Ogum

 
ORIXÁ da guerra, das batalhas, dos metais, da agricultura, dos caminhos e da tecnologia.
 
 
Ogum é o Orixá deus da guerra. Seu nome traduzido para o português significa luta, briga, batalha. É a divindade da metalúrgica, do ferro, aço e ouros metais fortes. Ogum está ligado a todos os Orixás. Vem sempre à frente dos demais Orixás. É o dono da abertura dos caminhos dos seus filhos e adeptos.

Ogum é visto como o lutador e conquistador, sempre ao lado de Exu , Orixás solicitados para abertura de caminhos dos seres humanos. Orixá da defesa, pode até evitar briga, mas gosta de lutar e quando isso acontece é imbatível. No Candomblé é o grande general, marechal de todas a lutas, pai rígido, severo, mas também compreensível. Ogum também é a viagem, a estrada longa, os veículos, a estrada de ferro.

Ogum é filho de Iemanjá e irmão mais velho de Exu e Oxossi. Ogum era um bom filho, bom irmão, bom caçador, atencioso e trabalhador. Por ter o seu irmão Exu
que sempre vivia pelo mundo e seu irmão Oxossi mais descansado, Ogum cuidava da sua casa e família. Ogum tinha um grande desejo que era de ganhar o mundo, como fazia o seu irmão Exu.

Ogum veste saiote e atacã com as cores azul escuro, capacete confeccionado em latão ou pano bordado com plumas nas cores azulão e branco, no pescoço colares de conta-azul e na mão uma espada.
Ogun (nagôs), Gu (jejes), Sumbo e Rocha Mukumbe (angolas), Nkôce Mukumbe(congos).

Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um “caboclo” de Ogum, avesso às condutas liberais dos freqüentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores. Dizemos que Ogum é, em si mesmo, os atentos olhos da Lei, sempre vigilante, marcial e pronto para agir onde lhe for ordenado.

Características: O arquétipo de Ogum é o das pessoas violentas, briguentas e impulsivas, incapazes de perdoarem as ofensas de que foram vítimas. Das pessoas que perseguem energicamente seus objetivos e não se desencorajam facilmente. Daquelas que nos momentos difíceis triunfam onde qualquer outro teria abandonado o combate e perdido toda a esperança. Das que possuem humor mutável, passando de furiosos acessos de raiva ao mais tranquilo dos comportamentos. Finalmente, é o arquétipo das pessoas impetuosas e arrogantes, daquelas que se arriscam a melindrar os outros por uma certa falta de discrição quando lhes prestam serviços, mas que, devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.

 Sincretismo: São Jorge

 Cor: No candombé, azul anil; na umbanda, vermelho e branco

 Dia da semana: Terça ou Quinta-feira.

 Dominío: a reta dos caminhos, as lutas, o trabalho.

 Símbolos: Enxada, facão, ferramentas, martelo, pá, picareta, serrote. 

 Saudação: Ogun-iê 

Na umbanda a linha de Ogun é desdobrada nas legiões de Ogun Beira-Mar, Ogun Iara, Ogun Megê, Ogun Naruê, Ogun Malei e Ogun Nagô.

 

Pontos Cantados de Ogum – Click

 

AS 7 FALANGES DE OGUM

Ogum Beira-Mar (oferenda à beira-mar)
Ogum Rompe-Mato (oferenda na entrada da mata)
Ogum Megê (oferenda no lado direito do cemitério)
Ogum Naruê (oferenda no lado esquerdo do cemitério)
Ogum Matinata (oferenda no sopé de morro)
Ogum Yara (oferenda na margem de rio)
Ogum Delê (oferenda na água do mar)

  • Ogum Beira Mar

Conhecido também por Ogum do Mar ou Ogum das Ondas. Na areia molhada é considerado Beira-Mar e nas ondas é conhecido como Sete Ondas. Ele faz ronda da beira da praia até o alto mar. Aceita obrigações na areia molhada, que consistem de vela branca, vela vermelha, cravos brancos e vermelhos, cerveja branca, charutos.
Ogum Rompe Mato
Sua falange trabalha cruzada com Oxossi, rondando, participando da energia das matas, nas pedreiras encontramos Ogum das Pedreiras, neste caso trabalha com Xangô, vibrando nas cores branca e vermelha ou verde e vermelha conforme a sintonia com o orixá. Nesse caso, entendemos ser caso de guia cruzado, ou seja, trabalha em duas linhas simultaneamente. O material utilizado em oferendas é o mesmo as matas, portanto, sua cor vibratória às vezes também é verde. para Ogum Beira Mar, com exceção a cor das velas utilizadas conforme a vibração da entidade.

  • Ogum Megê

Lida diretamente com a Linha das Almas, ou seja, seu campo vibratório está na calunga pequena, ou seja, nos cemitérios, mais precisamente na calçada do cemitério. As oferendas deverão ser entregues em seu campo vibratório, consistindo de cerveja branca, charutos acesos, cravos brancos, espada de Ogum, tudo assentado em pano branco com bordas vermelhas, acompanhadas por velas de cores vermelha e branca.
Ogum Naruê
Esta falange de Ogum trabalha desmanchando a magia negra opera dentro das linhas das Almas, exercendo especial domínio sobre as almas quimbandeiras. Possue conhecimentos seculares, acumulados por Magos, Feiticeiros, Xamãs, Exorcistas, Pajés, Sacerdotes das mais variadas partes do Mundo, portanto seria considerado todo o conhecimento adquirido nesta e em outras Galáxias, precisando, portanto da sabedoria e justiça relacionam-se ora na vibração de Xangô ora na vibração de Ogum Megê. Recebe então suas oferendas tanto nas matas, junto das pedreiras, como nas calçadas que rodeiam a calunga pequena. Suas obrigações são acompanhadas por uma pedra-ímã, ou de materiais condizentes com a necessidade eminente e em conformidade com a magia a ser combatida.

  • Ogum Matinata

Defende os campos onde se assentam as obrigações para Oxalá, principalmente nas colinas floridas. É uma falange muito difícil de incorporar, poucos médiuns conseguem tê-lo como guia. Apesar de receber suas obrigações nas colinas, como para Oxalá, seu domínio é o Espaço Sideral ou Caminhos que a Terra percorre, bem como de todos os planetas, asteróides, cometas, etc. Quando se viaja de avião, ou apelamos para o bom vôo das aves que migram, apelamos pela proteção desta vibração. Suas obrigações consistem de cerveja branca, vela branca, cravo branco, entregues em campos ou colinas floridas. Apesar de rondar os campos de Oxalá, não é a linha que vibra diretamente com este.

  • Ogum Yara

É a falange que ronda os rios, lagos e cachoeiras. É o grande colaborador dos trabalhos de Oxum. Pede-se o seu auxílio e proteção em todas as oferendas aos guias destes campos vibratórios. Tal como na lenda do Rei Artur que recebeu sua espada da fada do lago, Ogum Yara se identifica com as mulheres guerreiras da História Real como Santa Joana D’Arc, responsável pela unificação da França, defensora dos oprimidos pelo poder dos dirigentes políticos, ou seja, pela justiça social. Colabora com Oxum em todos os trabalhos dirigidos à fertilidade, prosperidade, beleza essencial da alma que reflete na matéria, etc. Suas oferendas consistem dos mesmos materiais de Ogum Beira Mar, acompanhados de flores conforme a necessidade e direção do trabalho.

  • Ogum Delê

Esta falange carrega a vibração pura de Ogum. Efetua sua ronda sobre o mundo. É a própria lei que rege os reajustes cármicos. Aquele que nos liberta das batalhas enfrentadas em diversas encarnações, contra diversos inimigos, ou contra nossos princípios negativos que interferem em nossa evolução espiritual. Vibra nas cores vermelha e branca e suas obrigações são oferecidas em qualquer lugar do mundo, desde que seja no tempo. O material normalmente usado é o mesmo que para Ogum Matinata, porém acrescido de uma vela oferecida para o orixá Tempo.

 

Anúncios

34 opiniões sobre “Ogum”

  1. Oi Ana Paula,
    Infelizmente nao tenho nada nos meus arquivos sobre Ogum meia lua…mas…

    Sabe qual é o problema de ir atrás de estudar ponto riscado?

    São 3:

    1. Símbolos diferentes significam a mesma coisa dependendo da obra a ser consultada; vai daí que se o cara lê que cruz é, sei lá, evolução espiritual, e a entidade risca o símbolo do infinito, o cara vai ter certeza que é marmotagem ou que a entidade, se for dele, é kiumba, ou que ele tá passando na frente, sem necessariamente ser nada disso.

    2. O cara fica decorando o que é cada símbolo, a chance dele passar na frente da entidade na hora de riscar o ponto é ENORME. “Ah, meu exu é Tranca-Ruas, então o ponto tem que ser deste jeito”… aí já viu a meleca… pior ainda se ver os “exemplos” de ponto riscado que tem na net.

    3. Ponto riscado não é só um desenho, é um construto energético complexo pra xuxu. O que a gente vê é a representação visual das energias que a entidade tá pondo naquilo ali. Vai daí que uma pessoa que tenha estudado os símbolos, mas SÓ veja os símbolos, e não a coisa inteira, pode validar um ponto riscado pelo médium no lugar da entidade, ou PIOR AINDA, riscado por um kiumba que tá se fazendo passar por uma entidade. Isso infelizmente acontece bastante.

    Ponto riscado é coisa que nem o PDS pode ensinar.

    Boa sorte pra vc!
    Axe

  2. olá carol gostaria de saber neste mês de ogun qual agrado que mais gostaria que eu lhe desse e como, me exprica por favor .obrigado o que ogun mais gosta.

    1. Querido Roberto,
      De forma alguma, apenas não tinha visto ainda seu comentário.
      Bem, se você frequenta alguma casa/terreiro aconselho você perguntar o dirigente da casa (PS ou MS), pois as oferendas difere entre as casas, de acordo com a filosofia de cada casa, oferenda é uma restituição de energias, o que equilibra o indivíduo e lhe ativa várias funções, e se não for feito de maneira correta pode ocorrer de não ter resultados “adequados”, por isso não costumo ensinar aqui no blog como fazer oferendas, pois é bom pra aquelas pessoas que nunca fizeram oferendas ter alguém com mais “experiência” por perto.
      Adicionei algumas informações no post acima – As 7 Falanges de Ogum –
      Saravá, Carol

  3. não carol eu não frequento nenhun terreiro ,faz mais ou menos uns cinco anos que me afastei e não fui e nen frequentei mas lugar algun, mas agora de un ano para cá estou sentindo muita ansiedade muita mesmo , estou muito apegado a esquerda já fis algumas entregas a exú oferendas de ipade ,estou muito ligado aos povo da esquerda não sei por que e tem me ajudado muito agora cinto na obrigação de agradar a ogun tambemsomente estas duas entidades ,então esta é a pequena paginas da minha historia se voçê puder me ajudar de alguma forma serei grato de coração . obrigado roberto.

  4. olá carol vc poderia me ensinar qual trabalho eu poderia fazer para vender minha casa na praia ,pois fais muito tempo que esta a venda e até agora nada ,já perdi tantas oportunidades de outros negocios me ensine algum trabalho que eu possa vender logo aquela casa ,obrigado oxala esteja sempre com vc .roberto

    1. Olá Roberto,
      Não trabalhos com trabalhos ou oferendas via internet, esse é apenas um pequeno espaço pra dividirmos conhecimento.
      Tenha Fé e faça suas orações. Espero que o nosso Pai Xangô possa cristalizar essa venda.
      Saravá, Carol

      1. Querido Melquisedec,
        O Canto do Aprendiz foi criado com a intenção de concentrar num mesmo espaço todos aqueles que têm interesses espirituais.
        Sabemos que em qualquer lugar existem pessoas com idéias diferentes e que devem ser respeitadas.
        Aqueles que não tem interesse espiritual ou não se identificam com o qual, aconselho que procurem criar sua própria rede e/ou aproximem-se daqueles que pensam igual à você.
        Os comentários nesse blog é livre, mas não admitimos insultos ou ofensa, a exclusão dos comentários será imediato para aqueles que não respeitarem esse espaço.
        Um fraterno abraço
        Carol

  5. Querida Carol, obrigado pela gentileza e educação. Peço desculpas se houver ofendido a vc ou qualquer um dos leitores, ñ foi esta a intenção. Estou em busca de respostas convincentes. Vc é uma pessoa esclarecida, logo aguardo seu esclarecimento visto que Deus o Pai, Deus Jesus, Deus Espírito Santo são espirituais e existem em sua crença ainda que com nomes na lingua afro, e acredito que se pode ir até eles sem oferendas afinal para que precisariam? Eles ñ são o dono de tudo, da prata e do ouro? Onde orar? As entidades que se apresentam nas igrejas protestantes são diferentes do mundo espiritual no candomblé? Há alguma igualdade entre a igreja católica, a igreja universal, o espiritismo, e o candomblé?

  6. Olá Carol, sou filho de Ogum e mamãe Oxum, vc poderia me mandar os pontos riscados e tudo que vc tiver sobre estes dois orixas. Obrigado que os orixas te abençoe!

  7. Carol bom dia, sou de ogum com iansa, confirmadissimos, porem algumas coisas me entrigam , sou guerreira, estrategica, busco o que quero ate conseeguir porem nao sou tempestiva , explosiva, brigona, espero estrategicamente a hora certa, sou chorona, sei a hora certa de agir,se me fazem algo sei esperar a hora h, preciso estar nos extremos para explodir, dotada de boa intuicao, porem as vezes duvido , teimo e quebro a cara. O que você me diz.

    1. ogum é estrategista, vc pode simplesmente ter maior influencia dele em sua vida.
      Sou de yemanja com ogum e sou super estrategista e as vezes muito sossegada , minha MDS disse que tem epocas que ogum comanda e tem epocas que yemanja que toma a frente… vc pode ser assim tbém…

  8. hola soy natalia de argentina quisiera saber un poco los significados de los punto riscados ya que soy nueva en esto y mucho no entiendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s