja em forma de pós e amacis, nos rituais e cerimoniais como batismo, casamento, conversão religiosa…

Para que serve as Guias ou fio de contas?

Conhecidas também como “Cordão de Santo”, “Colar de Santo” ou “Guias”, são ritualisticamente preparadas, ou seja, imantadas, de acordo com a tônica vibracional de quem as irá utilizar (médium e entidade), e conforme o objetivo a que se destinam.candomble2

São compostas de certo número de elementos (contas de cristal ou louça, búzios, Lágrimas de Nossa Senhora, dentes, palha da costa, etc.), distribuídos em um fio (de Aço, Náilon ou fibra vegetal), obedecendo a uma numerologia e uma cromologia adequada; ou ainda, de acordo com as determinações de uma entidade em particular ou o Pai/Mãe de Santo.

As contas de louça lembram, por sua composição, a mistura de água e barro, material usado para criar o mundo e os homens, por isso são as mais usadas.

Para que servem:

• Têm poder de elevação mental. Se utilizadas durante um trabalho espiritual, tem função de servir como ponto de atração e identificação da vibração principal e/ou falange em particular, atuante naquele trabalho, servindo assim como elemento facilitador da sintonia para o médium incorporado. Elas nos auxiliam em nossas incorporações, pois estas atraem a “energia” particular de cada entidade, captando e emitindo bons fluidos, formando assim, um círculo de vibrações benéficas ao redor do médium que as usa.

• Servem como pára-raios. Se há uma carga grande, ao invés desta carga chegar diretamente no médium, ela é descarregada nas guias, e se estas não agüentarem, rebentam.

• Podem ser utilizadas pelo médium, para “puxar” uma determinada vibração, de forma a lhe proporcionar alivio em seus momentos de aflição.

Para que serve…..a roupa branca, o ato de bater cabeça, de se ajoelhar, Pontos Cantados e Riscados??? Vamos dividir experiências!

Saravá!

Canto do Aprendiz

Anúncios

3 opiniões sobre “Para que serve? Qual a importancia??”

  1. Foram uteis as informaçoes ,mas se possivel fica uma duvida q creio saberiam me informar,porque alguns medium usam guia atravessadas como um tiracol e a maioria como colar?

  2. Mensagem enviada por Pai Carlos:
    Bom dia
    A roupa branca dentro de uma casa de umbanda , é um sinal de pureza, para atrair boas energias, o bater a cabeça é o sinal de respeito para com o Orixa, ou Pai e mâe de sando pedindo a sua proteção, se ajoelhando é o sinal de respeito e agradecimento ao Orixa, Pontos cantados é uma forma de chamar as entidades para vir trazando sua força, vomo existem pontos de chamadas das entidades, isto quer dizer uma forma de louvar aquela entidade, chamando para o trabalho, como pontos cantados para demandas são pontos que infelizmente muitas pessoas usam para demandar contra outras pessoas, pontos cantados de defesa são aqueles pontos que são cantados para defender um pessoa, ponto de fogo, são pontos que são cantados na hora de fazer um ponto de fogo seja para defesa ou para demanda, ponto de defumação, quando cantamos para defurmar um local chamndo as forças espirituais para limpar o local ou para trzer prosperidade.
    Pontos riscados é como se fosse a assinatura da entidade do guia ( entidade) , tendo que existem varios pontos riscados, ex. defesa,firmesa, demanda,
    casa entidade(guia) tem seu ponto.
    um grande abraço e axé para todos
    Pai Carlos de Obaluaê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s