Iyalorixá Tina de Souza

Tina de Souza – ipsi.brasil@gmail.com

www.tinadesouza.com

Tina de Souza, psicóloga clínica, Iyalorixá do Templo Guaracy do Brasil, professora convidada da Universidade de São Paulo, conferencista em vários paises como Brasil, EUA, Canadá e Europa, criadora da teoria Inconsciente Primário – Sistema Integrado (IPSI) e fundadora do Instituto Internacional IPSI, em Genebra-Suiça, desenvolve vários cursos sobre Psicologia e Espiritualidade de uma maneira extraordinariamente profunda e esclarecedora. Atualmente escreve um livro sobre as dezesseis diferentes depressões relacionadas aos dezesseis Orixás quando em desequilíbrio.

Graciosamente aceitou contribuir com textos sobre alguns temas que acredito seja de interesse de todos, como por exemplo a influência e os sintomas dos Orixás quando em desequilíbrio em nossas vidas.

Obedecendo a sequência do Xire Guaracyano, o primeiro tema a ser discutido nesse espaço é sobre os quatro Orixás do Elemento Fogo: Elegbara, Ogum, Oxumarê e Xango.

“O Elemento Fogo está relacionado com a libido e impulso (Elegbara), movimento contínuo (Ogum), composição e direção (Oxumarê), realização ou cristalização (Xango).
Elegbara é a primeira qualidade ou Elemental do Elemento Fogo. É o propulsor do impulso primário que atua sobre os planos psíquico, físico, energético, vibratório e espiritual. Existem duas consciências que compoem esse Elemental: a consciência masculina que corresponde os Exús e a consciência feminina que corresponde as Bombogiras.
Quando há o desequilibrado em Elegbara, o indivíduo apresenta alguns sintomas psicológico, como por exemplo o silêncio e a apatia. O silêncio se torna a sua “fala” e a apatia o seu “descanso”. O excesso de pensamentos causa conflitos internos angustiantes causando muitas vezes ambivalência de comportamento.
No aspecto psicológico é importante ouvir o seu silêncio para tirá-lo da alienação, acolher seus pensamentos causadores de conflitos ajudará a diminuir a angustia, fascilitando uma nova consciência no que diz respeito à prioridades.
Espiritualmente o re-equilíbrio de Elegbara poderá ser dado através de rituais específicos, dependendo o Elemento que causou o desequilíbrio. Exemplo: Se for excesso de “fogo” é importante que nas oferendas ou rituais tenham componentes correspondentes aos Elementos Terra e Água como antagonistas. Existem situações que é necessário usar o excesso do excesso do fogo como aliado para o re-equilíbrio.
As vezes as pessoas confundem quando dizem que estão sentindo falta do Elemento Fogo em suas vidas porque não se sentem entusiasmadas, por exemplo. No entanto pode ser a falta do Elemento Ar. É atraves desse Elemento que o fogo será ativado. Por isso é importante saber quando utilizar o Elemento Ar para re-equilibrar o fogo, porque muitas vezes acaba desequilibrando ainda mais”. Tina de Souza


Maiores informações: ipsi.brasil@gmail.coml
ou visitem: www.tinadesouza.com

Outras matérias da Iyalorixá Tina de Souza:

Magia Cigana – Click
Rituais Espirituais – Click

BlogBlogs.Com.Br

Anúncios

44 opiniões sobre “Iyalorixá Tina de Souza”

  1. Kalofé,
    Muito profunda a explicação, Agradeço! Mudou a forma de entender um pouco da importância da oferenda.
    Prezada Carol, mais uma vez você a frente do canto do aprendiz se faz valer da sua digna e iluminada missão perante o Criador. Peço a nossos mentores que te abençoem cada vez mais.
    Parabéns pela iniciativa e determinação. Forte abraço. Luz e Paz.

    Jorge/RJ

  2. Gostaria muito de saber da possibilidade de se eliminar do candomblé o sacrifício de animais, já que a religião preza tanto a natureza então porque o sacrifício?

    1. Aglailson, o sacrificio ou imolação é existente desde à época das Sagradas escrituras; ocorre que após a vinda do Messias no Cristianismo, a imolação teria que ser abolida, uma vez que veio ao mundo o “Cordeiro do Homem”. Então Aglailson, a religião dos Orixás e a Africa milenar com seu santos e a Benção de Olorum, não pode existir sem a imolação, se vc refletir bem, os animais que são utilizados na imolação, são bichos de 02 ou 04 pés e tudo é utilizado, desde as penas e couro, como também a carne que alimenta a todo o povo do santo estando impregnado o “Ajeum” com o Axé do Orixá. A imolação é algo muito sagrado, onde é dada uma erva ao animal e após o “Oro” ou reza, o animal é sacrificado sem o sofrimento continuado, senão a oferenda não é aceita pelo Orixá. Vendo por um outro angulo Aglailson, se vc for até os matadouros do interior ou outros Estados verá que o abate é muito mais doloroso, mesmo que o povo precisa se alimentar com o Acem, maminha e outras partes saborosas dos animais, não sabe o quanto é doloroso para os suínos, caprinos e bovinos o longo caminho do abate. ESpero um dia podermos falar mais, pois o espaço é muito pequeno e essa explicação é muito estensa. Abraços. Damião.

      1. Damião, Bem colocado,
        é preciso que os adeptos,praticantes e ainda mais os iniciados conheçam e entendam o significado dos rituais em suas crenças e as energias que eles movimentam. A imolação tem sua importância e deve ser respeitada feita de maneira assertiva, e não deve ser feita por aqueles que não possuem conhecimento suficiente, como explicado no site do Templo Guaracy, existem outras formas para atingir o resultado desejado, de uma forma ou de outra, é necessario estudo aplicado e responsavel.
        Axé

  3. olá Carol e Tina de Souza!vcs tem matérias interessantes no seu site,e eu,gostaria de saber se existe algum curso espírita relacionado a teologia ou história que eu possa fazer on line?agradeço a atenção,obrigado.

    1. Olá Angela,
      Estamos nos programando para as pessoas que se encontram em outras cidades longe de São Paulo, cursos de forma online. Onde sera implantado matrícula e o pagamento online (boleto, cartão). Avisaremos com antecedência a todos interessados.
      Obrigada pelo interesse.
      Tina de Souza

  4. Hola, me gusto mucho su sitio y estoy interezada en saber todo sobre jurema do rio, espero me puedan dar informacion de su historia , ponto etc.. desde ya muchas gracias y muy bello este lugarcito. cariños.

  5. mãe Tina,gostaria de saber se Pai Jacinto e Pai José tem a mesma imagem.Pois tenho uma imagem antiga do Pai Jacinto e elas são muito parecidas. Desde já agradeço a atenção.

  6. quero receber uma lista com todos os centros cadastrado no nosso saite pois minha mae de santo viaja o brasil inteiro e sempre que estiver em viagem ela quer conhecer os irmaos da nossa missao ppois somos todos irmaos ,inclusive se estiver alguns centros ou terreiro , ceara em mato grosso mepasse o endereço axé a todos os irmaos

  7. motumbá. parabens mãe tina,adorei.vc tem muito fundamento e muita seriedade.mãe tina fui raspada catulada e pintada de oxum apará na nação angola em 1977, tenho 33 anos de santo ,obrigação de 7 anos.meu zelador kufou tirei mão de vume mas não fiquei na casa.por favor me ajude quero saber se assentamento de oxum apará é feito oxum e yansã na mesma louça ou separada, na feitura foi separada na obrigação de7 anos foi 1 louça pras 2 yabás estou sem saber o certo por favor me ajude .muito obrigada. sou do rj estou muito perdida espiritualmente já fui a varios jogos de buzios e ninguem ve nem qual meu orixá grata marcia.aqui não da pra confiar desculpa meu desabafo.parabens!!!

  8. Ola!
    Muito obrigado por compartilhar o seu conhecimento. Gostaria de saber o ponto riscado du Cabocla Jandira. Obrigado pela sua atenção.

  9. santa ines maranao.15.09.2010-querida tina gostari de lhe pedir um favor de me esclareçer uma coisa sobre a minha saude no di 17 de outubro de 2003 eu cair em praça publica fiquei a ponto de morrer de la pra car nunca mais tive saude vivo dependendo de remedios comntrolados a 7 anos sofro de uma coisam desconheçida que ate entao eu tenho resposta nem medica nem espitual. e ai como uma yalorixa me de este presente como uma resposta so assim talves eu encontro meios de me curar vc sera talves o portal desse misterio sou do dia 02.02.1970 e lhe agradeço muito por me ajudar soluçionar esse caso envie aresposta promeu msn.ivanaldo2010@rotmail.com ficarei muito feliz conto com vc e os seus orixas ate a proxima

  10. Iyalorixá Tina de Souza:
    Espero que a senhora possa me ajudar, gostaria de saber alguma coisa sobre o rei cogo, cigana dos 7 maares, caboclo rei, tento buscar informações sobre essas entidades e não tenho encontrado, seria possivel a senhora enviar para o meu e-mail alguma coisa deles? o e-mail é : t_quer.m@hotmail.com
    axé
    Carlos

  11. Olá, irmã Tina… sou apenas um simples homem que busca conhecimento sobre o espiritismo, tenho estudado há alguns anos e tentado praticar em um centro muito especial. Me esforço para entender a mediunidade em suas várias manifestações, sempre tomando por bússola os ensinamentos cristãos. Gostaria de poder conversar sobre a Umbanda com vc se possivel, é claro. Não quero incomodá-la com coisas pequenas. Um abraço e prosperidade e êxito nas suas tarefas e no seu aprendizado.

  12. oi tudo bem depois te conversar com adriana falei com meu pai de santo e ele mim disse que sou de oxum iponda mas quero que vcs mim ajude a entender porque com 3 messes de feita oxum nao veio sera que falta muita coisas ou eu tenho que esperar o dia que ela quizer vir mim ajudem a esclarecer certa coisa obrigado desde ja´ axe´ dofonitinha de oxum

  13. Aglailson, o sacrificio ou imolação é existente desde à época das Sagradas escrituras; ocorre que após a vinda do Messias no Cristianismo, a imolação teria que ser abolida, uma vez que veio ao mundo o “Cordeiro do Homem”. Então Aglailson, a religião dos Orixás e a Africa milenar com seu santos e a Benção de Olorum, não pode existir sem a imolação, se vc refletir bem, os animais que são utilizados na imolação, são bichos de 02 ou 04 pés e tudo é utilizado, desde as penas e couro, como também a carne que alimenta a todo o povo do santo estando impregnado o “Ajeum” com o Axé do Orixá. A imolação é algo muito sagrado, onde é dada uma erva ao animal e após o “Oro” ou reza, o animal é sacrificado sem o sofrimento continuado, senão a oferenda não é aceita pelo Orixá. Vendo por um outro angulo Aglailson, se vc for até os matadouros do interior ou outros Estados verá que o abate é muito mais doloroso, mesmo que o povo precisa se alimentar com o Acem, maminha e outras partes saborosas dos animais, não sabe o quanto é doloroso para os suínos, caprinos e bovinos o longo caminho do abate. ESpero um dia podermos falar mais, pois o espaço é muito pequeno e essa explicação é muito estensa. Abraços. Damião.
    +1

  14. ola, tudo bem mãe tina.
    Não sou iniciado, nem frequento terreiros porém me sinto bastante atraido
    pela umbanda, apesar de ter uma educação católica muito forte.
    Já fui em terreiro e inclusive fiz alguns trabalhos lá.
    gostaria se saber se eu posso apenas me iniciar na umbanda, porque não sei se irei ter uma assiduidade nos cultos. Gostaria de saber tambem se terei a necessidade de desenvolver porque o mesmo pa deste terreiro que eu frequentava queria que eu desenvolvesse, porem eu não queria na época (até hoje não tenho certeza disso) e ele me disse que um dia eu iria desenvolver. não sei se sou medium porque ate então nao tive nenhuma experiencia com incorporação ou algo similar, queria ajuda para saber o que fazer.e caso eu nao queira desenvolver posso ser cobrado por isso?
    ficaria muito grato se fosse possível me ajudar.

  15. Aglailson, o sacrificio ou imolação é existente desde à época das Sagradas escrituras; ocorre que após a vinda do Messias no Cristianismo, a imolação teria que ser abolida, uma vez que veio ao mundo o “Cordeiro do Homem”. Então Aglailson, a religião dos Orixás e a Africa milenar com seu santos e a Benção de Olorum, não pode existir sem a imolação, se vc refletir bem, os animais que são utilizados na imolação, são bichos de 02 ou 04 pés e tudo é utilizado, desde as penas e couro, como também a carne que alimenta a todo o povo do santo estando impregnado o “Ajeum” com o Axé do Orixá. A imolação é algo muito sagrado, onde é dada uma erva ao animal e após o “Oro” ou reza, o animal é sacrificado sem o sofrimento continuado, senão a oferenda não é aceita pelo Orixá. Vendo por um outro angulo Aglailson, se vc for até os matadouros do interior ou outros Estados verá que o abate é muito mais doloroso, mesmo que o povo precisa se alimentar com o Acem, maminha e outras partes saborosas dos animais, não sabe o quanto é doloroso para os suínos, caprinos e bovinos o longo caminho do abate. ESpero um dia podermos falar mais, pois o espaço é muito pequeno e essa explicação é muito estensa. Abraços. Damião.
    +1
    +1

  16. kolofé minha mãe assim q devo lhe chamar,estou gostando muito de ler oque a senhora nós ensina estou curtindo muuito.Se fosse possivel gostaria q senhora m respondese sobre oxum ibauina se a senhora ja ouviu falar estou muito confusa.obrigado

  17. Olá , Iyalorixá Tina
    gostaria de saber como posso ajudar um irmão que sofre de depressão e descompensação de si mesmo (não se cuida não aceita remédios e etc..).
    Sendo que ele não se resolve diante de várias religiões ,e é uma pessoa muito inteligente mais não desfruta disso .
    Obrigada

  18. Que Zambi ilumine sempre essa Yalorixá para que ela possa sempre vencer suas demandas e continuar ensinando-nos com suas postagens maravilhosas.

    muito axé,
    Fátima

  19. Ola Iyalorixá Tina! há alguns anos comecei um desinvolvimento num centro porem fiquei pouquissimo tempo,agora quero voltar e procurei um outro centro,e conversando com um preto velho ele me disse que eu tenho quimbanda nas duas mãos,e que o homem do cemiterio me protege muito,porem não me explicou o que isso quer dizer,será que você me explicariaria o que significa ter quimbanda nas 2 mãos e quem é o homem do cemiterio?.Obrigada!Vera lucia

  20. boa tarde iyalorixá tina; por favor com sinceridade me responda, temos nossas entidades, tratamos dela etc… mas porque existem entidades que ajudam resolvem mesmo nossos problemas sao mais atuantes e outras não como por exemplo tenho as minhas estou em eveluçao conheci varias entidades dos outros e percebi que algumas falam e fazem mesmo, são mais atenuantes mesmo outras ficam só no bla bla bla existe esta DIFERENÇA? PORQUE UMAS FAZEM E OUTRAS SO FALAM ? TEM DIFERENÇA DE ENTIDADES ATIVAS E OUTRAS COM MENOS FORÇA OU NAO PODEM POIS A MEDIUNIDADE DA PESSOA É DIFENTE? TEM GRAU DE MEDIUNIDADE? e não venha me dizer que todas são iguais pq não são .tem umas fortes que outras sim. mesmo que a sra não queria falar a sra sabe que sim. me esclareça isso por favor? obrigada michele

  21. Boa noite eu sou robson e saldo suas forças iyalorixá e pesso que oxalá a abençoe e que cada dia mais almente suaforça e evolução espiritual pois são poucos que tem atitudes como a sua sou da umbanda e agradeço a todos meus irmãos de fé que participam mandando os pontos de suas casas para que em lovaçao aos orixas seja formada uma corrente infinita para que nos e nossos orixas ganhe sua luz limpida e pura

  22. nossa tina ainda linda vc foi aprimeira patroa da minha filha e que foi o primeiro empregou dela quando vc tinha uma lojinha na barão da rio branco em santo amaro mais qua saudade te achei beijão sonia guedes

    1. mãe tina gostaria de saber se vc ainda esta no templo guaracy de itapecerica posso fazer uma visita lá e quais dia de toque tenho 17 anos de santo. mais meu primeiro terreiro aqui em são paulo foi do pai buby tenho muita saudade de vcs nunca esquece de vcs. bjs que minha mamãe oxum lhe der muito axé

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O auto-conhecimento é o primeiro degrau de nossa ascensão espiritual.

%d blogueiros gostam disto: