Aprendiz

Este projeto nasceu na minha necessidade de concentrar num mesmo espaço todos aqueles que têm interesses espirituais.
O Canto do Aprendiz tem como objetivo difundir, divulgar, enaltecer a cultura afro-brasileira em sua essência religiosa e a espiritualidade em geral. Os textos incluídos nestas páginas são exposições de alguns sites difundidos pela Internet, livros, revistas e outros.
Com este espaço cria-se as condições de concentrar todo esse manancial informativo, criativo, espiritual, interno, num único espaço, promovendo o encontro e reencontro de seres com as mesmas afinidades. Trata-se, então, de uma simples centralização de textos para facilitar a leitura, o aprendizado e a centralização de informações.

Estão disponíveis não apenas textos, mas também material gráfico, músicas, vídeos, entre outros.

Esta é uma comunidade on-line exclusivamente espiritual.

Eternos Aprendizes…

Mente de aprendiz é a qualidade que faz com que estudemos um livro, um tema ou assunto qualquer, com a mente aberta. É um difícil hábito a desenvolver. Difícil porque todas as nossas convicções estão sustentadas em nossos modelos mentais fortemente arraigados. Nunca lemos ou escrevemos algo de forma imparcial. A imparcialidade não existe. Sempre estaremos interpretando nossas leituras e, na escrita, interpretando nossas “verdades”. Portanto, se o nosso propósito for sermos eternos aprendizes, temos que (por exemplo), na leitura, nos abstrair ao máximo para que nossa natural parcialidade não perturbe nossa aprendizagem.

Se, de forma rotineira, nós não colocarmos em ação nossa mente de aprendiz, daqui a dez anos estaremos rindo (ou chorando!), constrangidos, das bobagens das nossas certezas de hoje.

A pessoa competente é aquela que sempre está perguntando a si mesma: “No que, ou em que, minha competência acoberta a minha ignorância?”

Quando Sócrates foi considerado pela Pitonisa de Delfos como o ser mais inteligente da Terra, ele, sabiamente, esclareceu: “Sabes por que me consideram mais sábio do que os outros? É porque eu conheço a minha ignorância. O conhecimento da própria ignorância é o início da sapiência.”

Muita Luz para Todos.

Anúncios

135 opiniões sobre “Aprendiz”

  1. Gostaria de saber o que devo fazer para me livrara das energias negativas jogadas para cima de mim por outras pessoas.
    E para abrir meus caminhos,pois cinto que tem algo atrasando minha vida.
    obrigada!

    1. em todos os lugares que vc for ira ter energias tanto positivas como negativas.
      vc. sera seu propio coador.pegando apenas as energias que lhe enteresse.nao se deixe levar pelo negativismo sendo sempre positivo em tudo.assim nada que vc.nao queira nao ira para vc.
      beijos

      1. O Ponto cantado e o ponto riscado de cada guia é trazido por ele mesmo na hora e no momento Certo de Sua vida.

    1. olha, flor! você deve ir numa casa onde se trabalha com seriedade e pedir para que abra um jogo para você. Caso já o tenha feito, se ainda pairam as dúvidas, não custa nada confirmar né?bjs linda. muito axé prá você.

    2. Faça Prova de seu guia de frete !!!
      Não acredite naquilo que os outros falam, Mas Sim Naquilo que você Realmente Sente.
      Algo tipo Se VC Realmente é meu Guia de Frente Eu Quero ter um Sonho Hoje.

      1. meu caro eliel não se pode por em teste ou prova os orixas pois eles tem maior sabedoria ,mais o que podemos fazer é pedir aos mentores ispirituais que abram nossa vizão para que possamos falar com nossos pais de cabeça

  2. OI valeria,
    Obrigada pelo seu comentário.

    No candomblé – você descobre seu orixá através do jogo de búzios.

    Na Umbanda – através de alguns métodos utilizados no terreiro: Pode ser através de jogo de búzios , caso a casa faça uso deste oráculo, ou de outro tipo ,como cartas por exemplo. Pode ser através de um sistema de oferendas (este é menos usado) , que no ato da entrega se puxa a vibração de alguns orixás , e a que se manifestar , ou vibrar mais no iniciando , é visto como seu orixá regente; ou através do guia da casa , que aponta o orixá regente; ou através do desenvolvimento mediunico e a confirmação pelo próprio guia chefe do médium.

    Saravá,
    Carol

  3. Estou me desenvolvendo na Umbanda.
    o meu pai de santo disse q sou filho de Oxóssi.
    O que devo fazer para sentir as vibraloes de meu Orixá,
    no momento da corrente ou na hora q seu ponto esta sendo cantado?
    quanto tempo leva pra que meu Orixá se manifeste?
    desde ja agradeço….

    1. Todos nós devemos quando estamos em uma casa ,devemos tirar nossas dúvidas primeiramente com nossos doutrinadores
      isto evita dúvidas e controvérsias.pois como sabemos cada casa é uma escola diferente,bem sabemos que existe várias vertentes de umbanda , e não fique ansioso tudo acontece ao seu tempo.
      que Deus nos abenções.

    1. Ola Raniere,
      Me lembro de ter feito essa mesma pergunta há alguns anos atrás, e o que acabei descobrindo foi que …..Todos nos somos aprendiz dessa grande escola que e o nosso planeta terra.
      A cada amanhecer nós defontramos com grandes e preciosas lições do nosso grande Pai, deveremos então está abertos e dispostos para esse aprendizado que começa nas transformações pessoais. A maravilha da vida é essa de sermos eternos aprendizes !!! Nunca haverá a monotonia de se saber tudo… sempre teremos um algo mais para descobrir, para encontrar, para fazer…

      “Sou uma pessoa feliz, amo muito a vida e dela sou aprendiz;
      Tenho várias paixões, mas, como qualquer um, Possuo imperfeições;
      Se os caminhos desta vida ainda não sei de cor, pelo menos busco, a cada dia, tornar-me alguém melhor.
      Sentir primeiro, depois pensar;
      Perdoar primeiro, depois julgar;
      Amar primeiro, depois educar;
      Esquecer primeiro, depois aprender;
      Possuir primeiro, depois contemplar;
      Agir primeiro, depois julgar;
      Viver primeiro, depois morrer.”

      Seja bem vindo ao nosso canto do aprendiz 🙂
      Saravá, Carol

    1. Olá Felipe,
      Seja bem vindo.
      Você poderá receber atualizações do nosso blog cada vez que adicionamos matérias novas. No lado esquerdo da tela onde está escrito – Receba as novidades – você adiciona seu e-mail
      Saravá, Carol

  4. Achei muito construtivo este cantinho,
    foi muito util as palavras que encontrei aqui, para minhas inseguranças. Achei que só acontecia comigo. Se puder pode me enviar materias, eu adoraria recebe-las.
    Obrigado, vc é um ser iluminado e abençoado.

    1. Querida Veronica,
      Muito obrigada pelo seu apoio.
      Você poderá receber atualizações do nosso blog cada vez que adicionamos matérias novas. No lado esquerdo da tela onde está escrito – Receba as novidades – você adiciona seu e-mail
      Saravá, Carol

  5. ola como vc esta?
    -estou aqui atras de informações sobre meu guia na umbanda que é o marinheiro julio galego quero saber meas sobre ele vou entra na corrente e naum sei nada sobre ele estou apredendo aos poucos.

  6. ola eu sou da umbanda a pouco tempo e to me desenvouvendo agora eu sinto a presença dos meus guias ouço os pontos e uma enradiação muito forte as vezes eu me sinto como se estivece sonolenta zousa meu pai de santo dis ke ja recebo guia mais guando acaba a seção eu fico confusa pois eu não perco a consiencia e fico com uma sensaçao de ke estou enganando por eu ver tudo embora nao conciga ter controle sobre o meu corpo isso e normal ta certo?

  7. Carol: estou de volta aqui para informar que pouco entendo de computador destes tal de e-mail, sait blogs e etc. Mais estou conseguindo + ou – me famializar com todas as informações passadas por vc, e por outras pessoas. Este seu comentario “ETERNOS APRENDIZES”, nos toca muito e é como estou me sentindo.
    no inicio diz que podemos ter uma comunidade unica exclusivamente espiritual entre nos com as mesmas finalidades é possível. SARAVÁ.

  8. Foi meu pai Oxóssi que me fez procurar por imagens dele e chegar até esse blog, sou umbandista e amei a sua atitude de criar um blog com esse objetivo, linda iniciativa, que Oxalá e meu pai Oxóssi abençõem-te com toda a graça que vc merece por se preocupar com nossa fé, amei o blog, virei um visitante “membro”, e em breve estarei tirando minhas dúvidas com vc, adiciona meu e-mail (MSN) quem sabe qualquer dias desses conversamos on-line? Axé irmã!

    1. Querido Dw Baobá,
      Obrigada pelas palavras de incentivo! Fico bastante feliz em saber que você gostou do nosso “cantinho”.
      Seja sempre bem vindo!
      Saravá, Carol

      1. Eu que agradeço, e mais uma vez parabenizo essa iniciativa tão nobre e linda, querida irmã, nossa fé é fraterna, um blog desses, aconchegante e inspirado pela luz divina, é uma prova de que somos fgraternos, e os que não são, estão se tornando! Muito obrigado, saravá, axé!

  9. Olá Carol

    Vim parar aqui neste “canto” por um daqueles “acidentes” espirituais e estou adorando. Tenho muitas dúvidas e vontade de conversar mas não tenho amigos que compartilham a mesma espiritualidade e o centro que eu frequento fica bem longe da minha casa o que faz com que eu chegue pouco antes dos trabalhos e saia logo após não podendo conviver com meus irmãos e minha MS.
    Acho realmente que vc é inspirada pelos Espíritos Irmãos e gostei muito da humildade e postura ante a tentação de se achar expert ou doutora no assunto.
    Que o nosso Pai Oxalá continue te mantendo firme, humilde e principalmente, sempre uma APRENDIZ.

    Axé!!

    1. Paula de Xãngo.

      Parabéns pela iniciativa de fazer um “cantinho” para nós religiosos, assim com sua ajuda podemos nos encaminhar em relação a algumas duvidas que podem surgir no caminho, que é feito de altos e baixos, mas sempre podendo contar com pessoas como você, que esta ai se prontificando a ajudar os que precisam…que Oxala te abençoe e Xãngoo te de forças pra continuar com esse trabalho lindo…abraços e muito axé a todos…

      1. Querida Paula,
        Muito obrigada pelo apóio! Fico feliz que esse cantinho esteja ajudando de forma positiva algumas pessoas.
        Seja sempre vinda!
        Abraços fraterno e que nosso Pai Oxalá te abençoe.
        Saravá, Carol

  10. Boa noite!
    Procurei esclarecimento sobre uma dúvida e não achei resposta até agora. Alguém que teve sua coroa “fechada” (por ignorância na época) pode reabri-la? Esta dúvida está me causando muitos problemas, pois qdo. vou no centro tenho sensações diferentes e por tudo que já li penso que seja minha mediunidade se manifestando. Fico com esta dúvida martelando e isso me impede de me dedicar ao trabalho espiritual. Fiquei aliviada em encontrar este “canto”, pois vi que minhas dúvidas são as mesmas de muitas pessoas. Estou lendo tudo! Se precisar de mais detalhes sobre minha dúvida é só falar. Desde já agradeço muito sua ajuda. Saúde, paz e parabéns pelo seu trabalho!

    1. Bom, como não recebi resposta para minha dúvida .. fui à luta e pesquisei muito! Espero que de alguma forma a resposta que encontrei sirva de aprendizado para alguém como foi para mim.
      Recebi informações erradas sobre “fechamento” de coroa. Isto não acontece. Sendo nossa coroa o canal de comunicação direta com o Divino porque o Pai fecharia a “porta” para seus filhos? Então não houve esse fechamento! Todos nós nascemos com mediunidade. Uns a desenvolvem outros não. Aquelas pessoas que buscam em suas vidas algo além de diversão, trabalho e prazer e praticam os bons hábitos, bons pensamentos e buscam o autoconhecimento, a espiritualidade e a ajuda ao próximo desenvolvem cada vez mais sua coroa, ou seu chakra coronário como também é conhecida. O desenvolvimento desta coroa é um processo natural no desenvolvimento espiritual, pois é através dela que podemos acessar as nossas melhores qualidades. Precisamos sempre buscar lugares idôneos e que estudem e leiam muito para que equívocos como este que aconteceu comigo ou outros piores não aconteçam. O conhecimento nos liberta! Que Oxalá abençoe e proteja à todos.

      1. Axé lena,
        A espiritualidade, sábia como sempre, lhe respondeu da meneira mais correta, fazendo com que você se empenhasse em estudar e pesquisar, mostrou que muitas respostas estão dentro de nós. O que descobriu é correto, sua coroa não pode ser fechada, já que ela é o “portal” de ligação com o Divino é ela que determina sua natureza nesta encarnação, bem como, identifica sua assência ancestral. Assim como os Chacras ela deve estar alinhada e equilibrada e não há nada melhor que a busca do conhecimento para sua manutenção.
        Axé,

      2. Lena e sacerdote Adriano:fiquei na dúvida, então porque se fala tanto que não se pode trabalhar com coroa aberto e que temos que “fechar” a coroa para sermos médiuns completos?

  11. Olá. Prezada Carol, companheira de estudo e trabalho mediúnico.
    Parabéns pelo CANTO DO APRENDIZ, forte canal de comunicação da Umbanda.
    Ele faz a diferença para muitas pessoas que procuram ensinamentos sobre nossos queridos Orixás e mentores.

    Você é um baluarte importante para nossa religião.
    Difundi um excelente tradalho perante o Criador, Deus.
    Seus guias e mentores continuem te iluminando.

    A comunidade orkut: LIVRO CABOCLO SETE ESTRELAS agradece sua dedicação e paciência em informar a todos.

    Forte e fraterno abraço a tí e a os irmãos de fé que colaboram com este e outros trabalhos que você desenvolve.
    Paz e Luz.

    Antonio Monteiro
    Psicógrafo

    1. Querido Antonio,
      Você sempre me emociona com suas palavras, obrigada pelo carinho!

      Você é sempre muito especial nesse canto, sempre aprendemos com os seus ensinamentos.
      Pessoas como você é que faz o Canto do Aprendiz não parar de publicar textos e continuar coloborando com a divulgação da nossa querida Umbanda.
      Obrigada pelo apóio e carinho de sempre.
      Abraço fraterno e muito Axé na sua vida.
      Carol

    2. Oi Sr. Antonio meu nome é Maíra, estou procurando um bom lugar no qual eu possa frequentar.Estou muito confusa com as coisas que vieram acontecendo nos ultimas tempo,um tanto chatiada pela minha busca, em me levar a lugares nas quais as pessoas se utilisam da cituação para subtrair valores.gostaria de obter uma indicação de um lugar proximo a minha residencia que seja serio e altentico.Pois não sei como distinguir.Muito Obrigada há eu moro no Butanta zona Oeste Sp

  12. olá gostária de deixa saudaçãoes a vocês e falar quanto os materias q vocês tem são importantes!Estou conhecendo-o a gora + ja valeu a pena!Deixo um garande abraço!!!!!oke caboclo!!!!!!!

  13. adorei ver o material eu estou muito anciosa em aprender muito sobre nosso mundo espiritual, depois que conheci e senti s orisas em minha vida sou outra pessoa muito mais feliz e realizada, meus sonhos estão se tornando realidades, graças a mãe Emilia de Ayra quem me deu a graça de conhecer e fazer de tudo para que eu saiba caminhar com essa grande força e sabedoria.

    Agradeço muito a Olodumare, Orumila e todos os orisas, por me encontrarem,
    email: da mãe Emilia de Ayr: serenyti7@yahoo.com.br

  14. oi bom dia sabe comecei á andar na macumba recentimente mais não entendo ainda nada vc pode me dá umas dicas ñ sei quem são meus guias e nem meu pai só sei quem éminha mãe de coroa pois o seu zé pilintra me disse é á preta mandinga mais quando minha madrinha faz todas as quartas disinvolvensia eu não consigo me desenvolver e nem as correntes pegam em mim pode me explicar me responda por email por favor. kellzynha30@gmail.com

    1. Minha cara Raquel,
      Aconselho-te a estudar muito a parte teórica. O desenvolvimento não é da noite para o dia. Tem pessoas que tem mais facilidades que outras, irei dar um exemplo que ocorreu com um amigo meu:
      A sogra dele não gosta de trabalhar, mas ela é obrigada. Desde criança a mediunidade dela se aflorou, isso ocorre porque antes de vir para a terra ela se comprometeu ao trabalho Mediúnico. Tem gente que é por amor que é o caso do meu amigo, o desenvolvimento dele foi rápido, não sei te informar o tempo exato, mas acredito que demorou de 1 a 2 anos.
      Outro exemplo é de Chico Xavier, desde criança ele conversava,via e ouvia o espírito da mãe e de pessoas que ele não conhecia, com o tempo ele foi se aprimorando,estudando, com a ajuda de Emmanuel e o auxilio de outros Espíritos ele alcançou o respeito e compreensão de todo o Mundo.
      Aconselho você a começar pela base, leia os livros de Allan Kardec, O livro dos Espíritos vai te dar uma visão geral do todo, depois Livro dos Médiuns, e por ai vai. Tendo essa base, procure livros de iniciação na Umbanda e posteriormente os mais avançados. Mas não desista do desenvolvimento, a paciência é uma virtude.
      OBS.: No Kardecismo é Jesus ensinando, na Umbanda é Jesus Trabalhando!
      Axé a TODOS!!!!

  15. oi meu nome e vanessa meu pai era o unico na familia ke era espirita,aos 26 anos venho descobrir ke sou espirita tambem, mas meu pai nao teve um conhecimento e nem uma doutrina serta foi feito na umbanda e sua obrigaçao ficou pela metade e depois de 20 anos foi rapado e catulado no candonble. como faço para saber da digina de meu pai?

    1. Oi Vanessa seu pai espiritual ou carnal ?
      se for espiritual ele traz pra você atraves de sonho ou atraves de seu mentor espiritual (pai ou mãe de santo ) se for seu pai carnal o propio guia dele pode trazer essa informação e dizer a você !
      paz e Asé

  16. ola pouco tempo descobri nome da minha pomba gira e sete sais queria saber como posso tradar dela e cantar busca ela sem ir no terreiros quero muito conhecer sem evolver em terreios de espeirtismo quero pontos cantos se puder mim ajudar ficare grado.

    1. Não estou dizendo que a corrente que eu sigo é a certa, e o diferencial da umbanda é exatamente esse, pode-se seguir a varias linhas e varias formas.
      Na Umbanda que eu sigo, só se trata de uma pomba gira quando se esta trabalhando, pois os exus e as pombogiras, são guardioes, e trabalhadores dos orixás e não são guias, vc deve tratar sim, mais sabendo em qual sentido ela vai trabalhar para você, sobre a ordem de qual guia, seja ele um caboclo, um boiadeiro, um preto velho.

      No contrario, se for de quimbanda, ai ja muda a historia, pois na quimbanda, os exus sao tratados como guias.

  17. pouco tempo descobri nome da minha pomba gira e dona rosa caveira
    queria saber como posso tradar dela e cantar busca ela sem ir no terreiros quero muito conhecer sem evolver em terreios de espeirtismo,porque nao os tenho na minha idade moro no interior os pontos ja tenho se puder mim ajudar ficarei grata Axe

    1. Axé Elisane,
      Eu Também trabalho com a ROSA CAVEIRA há 8 anos e ela nunca me abandonou, esta presente em todos os momentos de minha vida. Mas isso acontece, porque respeito sua energia e trabalho com ela de uma forma correta e sempre dentro de um local apropriado, um terreiro.No inicio é muito importante o acompanhamento de um dirigente ou orientador espiritual e, por expereência própria, não aconselho a trabalhar em casa, a menos que o local esteja preparado para isso, por pessoa qualificada.
      Axé.

  18. esse site é um cantinho que sempre sonhei em ter como amigo…entao você carol pode me ajudar,estou ingresando a pouco na umbanda,pois tem varias entidades que sinto que estão perto de mim como:uma africana de tiara e lança,uma india,e uma cigana com vestido vermelho parecida com uma castelhana muito linda e escuto muito e gosto do ponto da oxum mas dizem que recebo iemanja,voces podem me ajudar não gostaria de me enganar até então obrigado.

    1. Axé Suzy,
      As entidades as quais você sente a sensação podem ser a reperesentação de seus Guias de trabalho. Quanto a Oxum e Yemanja, são forças, que apesar de trabalharem energias diferentes, são do mesmo elemento (água)e trazem de forma próxima o sentido da vida, agregação para Oxum e geração para Yemanja. Oriento a manter a atenção às sua sensações, anotá-las e comentar com seu dirigente/orientador espiritual de seu terreiro e, o mais importante, estar aberta para a conecção com seus Guias quanto se manifestarem, se a energia que mais lhe for particular, seja Oxum ou Yemanja, se fortalecer, de certo esta será sua
      Mãe de cabeça, isso, com o acompanhamento de seu orientador espiritual.
      axé,

  19. Boa Noite,
    Sou novo na umbanda, freqüento a religião faz mas ou menos 5 anos sendo 4 na assistência e 1 ano trabalhando em um terreiro.No começo tremia igual vara verde,dores de cabeças,nas costas,tontura….com o tempo consegui a aprender a sentir a vibração dos orixas podendo ter uma meia incorporação como estou agora e a minha maior duvida.
    Gosto muito de ir pontos cantados e até mesmo o barulho do atabaque mexe comigo,mas Ultimate sinto um vazio não sei,incorporo mas ao mesmo tempo parece que não estou incorporado,sendo que a maioria do tempo que sinto a vibração do orixa eu que faço quase tudo,falo,ando e por ai vai,me deixando com muita duvida se estou mesmo sentindo ou incorporado e isso estou sentindo que esta me atrapalhando e muito para ir pra frente..desenvolver mais tudo isso,gostaria de alguma ajuda ou alguma explicação pois estou ao ponto de largar tudo isso por achar que posso enganar ou acabar falando ou fazendo alguma coisa de errado para alguem,já que o intuito de ir ao terreiro é ajudar ao próximo e não a si mesmo,prefiro não prejudicar ninguém.

    Obrigado pela atenção

    1. Saravá Rodrigo,
      Em primeiro lugar, respire…tranquilize-se!
      O que esta acontecendo com você é normal, todos nós passamos por isso, que é chamado processo anímico, ou seja, nossa configuração mediúnica esta se adaptando ao processo de “incorporação”. Em palavras mais simples, o processo mediunico começa irradiação emitida pela Entidade, no início nos parece que não estamos incorporados, pois temos a completa noção do que fazemos, contudo, o fazemos de uma forma como se estivéssemos sendo comandados, e estamos mesmo, pois é a vibração e a ação da entidade trabalhando através de nosso corpo. Com relação ao toque dos atabaques e os pontos cantados, o que você sente é uma das funções de ambos, para que possamos entrar em sintonia com a corrente vibratória. Oriento também e é muito importante, levar esta questão para conhecimento de seu Pai/Mãe de Santo para que ele possa lhe orientar e acompanhar melhor, também, se quiser, indico a leitura do livro dos médiuns de Kardec.
      “NÃO DESISTA, CONFIE EM SEUS MENTORES E GUIAS ESPIRITUAIS”
      Saravá!!

  20. estou precisando de uma imagem de Iemanjá de 1,5m, moro em florianópolis.
    Podem por favor me indicar algum lugar onde possa encontrar.
    Gostei muito das palavras q aqui encontrei! estão todos de parabéns
    obrigado

  21. Boa noite, gostaria de saber como proceder para ter em minha casa um cantinho espiritual…pois tenho muita vontade de ajudar as pessoas através de orações, banhos com ervas e pensamentos positivos transmitindo boasd energias… o q preciso p dar início a este desejo que tenho desde pequena?
    Sei que tenho sensibilidade, intuição e presentimento… Me ajude dando-me os primeiros passos! Obrigada

    1. Axé Andreia,
      O principal você já tem, a vontada de ajudar seus irmãos. O espaço físico pode ser montado de acordo com suas crenças e devoção ou até mesmo de forma variada desde que represente o que você acredita. Mas veja, faz-se necessario uma preparação para executar este trabalho, é um trabalho que exigirá muito de você, então deve estar preparada com conhecimento suficiente para atender as necessidades de quem te procurar. É importante estudar, principalamente os fundamentos da Religião ou Associação a qual você pretenda seguir, sejam fundamantos filosóficos, religiosos, históricos e até mesmo cientificos, para que você tenha total embasamento para ajudar, pois, até mesmo para um simples benzimento, precisamos saber a quem pedir e de que maneira. Então, escolha a linha de trabalho que ira realizar, estude e, com certeza, Deus e todas as Entidades Dividas lhe ajudarão. Espero ter ajudado.
      Axé.

  22. Oi Adriano eu estou refasendo uma pergunta que deixei em um espaço de respostas,detalhe eu ainda não tinha visto que posso perguntar por aqui.Sou eu a Maíra gostaria de saber se a pessoa pode desenvolver a mediunidade sozinha? Obrigada eu acho que isso esta acontecendo comigo.

    1. Axé Maíra,
      A mediunidade pode aflorar normalmente, onde pessoas com um grau de sensibilidade mais elevado, já manisfestam os fenômenos sem que precisem de ajuda, apenas acontecem. Contudo, devemos levar em conta, que o desenvolvimento é importante para todo médium, para os que estão no grau citado acima, o desenvolvimento os ajuda a organizar e compreender melhor os fenômenos, para os que ainda não tem uma manifestação clara, que sentem a necessidade de fazer algo nesse sentido, mas que ainda não encontraram o caminho a seguir, estes devem ser desenvolvidos e guiados por pessoas habilitadas e conhecedoras do que fazem, seja em qualquer ramo da espiritualidade que escolher. Assim, mesmo que você sinta que sua mediunidade esta mais aflorada, oriento a insistir em encontrar uma casa onde você possa se desenvolver com tranquilidade e acompanhamento. Espero ter ajudado.
      Axé,

      1. Oi Adriano D’Ogum,foi exclarecedor.A respeito de frequentar algum lugar, eu andei fasendo uma busca e acabei indo parar em lugare nos quais me deparei com pessoas com o unico intuito de subtrair valore,eu recebi um chamado de um preto velho ,eu acredito que o meu lugar é na umbanda,gostaria de receber por recomendação um lugar proximo a minha casa serio e autentico no qual eu possa frenquentar e me desenvolver. Obrigada Maíra

  23. Oi boa noite Adriano D’Ogum continuação da solicitação acima eu moro na Zona Oeste exatamente no Bairro do Butanta,caso vc conheça alguma casa nessa região por favor envie-me o endereço para que eu possa ir conhecer Obrigada.Axé

  24. Oi Adriano D’Ogum,Eu carrego um certo medo,não sei se é um mito ou um fato veridico.A minha mediunidade eu herdei de minha mãe,assim me disseram.Ela nunca frenquentou nenhum terreiro ou casa espirita,ela tem uma sencibilidade bem aflorada,já me confidenciou coisas nas quais vierarm a se concretisar tempos depois.Algums pai e mãe de santo me disseram que quanto uma pesoa tem o dom ou recebe um chamado, e não se enteressa pelo que possui seus dependentes (filhos)tendem a pagar pela recusa.Coisa que no qual eu passei a acreditar e ter um certo medo.Eu e meus irmãos fomos retirados no convivio de nossa progenitora pela vara da infancia e juventude,e anos depois ela veio a perder definitivamente a tutela de seus filhos.A Alegação da justiça era a insanidade,coisa na qual nem todos os profissionaois envolvidos no caso concordavam.Eu nunca acreditei que minha mãe era insana,em uma consulta com uma pomba gira ela me confirmou que de fato minha mãe naum era louca e sim uma medium muito desenvolvida,mas pela falta de acompanhamento e desenvolvimento ela ja estava perdendo a sanidade.Conclusão por naum ter ido procurar uma ajuda,ela foi diagnosticada como louca,perdeu atutela dos filhos, nos sofremos uma vida com tudo isso,cada um de meus irmãos tomou um rumo na vida e nenhum um bom rumo .Olhando pra minha historia eu sempre me pergunto isso realmente tem uma ligação.A minha mãe sofre hoje com a sindrome de Diogenes.

  25. ola adriano d`ogum gostaria muito de saber sobre os irmaos crispim e crispiniano eu incorporei o crispim tem poucos anos mais nao sei quase nada dele gostaria de saber mais seu fundamento e seus pontos cantados. obrigado axe vanessa manaus am

  26. ola esto com um problema fui a um pai de santo e fui saber quem e a minha pomba gira mas o que aconteceu e k ele nao me disse o nome dela e uma das seçoes k eu fui o que e a coisa mais linda que vi foi umas senhoras todas vestidas de branco tipo num ritual foi lindo mas o k aconteceu e k nesse dia fui abordada por uma ponba gira k me pediu muitas coisas para fazer uma ofrenda ms eu nao estava sozinha tinha o meu filho comigo o k por incrivel que paressa tambem lhe aconteceu o mesmo entretanto eu comprei tudo e o meu filho tambem eram dois caixotes xeios e o meu pai de santo disse me para quando tivesse tudo para he entregar k ele preparava tudo para ela o que aconteceu foi que eu fiz tudo e entreguei a ele e desde entao ele nao me ligo mais e a minha vida fico de pernas para o ar tudo de mal me acontece nada da certo eu axo k ele nao ofereceu as coisas a ela o k posso fazer agorA? Esto dezesperada tenho ainda a lista das coisas k me pediu o k posso fazer?

    1. Axé Ilma,
      Como expliquei acima , a mediunidade pode aflorar normalmente, onde pessoas com um grau de sensibilidade mais elevado, já manisfestam os fenômenos sem que precisem de ajuda, apenas acontecem. Contudo, devemos levar em conta, que o desenvolvimento é importante para todo médium, para os que estão no grau citado acima, o desenvolvimento os ajuda a organizar e compreender melhor os fenômenos, para os que ainda não tem uma manifestação clara, que sentem a necessidade de fazer algo nesse sentido, mas que ainda não encontraram o caminho a seguir, estes devem ser desenvolvidos e guiados por pessoas habilitadas e conhecedoras do que fazem, seja em qualquer ramo da espiritualidade que escolher. Assim, mesmo que você sinta que sua mediunidade esta mais aflorada, oriento a procurar uma casa onde você possa se desenvolver com tranquilidade e sob acompanhamento de uma pessoa qualificada. Espero ter ajudado.
      Axé,

  27. Olá !!

    Eu ando num terreiro já ha 2 anos e iniciei o meu desenvolvimento como médio no ano passado, a minha linha foi defenida como sendo Cabocla de Oxossi, eu ja desde Novembro do ano passado que as minhas incoporações não têm tido um grande avanço, pensei que seria normal esta estagnação, o Pai de Santo mandou fazer entrega de Esquerda para a Pomba-Gira e para a Cabocla, as coisas não melhoraram, ficaram na mesma. Então uma entidade disse que tinha de fazer Ebo para Pomba-Gira e Trabalho para Ogum com comida o certo e que ja estamos em Maio e eu continuo sem ter feito o trbalho de Ogum. Como as minhas incorporações estão a ficar muito menos fortes e estou me a sentir desmotivada procurei outro terreiro.
    Ai a Mãe do Santo disse me que eu era Caboclo de Odé, e não cabocla daí toda esta minha estagnação.
    Estava a firmar mal a minha entidade e mandou assim que podesse entregar oferenda a Oxossi.
    A minha pergunta é como é possivél isto acontecer ao final de 2 anos descobrir que sou caboclo e não cabocla.
    Sintou um pouco perdida pois apeguei-me muito a minha cabocla, e agora parece que perdi o chão.
    A Mãe de Santo diz que quando isso acontece a nossa vida dá voltas mas não saimos dali, por isso eu andar nesta situação de impasse em tudo na minha vida.
    Queria que me explica-se como posso isto pode acontecer?
    Obrigada!
    Muito Axé a todos!

  28. por favor me respondam adoro a umbanda estou trab e amo o trab nunca recusei um pedido moro com meus filhos e nao frequento nenhum chao frequentava mas decidi sair mas isto nao me atrapalhou emnada ao contrario atendo em domicilios e nunca fiz um trabalho de mal paraninguem pois admiro e me espelho no maior medium do mundo JESUS CRISTO e sigo seus passos ….preciso saber muita coisa acho que achei o meu cantinho de aprendiz obrigado

    1. oi tudo bem?olha só caro amigo o importante é vc estar evoluindo espiritualmente eu tbm trabalho com a umbanda,e o mais gratificante é segir os passos do mestre.se vc sente que não presisa de um terro é opção sua,espero que seja feliz e que OXALA te abençoe….
      que assim seja viva DEUS salve JESUS….

      ah:aki pareçe mesmo ser um lugra bacana para se aprofundar nos cultos afro…

  29. estou na terra,mas uma vez para ver se realmente passo de ano,nas matérias das virtudes que JESUS,exemplificou com tamanho AMOR,mas conto com todos os professores que aqui ja estão para meu auxilio na sala de aula,hoje estou deixando de lado ou para trás uma casa epirita kardec que me acolheu e me onde eu tive um bom ensinamento,mas eu precisa de mais,eu sempre achava que lá eu nao estava desenvolvendo a caridade,que eu tanto almejo como crescimento,com o passar do tempo começei a sentir algo novo,conversa e ver pessoas diferentes mas que me traziam muita paz e luz,um senhor negro e ja de idade avançada,um indio,uma criança que por muitas veses escondeu meus pertences e não me deixa dormi,e outras coisa que foram e continua acontecendo, levei este fato para minha casa,mas vi que o tabo,e o preconceito foi imenso,e eu começei a trabalhar em mim a minha emoção,a caridade ou o conhecimento.lembrei-me de uma mensagem de paulo de tarso,que tudo ira passar mas a caridade jamais.hoje estou casa para ir,mas com a certeza de que hoje quero ser umbandista e quero sim usar o branco,mas começando primeiro intimamente,depois fora.o branco hoje juntamente com aqueles com quem converso intimamentee mais importante para mim.que assim seja.me ajude com um pouco mais de esclarecimento por favor.

  30. Olá carol, nossa!
    Fiquei muito satisfeita com o que li.
    Sabe Carol, moro em SP na Penha-Z.Leste, frequento uma umbanda desde 1992 e até agora só recebi um caboclo que nuca fala e estou desenvolvendo outras linhas também como ( gira de exú, baianos,marinheiro e as crianças),mas sempre vejo, escuto, so não consigo falar ” ei estou vendo tudo” sempre achei que estava mestificando e como tenho medo de isso acontecer pensei que eu estava no lugar errado.

    Minha mãe de santo faleceu no inicio deste ano, pensei em sair até pq tenho duvidas se estou no caminho certo, eramos amigas e confidente desde a nossa infancia assim, o tratamento era mais de amigas do que mãe e filha de santo, acredito que esta relação atrapalhou um pouco o meu desenvolvimento nas girias, após a sua passagem a mãe dela possou a comandar o centro.

    De um tempo pra cá( uns dois meses + ou-) comecei a ler sites , procurar s/ a umbanda senti muita vontade de entender a religião, e percebi que algo está mudando em meu coração ,estou entendendo um pouco e amando a umbanda mais ainda, na hora das girias tem algo diferente que não sei esplicar.

    Mas lendo seu texto entendi que para conhecer realmente os meus guias ,será com o tempo.
    Mas carol já não era tempo de pelomenos um guia meu ter dado nome e estar trabalhando ( consultas)? já fazem19 anos que frequento o mesmo lugar!.
    Agradeço este espaço e espero me encontra mais ainda…adorei.

    Desde já agradeço .
    Axe para voce!.

  31. Onde esta a verdade,incotestavel o sentimento de segurança em um bom caminho.Como não me questionar,Senhor estou aqui buscando o verdadeiro sentindo do amor nada mas quero do que trilhar um bom caminho,guia-me pelo certo pois acredito ainda não ter batido na porta certa.Estou fraca na minha fé cansada de buscar o que eu ainda não senti..Estou confusa mais com uma ponta de esperança ,tenho um amor ,um carinhoso amor pela umbanda,Gosto do cheiro das ervas,do som do atabaque,da vibração do cantio
    Um preto velho me chamou, disse que era esse o meu caminho me mostrou coisas nas quiais fugiam ao meu copriendimento.Depois de tanta elforia muitas menssagens muitas energias avisos previos.Fez se um silencio ,um absoluto silencio…………..

    Gostaria muito que alguem me indicasse uma casa de umbanda na Zona Oeste mas proximo do Butanta (obrigada Maíra).

  32. Kolofé minha mãe assim q devo lhe chamar, sou filha de oxum opara confirmada a uns 15 anos na nação de ketu, soube atraves de buzios na angola q eu sou filha de oxum iabuina, no gegê oxum dara , qoue a senhora m diz sobre isso.

  33. oi quero saber qual é o guia do meu pai
    ele tem um problema com a bebida, porem sempre que ele bebe ele fala que é “obrigado” pois ele não quer beber mas ele fala que fica uma voz que emburra ele para a bebida.
    alem disso quando ele bebe pinga ele vê gente e fica outra pessoa ele fica alegre demais ou nervoso demais isso depende a energia do ambiante em que ele esta.
    quando ele foi no centro ele se sentiu muito mal, ficou nervoso, começou a suar muito, ouviu vozes pedinto para ele deixar o guia entrar nele e quando ele foi receber (bom não sei direto o que) la na frente ele falou que cada fez que a mulher passa a mão no peito dele queimava igual fogo, nesse dia ele não bebeu nenhuma gota de álcool.
    então quero saber o que foi que aconteceu com ele lae se guia faz isso com as pessoas

  34. olá tenho 14 anos e estou me desenvolvendo agora .
    quando estou incorporado eu ouço e as vezes parece que eu estou fingindo ,mas eu sei que não to pq eu não tenho controle do meu corpo quando estou incorporado as veses me da sonolenscia ,ai meu olho as veses quer abrir ai eu abro e vejo tudo e depois eu fexo o olho de novo e não lembro de nadada que eu vi e quando meus orixa vão embora eu só me lembro do jeito que ele dançou isto é normal
    ?

    1. Ola wesley , ainda estou em desenvolvimento também e isso , é muito normal. Pois ja foi dito pra min que quando a gente esta imcorporado o nosso espirito entra em estado de “sonolecia” para que a entidade possa trabalhar, mais também ja ouvi muitas pessoas dizendo que estão acordadas vendo o que esta acontecendo e não tem controle sobre suas palavras e movimentos. Então pode ficar tranquilo que você não eta fingindo isso é completamente normal.

      Abraços e muita luz.

  35. ola eu sou filho de oxalá e segundo logun ode e eu nunca fui incorporado e eu queria saber se para ser incorporado eu preciso fazer alguma coisa antes algum tipo de ebo ou alguma coisa assim ou a incorporação vem naturalmente e na hora certa

  36. Ola, Saravá fraterno a todos,

    me chamo Moisés, tenho 23 anos
    em 2005 se agravou em mim, uma depressão profunda, com muitos efeitos físicos, conheci uma linha de espiritismo, que trabalha com preto velho e caboclo, o vale do amanhecer, desde criança sempre fui ligado a espiritismo, magia e tudo oque envolve o oculto, sempre tive fascinação,
    me iniciei no vale, e cheguei ao ultimo grau, trabalhei com preto velho, caboclo, como médium de incorporação,
    fui curado da depressão e me tornei uma pessoa melhor, passado o tempo, acabei de afastando do vale
    foi ai que conheci a Umbanda, me apaixonei, e reencontrei uma verdade que ja existia em mim, como se eu tivesse me reencontrado com uma família, que já conhecia com muita intimidade

    estou na minha 4° sessão, comecei no dia 22 de janeiro deste ano, frequento dois diferentes terreiros sérios, um deles tem mais de 87 anos, que trabalha apenas com a caridade, muito conceituado,
    no primeiro dia de visita a um terreiro, já entrei na gira me sentindo em casa, cantando, batendo palmas e dançando, o pai de santo puxou meu boiadeiro (não sabia que tinha), em casa recebi pela intuição o nome do caboclo que vou trabalhar na umbanda, e logo trabalhei, rodando muito, sem desequilibrar, com muita intimidade na gira,
    na segunda sessão, não dei passagem, mais senti muita vibração,
    na terceira, tbm não incorporei, trabalhei cambonando e o pai de santo, pediu pra eu providenciar uma calça branca, pois ja estava usando a camisa branca,
    na quarta (sexta feira passada), eu já estava com minha roupa branca, fiz um fio de conta da cor de Iansã e Oxossi, E estou trabalhando na gira, com caboclo e boiadeiro, e total intimidade com a umbanda como se eu ja fosse umbandista a anos, ja sei muitos pontos cantados, todos as saudações,

    isso é normal?
    toda essa precocidade?

    abraço do irmão em Cristo.

  37. gostaria de saber se existe um exu hamado zombador ????? e se é normal vc ver tudo incorporada ???? e como faz pra saber o ponto dessa entidades ,se sou conciente é normal isso ?????

  38. Olá gostaria de saber se uma entidade pode ser alguém de nossa linhagem , ou seja, um parente nosso que tenha falecido logo após o nosso nascimento;digo isto porque a cigana que me acompanha , dizem ser minha ,que faleceu comigo nos braços.Por favor, alguém com sabedoria poderia me esclarecer melhor esta dúvida?

  39. nao tenho nem palavras para agradecer estes esclarecimentos pois as vezes nao temos coragem de perguntar algumas coisas para nossos pais e maes de santo estes esclarecimentos fizeram parte da minha evoluçao muito obrigada.tenho muitas perguntas mais gostaria de saber se o que eles falam de coros que levamos dos nossos guias estamos de alguma forma apanhando para aprendermos como por exemplo o coro financeiro ou coro de perdas amorosas emocional porque eles fazem isso com agente sofremos e as vezes levamos coros sem saber o por que? carol fale sobre isso por favor? michelle iz.

  40. Oi, eu gostaria de algumas informações maiores sobre oxum iyá ominibu, essa é a qualidade do meu santo, e pouco sei sobre essa qualidade, se poder me informar, ou me dizer onde posso encontrar algum conteúdo a respeito, desde já agradeço.

  41. Oi Carol
    Queria dizer que estou muito feliz por ter encontrado esse site que e tudo de bom você esta de parabéns.
    Faz uns 6 anos que conheço o espiritismo por meio do Kardecista pois esses anos sempre fui de ir ao centro ouvir as palestras.
    Bom, o que eu quero deixar aqui e que esse tempo todo no kardecista eu não sabia que eu era médium, pois só soube quando fui ver uma gira de caboclo pela primeira vez na umbanda quando recebi uma entidade, depois no passe o seu Pena Branca disse que eu estava pronto pra procurar uma aldeia pra fazer caridade.Foi o que fiz procurei um terreiro de umbanda onde hoje faz 2 meses que estou. Sábado passado foi minha primeira gira de preto velho dei passagem pro meu Preto Velho e foi uma bença de Deus. Estou muito feliz!!!

    Salve a Umbanda !!!

  42. carol boa tarde, porque não responde nossas perguntas mais? o que aconteceu? abandonou seu site? não faça isso pois prescisamos muito de seus esclarecimentos…. que Deus pague suas caridades por nós…. aflitos médiuns…

  43. olá, tenho muitas duvidas sobre o candomble mas vai uma pergunta que acho uma das mais q me perturba, a casa q frequentava era umbanda depois de uns 15 anos da mesma a dona do orí da minha mãe de santo pediu p/ ser iniciada no ketu,não sabíamos nada sobre ketu,ela pediu q minha mãe de santo fosse em tal lugar q ela iria encontrar a pss certa p/ inicia-la “fato” depois de todo acontecido,muitos pais de santo achou q esse pai que iniciou ela já iria dar o deka pois ela já era mãe de santo a muito tempo só q não no ketu, Depois veio a vez dos filhos serem feitos,não sei se foi sabedoria dele ou se era o certo,ele chamou alguns filhos como eu p/ serem iniciados na casa dele e ele disse que iríamos ser filhos da minha mãe de qualquer jeito que só iríamos sermos feitos lá na casa dele pq a rosa da minha mãe de santo não estava preparada ainda, e que ela precisava de filhos feitos como ela p/ ajudar nos afazeres dai fomos,depois disso tudo esse pai de santo disse q nós éramos filhos dele e pronto “ponto” pergunto: o que ele fez de não dar o deka estava certo e mesmo que ele iniciou eu e meus irmãos somos filhos dele ou da minha mãe pq nossos santos botaram pé e não abrem mão de serem da casa e filhos de minha mãe de santo ela é de oxum minha mãe linda que também é dona do meu orí,fiquei afastada um tempo pq ela acreditou nele e ele passou ela p/ traz e ela chou q nós sabíamos que iríamos sermos filhos dele mas nós acreditamos no q ele disse q seriamos iniciados p/ ajudar a casa dela me ajudem por favor essa duvida é enorme já vou fazer 8 anos de iniciada e ainda ñ dei a obrigação de sete justamente por isso obrigado desde já e muito axé

  44. Adoro este cantinho especial, estamos perdidos e aqui aos poucos nos encontramos e isto é maravilhoso. Eu como muitos tbm tenho muitas duvidas estou desenvolvendo uma cigana linda, Cigana Celoi, mas já procurei em todos os lugares e ñ encontro nada sobre ela, sua história, suas cores, apenas para conhece-la um pouco mais, pois sei q aos poucos ela vai me mostrar, mas se alguém souber alguma coisa sobre ela por favor me diga. Desde já agradeço. Bjosss

  45. Bom dia!
    Queria uma grande ajuda e este canal foi o que me senti mais seguro.
    Sou de uma familia muito ligada ao espiritismo, cresci dentro do centro onde meu avô era o cavalo do caboclo pena branca.
    Eu sempre fugi muito do compromisso com qualquer centro pelo receio de não ser bom o suficiente para tal compromisso, com isso sempre ouvi que se eu não fui pelo amor, eu iria pela dor.
    E é pela dor que eu estou percebendo que realmente preciso trabalhar esse meu lado espiritual.
    Como posso pedir algum esclarecimento sozinho, comigo mesmo?
    Hoje mal posso sair da cama devido a um acidente e acabei de receber um “toque” para ler sobre a minha espiritualidade.
    De certo que assim que eu melhorar, irei frequentar o templo da minha familia para esclarecer tudo isso que “soprou” no meu ouvido mas só poderei de fato ir daqui a 6 meses, quando estiver recuperado porém nesse momento comecei a sentir algo diferente a minha volta e queria saber se posso aceitar isso aqui sozinho, se além de ler, posso “conversar” com o que sinto ou algo do tipo.

    Desculpe o texto grande e parabéns pela forma de comunicação a fim de ajudar!

    Se puder me aconselhar ficarei grato, de coração.

    Um forte abraço!

  46. Como posso saber se meu pai de cabeça esta coreto vou contar minha historia e gostaria de respostas minha cebeça foi dada a Bará Ajelu.

    Bom tudo teve inicio quando com nove messes de nascido tive uma grande crize de epilepicia e e naquela epoca o hospital de minha idade n tinha recursos para atender ao meu problema e me levaram de bote ate a cidade visinha so que no meio do trajeto o medico olhou para enfermeira e fez sinal que eu n sobreveveria e então minha mãe que estava comigo no colo colocando compresa em minha testa pois estava com mais de 43 de febre umideceu o pano da compreça no mar e pediu a iemanja que me devolvesse a vida e que se eu voltasse entrariamos nos 3 dentro de casa eu minha mãe e a imagem de iemanja na segunda compresa eu mexi com meu pe e quando chegamos ao outro lado n tinha mais nada nem crize nem febre quando voltamos minha mãe passou em uma casa de santo e compou a imagem de iemanja e tenho ela a 19 anos em nossa casa so que todos os pais de santo dão para ajelu so que sinto que n pode ser pois iemanja me deu a vida ela me trouse novamente pra terra e todos que n me conhecem em outros locais que vou me disem que sou filho de iemanja e n de bara presizo de ajuda alguem saberia me diser quem realmente e meu orixa de cabeça sou de 03.06.94 obrigado a todos.

  47. Boa tarde,,
    Quando pequena frequentava muito o terreiro. Fui batizada no centro por seu Sete e dona Sete foi uma festa muito bonita!Sempre gostava muito quando era criança.Porém depois que minha mãe faleceu não frequentei mais. Gostaria de saber mais sobre os meus padrinhos( não entendo nada da umbanda) as únicas coisas que sabia era o que minha mãe falava porém até hoje acredito na força deles. .

  48. Olá Boa Noite

    Gosto muito da religião Umbanda, sou sensitiva, mais não posso frequentar com frequência um terreiro, mais gostaria muito de evoluir, chamar minhas entidades e trabalhar com elas, alguem saberia me dizer como faço isso com segurança, sem que eu chame nada além das minhas entidades . Desde já muito obrigada.

  49. Caros irmãos,
    Com a permissão dos adiministradores deste site, gostaria de compartilhar com todos aqueles que por aqui passam a conhecer o Canal no you tube do irmão Jefferson Viscard, onde tem muitos ensinamentos nas mensagens do diálogo com os espíritos.
    Divulguem para todos aqueles que querem entender de uma maneira simples um pouco de nossa querida Umbanda.
    ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
    É responsabilidade de cada um que ouve os videos o trabalho árduo de filtrar para uso pessoal, apenas aquilo que possa ser útil para sua reforma íntima e o crescimento espiritual.
    endereço: http://www.youtube.com/user/jeffersonviscardi?feature=watch


  50. Para todos os que sentem necessidade de aprender sobre nossa umbanda e mediunidade.
    ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
    É responsabilidade de cada um que ouve os videos o trabalho árduo de filtrar para uso pessoal, apenas aquilo que possa ser útil para sua reforma íntima e o crescimento espiritual.

  51. Estou a procura de uma imagem do preto velho Vovô Pedro, mesmo que seja uma imagem pela internet, porém já procurei muito, e nada achei!
    Vocês teriam essa imagem e poderiam mandar para mim?

    Grato pela atenção

  52. Gostei muito do site,gostaria de saber como entrar em contando com minha cigana,ja se manifestou uma vez,e não tenho mais notícia dela me deu o nome e me pediu para comprar algumas coisas.Aguardo uma resposta .beijus Rosangela

  53. Não vou perguntar mas sim me falem do carajai quem souber mande por e-mail por favor e se alguem tem uma foto dele pois gostaria de conhecer-lo sou aprendiz bem recente não sei nada ainda obrigado !!!!!

  54. Olá boa noite ! Bom me chamo Jana, e tenho uma divida a que carrego comigo , sou umbandista, ja perguntei o meu pai de santo se sou rodante ou equede, ele diz que sou rodante, porem ñ sinto nada, nem u arrepio, gosto, amo de paixão a umbanda e particularmente meu centro, porem ñ sinto as inatidades, nem uma nem exus e nem orixás, porem ele que que eu entre dia 19/4/2014 vai cair logo no sábado aleluia ! To muito feliz, mas me sinto vazia por ñ sentir minhas inatidades !? Sera que sou equede ?

  55. Oi eu sou medio conciente e esta tudo muito rapido na minha vida dentro da umbanda, des da primeira vez que eu recebir o meu primeiro caboclo ”tupinanba” mas ele e ,uito forte então não firmou direito mas tanbem so tinha uma semana de terreiro. bem depois se pasaram alguns meses, e eu fu me afundando mais so que eu tive que mudar de terreiro pois mudei de cidade.dai endiante tudo tem acontecido muito rapido , e eu as vezes fico me perguntando se realmente estou encorporado eo medo de eu esta fazendo algo erado me faz prender muias vezes a minha cabessa mas eles acabão vindo asim mesmo mas o fato de eu ser conciente me deixa com medo sabe!. uma vez asim que eu chegei no terreironovo eu imcorporei o ”cobracoral” eo ”boiadeiro” pela primeira vez mas eu me lembro queo boiadeiro do pai pequeno pedio para meu boiadeiro puxar um ponto mas ai nesse momento eu sentir uma sençasão ruim sabe meu boiadeiro puxou um ponto e subio depis o boiadeiro do pai pequeno comessou a me fazer algumas perguntas mas a quela sençasão eu ja não sentiar mais, eu so entia alegria mais ai depios eu fui embora mas eu fiquei sentindo como se eu tivese feito algo de erado. faltei a umas giras depois fui preucurar a mãe da kaza ela eo os outros filhos dicerão que nao eu não tinha feito nada de erado que eu estava serto na corenti e que o meu boiadeiro se sentiu o fendido pelo pai pequeno ter duvidado dele e que o pai pequno so fez akilo por eu ser bisexual . mas enfim eu queria saber como eu fasso para eu não me sentir asim !

  56. Por favor gostaria de saber de uma preta ou de um ponto que fale sobre uma preta que trabalha fazendo rosário e outras formas com palha da Costa.gostaria má s de saber que preta velha trabalha com esse material ….palha da costa.

  57. Ola, boa tarde!
    Frequento a umbanda ha mais ou menos 1 ano e meio, mas exatamente ha 1 ano que vou rigorosamente toda semana, Gostaria de saber como sei se sou medium de incorporação, pois as vezes sinto vibrações, coração acelerado, mas nunca incorporei?

  58. #POR FAVOR, ALGUÉM PODE ME AJUDA, QUERO TIRAR MEU CADASTRO DESSE SITE, JÁ TENTEI DE TODAS AS FORMAS, INCLUSIVE, ENTRAR EM CONTATO COM A GERENCIADORA DO SITE….!!! CASO NÃO RECEBA ALGUM TIPO DE RESPOSTA DESSA VEZ, IREI FAZER UMA DENUNCIA FORMAL A DELEGACIA DE CRIMES VIRTUAIS, POIS ESTOU SENDO VÍTIMA DE TELEFONEMAS INDESEJÁVEIS, TROTES, E SOFRENDO ATÉ AMEAÇAS. PORTANTO, ESSA SERÁ MINHA ÚLTIMA TENTATIVA DE CONTATO COM VCS….!!! SEGUE ABAIXO INFORMAÇÕES SOBRE O MEU CADASTRO…

    1. Peço desculpas por esse incômodo, estamos inativos nesse blog há algum tempo, e não tinha visto sua solicitação anteriormente. Perdão!
      Estarei desativando essa página de cadastro de terreiros do Blog, para evitar situações como essa no futuro.
      Agradeço sua compreensão e espero que não haja nenhum outro constrangimento com relação a isso.

      Paz e muito Axé!

  59. oi boa noite tudo bem meu avo e de umbanda mais eu nunca baixei cabloco não nunca tive nada mais ontem tava ouvido musica e hj tambem tava ouvido
    musica do preto velho e fiquei zonzo porque

  60. olá por favor estou com uma duvida já fui duas vezes em centro recebi passe mas como mudei de cidade fui em outro para conhecer na hora do passe colocaram uma guia em mime me cobriram com um manto branco fiquei muito tremula na hora que acabou todos estavam me olhando é normal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

%d blogueiros gostam disto: